Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
leonet.vix

Arquitetura p2p x cliente servidor

Recommended Posts

Fui questionado no serviço e não conseguir solucionar teoricamente essa pergunta...alguém com conhecimentos maiores que o meu poderia me ajudar ?

Faça um paralelo entre as arquiteturas P2P e Cliente-Servidor, indicando aplicações onde você recomenda uma ou outra .

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest marciorjusto

Fui questionado no serviço e não conseguir solucionar teoricamente essa

pergunta...alguém com conhecimentos maiores que o meu poderia me ajudar ?

Faça um paralelo entre as arquiteturas P2P e Cliente-Servidor, indicando

aplicações onde você recomenda uma ou outra .

P2P: descentralizada, cada parte da arquitetura (nó) tem independencia e autosuficiencia, é complexa de administrar, as informações estão distribuidas pela rede, o que exige ferramentas de busca especiais e eficientes, e nem sempre disponiveis, já que alguma coisa pode estar armazenada em um no que não esta disponivel num determinado momento.

Recomendacoes: sistemas distribuidos em geral.

Cliente-Servidor: centralizada, administracao simples, sensivel, devido 'a dependencia de um servidor central, as informações estão em um mesmo local, sem necessidade de "buscas".

Recomendacoes: aplicacoes que exijam manipulacao de informações, tais como bancos de dados.

Espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Gustavo "Caesar"

Vale lembrar que tudo isso é teoria!

Mas existe uma terceira categoria.

A primeira é ponto-a-ponto, onde apenas duas máquinas estão na rede, até aí tudo bem...

Existe a multi-ponto, pouco falada, mas que é aquela rede onde todas as máquinas são clientes e servidores ao mesmo tempo. Não existe uma máquina central, geralmente são interligadas por um hub.

E a terceira é a cliente-servidor. Onde uma máquina com mais recursos oferece seus serviços para as demais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais