Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

- Montando e Configurando uma rede Ponto-à-Ponto.


shaka[z]in

Posts recomendados

Bom galera eu vi que tem muitas pessoas aqui nesta área com duvida sobre a montagem de redes, eu esses dias estava procurando também alguns itens na internet e felizmente consegui aprender e ter uma base boa sobre redes mais simples com a ponto a ponto, com hub sem rotear o modem e a com hub roteando o modem (no caso cada modem tem uma configuração diferente para rotear).

Bom aqui preparei um pequeno tutorial sobre como preparar os cabor e a rede ponto a ponto, que põe dois computadores em rede.

-MATERIAL NESCESSÁRIO :

*Cabo UTP ou STP categoria 5e (cabo normal de rede a diferença é que o STP é o blindado.)

* 2 Conectores RJ45

*Alicate Crimpador

alicate.jpg

Foto do alicate usado para crimpar os cabos.

Obs.: o cabo sempre peça maior que 2,5m e menor que 100m.Outro ponto também é que o alicate é um pouco caro, e se não quiser compra-lo, peça na loja onde for comprar o cabo, para monta-lo.aconselho comprar cabos da Furokawa.

funcao.jpg

Aqui e um alicate crimpador onde os números mostram as funções disponiveis nele que são :

(1): Lâmina para corte do fio

(2): Lâmina para desencapar o fio

(3): Fenda para crimpar o conector

-MONTANDO A PARTE FÍSICA :

*Bom primeiro você vai descascar o cabo, isso pode ser feito com o próprio alicate de crimpar mesmo, ou com uma faca.

*Corte mais ou menos 2.5cm de distância da ponta.

*Você verá 4 pares de cabo exatamente como a figura abaixo :

cabos.jpg

Bom quando eu citar na ordem de crimpar por exemplo pino 1:branco/verde, isso significa que é para colocar no pino 1 o cabo branco que está enrrolado no verde, não pode ser qualquer verde, por isso que eu recomendo os cabos da Furokawa, que por exemplo : o cabo branco/verde, ele é branco com listras verdes, ou seja se você desenrrolar todos os cabos não tem problema na hora, pois os cabos brancos são identificados.

*agora desenrrole os cabos com cuidado para não misturar os brancos e organize eles na seguinte ordem :

BRANCO/VERDE

VERDE

BRANCO/LARANJA

AZUL

BRANCO/AZUL

LARANJA

BRANCO/MARROM

MARROM

568a.jpg

Esquema mostrando o padrão 568A

Bom este é o padrão 568a, que você irá usar em uma das pontas do cabo, na outra ponta você fará a seguinte ordem :

BRANCO/LARANJA

LARANJA

BRANCO/VERDE

AZUL

BRANCO/AZUL

VERDE

BRANCO/MARROM

MARROM

568b.jpg

Esquema do padrão 568B

está é o padrão 568b.Ou seja no cabo cross-over você utiliza o padrão 568A em uma ponta e o 568B na outra, e este serve apenas para a rede ponto a ponto, para usar um hub tem que ser o padrão 568A nas duas pontas, mas isso e apenas para outro tutorial.

*Observe que no conector RJ-45 que para cada pino existe um pequeno “tubo” onde o fio deve ser inserido. Insira cada fio em seu “tubo”, até que atinja o final do conector. Lembrando que não é necessário desencapar o fio, pois isto ao invés de ajudar, serviria apenas para causar mau contato, deixado o encaixe com os pinos do conector “folgado”.

*Ao terminar de inserir os fios no conector RJ-45, basta inserir o conector no alicate e pressionar, pois a função dele é fazer pressão para encaixar os conectores devidamente.

*Pronto agora você já tem o cabo para uma rede ponto a ponto, agora basta instalar a outra placa de rede no computador que será o "servidor", e encaixar os cabos, lembrando que não tem ordem, ou seja pode encaixar tando o conector 568A como o 568B no servidor e vice-versa no cliente.Aqui termina a parte da instalação física na maquina e vai para a configuração.

OSB.: VOU POSTAR A CONFIGURAÇÃO DA MAQUINA EM UM SEGUNDO POST PARA ESTE NÃO FICAR SUPER LOTADO E PARA MELHOR ORGANIZAÇÃO.

TUTORIAL originalmente criado por: Shaka[z]in, membro do Clube do Hardware, para publica-lo ou corrigi-lo, mande uma MP.

Fontes :

*www.abusar.org

*www.apostilando.com

*Livro de redes (impacta tecnologia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-CONFIGURANDO AS MÁQUINAS :

-Win 95/98

*Agora que você já instalou a sua pequena rede fisicamente, chegou a hora de fazer os ajustes necessários no sistema operacional, para que a sua rede possa funcionar. Para isso, você deverá dar um duplo clique no ícone Rede do Painel de Controle. Os procedimentos mostrados a seguir deverão ser executados em todos os micros que fizerem parte de sua rede.

*Na janela que aparecerá, selecione a guia Identificação. Você deverá

preencher os campos existentes da seguinte forma:

Nome do computador: coloque aqui um nome para o micro que está sendo configurado. Será através desse nome que ele será conhecido na rede. Sugiro que o nome tenha somente até 8 caracteres sem espaços em branco, para facilitar.

Grupo de trabalho: o nome de sua rede. Você deverá por o ,mesmo nome em todos os campudadores.

Descrição do computador: Coloque uma breve descrição do micro que está sendo configurado.

Deve ser uma frase curta que descreva a função do micro, por exemplo, "Micro 1”, ou apenas deixe em branco.

*Após a configuração da identificação, não reinicie o micro ainda. Você deverá configurar o protocolo e os serviços de rede a serem utilizados. Para isso, selecione a guia Configuração.

*Provavelmente aparecerá listada a placa de rede instalada no micro. Caso o driver da placa não esteja instalado, você deverá instalá-lo durante o processo descrito a seguir :

Clique na caixa Adicionar na aba configuração. A janela da Figura será apresentada.

figura1.jpg

*Caso o driver da placa de rede não tenha sido instalado ainda, clique em Adaptador, escolhendo o modelo da lista que aparecerá. O procedimento correto a ser adotado é clicar na caixa Com disco da janela que aparecerá e instalar o driver do disquete que vem com a placa de rede. O driver da placa estará armazenado em um diretório chamado a:\win95 ou a:\win9x. Além da placa de rede, você deverá adicionar o item Cliente para Redes Microsoft, o Serviço Compartilhamento de

arquivos e impressoras para redes Microsoft e o protocolo de rede. Caso você não pretenda

compartilhar a placa fax modem, instale o procolo NetBEUI da Microsoft, pois ele não exige nenhum tipo de configuração especial. Caso você pretenda compartilhar o fax modem para ter acesso à Internet através dos outros micros da rede, então você terá de instalar o protocolo TCP/IP.

*Você deverá repetir esse processo de instalação em todos os micros de sua rede. Após reiniciar

todos os micros, você poderá conferir se a rede está ou não funcionando explorando a sua rede

através do ícone Ambiente de Rede existente na área de trabalho.

-win 2000/xp

*SERVIDOR

*Bom no win 2000 e XP é muito simples basta você clicar no ambiente de rede com o tericeiro botão e acessar propriedades.Agora você clica com o terceiro botão na conexão que deseja compartilhar e vá na aba avançado e selecione o item : permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador a internet.

*CLIENTE

*clicar no ambiente de rede com o tericeiro botão e acessar propriedades.

*clicar na conexão local e ir em propriedades, depois disso vá em protocolo

TCP/IP, clique em propriedades e deixe tudo em obter automaticamente.

*Se isso não der certo tente colocar no ip :

192.168.0.2

255.255.255.0

192.168.0.1

-PRONTO SUA REDE ESTÁ TERMINADA :palmas:

TUTORIAL originalmente criado por: Shaka[z]in, membro do Clube do Hardware, para publica-lo ou corrigi-lo, mande uma MP.

falou T+, depois estarei fazendo um tudo para montar redes com HUB com servidor dedicado e sem(Roteamento do modem). :palmas:

Fontes :

*www.abusar.org

*www.apostilando.com

*Livro de redes (impacta tecnologia)

*www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Montar uma rede ponto a ponto com um hub até que é fácil...

mas e sem o hub?

com o windows 98 em dois pcs eu consegui...mas e com windows diferentes?

um tem xp e outro 98...

sem o hub eu não consegui...!

você consegue?

pode me dizer como fazer?

já possuo ha muito tempo estas ferramentas e conhecimento tecnico, porém neste caso não consegui mesmo conectar dois pcs direto por um cabo de rede cross-over....

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

na mensagem postada dia 02 de janeiro de 2006, 13:01

um membro posta a mensagem ensinando a configurar máquinas para uma rede ponto a ponto, e sugere abaixo caso alguem não consiga configurar a rede:

*Se isso não der certo tente colocar no ip :

192.168.0.2

255.255.255.0

192.168.0.1

mas dá onde vem esse ip? qual a origem e porque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

Existe incompatibilidade entre as versões HOME e PROFESSIONAL do Windows XP???

Tentei fazer uma rede ponto-a-ponto entre esses dois SO e não consegui, mesmo com cabo crossover.

Micro 1: Servidor de internet (Velox)

- Placa de Rede Realtek (conectada ao Velox)

IP automático

- Placa de Rede On-board (conectada ao micro 2)

IP: 192.168.0.1 / 255.255.255.0 / 192.168.0.1

Micro 2: Cliente

- Placa de Rede On-board (conectada ao micro 1)

IP: 192.168.0.2 / 255.255.255.0 / 192.168.0.1

Agradeço a atenção,

Diogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por FBO182@12 de março de 2006, 19:29

queria saber se com esse metodo (cabo crossover) eu consigo acessar a internet em ambos pc? ou precisa de algum programa? ou não tem jeito?

tenho um pc xp com adsl(speedy), e qero compartilhar a net em outro pc xp.

abraços

FBO: faça o seguinte apos ativar a rede:

COMPARTILHANDO A INTERNET EM HUB OU CABO CROSSOVER:

instale o analogx no pc server da net...você encontra o analogx no superdownloads mesmo...

Apos instalar você vai no pc cliente da net abra o Internet Explorer -->ferramentas-->opções de internet-->vá na parte de conexão da janela q ira abrir quando você opções de internet-->Configurações de LAN-->marque :usar um servidor de proxy...em ip você coloca o ip do server e em porta você coloca a porta:6588 OBS Q ESSA PORTA É APENAS DO ANALOGX! coloque ok aplicar feche o i.e reinicie os dois computadores conecte o server da net na net:) e tente se você consiguiu:)

DEPOIS ME RESPONDA POR EMAIL OU SE não DER ME ADD NO MSN Q EU TE DO ASSISTENCIA POR LÁ! [email protected]

falou :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
:help: Estou com um problema, fui fazer uma conexão entre dois micros usando um Hub, um com WinXP e o outro com Win98, configurei o grupo de trabalho igual em ambos, coloquei a mesma mascara de rede, a Ip coloquei a mesma só com o ultimo numero diferente, o problema q o win98 enxerga o Xp mas o Xp não enxerga o Win98, fiqzemos a conexão de Xp - Xp com os mesmos cabos e configurações funcionou certo, eu queria saber o porque do Xp não enxergar o 98 :muro:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Já realizei ligação MICRO-MICRO utilizando cabo SERIAL, PARALELO e CROSSOVER.......

Estou buscando informaçoes sobre como realizar esse tipo de conexão através dos modens de 56k, ou seja, seria algo do tipo MODEM-MODEM.

Mas sem utilizar a rede telefônica, somente um cabo ligando estes dois micros.

Alguem tem mais informaçoes???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

tem um jeito mais de fazer essa rede...

se for velox e win98 e winXP

você rotea o modem....obs(modem tem q ser speedStream)

liga o modem pela USB e manda um cabo de rede..para o outro pc...no caso o Win98 e toda vez q quiserrem entrar na net só precisa ligar o estabizador. valeu .....ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

oi , eu não consigo compartilhar a internet com meus outro pc , eu uso um cabo crossover tenho 2 placa de rede no pc 1(central) e uma no outro(cliente) , só q eu já segui varios tutorias da net , ate esse q ta nesse topico e nda , só consigo compartilhar arquivos , minha internet é VIVAX sera q com VIVAX eu tenho q fazer algo diferente? se alguem tiver alguma ideia do q fazer , por favor postem ai :bandeira: Fui...

No caso disso ajudar em algo , eu uso o windows xp sp2 nos dois pc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai galera beleza? olha só eu tenho o seguinte problema, tenho uma rede aqui em casa com 3 micros ( o meu e de mais 2 amigos) dividindo a conexao. então o pessoal como tem pc a pouco tempo toda hr chega aqui pra eu resolver besteiras tipo pc travado, onde salvaram os arquivos e tal. só que o carinha que montou a rede não me da acessoa para eu poder usar o vns ou seja acessar remotamente, ele não deixou meu pc como servidor. então eu gostaria de saber como eu fç pra poder acessar o pc da rede pra gerenciar a rede pc ele também tem filhos pequenos e querem bloquear alguns site! valeu pela ateçao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...