Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
lima_sos

Erro na leitura da cmos...

Recommended Posts

Ajudem!!?

eu tenho uma placa mãe GA-8s650GXM-P, eu usava um prossecedor Sempron 2.4, mais meu cunhado quebrou a pinagem, então resolvi comprar um p4 2.4ghz 533de freqüência, coloquei na placa mais não passava da tela que dizia em inglês:"erro na leitura da cmos".

Eu troquei a bateria, mais mesmo assim não entrava nem no setup, dava a opção de entrar no setup mais não entrava, pensei ser o teclado mais não era, pois troquei o teclado, então botei um outro p4 eu consegui passar da tela do erro da cmos mais ele travava em certo ponto e não passava do local, achando que seria o processador o testei em outro computador, e o processador esta ótimo!

Penso que o problema seja a configuração da claca que de estar para a freqüência de 400 e não de 533 como é a do novo processador, mais deve ser feita manualmente, não faço ideia como se faz isso, se alguem souber onde estou errando ou como faço essa configuração de forma manual eu agradeço...

Desde já sou muito grato!

EDUARDO

:muro::muro::muro::muro::muro::muro::muro::muro::D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Experimente fazer reset ao bios com o jumper que tem no motherboard

se não funcionar tem de ver no manual do mb quuais os jumpers para fazer o setup do processador e colocar os jumpers correctamente.

verificou se o seu mb é compativel com o mb-

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente queria agradecer sua disponibilidade e responder meu pedido de ajuda.

O reset seria onde fica escrito na mb, clear_cmos? se for eu já tentei e não mudou nada.

O manual não diz quais os jumpers para fazer o setup do processador, ou se explica eu não consegui entender, mais tenho quase certeza que não explica.

No manual diz q aceita p4 2.2 ou superiores e que a freqüência tem de ser de 400 ou 533. meu casou tornou-se de 533, mais o antigo processador sempron era de 400.

Compartilhar este post

Link para o post

segundo vi o seu board não tem jumpers para o setup do cpu

verifique se o seu cpu é compativel , isto é muito importante

por exemplo o P4-Prescott 2.4G não é compativel com esse board embora seja 533 de fsb . veja no site do fabricante

pode fazer o seguinte

retire todo hardware , ficando só a placa grafica, a memoria e o teclado.

se tiver mais que uma memoria tente com uma apenas que tenha a certeza estar boa

faça reset ao bios

tente arrancar o pc e entrar no bios

se não conseguir ou tem incompatibilidade do cpu ou problemas do mb.

a unica hipotese que vejo é tentar com um cpu identico ao que tinha e fazer a actualizaçao do bios para a ultima versao, fazer load dos fail safe defailfs na bios e voltar a repetir o processo.

ATENÇAO : o seu board tem duas revisoes a rev 1.0 e a 2.0 , tem de fazer update com aversao do bios correcta.

o board revisao 1 tem umacor amarelada

o board revisao 2 tem uma cor azulada

ok depois diga algo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais