Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
magusshadow

ajuda sobre super aquecimento em um sempron 2200+

Recommended Posts

eu to com um grande problema de aquecimento... meu pc a 2 dias ligava mas não aparecia nada no monit0r... a principio penssei em fonte placa de video ou memoria ram... quando abri pra checar melhor... fui fazer um teste e vi q o cooler estava parado 0.o

Sempron 2200+

256Mb Ram DDR 333

placa-mãe ECS

Fonte Genérica

HD 20Gb Quantum 7200rpm

cpu 4 baias...

eu desencaxei o processador fiz testes com o cooler e fiz ele voltar a funcionar... mesmo assim já encomendei um cooler novo q chegara amanha um Omega com base de cobre... igual ao meu mas muda a aparencia...

não sei o q fazer fui ligar o pc hoje e a temperatura comessa em 80º e subindo ai desligo aos 85º depois de 20 sdegundos.... isso não é normal.. é?

me ajudem aí n sei o q fazer... pus um ventilador pra testar mas a temperatura reagiu da mesma forma... o fan do culler tá só encaixado no dissipador pois estou testando ainda.. q q eu faço??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um bom conselho é deixar o pc parado até a instalação do novo cooler.

Existem varias possibilidades e uma delas é o dissipador do cooler estar mal

encaixado sobre o suporte na placa mão, eles tem um degrau e um rebaixo,

que devem coincidir, outra coisa que pode estar gerando essa temperatura excessiva é o fan estar girando em rotação baixa, ou ainda a pasta térmica

de baixa qualidade ou não aplicada por ocasião da montagem do cooler.

Aproveite e verifique a ventilação do gabinete, que deve ter pelo menos um

fan frontal jogando ar para o interior do gabinete e outro traseiro atuando

como exaustor.

Boa sorte

adcarvalho

Compartilhar este post

Link para o post

tipo... o cooler chega amanha... mas queria saber se tem como me ajudar na instalação... eu to tentando arranja a pasta térmica com alguem... recomenda limpar a pasta térmica velha?? algo assim?

qual a posição certa do culler? o cooler chega amanha

Compartilhar este post

Link para o post

Verifiquei que o Fan empurra ar pro dissipador, ao invés de retirar como normalmente se espera. Ele veio assim de fábrica já.

Será que devo inverter o lado do fan pra ele passar a puxar o ar funcionando como exaustor? Isso iria diminuir a temperatura no processador?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por magusshadow@06 de dezembro de 2005, 15:29

Verifiquei que o Fan empurra ar pro dissipador, ao invés de retirar como normalmente se espera. Ele veio assim de fábrica já.

Será que devo inverter o lado do fan pra ele passar a puxar o ar funcionando como exaustor? Isso iria diminuir a temperatura no processador?

com certeza... a verdadeira função do cooler é retirar o ar quente do seu processador, e não jogar ar em cima dele....

Acho meio difícil ter vindo assim de fabrica, mas se veio montaram errado.

inverta ele, se o se fan estiver funcionando na rotação correta, isso irá resolver o superaquecimento.

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Se o seu cooler veio com o fan soprando o ar contra o dissipador mantenha ele

como veio pois o fabricante o projetou dessa forma e a maioria dos que já

comprei e/ou instalei estavam dessa forma, embora já tenha visto alguns ao

contrario, sugando o ar atraves do dissipador.

Essa questão de soprar ou sugar o ar é um tanto conceitual, pois se voce tiver

em seu gabinete um duto com fan lateral sugando o ar a ideia é ótima, mas se

não tiver esse recurso não acredito que vá ter algum resultado pratico, pois já gastei muito dinheiro em experiências com coolers, fans, dutos, gabinetes e

outras trapizongas como defletores para orientar os fluxos de ar no gabinete,

etc..., etc... e cheguei a conclusão de que cada caso é um caso e não se pode

generalizar, pois chipset, placa de video, memórias, HD, etc..., etc... também

geram calor, donde se conclue que o mais importante é a ventilação correta

do gabinete, pois com ar fresco tudo funciona melhor, inclusive o cooler do processador que vai ter mais eficiência.

Quanto a pasta térmica, voce deve limpar tudo com alcool isopropilico e na

instalação aplicar uma pequena quantidade de pasta térmica, espalhando-a

com um cartão de crédito levemente, para formar uma camada bem fina

sobre o core do processador e não se esqueça de que a qualidade da pasta

térmica vai influir no resultado final, use Artic Silver 5 ou Akasa AK-450.

Boa sorte

adcarvalho

Compartilhar este post

Link para o post

duas pergunta!

O QFan trabalha no sentido de aumentar ou diminuir a rotação do cooler conforme o uso do processador, correto?

NO caso do cooler parar por completo devido a pouco uso do pc, ele volta a ativar quando for usar o micro para algo?

Pergunto isso porque ativei este recurso na minha placa-mãe e o cooler, depois de alguns minutos, para por completo e para não correr riscos desliguei a maquina.

Isso é normal?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Tonygp@08 de dezembro de 2005, 14:40

duas pergunta!

O QFan trabalha no sentido de aumentar ou diminuir a rotação do cooler conforme o uso do processador, correto?

NO caso do cooler parar por completo devido a pouco uso do pc, ele volta a ativar quando for usar o micro para algo?

Pergunto isso porque ativei este recurso na minha placa-mãe e o cooler, depois de alguns minutos, para por completo e para não correr riscos desliguei a maquina.

Isso é normal?

Ele diminui mesmo a rotação do cooler quando a temperatura está, se não me engano, abaixo de 40°C, isso na plataforma 462. Na 754 e 939, acho que chamam de outro nome, cool'n quiet se também não estou enganado, parece que o cooler chega a desligar mesmo. Faz assim, queimar não vai, deixa ligado, daí inicia alguma coisa, tipo um jogo ou benkmark pra ver se não volta a funcionar automático. Provavelmente funciona de boa. Se não funcionar da tempo de sobra pra desligar o jogo. Queima na hora se tiver sem o dissipador, e tambem nem sei se assim vai pro vinagre mais, essas placas tem sensor de temp. que quando chega em xx°C ela desliga. Só não faça o teste de ligar sem o dissipador né..hehehe :P:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

é um sempron sockt 754, mas na minha MB não aparece o coll'N quiet.

Vou fazer este teste que você disse já que não tem perigo de perder o processador. :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

maravilha!!!

ativei o QFan na bios, liguei o PC, o cooler deu uma parada de pois de uns dois minutos.

Abri o PC probe e fiquei de olho.

Assim que chegou em torno de 52º o cooler entrou em ação, desligando depois de a temperatura voltar para a casa dos 30º.

Foi assim pelo tempo que fiquei rodando o game GP3.....1 hora e meia mais ou menos. :palmas:

muito grato pela ajuda JediMaster007 :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais