Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conexao pela porta serial


fer_scalia

Posts recomendados

Olá pessoal,

Minha dúvida é a seguinte:

Sou desenvolvedor Java e estou fazendo um programa que vai ler e receber dados através da porta serial do computador e preciso testá-lo, então gostaria de saber como é que eu devo fazer a ligaçao entre dois computadores para eles poderem se comunicar através dessa porta, se devo ligar os cabos direto e como sao esses cabos.

Gostaria também de saber se tem como eu não precisar usar 2 computadores, ou seja, se tem como eu fazer com que os dados que eu estou enviando voltem para serem lidos, testando assim o envio e o recebimento dos dados pelo sistema.

grato a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a ligaçao depende de como configurar os computadores se como dte ou dce

se não alterar a configuração do sistema

mas de forma generica tem de trocar as linhas de tx e rx

tx ---------rx

rx -------- tx

por outro lado depende ainda de como cnfigurar a porta relativamete aos sinais de controlo como rts , cts , etc etc

aqui tem o exemplo do cabo usado pelo programa laplink, embora se possa fazer apenas com 3 fios , tx rx e gnd

LapLink 9 pin Serial Cable

9 PIN D-SUB FEMALE to Computer 1.

9 PIN D-SUB FEMALE to Computer 2.

Name Pin Pin Name

Receive Data 2 3 Transmit Data

Transmit Data 3 2 Receive Data

Data Terminal Ready 4 6 Data Set Ready

Signal Groung 5 5 Signal Groung

Data Set Ready 6 4 Data Terminal Ready

Request To Send 7 8 Clear To Send

Clear To Send 8 7 Request To Send

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por schubertsevero@02 de janeiro de 2006, 11:00

Caro nico,

    Dá para fazer os testes num mesmo computador, basta possuir duas portas seriais disponíveis, a COM1 e COM2 (em computadores com mouse PS/2 isso é comum). Testa o cabo com o hiperterminal do windows, quando funcionar vai para o teu programa. Boa sorte.

SSS

esta é para si fer_scalia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...