Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CARREGADOR DE PILHA VIA USB


felipebalbi

Posts recomendados

E aí galera... beleza?

Sou estudante de Eng. Elétrica e tive a ideia de fazer um carregador de pilha via porta USB. Gostaria de saber se alguém gostaria de ajudar?

Antes que alguém pergunte o porque de carregar a pilha via porta USB, lá vai:

Todo dia quando vou pro trampo levo meu mp3 player que funciona com uma pilha AAA recarregável: a que uso é uma Duracell NiMH 750mAh. Esta dura cerca de 3 dias de uso não-constate. Algo em torno de 18horas.

Só que algumas vezes eu fiquei sem pilha no caminho de volta para o casa ou de ida para o trabalho por esquecer de trocar a pilha, então, como no trampo eu não tenho tomadas disponíveis e não quero trazer uma régua de casa, resolvi usar a porta USB para carregar as pilhas.

Se alguém quiser ajuda, eu já tenho a pinagem da porta USB e hoje mesmo vou medir a tensão dela quando chegar em casa... (tô no trampo quase sem pilha =p)

Pensei em usar o CI LM3647 ou o BQ2002/T.

O resto é ckt simples (mais ou menos).

Antes que eu me esqueça: gostaria de carregar a pilha em 3 horas... então como é uma pilha de 750mAh eu deveria fornecer uma corrente de 350mA para conseguir em 3 horas. A pilha de 2100mAh seria carregada em 6 horas.

[]'s

Felipe Balbi

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi,eu tentei fazer um,usei um suporte de pilhas de 1 carrinho 2pilhas recarregaveis tipo AAA 1.2v 1300mah que tinha aqui em casa só para experimentar simplesmente alimentei o suporte das pilhas com o usb e usei um led ligado em serie para sinalizar k tinha pilhas no carregador,agora eu queria saber como faria o circuito para por ex um led se desligar quando as pilhas tivessem carregadas,já agora também sei que as portas usb 2.0 fornecem no maximo 500mA será que não queima o usb da motherboard pois as pilhas precisam de muito mais,já agora quais os calculos usados para calcular o tempo de carregamento tempo em conta todos os factores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Minirider+27 de dezembro de 2005, 19:27-->
como faria o circuito para por ex um led se desligar quando as pilhas tivessem carregadas,

É o seguinte, nesse caso, quem faz o controle é um dos CIs que eu citei acima... ele tem um controle pela tensão fornecida pela pilha e pela temperatura... se algum dos parâmetros estiverem fora, ele corta o fornecimento... é estranho mas ele consegue detectar que a pilha está carregada. Ainda não entendi direito =p

Minirider@27 de dezembro de 2005, 19:27

já agora também sei que as portas usb 2.0 fornecem no maximo 500mA será que não queima o usb da motherboard pois as pilhas precisam de muito mais, já agora quais os calculos usados para calcular o tempo de carregamento tempo em conta todos os factores?

No caso, como a USB 2.0 fornece no máximo 500mA (valeu, essa eu não sabia :P), as pilhas, que sempre são mais que isso, deverão ficar mais que 1 hora carregando. A conta é simples. Basta dividir o mAh da pilha pelo mA da usb, assim você tm o tempo de carga. OBS: mAh == miliAmpèresHora...

Ou seja: se a pilha é de 1300mAh você deveria carregá-la por pouco menos de 3 horas para ter uma carga completa, isso em um caso ideal. Porém, se tentarmos carregar com uma corrente tão alta, a pilha esquenta muito e estraga.

Espero que tenha servido para alguma coisa...

[]'s

Felipe Balbi

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por felipebalbi@27 de dezembro de 2005, 20:55

É o seguinte, nesse caso, quem faz o controle é um dos CIs que eu citei acima... ele tem um controle pela tensão fornecida pela pilha e pela temperatura... se algum dos parâmetros estiverem fora, ele corta o fornecimento... é estranho mas ele consegue detectar que a pilha está carregada. Ainda não entendi direito =p

No caso, como a USB 2.0 fornece no máximo 500mA (valeu, essa eu não sabia :P), as pilhas, que sempre são mais que isso, deverão ficar mais que 1 hora carregando. A conta é simples. Basta dividir o mAh da pilha pelo mA da usb, assim você tm o tempo de carga. OBS: mAh == miliAmpèresHora...

Ou seja: se a pilha é de 1300mAh você deveria carregá-la por pouco menos de 3 horas para ter uma carga completa, isso em um caso ideal. Porém, se tentarmos carregar com uma corrente tão alta, a pilha esquenta muito e estraga.

Espero que tenha servido para alguma coisa...

[]'s

Felipe Balbi

:bandeira:

bem agora estava aqui mexendo e coloquei 4 pilhas iguais tipo aa 1300mah (penso eu pois sao das baratas não deve ser bem certo) e liguei dessa maneira que desenhei pois não tenho no momento nenhum programa de desenhar circuitos

assim dessa maneira como eu poderia saber o tempo que demora a carregar?

post-30028-13884900737995_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu considero o LM3647 um ótimo CI.

Pena que tenha sido tirado de linha pela National. Mas, ainda se encontra dele no mercado. É um pouco caro.

Sua principal vantagem, no meu entender é a possibilidade de programar o tempo de carga que quiser.

Ele aciona três LEDs que indicam o estado da carga.

Já o BQ2002T da Texas, é bem mais barato, mas, é limitado, podendo escolher somente os tempos de carga entre 40, 80 ou 320 minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nico@27 de dezembro de 2005, 21:09

Aqui tem um circuito que carrega  de forma inteligente mas claro tera que adaptar para o se caso

Gostei do circuito do Nico... acho que esse será a nossa base... só não conheço o CI usado por ele...

[]'s

Felipe Balbi

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...