Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Coller p/ hd


Fedrizzi

Posts recomendados

Mas como (onde) pode ser medida essa temperatura? O local que mais aquece é na placa, nos chips mais precisamente. Eu uso três HDs (ser liso é f%*#!) e estava montado, num imbecilidade sem-tamanho, um em cima do outro, nas baias de 3,5 (meu gabinete tem aqueles prolongamentos que dá pra ligar um hd abaixo das baias de 3,5 com acesso externo) e quando botava a mão, estava quente pacas. Agora, no hd principal, que tem mais uso e aquece mais, prendi numa placa de metal adaptadora de 3,5 pra 5,1/4, que parafusa por baixo do disco, e adaptei (tá bem capenga, mas funciona) uma ventoinha de fonte acima dele, prendendo com fio de nylon nos parafusos laterais no hd, que só servem pra isso agora. Coloquei esse disco na baia mais superior e agora a temperatura, dele e por conseqüência, do sistema e do cpu cairam bastante. Com um pouco mais de empenho, pode-se fazer um sistema de refrigeração de hd eficiente sem gastar tanto com um cooler de hd, pelo menos pra mim é caro...  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa amigo, a termaltake tem os chamados hardcano, eles sao coolers para hd, que vem com sensor de temperatura e tudo..

Acredito q hds com alta rotacao, como os de 7200 rpm, seriam otimizados de tivessem um cooler pra resfrialos.

Acho q a temperutura ideal eha  temperatura ambiente.

&0 graus eu acho q é o maximo que pode ter sem problemas..

A maioria dos hds para fins caseiros ( não tive termo melhor) não necessita de cooler. O cooler de hd é mais usado para hds scsi que tem um rotacao muito elevada e portanto esquentam mais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

encosta a mão nele e vê se tá quente...rs.. num dá pra saber a temeperatura ideal, mas em todo caso, um cooler de hd não é mal negócio, deve estar uns 30 reais, o meu hd é de 5400 rpm, mas se queimar eu tô frito, então, pra garantir, comprei um cooler duplo (paguei 20 paus na santa ifigenia) e ele tá fixado numa baia de 5 1/4, só de um lado... tá funcionando legal e num tá esquentando quase nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realemte medir a temperatura do hd não e muito fácil , existe os produtos da tt q fazem isso, mas deve ter como fazer seu próprio :)  vou pensar em algo bacana e logo falo para vocês , atualmente uso apenas um cooler básico de 2 ventoinha para hd pois o meu é 7.200 rpm e esquenta muito e não faço questao de perder ele

Também comprei um desses coolers basicos de hd :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por arncbamt@01 Sep. 2002,02:59

Realemte medir a temperatura do hd não e muito fácil , existe os produtos da tt q fazem isso, mas deve ter como fazer seu próprio :)  vou pensar em algo bacana e logo falo para vocês , atualmente uso apenas um cooler básico de 2 ventoinha para hd pois o meu é 7.200 rpm e esquenta muito e não faço questao de perder ele

Também comprei um desses coolers basicos de hd :D

Por incrível que pareça. A coisa mais fácil do mundo pe montar um sensor de temperatura.

 Dá uma estudada na teoria de termopar em Física experimental.

 O único problema, é que teríamos que calibrar o termopar e é claro, ter um multímetro ao lado da cpu pra medir a tensão e depois comparar com o valor da temperatura.

 Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Estava lá em Lajeado. Cidadezinha do cão aqui do RS. Num mecanica vendo do carro. Achei interessante o modo em q o chefe dos mecanicos mediu a temp. ele usou um laserzinho e apontou para o motor... Deu a temp. exata... Não sei se é muito caro ou tal, mas pode ser útil p/ ler a temp. do HD e outros chips...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E aí, mano.

Coloquei 2 coolers 40x40 na tampa dp drive de 5 1/4

No lugar de onde ficaria o drive, coloquei o meu HD e a temperatura dele Baixou 25 Graus!!!!! Caiu de 47 para 22.

Para o restante dos outros sensores, não vi diferença.

Valeu

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...