Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O WINDOWS 95 NÃO INICIA


ssebap

Posts recomendados

O windows 95 não inicia e dá a seguinte mensagem "disco inválido". fiz um disquete de inicialização do sistema,acontece que o micro lê o disquete parace que vai iniciar o windows e de repente cai no prompt do A.Ai eu passo para o C e digito cd windows ai aparece c:\windows.Depois digito win e acontece o seguinte.

Diz que o HIMEM.SYS está faltando,mas não está,outra ora aparece uma tela azul dizendo falha no dispositivo FAT,aí eu tenho que reiniciar o computador com o disquete de inicialização e volta a cai no drive A e tento fazer novamente a operação e não consigo inicializar o windows 95. Já passei o scandiski atraves do pront c: e também não funcionou. Por favor alguém pode me ajudar a solucionar este problema.

Desde de Já

Agredeço a atenção

ssebap

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antes de tudo, você não mudou a sequencia de boot do micro?

só da uma olhada nisso

e tambem, como você sabe que o hymem.sys não está faltando?

porque se ta dando esse erro (disco sistema inválido) é porque o micro não encontra o SO.

agora, o windows pode estar corrompido, ou algo do tipo, ai não inicia o windows.

antes de dar esse erro, você deletou algum arquivo, ou fez algo de diferente??

flwzz..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por smmmash@06 de dezembro de 2005, 14:13

antes de tudo, você não mudou a sequencia de boot do micro?

só da uma olhada nisso

e tambem, como você sabe que o hymem.sys não está faltando?

porque se ta dando esse erro (disco sistema inválido) é porque o micro não encontra o SO.

agora, o windows pode estar corrompido, ou algo do tipo, ai não inicia o windows.

antes de dar esse erro, você deletou algum arquivo, ou fez algo de diferente??

flwzz..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas só fazer esse copiar-colar não resolve

pelo menos é o que eu imagino

você muda a sequencia de boot no setup da bios.

dependendo da placa-mãe, a opção para selecionar a sequencia de boot varia muito

mas é bem simples de localizar e mudar isso no setup

você vai entrando nos menus e vai observando onde tem algo falando sobre boot sequnce, ou só boot, ou algo assim

nas placa maes um pouco mais antiga ele ta na segunda opção do setup, mas não me lembro o nome...acho q é advance setup...algo assim

enfim....lá você escolha a sequencia q quer o computador faça, ai você ve se ta como 1° boot o hd, hard disk, hard drive, C

flwzz..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sim me lembrei, eu entrei no setup e alterei para o c,cdrom,a ou c,only ou cdrom,c,a e não adiantou.

O Acontecio foi que um colega estava usando o windows e de repente o mause começou a dispara abrindo várias janelas e ele resolveu iniciar o windows e daí por diante a informação que dá "SISTEMA DO DISCO INVÁLIDO.

Para mim o drive A e o C não está danificado porque eu entro no drive com disquete e ele lê perfeitamente e no pront c ele també lê perfeitamente os diretórios.

ENTÃO REALMENTE EU NÃO SEI COMO FAZER PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA.

Eu não posso formartar o drive c pois é um computador da firma onde tem vários arquivos importantes e fazer um bckup pelo disquete vou gastar muito disquete e muitos dias,queria resolver sem precisar formatar o C: e instalar o windows 95 novamente. A não ser que tem uma outra opção de instalar o windows 95 novamente sem perder os meus dados.

Grato pela atenção.

ssebap :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ssebap, já experimentou trocar o cabo flat do HD?

Se ele está dando disco inválido e você consegue acessar o A, existe a possibilidade de defeito no cabo flat ou mau contato. Abra o gabinete e retire e recoloque o cabo no lugar, ou ainda, substitua o cabo flat por outro e depois poste a para gente saber.

A ordem de boot nesse caso não interfere pois, mesmo que ele esteja iniciando pelo A e no floppy não tiver nenhum disquete, o boot continua até o C.

Tudo indica que o boot não esteja encontrando o HD por falha de hardware.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ssebap@06 de dezembro de 2005, 09:33

cai no prompt do A.Ai eu passo para o C e digito cd windows ai aparece c:\windows.Depois digito win e acontece o seguinte.

Diz que o HIMEM.SYS está faltando,mas não está,outra ora aparece uma tela azul dizendo falha no dispositivo FAT

Sbandeira,

como ele disse, ele consegue acessar o HD.

mas no caso, eu creio que apenas REINSTALANDO o windows por cima, resolve o problema sem perda de arquivos, drivers, programas, nadaa...

talvez essa seja a solução do problema

ou você faz uma recuperação do sistema, mas teria que ter um ponto de restauração

flwzz....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom ssebap, todas as opções são fundamentais que você ferifique, tanto a do Sbandeira como a do smmmash.

Opção mais valida é a do: smmmash

Realmente você terá que Reinstalar o WINDOWS, uma dica instale o WIN98, a Reinstalação e a Instalação não alterará o seus arquivos.

WIN95 - Sobrescreverá os arquivos de Sistema

WIN98 - Atualização.

Outra coisa, é normal que no BOOT com Disquete você entre no MS-DOS e principalmente se esse aparece com a Unidade A: (atual)

Te aconselho a Fazer isso novamente e Utilizar um ponto de Restauração.

C:\windows\command> digite: scanreg/backup

C:\windows\command> digite: scanreg/restore

Restaure para ultima data valida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, ele pode procurar por um ponto de restauração usando os comandos abaixo:

Para restaurar programas de inicialização do Windows através do DOS

1. C:\>cd windows (enter)

2. C:\windows\>cd command (enter)

3. C:\windows\command\>scanreg/backup (enter)

4. C:\windows\command\>scanreg/restore (enter)

Caso exista alguma inicialização válida é bom ele usar a mais recente.

Tenta aí ssebap, depois posta o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por smmmash@06 de dezembro de 2005, 14:43

mas só fazer esse copiar-colar não resolve

pelo menos é o que eu imagino

você muda a sequencia de boot no setup da bios.

dependendo da placa-mãe, a opção para selecionar a sequencia de boot varia muito

mas é bem simples de localizar e mudar isso no setup

você vai entrando nos menus e vai observando onde tem algo falando sobre boot sequnce, ou só boot, ou algo assim

nas placa maes um pouco mais antiga ele ta na segunda opção do setup, mas não me lembro o nome...acho q é advance setup...algo assim

enfim....lá você escolha a sequencia q quer o computador faça, ai você ve se ta como 1° boot o hd, hard disk, hard drive, C

flwzz..

Muito obrigado pela sua atenção smmash

Estou as suas ordens para algum problema.

ssebap :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hacker IP@06 de dezembro de 2005, 19:35

Bom ssebap, todas as opções são fundamentais que você ferifique, tanto a do Sbandeira como a do smmmash.

Opção mais valida é a do: smmmash

Realmente você terá que Reinstalar o WINDOWS, uma dica instale o WIN98, a Reinstalação e a Instalação não alterará o seus arquivos.

WIN95 - Sobrescreverá os arquivos de Sistema

WIN98 - Atualização.

Outra coisa, é normal que no BOOT com Disquete você entre no MS-DOS e principalmente se esse aparece com a Unidade A: (atual)

Te aconselho a Fazer isso novamente e Utilizar um ponto de Restauração.

C:\windows\command> digite: scanreg/backup

C:\windows\command> digite: scanreg/restore

Restaure para ultima data valida.

Hacker IP,

Obrigado pela sua atenção, precisando estou aí.

ssebap

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sbandeira@06 de dezembro de 2005, 19:37

Bem, ele pode procurar por um ponto de restauração usando os comandos abaixo:

Para restaurar programas de inicialização do Windows através do DOS

1. C:\>cd windows (enter)

2. C:\windows\>cd command (enter)

3. C:\windows\command\>scanreg/backup (enter)

4. C:\windows\command\>scanreg/restore (enter)

Caso exista alguma inicialização válida é bom ele usar a mais recente.

Tenta aí ssebap, depois posta o resultado.

Sbandeira,

Também agradeço pela sua atenção.

Precisando estou aqui.

ssebap

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, ssebap

Imagino que seu computador perdeu o setor de boot ou os arquivos de inicialização do sistema.

Tente colocar o disquete de boot do windows 95 e digitar no prompt de comando:

sys c:

Esse comando copia os arquivos do sistema para o disco rigído e o torna bootável.

Veja se resolve.

Boa sorte

LUA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por LUA@07 de dezembro de 2005, 07:20

Oi, ssebap

Imagino que seu computador perdeu o setor de boot ou os arquivos de inicialização do sistema.

Tente colocar o disquete de boot do windows 95 e digitar no prompt de comando:

sys c:

Esse comando copia os arquivos do sistema para o disco rigído e o torna bootável.

Veja se resolve.

Boa sorte

LUA

LUA

OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO MAS NÃO FUNCIONOU E AS OUTRAS INFORMAÇÕES DO PESSOAL REFERENTE RESTAURAR O WIN DOWS 95 DEU A SEGUINTE MENSAGEM:

eNTREI DENTRO PRONT C:/WINDOWS/COMMAND E DIGITEI OS COMANDO QUE ME PASSARAM MAS A INFORMAÇÃO FOI O SEGUINTE:

"COMANDO OU ARQUIVO INVÁLIDO"

QUERO DESDE JÁ AGRADECER A ATENÇÃO DE TODOS. MAS TEREI QUE FORMARTAR O WINCHESTER E instalar NOVAMENTE O WINDOWS 95.

MUITO OBRIGADO,

SSEBAP :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hacker IP@07 de dezembro de 2005, 11:16

E ai ssebap,

                  conseguiu resolver?

- se não houver resolvido, a dica da LUA também é fundamental!!!

HACKER IP,

QUERO AGRADECER A VOC E TODOS QUE TENTARAM RESOLVER O PROBLEMA,MAS COM EU JÁ DISSE A INFORMAÇÃO QUE DÁ É O SEGUINTE:

C:\WINDOWS\COMMAND\ DIGEITEI OS COMANDO E A RESPOSTA FOI:

COMANDO OU ARQUIVO INVALIDO

E O DA LUA FOI O SEGUINTE

ENTREI NO PRONT A: DIGEITEI SYS C:

E A REPOSTA ARQUIVO não ENCONTRADO

TEREI QUE FORMATAR O WINCHESTER E INSTALAR O WIN 95,

OBRIGADO,

SSEBAP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hacker IP@07 de dezembro de 2005, 11:39

Cara já tentou Instalar novamente o WIN95 e de preferência WIN98?

HACKER IP,

VOU INSTLAR O 95 E NÃO O 98 PORQUE ESTE COMPUTADOR SÓ TEM AUTORIZAÇÃO PARA INSTALAR O 95 SÃO ORDENS DA SECRETARIA DA FAZENDA DE MINAS GERAIS ONDE EU TRABLHO.

MAS TENHO QUE FAZER O BCKUP DOS ARQUIVOS PORQUE NÃO POSSO PERDER AS INFORMAÇÕES.

APROVEITANDO OS COMPUTADORES ESTÃO TUDO CONECTADO EM REDE SERÁ QUE É POSSIVEL EU LOCALIZAR OUTRO COMPUTADOR PELO SISTMA DOS PARA QUE POSSA PASSAR OS ARQUIVOS PARA O OUTRO COMPUTADOR ATRAVÉS DA REDE OU VOU TER QUE COPIAR TUDO EM DISQUETE ATRAVES DO PRONT C:

SSEBAP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso mesmo

aconpanhando as dicas do pessoal

fica difícil dar qualquer comando com o windows por causa desse problema

agora, faça a atualização do 95, reinstala por cima para tentar resolver esse problema, mas em todo caso, se quiser dar algum commando, aconselho a copiar o arquivo do commando (format.com, por exemplo), de um outro micro com 95 e depois executa-lo atraves do disquete no seu micro, entendeu?

flwzz..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por smmmash@07 de dezembro de 2005, 16:37

isso mesmo

aconpanhando as dicas do pessoal

fica difícil dar qualquer comando com o windows por causa desse problema

agora, faça a atualização do 95, reinstala por cima para tentar resolver esse problema, mas em todo caso, se quiser dar algum commando, aconselho a copiar o arquivo do commando (format.com, por exemplo), de um outro micro com 95 e depois executa-lo atraves do disquete no seu micro, entendeu?

flwzz..

smmmash,

Quando eu altero o bott para o cdromm para ele ler o cd do windows 95 da a seguinte informação Sistema do Disco inválido tira o cd de midia e renicia o computador.

Dentro do Prompt c: eu não consigo instalar o windows 95 em cd pois não consigo acessar o cdrom. Não sei como fazer.

E seu eu formatar o c: vou perde os arquivos que são muitos. Não posso perder porque os arquivos é de importância e o funcionário não fez bckup.

As outras opções que me foram passada não deu certo como eu já informei no forum.

Desde Já agradeço,

ssebap

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OI, ssebap

você deve iniciar o micro com o disquete de boot do windows 95 e no prompt, estando em a:> digitar o comando sys c:

Verifique se seu disquete contém os arquivos msdos.sys, command.com e io.sys.

Muito estranho que o micro inicie pelo disco de boot e não ache os arquivos do sistema para transferir.

Tente fazer novamente e veja se funciona.

Isso tá parecendo virus de MBR. Por acaso antes de dar o problema você recebeu uma mensagem PARITY CHECK?

Se sim, você está infectado com Parity boot virus. Baixe essa ferramenta BOOTSCAN e extraia para um disquete. Rode conforme as instruções.

http://vil.nai.com/vil/virus-4e.asp

Se não é o caso. Ainda assim sugiro que você retire o HD e instale num micro que esteja livre de vírus e com um anti-virus atualizado. Mande verificar o todo o conteúdo do HD.

Essa também é uma opção para você poder fazer um backup dos arquivos importantes e então formatar depois seu HD.

Well... sugestões. Espero que ajude.

Boa sorte

LUA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por LUA@08 de dezembro de 2005, 14:12

OI, ssebap

você deve iniciar o micro com o disquete de boot do windows 95 e no prompt, estando em a:> digitar o comando sys c:

Verifique se seu disquete contém os arquivos msdos.sys, command.com e io.sys.

Muito estranho que o micro inicie pelo disco de boot e não ache os arquivos do sistema para transferir.

Tente fazer novamente e veja se funciona.

Isso tá parecendo virus de MBR. Por acaso antes de dar o problema você recebeu uma mensagem PARITY CHECK?

Se sim, você está infectado com Parity boot virus. Baixe essa ferramenta BOOTSCAN e extraia para um disquete. Rode conforme as instruções.

http://vil.nai.com/vil/virus-4e.asp

Se não é o caso. Ainda assim sugiro que você retire o HD e instale num micro que esteja livre de vírus e com um anti-virus atualizado. Mande verificar o todo o conteúdo do HD.

Essa também é uma opção para você poder fazer um backup dos arquivos importantes e então formatar depois seu HD.

Well... sugestões. Espero que ajude.

Boa sorte

LUA

Grato pela sugestão vou tentar

obrigado

ssebap

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...