Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
renato.gangemi

Slackware....

Recommended Posts

Ai galera...to com algumas duvidas quando instalo:

1º quando crio as partições, eu começo criando uma swap e depois duas linux ReiserFS sendo q uma é pra instalar o S.O e a outra para criar o diretório /usr...minha duvida fica em relação ao tipo de partição...sendo q todas q criei são lógicas...isso da algum problema ou tenho q utilizar necessariamente uma Primaria? Detalhe é q tenho o XP instalado na maquina também q já esta como primaria...

2º to com um pequeno problema em relação ao lilo, quando instalei o linux, constava o seguinte...no lilo quando eu dechava apenas uma hd conectada ele bootava normalmente pelo lilo...dando as opções de qual S.O eu poderia escolher...mas quando eu conectava a segunda simultaneamente, ele bootava diretamente pelo win...ai fica minha duvida na instalação do S.O...quem eu defino como BOOT e a MBR eu jogo aonde???

3º agora o problema fica no xorgconfig...na hora de definir qual a freqüência horizontal e vertical do monitor...eu olhei no site do fabricante e vi q constava assim...Freq Horizontal(30-98)KHZ e vertical (50-160)HZ...ou seja...tenho q converter a freq Horizontal em HZ ou posso colocar o valor anunciado pelo fabricante???

bom...acho q é isso...valeu galera! :D

:priv::muro:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. Não tem problema, pode deixar ele na lógica mesmo que não interfere. O Windows é que não pode ser deixado na partição lógica se não ele dá frescurite.

2. Como estão as configurações das partições e dos dois hds? Grave o Lilo na MBR de preferência.

3. Pode colocar estes valores que você conseguiu sem problemas, inclusive a frequência vertical do meu monitor é a mesma 50-160 Hz. Nas configurações você não coloca o "Hz", só os valores.

T+

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por antonypeople@03 de janeiro de 2006, 11:53

1. Não tem problema, pode deixar ele na lógica mesmo que não interfere. O Windows é que não pode ser deixado na partição lógica se não ele dá frescurite.

2. Como estão as configurações das partições e dos dois hds? Grave o Lilo na MBR de preferência.

3. Pode colocar estes valores que você conseguiu sem problemas, inclusive a frequência vertical do meu monitor é a mesma 50-160 Hz. Nas configurações você não coloca o "Hz", só os valores.

T+

beleza brother...

em relação as hds..ta desse jeito:

duas hds sata...uma só pra armazenamento de arquivos...a outra ta particionada em duas...uma pro XP com 60 Gb e a outra partição com 20 Gb para o Linux...detalhe é q na hora de definir as partições do Linux, eu defini o boot na partição do XP...

Outra duvida é quanto de espaço você me indicaria para as partições do linux tirando a swap q é o dobro de memória ram...eu defini 1/2 a 1/2 nas duas...sendo o /usr e a outra pra instalação do S.O?

valeu mano!!!...hoje eu me divirto...heheheeh

:palmas:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por renato.gangemi@03 de janeiro de 2006, 12:43

beleza brother...

em relação as hds..ta desse jeito:

duas hds sata...uma só pra armazenamento de arquivos...a outra ta particionada em duas...uma pro XP com 60 Gb e a outra partição com 20 Gb para o Linux...detalhe é q na hora de definir as partições do Linux, eu defini o boot na partição do XP...

Outra duvida é quanto de espaço você me indicaria para as partições do linux tirando a swap q é o dobro de memória ram...eu defini 1/2 a 1/2 nas duas...sendo o /usr e a outra pra instalação do S.O?

valeu mano!!!...hoje eu me divirto...heheheeh

:palmas:

Haaa galera..outro detalhe é q quando instalei o Linux...só tinha uma HD conrctada...fiz isso porque quando tinha as 2, ele só enxergava a HD q uso pra armazenar dados...sera q tenho q alterar alguma coisa na BIOS...tipo MASTER e SLAVE?...será q em HD SATA da pra definir isso ou não precisa... :muro:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por renato.gangemi@03 de janeiro de 2006, 17:02

Haaa galera..outro detalhe é q quando instalei o Linux...só tinha uma HD conrctada...fiz isso porque quando tinha as 2, ele só enxergava a HD q uso pra armazenar dados...sera q tenho q alterar alguma coisa na BIOS...tipo MASTER e SLAVE?...será q em HD SATA da pra definir isso ou não precisa... :muro:

Po galera...ninguém vai me ajudar??? :( ...ai...fuçando um pouco ontem..descobri mais....fiz um teste...troquei a ordem nos cabos das HDS...adivinha....O lilio bootou....legal...só q ai na hora de inicializar pelo Ruwidows....ele acusa um erro...falta o arquivo NTFR"acho q é esse o nome ou quase isso"...e num boota....séra q na hora de instalar eu tenho q jogar o boot na partição do linux ou vou ter q formatar a hd e instalar tudo de novo?...detalhe é q o linux em todas as tentativas foi de boa....porque será né...???heheheheehe!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Deixe o HD que está com o Lilo na primeira IDE como master (ou seja, ele vai ser um hda). O Windows tem que estar em uma partição primaria. Tente executar o fixboot e o fixmbr e depois restaurar o Lilo na MBR. Isso já funcionou comigo, é como se o Windows se perdese nas partiões e não soubese onde está :P... testa...

T+

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por antonypeople@04 de janeiro de 2006, 16:38

Deixe o HD que está com o Lilo na primeira IDE como master (ou seja, ele vai ser um hda). O Windows tem que estar em uma partição primaria. Tente executar o fixboot e o fixmbr e depois restaurar o Lilo na MBR. Isso já funcionou comigo, é como se o Windows se perdese nas partiões e não soubese onde está :P... testa...

T+

beleza...vou testar...só uma duvida...sou marinheiro de primeira...tipo...tenho q digitar fixboot e fixmbr dessa maneira ou tenho q colocar algum parametro...? e onde eu jogo a MBR?...

valeu!!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa... falei besteira... ou deixei de falar:

O fixboot e o fixmbr são comandos do Windows que restaurão seu gerenciador de boot... você tem que iniciar pelo cd de instalação do Windows XP e escolher a opção "Console de recuperação" (ou algo parecido).

Foi mal a confusão...

T+

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por antonypeople@05 de janeiro de 2006, 01:00

Opa... falei besteira... ou deixei de falar:

O fixboot e o fixmbr são comandos do Windows que restaurão seu gerenciador de boot... você tem que iniciar pelo cd de instalação do Windows XP e escolher a opção "Console de recuperação" (ou algo parecido).

Foi mal a confusão...

T+

nem esquenta....aiaiaiai... :( vamola....testei o q você me recomendou....inicializei...boootei pelo cd de instalação do xp....passei pela primeira parte q ele pede driver de raid e compania...e aquela parte q ele pede pra teclar f2 pra inicializar a recuperação do S.O...como não tinha feito o disquete q ele pede...passei direto....ai fui pra parte de instalação e recuperação do Sistema...bele....ele perguntou se eu queria reparar...pediu senha...depois ficou assim: C:\WINDOWS\....ai digitei....fixboot....e joquei em c:\....depois digitei fixmbr....ai le fez um comentario de q se eu não tivesse nenhum problema de enxergar a particão"coisa do tipo"...pra não proceguir...até ai firmão....depois bootei....e adivinha...parece q piorou...rsrsrrsrs...agora aparecia o mesmo erro só q com a seguinte frase:

ntrl failure

boot is missing!!!

eeeeeeeeeeee lai...danou-se....alguém me da uma luz????

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por renato.gangemi@05 de janeiro de 2006, 22:48

nem esquenta....aiaiaiai... :( vamola....testei o q você me recomendou....inicializei...boootei pelo cd de instalação do xp....passei pela primeira parte q ele pede driver de raid e compania...e aquela parte q ele pede pra teclar f2 pra inicializar a recuperação do S.O...como não tinha feito o disquete q ele pede...passei direto....ai fui pra parte de instalação e recuperação do Sistema...bele....ele perguntou se eu queria reparar...pediu senha...depois ficou assim:  C:\WINDOWS\....ai digitei....fixboot....e joquei em c:\....depois digitei fixmbr....ai le fez um comentario de q se eu não tivesse nenhum problema de enxergar a particão"coisa do tipo"...pra não proceguir...até ai firmão....depois bootei....e adivinha...parece q piorou...rsrsrrsrs...agora aparecia o mesmo erro só q com a seguinte frase:

ntrl failure

boot is missing!!!

eeeeeeeeeeee lai...danou-se....alguém me da uma luz????

Ai...desculpa aí...o erro na verdade é esse aqui....NTLDR is missing...outra coisa...é q na hora de fixar a MBR...ele não da opção(pelo menos não é visivel!)

Compartilhar este post

Link para o post

Quando você passar o fixboot e o fixmbr não é para colocar parametros para eles. Passe esses comandos puros.

Tente um disquete de inicialização do Windows 98 e passe o fdisk /MBR para tentar apagar todas as informações e depois execute os mesmo passos. Tente inicializar o Windows primeiro, ele é cheio de frescuras, depois para recuperar o Lilo é moleza.

Você tem algum problema físico no hd? Não é querendo assustar, mas só uma dúvida...

T+

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por antonypeople@06 de janeiro de 2006, 10:31

Quando você passar o fixboot e o fixmbr não é para colocar parametros para eles. Passe esses comandos puros.

Tente um disquete de inicialização do Windows 98 e passe o fdisk /MBR para tentar apagar todas as informações e depois execute os mesmo passos. Tente inicializar o Windows primeiro, ele é cheio de frescuras, depois para recuperar o Lilo é moleza.

Você tem algum problema físico no hd? Não é querendo assustar, mas só uma dúvida...

T+

Beleza..vou tentar...engraçado..instalei aqui no serviço o 10.1...só q tem apenas uma hd....e foi de boa....mas junto com o 98....em relação a HD...já tive problemas com éla sim...por causa de Badblock...mas passei um 0 fill e num tive mais problemas...mas acho difícil q seja isso pois quando eu instalei pela primeira vez....ele bootava de boa...menos é claro...o XP...só quando eu tirava a HD q num tinha nada a ver com a história....e on engraçado é q o LINUX não enxerga as duas HDS conectadas...somente aquele q esta definida como primaria.....emrelação ao fixboot...ele me pergunta em q lugar eu desejo definir o boot e me da a opção: c:\windows....pois segundo ele...é a unica visivel....outra...a nova MBR...ele vai gravar aonde?

valeu pelas dicas!

Compartilhar este post

Link para o post

Grave na MBR...

Você tem dois hds e ao ficar retirando e colocando eles em posições diferentes (em relação a IDE) acaba confundindo tanto o Linux quanto o XP. É na MBR que estes sistema gravam onde eles mesmos estão localizados, em que hd e em que partição, ao mudar de lugar as coisas ele meio que se perdem, e quando o dito cujo é o Windows XP ai é que a coisa piora.

T+

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por antonypeople@06 de janeiro de 2006, 14:44

Grave na MBR...

Você tem dois hds e ao ficar retirando e colocando eles em posições diferentes (em relação a IDE) acaba confundindo tanto o Linux quanto o XP. É na MBR que estes sistema gravam onde eles mesmos estão localizados, em que hd e em que partição, ao mudar de lugar as coisas ele meio que se perdem, e quando o dito cujo é o Windows XP ai é que a coisa piora.

T+

antonypeople...valeu pelas dicas....consegui resolver os problemas daqui...mas num adiantou as dicas....descobri q o real problema estava nas portas em q foram conectadas as HDS....sendo q a q estava com os S.Os estava definida como secundaria....dai num teve jeito...formatei e reinstalei..mas dessa vez...coloquei a HD na porta certa....dai...só alegria...mas valeu....

Obrigaduuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Foi o que eu estava dizendo acima sobre em que IDE seu hd estava e como as instalações estavam definidas... tem que se prestar atenção nisso... o Windows, como disse acima, não aceita ser iniciado a partir de uma secundaria (só com alguns parametros para enganar ele)...

Que bom por você ter conseguido...

T+

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por antonypeople@09 de janeiro de 2006, 14:01

Foi o que eu estava dizendo acima sobre em que IDE seu hd estava e como as instalações estavam definidas... tem que se prestar atenção nisso... o Windows, como disse acima, não aceita ser iniciado a partir de uma secundaria (só com alguns parametros para enganar ele)...

Que bom por você ter conseguido...

T+

Bom galera...agora q resolvi a parada do boot...tenho algumas duvidas em relação a manitenção do sistema....:

Em relação ao gerenciamneto de dispositivos...como é q eu visualizo os drivers q estão instalados e quais dispositivos não estão funcionando corretamente e qual comando eu devo procurar me informar pra instalar esses drives?

Valeu!!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, nativamente o Linux já vem com os módulos necessarios para que seus dispositivos funcionem, excetuando alguns perifericos como winmodems que possuem drivers prprietarios e por isso não podem ser incluidos na árvore do Kernel.

Estes módulos são os "drivers" para os dispositivos, ou seja, são eles que permitem que o sistema se comunique com o hardware. Para ter uma lista dos módulos que estão sendo usadaos pelo seu sistema execute lsmod.

Provavelmente, se você não tiver um hardware muito excêntrico, a maioria vai estar funcionando normalmente. Mas talvez alguns tenham problema, como: placa de som, wireless, scanner, winmodem (este com certeza você vai ter que instalar o driver), entre outros.

A impressora você pode tentar instalar usando o CUPS (use a interface web para isso digitando no navegador http://127.0.0.1:631/), mas o serviço tem que estar ativo. Se não houver um driver para ela (pode ser um parecido, a minha Epson 43UX funciona muito bem com a do 42UX) você vai ter que procurar um driver na internet para ela.

Teste os recursos do seu computador e veja o que está funcionando bem e qualquer coisa posta aqui para a gente ajudar.

T+

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por antonypeople@10 de janeiro de 2006, 12:49

Bom, nativamente o Linux já vem com os módulos necessarios para que seus dispositivos funcionem, excetuando alguns perifericos como winmodems que possuem drivers prprietarios e por isso não podem ser incluidos na árvore do Kernel.

Estes módulos são os "drivers" para os dispositivos, ou seja, são eles que permitem que o sistema se comunique com o hardware. Para ter uma lista dos módulos que estão sendo usadaos pelo seu sistema execute lsmod.

Provavelmente, se você não tiver um hardware muito excêntrico, a maioria vai estar funcionando normalmente. Mas talvez alguns tenham problema, como: placa de som, wireless, scanner, winmodem (este com certeza você vai ter que instalar o driver), entre outros.

A impressora você pode tentar instalar usando o CUPS (use a interface web para isso digitando no navegador http://127.0.0.1:631/), mas o serviço tem que estar ativo. Se não houver um driver para ela (pode ser um parecido, a minha Epson 43UX funciona muito bem com a do 42UX) você vai ter que procurar um driver na internet para ela.

Teste os recursos do seu computador e veja o que está funcionando bem e qualquer coisa posta aqui para a gente ajudar.

T+

Valeu GRANDE...vou testar...qualquer coisa....volto a postar....VALEU!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por antonypeople@10 de janeiro de 2006, 12:49

T+

então...eu estava querendo éra atualizar o driver de video...como é q eu faria?

Tbconfigurar a rede aqui no serviço também....é o comando adsl-setup?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o seu video? E como quer configurar esta rede? adsl-setup é para confirar sua conexão banda larga (ADSL)...

T+

ps.: Uma ótima dica para usuarios novatos que querem aprender é a leitura do Guia Foca Linux, pode baixar e se divertir a vontade. Na parte avançada ele fala muito sobre e redes e afins.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por antonypeople@11 de janeiro de 2006, 12:55

Qual o seu video? E como quer configurar esta rede? adsl-setup é para confirar sua conexão banda larga (ADSL)...

T+

ps.: Uma ótima dica para usuarios novatos que querem aprender é a leitura do Guia Foca Linux, pode baixar e se divertir a vontade. Na parte avançada ele fala muito sobre e redes e afins.

minha PV no caso é a da assinatura(6600GT)...quero configurar a rede pra acesso...n caso eu tenho os dados como dns..gateway...ipfixo...servidor proxy....ajuda?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por megatecno@12 de janeiro de 2006, 09:50

No Slackware acima do 10.1 ( acho ) não se utiliza mais o adsl-setup, agora é o pppoe-setup.

Qualquer coisa da um toque.

Abraços

então...em casa foi beleza...é o 10.2...mas aqui é servidor e instalei o 10.1...detalhe é que quero acessar a rede...

Alguém sabe como configurar o driver de video da NVIDIA....eu já instalei mas na hora de configurar, não sai do zero!

valeu !

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por renato.gangemi@12 de janeiro de 2006, 09:53

Alguém sabe como configurar o driver de video da NVIDIA....eu já instalei mas na hora de configurar, não sai do zero!

valeu !

Qual o erro que acontece aí? Você já editou o /etc/X11/xorgconfig mudou o driver para "nvidia"?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais