Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúviada sobre o mount

Alys

Posts recomendados

Amigos, bom dia.

Eu tô com um pequeno probleminha (claro, no Windows) com uma de minhas partições FAT32 e tô buscando soluções pra tentar resolver isso. Pra mais detalhes, dêm uma olhada no tópico que abri: Partição FAT32 convertida para RAW

Tenho o Kurumin 5 instalado, que não acusa nenhum problema na partição. Usei o fdisk, ele a reconhece normalmente como vfat e não me diz nada de errado. Como tô meio esgotada de soluções via Windows (a não ser formatar), estava pensando no que poderia fazer via Linux para corrigir isso. A primeira coisa que pensei foi tentar um scandisk (que não consigo fazer via windows) pra ver se retorna algum problema na partição. Para isso, pensei usar o fsck. Mas uma dúvida me incomoda muito: eu consigo montar a partição sem problemas no Linux, usando o comando mount. Não aparece nenhum mensagem de erro.

A minha dúvida é: supondo que haja algum problema no cabeçalho da minha partição (que é o que eu suspeitava), o mount conseguiria ainda assim monta-la, semacusar erro nem nada?

Aproveitando a deixa, supondo que realmente o cabeçalho da partição esteja com algum ponto defeituoso, o fsck conseguiria identificar ou tentar corrigir? Li seu funcionamento num artigo no Viva o Linux para partições ext3, mas não vi nada para fat32.

Muito obrigada pela atenção

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive um problema parecido com o seu

Meu HD estava assimhda

hda1 = NTFS

hda2 = reiserfs (/)

hda3 = extendida

hda4 = FAT32

hda5 = swap

hda6 = reiserfs (/home)

aí eu mudei pra:

hda1 = NTFS

hda2 = extendida

hda4 = FAT32

hda5 = reiserfs (/)

hda6 = swap

hda7 = reiserfs (/home)

resultado: o win xp não reconheceu o sistema de arquivos do partição FAT32

ele até que conseguia ver quanto tinha de espaço livre e o tamanho dela, mas não acessava de jeito nenhum

o linux acessava normalmente

fiquei por algum tempo procurando solução, até apelar de vez

hoje não tenho mais o winxp (aleluia)

agora no seu caso tente executar o fsck.vfaf

talvez ele corrige a partição

boa sorte

Link para o comentário

Obrigada IltonNQA.

Tô fazendo uma lista de possíveis soluções e vou tentar todas mais tarde.

Mas o que realmente me deixa com a "pulga atrás da orelha" é: será que a partição está mesmo com problemas? Como eu disse, via Linux, consigo monta-la e acessa-la sem problemas. Mas vamos ver se o fsck traz algo de novo (espero que sim)

Uma dúvida quanto ao seu caso: o "Bugows" também insistia que o tipo da partição era "RAW"? Engraçado é que eu nem alterei ordem nem nada. O winXp simplesmente cismou e não funciona de jeito nenhum. Ele é bom pra me encher a paciência com aqueles balões e me dizer que a máquina pode estar em risco, mas pra solucionar problemas, nada :naonao:

Muito obrigada

Link para o comentário

agora você disee uma coisa interessante, o meu problema também foi com XP SP2

será q é só esse danada que dá o problema??

não duvido nada que seja de propósito

bom talvez se você usar um programa que redimensiona a partição possa resolver, tipo o gparted

ou então faz igual eu fiz, apelei logo e mandei o XP pra ###### :priv:

Link para o comentário

Pra constar o final da saga ^^

Eu não sei se posso afirmar isso, mas creio que o fsck.vfat tenha resolvido meu problema. Não tinha erro nenhum na partição, mas quando voltei pro windows eu podia ver minha partição, embora o bugowsXP estava firme e forte com o tipo RAW. Mas pelo menos deu pra executar um scandisk e resolver o problema como uma tradicional reiniciada.

Quanto a sugestão de largar o XP, se não fosse pelos jogos... :P

Obrigada gente

Podem fechar o tópico.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...