Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DFI LanPartyUT NF3 250Gb - Tudo sobre ela!


Rostev

Posts recomendados

Valeu Rostev. Achei ele bem legal mesmo,,,,mas aqui no CD da minha K8N não vi esse Asus probe, onde será que baixo ele?

Eu não sei o que esta acontecendo aqui no meu over, pois não consigo usar meu Sempron em 2403Mhz com vcore de 1.4v, pois da erro no prime e travamentos. Já consigo usar a 2387Mhz primado perfeito por 4h com 1.4v. Será que pode ser o barramento do hypertransport,,,que a 2387mhz fica em 795mhz já a 2403mhz fica em 802mhz e como a Asus não tem tensão para Htt pode ser isso?

Por causa de 15mhz no Htt ou 2mhz acima do original não prima,,,,que coisa louca,rss. :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Resident@20 de dezembro de 2005, 15:45

Valeu Rostev. Achei ele bem legal mesmo,,,,mas aqui no CD da minha K8N não vi esse Asus probe, onde será que baixo ele?

Tenta em um desses links:

http://fileforum.betanews.com/detail/ASUS_...be/1053033598/1

http://www.computerbase.de/downloads/softw.../asus_pc_probe/

Eu não sei o que esta acontecendo aqui no meu over, pois não consigo usar meu Sempron em 2403Mhz com vcore de 1.4v, pois da erro no prime e travamentos. Já consigo usar a 2387Mhz primado perfeito por 4h com 1.4v. Será que pode ser o barramento do hypertransport,,,que a 2387mhz fica em 795mhz já a 2403mhz fica em 802mhz e como a Asus não tem tensão para Htt pode ser isso?

Por causa de 15mhz no Htt ou 2mhz acima do original não prima,,,,que coisa louca,rss. :tantan:

Honestamente acho que não é isso, pois eu mesmo uso sempre acima de 800Mhz... Agora mesmo, com o processador a 2.4Ghz (267x9), o link do HTT está a 802Mhz... Eu já usei com 900Mhz e foi fácil também...

O ideal é não deixar passar de 1Ghz, mas é claro tentar também manter abaixo dos 800Mhz... Só que em caso de necessidade, esses 200Mhz acredito que possam ser usados sim.

Acredito que no seu caso é instabilidade mesmo.

Por incrivel que pareça, nos processadores linha 64bits, estabilidade tem uma margem ridícula...

Por 10Mhz as vezes você nem consegue carregar o windows...

Se colocar 1,45v ai vai? Se sim, manda ver, pois isso não vai fazer a temperatura subir nem 1grau se bobear... :)

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente Rostev essa margem entre a estabilidade e a instabilidade é bem pequena mesmo. Ontem mesmo fui e comprei um dissipador melhor da Zalman para o chipset que estava chegando em 38c na bios e com o teste do dedometro quase ferve. Com isso as temps baixaram para 33c e consegui estabilizar a pequena margem e chegar a 2400mhz primado em default. Agora é partir para uma memória melhor para poder ajudar no desempenho, pois a minha TCCC a 438mhz só aceita 1T dando muita instabilidade no sistema.

estava olhando os screen acima e notei que o Eduardo não abaixa o multiplicador do HT que passa de 1000 quando o ideial e 800 :huh: , isso não gera instabilidade não? aqui estou usando na mesma configuração 2400mhz default mas o HT em 810mhz,,assim não esta mais certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Resident@21 de dezembro de 2005, 09:05

Realmente Rostev essa margem entre a estabilidade e a instabilidade é bem pequena mesmo. Ontem mesmo fui e comprei um dissipador melhor da Zalman para o chipset que estava chegando em 38c na bios e com o teste do dedometro quase ferve. Com isso as temps baixaram para 33c e consegui estabilizar a pequena margem e chegar a 2400mhz primado em default.

Eu sei como é isso...

também peguei um pra essa dfi, de tão ordinário que era o original, o que acabou trazendo mais estabilidade, por manter a temperatura mais baixa. :)

Agora é partir para uma memória melhor para poder ajudar no desempenho, pois a minha TCCC a 438mhz só aceita 1T dando muita instabilidade no sistema.

Bom, então mantenha-a assim...

plataforma 64bits, onde a controladora de memória está presente no processador, tem preferência por temporizações menores, ou seja, é melhor manter clock mais baixo, com latencias mais baixas, do que ficar subindo ambos...

Com o comand rate é a mesma coisa, até porque ele afeta e muito o desempenho de escrita da memória, que é o gargalo da relação "write/read". Deixar em 1T é muito melhor... ;)

estava olhando os screen acima e notei que o Eduardo não abaixa o multiplicador do HT que passa de 1000 quando o ideial e 800 :huh: , isso não gera instabilidade não? aqui estou usando na mesma configuração 2400mhz default mas o HT em 810mhz,,assim não esta mais certo?

Então, realmente não é legal ficar passando de 1000Mhz para deixar no dia-a-dia.

Existem relatos de corrompimentos e tal...

HTT 800mhz para os soquete 754 é herança da primeira leva de Clawhammers e Newcastles. Os semprons 64bits já são derivados de uma plataforma baseada em winchesters e venices, que foram desenhados para 1000Mhz.

Para usar diariamente, o ideal é manter o HTT sob baixo valor, que tente não ultrapassar os 800mhz, mas se passar, até os 1000Mhz dá pra manter como valor teto. Acima disso é complicado, principalmente se for pra ficar...

Pra um teste qualquer, até dá pra arriscar, mas usar o HyperTransport com a freqüência acima do padrão, além de inútil, pode causar comprovadamente instabilidade.

Deixar o HTT alto não traz benefícios diretos, como mostrado nesse teste do madshrips: LINK.

Você verá que o link tem uma banda muito larga, mesmo operando a 600Mhz (3x).

Então, manter um HTT baixo é sempre uma boa, pois você não corre riscos de instabilidade, nem mesmo corrompimento de dados e mantém ainda um ótimo desempenho. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rostev+20 de dezembro de 2005, 13:50-->
Não se esqueça que o XP120 e 90 tem modelos de cobre...

Esse sim é o bicho :D

Apesar que o primeiro mostrado também é bom, só que eu ficaria com o os dois que citei de cobre...

Não sabia dessa que eles tinham modelo de cobre, Vou ficar de olho aberto, quando aparecer algum eu pego..

Pelo jeito só vão ter ano que vem mesmo aqui no brasil.

Postado Originalmente por Rostev@20 de dezembro de 2005, 13:51

2.4ghz pro dia-a-dia é o que estou mantendo aqui no Sempron com o cooler box. Acima eu até cheguei a por... Mas acho que é muito pra esse coolerzinho ordinário :P

Pra 2.5ghz totalmente solido, eu preciso de 1,6v setado na bios, pra ficar a 1,55v de operação real... É isso que eu digo que não dá pra manter...

No Venice 1,6v é coisa pra dedéu... ele ferve...

No Sempron nem tanto...

Olha ai meu teste com ele nesse clock:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img96.imageshack.us/img96/6661/primedsempron300025ghz3xj.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

Acho que a cache bastante reduzida dos Semprons ajuda muito para poder subir vcore.

Falo isso comparado aos opteron de 1024kb que tenho visto...

Se subir 0,1v eles começam literalmente a ferver...

Aqui já meti quase 1,78v e foi com cooler box... Então não tem como relacionar a cache nesse fator. Mesmo esses Semprons sendo derivados do core dos venices, acabam podendo aguentar mais tensão.

2.5 com 1.6, ué, Estranho pois os nossos processadores são da mesma semana, e já mostrei que o meu passou com 1.5V em 9x280mhz primado..

Pode ser uma coisa doida, mais tais com overclock na VGA né? Tenta tirar o overclock dela e mandar só overclock no processador( 9x280mhz que eu coloquei no meu que passou no prime, coloca o divisor das memórias para 100mhz, tem que ir, Alguma coisa deve estar limitando...

eu aqui se jogar overclock na vga ( 525/1100) + 2.6ghz no processador, ou trava, ou da tela azul, Dai tiro o overclock na vga e deixo só um overclock baixo de 500/1000 com 2.6ghz no processador e vai que uma beleza ( postei os testes logo atras..)

Estranho que percebi que isso já acontecia quando eu tinha meu athlon64 3400+..

Achei estranho, pode ser falta de alimentação,não sei. :blink:

Postado Originalmente por Rostev@20 de dezembro de 2005, 13:52

Com um cooler mais decente você pode tentar manter 1,55v sim...

Faça bastante testes e se não crashear, nem a temperatura não subir tanto dá pra manter se o clock compensar... :joia:

Beleza, Pelo menos agora criei mais coragem, Coloquei 2.6ghz ( que ta na screen que passei nos testes, e 500/1000 na vga)

Postado Originalmente por Rostev@20 de dezembro de 2005, 13:53

Eu preciso tomar vergonha na cara e medir com um multímetro pra ver se isso que o SmartGuardiam tá mostrando é verdadeiro...

Antes os 12v ficavam em 11,83v... Agora fica 12,22v  :(

Então fica difícil de saber se ficou real ou não essa modificação...

O do NF4 eu testo mais tarde... ;)

pois é, pelo menos aqui o Smart Guardian ta mais parecido com o MBM5, Tambem tenho que medir isso com o Multimetro..

Resident@21 de dezembro de 2005, 09:05

estava olhando os screen acima e notei que o Eduardo não abaixa o multiplicador do HT que passa de 1000 quando o ideial e 800 :huh: , isso não gera instabilidade não? aqui estou usando na mesma configuração 2400mhz default mas o HT em 810mhz,,assim não esta mais certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por neckilljo@21 de dezembro de 2005, 20:23

qual é a temperatura máxima aceitável pra vocês em over e full?

Full rodando o prime mesmo depois de uma mudança e melhora nas temperaturas 48º e idle 32 33º.

as vezes aqui em Ibirama Fica quente pra caramba e bate 37~38idle e 55full.

Depende muito do dia, mais é mais ou menos isso aí em @9x289 = 2.6ghz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por neckilljo@21 de dezembro de 2005, 21:32

ta... mas qual é o limite do aceitável?

Segundo dados da AMD, os semprons podem chegar até 69/70º de temperatura máxima... Mas é claro que isso é temperatura real, ou seja, acima disso é coisa pra queimar mesmo.

Como as motherboards não mostram com exatidão a temperatura, acho bom deixar uns 10º abaixo como teto, pra ficar sossegado, ou seja, pra mim 60º C como a temperatura mais alta já alcançada pelo processador eu diria que está dentro...

Acima disso eu considero muito perigoso (opinião pessoal ;) ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Esse foi o meu over com um Sempron 3100+ , tô com medo de aumenta ele porque eu uso uma foste original do gabinete maxxtro 400w........então resolvi volta ele pro normal.......tipo só tenho q muda o Oc das memos como vocês vão ver.....e eu também num sei o q ker dizer aquelas configs da memo ( ras to cas , cas essas coisas ) ..... em breve vou troca a fonte dai vou pode posta um bom over...

Minha config: Asus K8n-e , sempron 3100+ Bx , 9250 256 ddr 128 bits, 512 ddr 9 nanya genérica total...vou por corsair assim q sai uma verba)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i25.photobucket.com/albums/c81/mizu_sl/over.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i25.photobucket.com/albums/c81/mizu_sl/o.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Num cheguei a testa com esses programas ( 3dmarcks ..... ) por causa da fonte mesmo.....mó medo de arrisca zua um processador q eu paguei quase 700 pratas........assim q troca a fonte vou posta o verdadeiro over, esse só foi pra ve até quanto +/- chegava, pelo q sinti dava pra ir bem +...tipo a´te uns 2.7 com cooler box.....+ isso eu acho.....vou vê direito isuu.........

Bom over q vocês fizeram parabens...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com over em fonte genérica mesmo! Aqui estou usando o meu a 2400mhz com vcore default e esta rolando tudo, mas para passar disso o vcore tem que subir bem, dessa forma vou deixar como esta, pois nada adianta muito clock sem estabilidade e com memórias rebaixadas para menos de 400mhz.

Nessas Asus também tenho achado ruim o limite de vcore delas, pois aqui mesmo setando 1.6v no Everest não passa de 1.44v nunca. Não sei se é bug da placa mãe ou esses sensores não estão marcando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mizu_sl@05 de janeiro de 2006, 02:06

Esse foi o meu over com um Sempron 3100+ , tô com medo de aumenta ele porque eu uso uma foste original do gabinete maxxtro 400w........então resolvi volta ele pro normal.......tipo só tenho q muda o Oc das memos como vocês vão ver.....e eu também num sei o q ker dizer aquelas configs da memo ( ras to cas , cas essas coisas ) ..... em breve vou troca a fonte dai vou pode posta um bom over...

Minha config: Asus K8n-e , sempron 3100+ Bx , 9250 256 ddr 128 bits, 512 ddr 9 nanya genérica total...vou por corsair assim q sai uma verba)

Num cheguei a testa com esses programas ( 3dmarcks ..... ) por causa da fonte mesmo.....mó medo de arrisca zua um processador q eu paguei quase 700 pratas........assim q troca a fonte vou posta o verdadeiro over, esse só foi pra ve até quanto +/- chegava, pelo q sinti dava pra ir bem +...tipo a´te uns 2.7 com cooler box.....+ isso eu acho.....vou vê direito isuu.........

Bom over q vocês fizeram parabens...

1- Seu overclock ta razoavel..

2- Tem que trocar sua fonte, se der tudo certo podes chegar a passar de 2.5ghz.

3- Mude as memórias no setup para 1T ( Geralmente é a opção command rate)

4- No setup a freqüência da memória esta configurada como? 133mhz? se sim aumente para 166mhz...

5- TEste com latencias 8.3.3.3

6- Lembrando, Que isso quando você ter uma fonte boa..

7- Quando trocar de fonte, posta la no seu tópico para a gente ajudar você a decolar seu processador :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rostev, Eu estava aqui pensando, Quanto aos problemas com memórias na DFI NF3, já chegasse a configurar aquele monte de quebra cabeça( configuração de memórias) na bios para ver se funcionam beleza?

Estou falando daquelas 2(vinte) e poucas configurações de memória..

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.ocworkbench.com/2004/dfi/LP-UT-nF3-250Gb/Picture%201721%20copy.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Eu me perco nessa area de Memórias..

Aguardo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode deixa Eduardo......vou troka a fonte só tô esperando a verba sai...por enquanto voltei pro clock original.....assim q eu pega a fonte nova eu posto de novo fuiizzz valeu

Obs as memos tinha dexado mesmo em 133.........percebi q foi burrada dai eu coloquei a 266 deu uma boa diferença....bom quanto as latencias ainda tô pesquisando qual seria a melho config..mas a q você deu parece ser boa ...vou testa elas direitinho assim q troca a ##### da minha fonte (Maxxtro) dai eu vou passa o primer superpi....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Resident@05 de janeiro de 2006, 11:39

Nessas Asus também tenho achado ruim o limite de vcore delas, pois aqui mesmo setando 1.6v no Everest não passa de 1.44v nunca. Não sei se é bug da placa mãe ou esses sensores não estão marcando.

Pode ser bug do Everest ou do sensor da sua placa-mãe!!!

O CPUz mostra o vcore usado...

Quando setar 1,6v, dê uma olhadinha por ele como está marcando!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Eduardo Gonçalves.@06 de janeiro de 2006, 21:11

Rostev, Eu estava aqui pensando, Quanto aos problemas com memórias na DFI NF3, já chegasse a configurar aquele monte de quebra cabeça( configuração de memórias) na bios para ver se funcionam beleza?

Estou falando daquelas 2(vinte) e poucas configurações de memória..

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.ocworkbench.com/2004/dfi/LP-UT-nF3-250Gb/Picture%201721%20copy.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

Eu me perco nessa area de Memórias..

Aguardo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rostev@19 de dezembro de 2005, 19:43

O máximo que fiz até agora foi esse clock ai de cima...

Sempron 3000+

=> SDA3000AIO2BA = 1800 MHz (9x200), Winchester, 128 KB Cache L2, 1.4V, 70º C, 62 Watts, Revisão D0 90 nm 32 ou 64bits

=> SDA3000AIO2BO = 1800 MHz (9x200), Palermo, 128 KB Cache L2, 1.4V, 69º C, 62 Watts, Revisão E3 90 nm 64bits

=> SDA3000AIO2BX = 1800 MHz (9x200), Palermo, 128 KB Cache L2, 1.4V, 69º C, 62 Watts, Revisão E6 90 nm 64 bits

existe alguma discrepância nesse multiplicador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rostev@09 de janeiro de 2006, 18:35

Sim...

Sempre configuro manualmente os valores de memória pela bios, até porque essas características na minha opinião, é que valem ter uma DFI...  :devil:

Não deixo nada nas memórias em auto!!!

Tudo setado manualmente e testado exaustivamente no prime, SP2004, etc.

Mesmo assim me impossibilitou aquela vez em passar dos 310Mhz no HTT, com as memórias a 120/133Mhz.  <_<

Hm, interessante, tentei umas dez vezes configurar aquilo e sempre piiiiiiiiii piiiiiiii piiiiiiii... hehehe

mais vamos ver até onde chego..

Ah já ia me esquecendo, meu coolermaster hyper48 chegou, vou poder fazer mais testes, assim que ficar um dia ''fresco'' dai vou ver até que vcore preciso primar com 2.7ghz..

Agora cooler eu tenho, isso aqui parece o xp90.. ( depois posto fotos da diferença do box para este...)

Ah e estou com meu sempron aqui do lado..

o opn completo dele é..

SDA3000AIO2BX

LBBWE 0526CPCW

Z722257F51259

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Postado Originalmente por Aladdin Lee@07 de fevereiro de 2006, 14:10

aí, filho, como você fez pra jogar o fsb de 200 pra 350? e quantos coolers você usou?

Se eu overclocar o meu a 2,2 to contente!

Ainda não cheguei nos 350 de HTT e pelo jeito não vou chegar tão cedo, acho que nunca. :(

No começo eu fui aos poucos, coloquei 250 de HTT, baixei o LDT para 2,5 e não mexi em mais nada. Nisso deu boot numa boa, então coloquei 300 de HTT e começou a dar um erro de NVIDIA RAID TOOL (Alguma coisa assim), na hora desconfiei da porta SATA que eu estava usando, então mudei para a SATA3 e novamente deu boot sem problemas. Eu estava tendo problemas com divisores de memoria 120/133, atualizei a BIOS para meu sempron ser reconhecido, estou usando a BIOS 623 :)

Até 2400Mhz (300x8) vai sossegado sem aumento de vcore. Acima disso é necessario subir um pouco mais. Tô usando 325x8 com 1,52V e tá tranquilo. Passei prime por quase 4 horas e não ocorreu nenhum erro. Também tentei ir mais longe (338x8), mas desisti, nesse clock era necessario subir muito o vcore, eu já estava na casa dos "1,765V" e não tinha estabilidade no prime, sendo assim os tão sonhados "350x8" ficam de lado :(

Mesmo assim, rodar a 2600Mhz é realmente muito bom.

Outra coisa, estou tendo problemas com o CPUID, ele não marca os clocks do processador, HTT, clock da memoria e nem multiplicador. Já tentei as versões 1.7 build 30, 41 e 42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiz uns testes aqui.. E Tambem descobri que overclock é paciência, Desde que eu tenho meu combo, é a primeira vez que mantenho o sistema 100% estavel com o clock das memórias acima de 220mhz. Mais Pensando ali, Configurando la, Cheguei onde eu queria :D . Quando eu tiver tempo aumento mais Vdimm, Coloco mais vcore e vejo até onde vai esse meu sistema.

Rostev, Troque ide sempron, por isso consegui primar com vcore mais baixo desta vez.

Estou com um Sempron:

LBBWE 0538CAA

9x282mhz com 1.47 de vcore --> 5 horas de prime

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img518.imageshack.us/img518/9286/prime5horas9x282mhz147v230mem4.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

9x280mhz com 210 nas memórias e 1.47V, mais de 6 horas no prime..

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img446.imageshack.us/img446/8708/prime6horas2mq.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

9x283mhz com 1.47V e 231mhz nas memórias, Esse over esta no limite, no limite mesmo! SE eu baixar uma latencia, ou aumentar 1mhz que seja, já da problema no prime. É assim que vou deixar no dia a dia.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img401.imageshack.us/img401/4860/diaadiaconfirmadoetestado2547m.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

_warrior_, Muito bom o seu overclock, Parabéns, Me diz uma coisa, você aumentou a tensão do HTT para subir tanto assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você conseguiu primar porque trocou de processador Eduardo? Então era ele o culpado por não estabilizar.

Pena que aqui minha memo não passe de 220 nem na reza, pois fico sem saber na certeza se é ela que segura o over. Mesmo assim não tenho vcore de 1.47 até a.1.52v não funciona e só vai mesmo com 1.54v que eu acho muito para 2520mhz.

Parabéns pelo belo over e primado é melhor ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Resident+08 de fevereiro de 2006, 20:58-->
você conseguiu primar porque trocou de processador Eduardo? Então era ele o culpado por não estabilizar.

não, O negócio é paciência mesmo, ir aumentando 1 em 1 mhz... 3 em 3mhz e ir passando prime, Ajusta la, ajusta aqui, Volta config ali, Volta config aqui, Altera la, altera aqui, Ainda mais com uma baixa temperatura que consegui, 40 graus em full, Isso que tambem me ajudou muito. Antes eu tentava fazer overclock rápido, coisa de 10 15 minutos e já desistia, Mais hoje tirei meu tempo para brincar um pouco :D

Com meu antigo sempron conseguia primado 9x280mhz com 1.5V( maximo com 1.5V primado)

Postado Originalmente por Resident@08 de fevereiro de 2006, 20:59

Pena que aqui minha memo não passe de 220 nem na reza, pois fico sem saber na certeza se é ela que segura o over. Mesmo assim não tenho vcore de 1.47 até a.1.52v não funciona e só vai mesmo com 1.54v que eu acho muito para 2520mhz.

Na verdade estou usando ( setado na bios) 1.475V e no windows 1.424V, Minha DFI sempre joga um undervolt de 0.005V.

e aqueles 2600mhz que você tinha conseguido é com esses 1.54V?

Resident@08 de fevereiro de 2006, 20:60

Parabéns pelo belo over e primado é melhor ainda.

Valeu! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...