Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Partição FAT32 convertida para RAW

Alys

Posts recomendados

Boa noite a todos.

Tenho um hd Samsung de 40gb com 4 partições: uma NTFS com Windows XP, duas FAT32 e uma reiserfs para o Linux Kurumin.

Estou com problemas para acessar minha partição D (tipo FAT32)Do nada, o Windows passou a reconhece-la como particação tipo RAW. Achei muito estranho, reiniciei a máquina algumas vezes, como usuário normal ou administrador, e sempre o mesmo problema. Iniciei o Linux, para ver se este apontava algum problema com esta partição. Como eu espera, o Linux a reconheceu normalmente, e o fdisk me confirmou a partição como vfat, sem acusar nenhum problema nela.

Voltei ao Windows, o mesmo problema. Ao invés de abrir o explorer normalmente, resovi ir ao prompt de comandos e executar o comando explorer d:\minha-pasta. Funcionou. Ele abre a pasta normalmente, executa qualquer arquivo. Isso pra todos os arquivos ou pastas que possuo na D. Porém, em propriedades, o tipo da partição continua como RAW. A outra partição FAT32 é reconhecida normalmente por ambos sistemas.

Acredito que possa haver algum problema no cabeçalho da partição. Pensei em utilizar o Ranish, mas este exige que eu formate a partição antes de corrigir o cabeçalho, o que obviamente não vou fazer. Gostaria de saber então como posso proceder para que o Windows volte a reconhecer minha partição como FAT32?

Obs: não fiz nenhuma atualização de driver recentemente, ou qualquer outra coisa que imagino possa ter alguma influência.

Muito obrigada pela atenção.

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, isso acontece comigo as vezes atehq eu apelei e descobrio o porque..

o winxp,s e você não tiver uam fonte atx, não comnsegue deslifgar o sistema cortetamente, é comos e você desliagsse sem amdnar desligar, se este for o seu caso essa é a causa...

eu comprei uma fonte atx e parou de dar isso...

pra resolver eu acho q não dá, ams se você naumq r perder seus arquivos o jeito en entrar com linux, copiar os arquivos importantes pra alguma outra partição e formatar!

falou!

Link para o comentário

Pra constar um retorno:

thiago_drosghic, infelizmente não é o meu caso. Minha fonte é ATX. O pior é que hoje, nada tá funcionando. Ele simplesmente não reconhece minha partição. E o hd tá extremamente lento. Acho que tá tentanto ler a partição.

Outra coisa, na opção Gerenciamento de Disco, ele diz que o status da partição é íntegro, mas não reconhece o sistema de arquivos. Não aparece nada, nem pra dizer que é "Partição Desconhecida", como faz com a do linux.

zetto33, confesso que nunca usei o Norton Partition Magic, é possível corrigir uma partição FAT32 (ou outro tipo) sem formatar? Porque claro que, como o thiago disse, posso fazer um backup pelo Linux, mas gostaria de tentar outras coisas antes de copiar mais de 8 gb.

Obrigada a todos pela ajuda

Link para o comentário

Cara, eu tenho o partitiom magic pra t passar (da powerquest) muito bom....

você pod tentar converter sua partição pra ntfs ou coisa parecida pra testar...

as vezes convertendu o win reconhece

o partitionmagic são 58 Mb se quiser eu passo!

sorte pra você!

Se quiser me passar seu msn pra gente tentar resolver...

Link para o comentário

Muito obrigada a todos. Felizmente a jornada teve um final feliz!

thiago_drosghic, agradeço sua oferta, mas felizmente não foi necessário. Consegui solucionar, embora não consigo explicar ainda o que causou o problema. Como imagina, minha partição não tinha problema algum.

Explico:

Conforme eu disse, não conseguia fazer o Windows XP reconhecer uma de minhas partições FAT32, a qual ele insistia em reconhecer como RAW. Tentei o scandisk diversas vezes e ele nem iniciava.

Seguindo a sugestão dos amigos do fórum de Linux, fui ao Kurumin e efetuei um scandisk de lá (o comando é fsck.vfat). Como eu espera, não foi detectado nenhum erro na partição. Porém, quando voltei ao windows, ele conseguia ler os dados da partição, embora continuasse afirmando o tipo como RAW. Dessa vez, executei primeiro o desfragmentador, que funcionou com sucesso e depois tentei o scandisk (o contrário do que faço normalmente). Dessa vez ele executou com sucesso e, ao reiniciar o sistema, lá estava novamente minha partição reconhecida como FAT32 (graças a Deus).

Agradeço a todos pela colaboração, e fica aí a minha dica para que ninguém desista de cara e formate o hd (as vezes até perdendo dados importantes) logo de cara. Tentem sempre todas as alternativas antes de tomas tal atitude.

Podem bloquear o tópico.

Obrigada

Link para o comentário

• 8 meses depois...

Muito obrigada a todos. Felizmente a jornada teve um final feliz!

Explico:

Conforme eu disse, não conseguia fazer o Windows XP reconhecer uma de minhas partições FAT32, a qual ele insistia em reconhecer como RAW. Tentei o scandisk diversas vezes e ele nem iniciava.

Seguindo a sugestão dos amigos do fórum de Linux, fui ao Kurumin e efetuei um scandisk de lá (o comando é fsck.vfat). Como eu espera, não foi detectado nenhum erro na partição. Porém, quando voltei ao windows, ele conseguia ler os dados da partição, embora continuasse afirmando o tipo como RAW. Dessa vez, executei primeiro o desfragmentador, que funcionou com sucesso e depois tentei o scandisk (o contrário do que faço normalmente). Dessa vez ele executou com sucesso e, ao reiniciar o sistema, lá estava novamente minha partição reconhecida como FAT32 (graças a Deus).

Obrigada

Oi aconteceu o mesmo estava no Kurumin quando voltei ao xp não rechonhece a D:

poderia rapidamente me dar os passos

pois no kurumin não esta reconhecendo :goff:

no Kurumin >fsck.vfat

>>>> depois voltar ao wim e usar o defrag e o scan

Link para o comentário

• 1 ano depois...

Olá, estou cum um probleminha (ão) aqui...

MEu computador tava funcionando normalmente.. dai minha placa-mãe queimou do nada.. reiniciei o pc dps não ligou +, td bem... Peguei minha hd de 80 e coloquei nu oputro pc..

Um Pentium 233, win 98, não leu, é logicu, dai eu peguei minha hd e cvolokei nu pc de um amigo, dai nenhuma das 4 particoes tavm aparecendo, so parecia uma e pedia pra formatar.. logo pecebi que meu sistema tinha virado RAW,

Li alguns topicos e descobri que é so mudar o id...

Tentei e não consegui mudar o id.. alguem pode me ajudar,?

não sei o comando correto.. porque eu colocou fdisk -t não vai e /t...

Ou alguem souber alguma oputra sugestao.. obrigado galera!

Link para o comentário

• 1 ano depois...

Manual de como resolver problema de partição RAW ( windows nao le pendrive)

1- Baixe programa chamado GetDataBack

2- instale-o e abra-o de acordo com o sistema de arquivos qu estava em seu hd/pendrive perdido.Exemplo: Se era NTFS abra o programa getdataback-ntfs. Normalmente os pendrives vem em formato fat.

3- clique em HELP >> REGISTER. Registre o programa para ter acesso ao backup.

4- clique no driver a ser recuperado a esquerda(Physical Driver). Clique em “search particial driver” e clica em next

5- vai clicando em next até aparecer todos os arquivos que estavam no driver

6- clique em copy e escolhe o lugar a se fazer o backup

obs: pode acontecer de aparecer mensagem de erro do windows xp mandando fechar o programa. ignore-a até tudo ser salvo e depois clique em fechar

OBS2: Quem quiser o programa, basta mandar qualquer mensagem para: particaoraw@gmail.com

Espero ter ajudado!

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...