Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhora, mas quanto?


Visitante

Posts recomendados

Opa amigos, falamos que o water cooler é ótimo pra dissipar o calor dos processadores, mas pelo menos aqui, eu não vi ninguém postando a temperatura de seu processador com o water cooler.

Portanto gostaria de quem tem um computador com esse cooler, que postasse o seu processador, placa-mãe e temperatura em q está trabalhando no idle e uso. Seria de grande valia para os amigos do forum terem uma ideia de quanto melhora por um cooler desses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Watercooler é um equipamento mais indicado pra quem faz OC porque quanto mais baixa a temperatura, maior o clock que você consegue atingir, ou mora em algum lugar muito quente e precisa de resfriamento extra.

   Esse negócio de inundação é lenda. Por exemplo, aquelas conecções usadas no kit da Inovatec (vídeo mostrado no fórum) aguentam 10 Bar de pressão fácil. E uma bombinha de aquário dessas tem pressão de uma fração de Bar. Tenho uma de 650 L/h para o meu aquário e pelo manual, ela só consegue bombear água até uma altura máxima de 1,6 metros. 1 Bar de pressão significa uma coluna de água de 9,8 metros! Ou seja, essa bombinha produz no máximo 0,17 Bar. Isso sem contar a perda de pressão causada pela tubulação...

   Mesmo em no caso de um vazamento, as tensões na placa mãe são de no máximo 12V (Que serve só para alimentar o motor do cooler), o resto é de 5V pra baixo. Usando água destilada, com uma tensão dessas, a chance de um curto é muito pequena.

   Acho que o problema do watercooler é só o preço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa fgherger, mas qual a temperatura em q seu processador está trabalhando com esse water cooler,e  outra, aonde você comprou o water block??

você teria umas fotos pra postar aqui de como ficou o seu sitema??

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai, Braun. Pelo que entendi o outro não tem water cooler, mas explicou como rola o mecanismo. Na verdade o water so transporta calor de um lugar para outro. no caso, do processador fervente para um enorme e vistoso radiador (já vi alguem que pos um radiador de moto do lado do gabinete) a mesma coisa faz um headpipe(que estou tentando montar). adiferencaa entre ambos e que o water precisa de bomba para movimentar a agua(e o ponto mais critico, pois enguica e da interferencia) e o headpipe move por conveccao(gas/liquido quente sobe/ frio desce) mas o water fica mais cheguei com tubulacao transparente e corante na agua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa sergio tf, é verdade, relendo a resposta ele apenas citou as melhorias com o water cooler.

Eu estou perguntando isso pois estou desenvolvendo um water block, e o sistema todo em geral..

já fiz o projeto no cad e quero ver se ainda esse mes acabo ele..

Se o projeto fungar eu publico ele..

e outra, se der certo o projeto, quem saiba teramos um water block nacional hehe

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe se não me expressei bem. Realmente não tenho um watercooler. Não por falta de vontade ($$$). Eu estava citando o exemplo da bomba de água no meu aquário para dizer que acredito que o watercooler, se bem feito, não oferece perigo algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse, o watercooler me parece deficiente apenas pela necessidade de bomba de agua, pode ser ate talves uma de bomba de gasolina dos carros novos com injecao eletrônica, pois sao 12v e trabalham com pressao razoavel. Mas estou tentando montar um headpipe, com gas de geladeira pois me parece mais fácil. não sei usar cad, esta saindo na cara-dura mesmo, falta confeccionar e fixar o captador. O radiador esta pronto. Depois ainda tem que testar a pressao do conjunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por sergiotf@05 Sep. 2002,11:22

Como eu disse, o watercooler me parece deficiente apenas pela necessidade de bomba de agua, pode ser ate talves uma de bomba de gasolina dos carros novos com injecao eletrônica, pois sao 12v e trabalham com pressao razoavel. Mas estou tentando montar um headpipe, com gas de geladeira pois me parece mais fácil. não sei usar cad, esta saindo na cara-dura mesmo, falta confeccionar e fixar o captador. O radiador esta pronto. Depois ainda tem que testar a pressao do conjunto.

Essas de combustível tem muita pressão e vazão. Aumentam os riscos assim.

No meu carro eu sei que é de 3,5bar o que já é 20 vezes mais do que o fgherger estimou a bomba de aquário. A vazão eu não lembro. Claro que de carros mais antigos, carburados (que não trabalham com tanta pressão na linha) você deve achar algo mais próximo do que queremos. Mas não acho legal você ligar na fonte. Melhor você usar uma alimentação externa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa colega sledge..

eu estava olhando, bonbas de combustivel mais antigas, tipo do gol chaleira, com 1,5 bard e pressao, é fortinha, mas eu estava pensando em colocar um potenciometro nela, e regular ela.. mas o custo seria muito maior q o esqueminha do aquario..

então estou pensando mesmo em fazer com bomba de aquario..

mas no meu esquema não vou usar radiador propriamente dito, estou pensando em fazer um tanquinho, e no tanquinho onde passara a agua, colocar um dissipador e uma ventoinha e cima, e esse seria o resfriador da agua..

o radiador, não achei nenhum pequeno e barato.

O menor q achei foi o da moto agrale antiga, e estava todo destrossado o radiador..

outra possibilidade poderia ser um radiador de ar quente dos carros, mas ele é grande demais e caro.

hehe

não sei, assim q eu tiver o water block vou fazer uns testes e ver o q realmente precisarei..

até lá hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se te ajuda, em lojas de reparo de geladeiras e ar condicionados, existe um radiador para gas de geladeira que trabalha com alta pressao, feita de cobre e aluminio já pronta e facilmente adaptavel ao se projeto, faltando so o ventilador...

Eu comprei um destes para resfriar o ar comprimido do compressor de geladeira que estou usando para meu aerografo, mesmo sem ventilador ele já resdria muito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para qual bomba? A bomba de carro usa pouca carga pois seu objetivo não e pressao, eu testei uma bomba de omega (ganhei numa oficina) com fonte de 12v, 500ma e funciona demais (excesso de potencia, eu queria para fazer minifonte d'agua), o de aquario faz um bocado de barulho sim, tem varios modelos e capacidades mas todas fazem barulho e vão necessitar de 110v externos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bomba de gasolina não usa alta pressão? você já viu um bico injetor soltando uma baforada de gasolina? Se a gasolina não for vaporizada pela pressão ao entrar na câmara de combustão ela não explode, simplesmente. você não consegue fazer um negócio desses sem uma pressão muito alta! Nem os ejetores de agua para para-brisa usam baixa pressão. Acho bem difícil uma bomba elétrica de gasolina, que como foi dito pelo Sledgehammer, chega à 3,5 Bar de pressão usar apenas 500mA à 12V. Porque isso dá uma potência de 6 Watts. Isso mal dá pra alimentar um ventiladorzinho de cooler...

Esse mecânico deve ser muito seu camarada, pois uma bomba dessas para golzinho custa na faixa de R$150.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem que comprar só a bomba. O conjunto custa na faixa de R$500-1000 dessas mais potentes.

Mas se você compra só a bomba, custa R$150 essa de 3,5bar (30% ou menos do preço do conjunto numa auto-peças).

Essas bombas de carros que não tem injeção são muito mais baratas e se aplicariam melhor ao projeto.

Mas uma bomba de aquário de 650l/h ou 1000l/h já é suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@10 Sep. 2002,00:16

Tem que comprar só a bomba. O conjunto custa na faixa de R$500-1000 dessas mais potentes.

Mas se você compra só a bomba, custa R$150 essa de 3,5bar (30% ou menos do preço do conjunto numa auto-peças).

Essas bombas de carros que não tem injeção são muito mais baratas e se aplicariam melhor ao projeto.

Mas uma bomba de aquário de 650l/h ou 1000l/h já é suficiente.

Pessoal , as bombas elétricas de combustível não são apropriadas pra watercoolers , pois todas tem uma potência (pressão) muito alta . Sledge , as bombas de carros mais antigos não são elétricas e sim mecânicas , ou seja ,o que as faz funcionar é o próprio eixo comando de vávulas (na sua maioria) essas bombas funcionam com um diafragma que é empurrado(pelo eixo) formando um vácuo , com isso o combustível é aspirado pra dentro da bomba e depois uma móla (de retorno) o expele pro carburador . Portanto usar uma bomba de combustível mecânica é sem chances . De computador eu não entendo nada , mas de mecânica eu sei um pouquinho , hehehehehe ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por MADMAX@10 Sep. 2002,08:56

Pessoal , as bombas elétricas de combustível não são apropriadas pra watercoolers , pois todas tem uma potência (pressão) muito alta . Sledge , as bombas de carros mais antigos não são elétricas e sim mecânicas , ou seja ,o que as faz funcionar é o próprio eixo comando de vávulas (na sua maioria) essas bombas funcionam com um diafragma que é empurrado(pelo eixo) formando um vácuo , com isso o combustível é aspirado pra dentro da bomba e depois uma móla (de retorno) o expele pro carburador . Portanto usar uma bomba de combustível mecânica é sem chances . De computador eu não entendo nada , mas de mecânica eu sei um pouquinho , hehehehehe ;)

Eu achava que os últimos carburados já usavam bombas elétricas (veja nesse link que bomba elétrica não é algo novo, e não é porque é carburado que é bomba mecânica, no último carro : http://www.carroantigo.com/portugues/conte...ados_1952_4.htm ). As bombas mecânicas tem problema mais facilmente. Achei que tinha sido substituidas. Bem, deixa o assunto pra lá.

Então se for isso, realmente, acho que a bomba com menor pressão fica próxima de 2 bar. Muito alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rafael.m.c@10 Set. 2002,21:31

normalmente as bombas de aquario marinho são mais fortes por causa do tamanho de um aquario marinho que normalmente é bem maior ... só  não sei o quanto mais forte

já tive aguario marinho, na maioria das vezes se usa mais bombas, não uma grande, no meu caso eram 3 pois o aquario não é muito grande, alem delas tem que ter o filtro de amonia, etc... essas bonbos grandes são pra aquarios especias muiiiiiiiiiiito grandes mesmos, tipo mais de 2m de comprimento, pois como não tem como retirar ele do local para a limpeza, a circulação de agua tem que ser bem grande.

Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pressão não é tanto problema assim, porque se você usar uma mangueira e conecções adequadas, o sistema é seguro. Como disse, uma conexão boa aguenta 10 Bar tranquilamente se for bem feita.

   Mas realmente, creio que não há necessidade de se comprar uma bomba de gasolina para carro, pois alem do alto preço da bomba, uma fonte para ela também não sai barato não.

    Todos os watercoolers que já vi em testes usão bombas de aquário. Só que boas bombas importadas... Em pet-shops por aí não é muito difícil de encontrá-las.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achava que os últimos carburados já usavam bombas elétricas (veja nesse link que bomba elétrica não é algo novo, e não é porque é carburado que é bomba mecânica, no último carro : http://www.carroantigo.com/portugues/conte...ados_1952_4.htm ). As bombas mecânicas tem problema mais facilmente. Achei que tinha sido substituidas. Bem, deixa o assunto pra lá.

Então se for isso, realmente, acho que a bomba com menor pressão fica próxima de 2 bar. Muito alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por felipe.bizam+10 Set. 2002,21:49-->
rafael.m.c@10 Set. 2002,21:31

normalmente as bombas de aquario marinho são mais fortes por causa do tamanho de um aquario marinho que normalmente é bem maior ... só  não sei o quanto mais forte

já tive aguario marinho, na maioria das vezes se usa mais bombas, não uma grande, no meu caso eram 3 pois o aquario não é muito grande, alem delas tem que ter o filtro de amonia, etc... essas bonbos grandes são pra aquarios especias muiiiiiiiiiiito grandes mesmos, tipo mais de 2m de comprimento, pois como não tem como retirar ele do local para a limpeza, a circulação de agua tem que ser bem grande.

Valeu !

é q tipo quando eu morava na outra casa eu tinha um aquario marinho na sala de jantar e ele era gigantesco ... ele era do tamanho de uma parede intera praticamente ... e ele tinha umas bomba q eram umas senhoras bombas ... gigantes memo e a pressão era muito alta ... por isso q eu disse isso ai ta ligado ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa amigos, achoq  agora vai..

estou pra conseguir alguns blocos de cobre (solidos) e assimq  eu pegar eles vou comecar a confeccionar os water blocks.. assim q eu montar um eu dou um jeito de tirar uma foto e peco pra alguem postar ela pra vocês.

Quanto a bomba, vou usar a de aquario mesmo, baratinha e funcional, o brabo é terq  criar um micro tanquinho pra ela mas nada demais..

Eu só gostaria de saber a temperatura de alguemq  usa esse tipo de cooler !!!!

E outra, a agua deionizada, eu estava pensando em usar ela, mas no caso ela não correria o risco de ficar polarizada pelas corresntes q serao criadas pela bomba??

Valeu pelas dicas amigos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...