Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer backup da FAT e estrutura diretórios?


gustavopamplona

Posts recomendados

Olá pessoal!!! :joia:

Sou novo aqui e gostaria de perguntar algumas coisinhas...

Desculpem primeiramente pela mensagem muito grande.

Gostaria de saber como faço para becapear (gostaram?) a FAT e toda a estrutura de diretórios de um disco e depois como retornar o backup...

Gostaria de um programa que faça isto, tenho um HD de 40GB com 4 partições de 10GB cada e cada uma está com FAT32X

Com Norton Disk Editor eu consigo becapear a FAT, basta eu selecionar o drive lógico, escolher no menu Object, 1st FAT e também a 2nd FAT,

Depois em Tools -> Write Object to , seleciono File e salvo a FAT como arquivo, depois basta eu apenas abrir o arquivo no Disk Editor e grava-lo como setores especificando os setores da FAT, setor 32 e diante,

Mas não sei como eu faço para salvar a estrutura de diretórios, consigo apenas salvar o "root directory", apenas a estrutura de diretórios da raiz.

Existe algum programa que faça isto? E de preferência que seja freeware ou licensiado via GPL?

Conheço o Easy Recovery (antigo Tiramusu) da Ontrack e também conheço o Lost & Found da PowerQuest (mesmo fabricante do Partition Magic)

Mas estes programas são de recuperação e não é o que eu desejo, desejo apenas becapear a FAT + estrutura dirs e retornar ela depois

Becapear a tabela de partição e MBR e muito simples também, basta apenas eu copiar os primeiros 512bytes do disco. Isto dá para ser feito até mesmo com dd no Linux.

Sei que o Norton Utilities tem o Rescue, mas não é exatamente o que eu estou querendo.

Gostaria de um programa simples tipo, pega os setores da FAT, salva como arquivo em outro disco rígido, e também pega toda a estrutura de diretório e a salva como arquivo.... e depois ele consegue fazer o reverso

Agradeço a atenção.. :D

Um forte abraço :bye:

e também gostei dos "emoticons" :devil::muro::priv::stupid::tantan::cry:

Os mais legais de todos. Falou!!! :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Sonic

Legal, cê é de Brasilia, :bandeira:, sou de Belo Horizonte.

Agradeço pela sua resposta, mas não estou querendo becapear todo o HD, apenas as informações vitais. Ou seja...

- Tabela de Partição

- FAT (1a e 2a cópias de cada partição)

- Estrutura de diretórios.

Eu também já conhecia o Norton Ghost... Eu posso estar errado, mas pelo que eu sei deste programa ele becapeia tudo, não somente aqueles primeiros setores do disco e das partições

Bom sabendo que é muito díficil algum programa e até mesmo uma pane no SO preencher com zeros todo o HD, apagando realmente todo o conteúdo.

Você sabe, zero-fill ou em linux dd if=/dev/zero of=/dev/hda bs=512

(ide primario, hd master)

E um becape daqueles acima (os três items que eu mencionei) te ajuda bastante por exemplo...

- Se formatar o HD por engano

- Se deletar arquivos por engano

(lembre-se deletar apenas preenche com zeros a FAT, não os setores do arquivo)

- Se danificar a FAT por algum motivo.

- Se perder algum diretório..

Por exemplo, salvar a FAT de uma partição de 10GB aqui do meu HD de 40GB consome apenas 4MB

Mas se eu não salvar a estrutura de diretórios (que é o que estou querendo)

Quando eu retorno a FAT no HD, apenas vai listar o espaço em disco ocupado e sobrando, e se eu usar por exemplo o Scandisk ou Norton Disk Doctor

Vai aparecer como "cadeias perdidas" ou setores com vários "lost chains" pedindo para salvar os arquivos e aí você já sabe o que acontece depois, vários File????.chk e Dir????

Realmente o que eu preciso mesmo é de um programa que salve a estrutura de diretórios toda...

Salvando o MBR + a tab de parts. eu tenho backup das informações do HD.

Salvando a FAT + estruct de dirs tenho backup do resto dos arquivos

Não tenho gravador de DVD nem outro HD de 40GB para becapear, apenas possuo gravador de CD.

Ou seja com apenas uns 20MB de espaço posso becapear um HD de 40GB.

Isto é se eu não escrever pro disco logo após a perda do arquivo/diretório ou mesmo o drive todo.

Li seu tópico

"Porque meu HD não mostra toda sua Capacidade?, Leia e Descubra..."

Mas já sabia daquilo... Mas bastante informativo e instrutivo...

Um forte abraço :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao invés de utilizar o Disk Editor da Norton utilize o Rescue disk que também é da Norton e faz a cópia da estrutura de arquivos e da FAT em um disquete.

Espero ter entendido a sua pergunta e ajudado.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço também pela resposta Luciano3001...

Mas na primeira mensagem antes da resposta do "Sonic" mencionei que não gostaria de usar o Rescue Disk do Norton...

Mas se não tiver jeito, o jeito é usá-lo, isto porque o rescue disk somente salva a FAT em disquetes (posso estar errado acerca disto)

Pelos meus cálculos 4 partições de 10GB cada, para salvar toda a FAT e estrutura de diretórios acredito eu que dê cerca de 20MB, isto porque eu salvei a FAT de uma part. de 10GB e deu cerca de 4.2 MB.

E isto sem a estrutura de diretórios.

Falou!!! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos do Clube do Hardware... :palmas:

Desejo a vocês umas :-BEER

Aparentemente achei um programa que que faz o que eu quero... (Ainda não o testei ainda)

DiskMan 4

Dêem uma olhada e sintam se a vontade com este maravilhoso programa...

E o melhor de tudo, ele é livre!!! :palmas:

Também gostaria de agradecer ao membro "nico" a respeito do programa "sec-acc4", também é outro muito bom....

Gostaria de dizer também que o administrador(es) e/ou moderador(es)  poderiam colocar este tópico como importante

Já que muitos aqui irão poderão encontrar valiosa informação,

Abraços calorosos a equipe do Clube do Hardware :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...