Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esboço de ventilação


Shura

Posts recomendados

Olá a todos!

Resolvi fazer um esboço da ventilação do meu CPU, pra ver como o ar estaria circulando. Antes, gostaria de deixar claro, que o local onde ele está instalado é praticamente o inferno, é quente tanto de dia quanto a noite...deve ser por causa de uma construção obstruindo a passagem de vento pela janela...vou tentar providenciar algo pra não precisar usar tantos ventiladores.

Como podem notar, existem mesmo muitos ventiladores instalados, demais até pro meu gosto, mas não posso usar menos que isso, a menos que queira um travamento ou até perder todo equipamento. Notem que tive que fazer modificações extremas, de instalar sobre o teto 2 Air Rotron fa Sprite de 18 W cada, são bem silenciosos até, e tem um bom fluxo de ar, mas eu não gosto muito de usá-los devido ao campo eletromagnético que todo motor gera, e se tratando de motores de corrente alternada o campo é mais forte do que os que se costuma usar dentro do gabinete ligados a fonte.

Também instalei um FAN auxiliar de 60x60 mm ao lado das memórias, o esboço em si não é fiel a instalação real, mas está de forma a puxar o ar quente tanto das memórias quanto ao ar quente que é jogado pelo dissipador do processador direto nos chips de memória (ainda não entendi o motivo da montagem do dissipador ser de jogar ar quente para as memórias...como se isso fosse ajudar em algo). 2 FAN's, um frontal e um traseiro de 80x80 mm, mais um FAN adicional de 40x40 para um HD Samsung e aquela estranha formação "DELTA" sobre as placas de modem, decodificadora de DVD e de vídeo. Acreditem, o fluxo de ar gerado por aqueles FAN's realmente ajudam bastante a estabilizar o sistema, junto com os exautores nos slots PCI. Algumas vezes desliguei pra fazer alguns testes e dava problema direto em jogos.

Bom, agora pergunto, se alguém teria alguma ideia pra saber se posso fazer algo pra reduzir a quantidade de ventiladores...o ruído não incomoda, é bem silencioso até, mas diminuir o consumo elétrico é sempre bem vindo.

post-4731-13884901178645_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Marcos_Tavares@07 de janeiro de 2006, 08:48

Poderia dar mais informações do seu gabinete? Existem furos laterais? Do jeito que está mostrado a única entrada de ar frio é na parte frontal.

Posso ter perdido alguma coisa, mais qual a razão de usar fans AC ao invés de fans de 12V?

Abraços

Marcos

Q.J.A

Existe sim um furo lateral na altura daqueles 3 FAN's ali...e bem, to usando AC primeiro que eu não usei serra-copo, ai o furo ficou hyper tosco, muito feio (já to planejando compra outro gabinete e um conjunto de serra-copo 76mm c/ broca guia) e também pelo poder...mas não me agrada usar AC por causa do campo eletromagnético gerado por eles...

Em todo caso, mesmo que eu faça bonitinho num gabinete novo, o esquema ficaria igual, só que os FAN's do teto seriam DC e não AC...por isso pergunto se existe alguma possibilidade de diminuir um pouco a quantidade instalada...

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu com certeza tenho a solução B)

Eu uso esporádicamente o sistema de ventilação By ARNO TURBO FAN...

YEAHHHH!!!Tãoo pensando que é pouca #####?haiuehiueheuihe...>

Vejam...

bom...eu garanto pelo menos no meu a queda de uns 5 graus em uns 2 minutos...hauiheiuaheuiheuiee,....

Então,essa é a dica!compra um ventilador e aposenta a lateral do case ^^'

aiueuheuiheiueh

(zoa...eu não uso sempre,só quando ta MUUUUITO quente por aqui e pc começa a esquentar d+ junto,é,o quarto vira um forno,eu sei)

PS:Não siga meus conselhos

PS2:´Já pensou em ar condicionado ?:D

(ps3:nunca ví tanto ventilador num PC só :huh: ... :blink: ...bem louco :D )

fui

Espero não ter atrapalhado muito :D

post-50388-13884901191019_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eheah .. colega temos o mesmo problema... por exemplo ontem a meia noiet o meu quarto estava a 37°C ( absrudo!!!)

meu computador tem o total d 11 ventiladores entre coolers fans e exaustores ...

tipo... não adianta colocar pra puxar ar pra dentro..porque o ar d fora já esta quente ele so vai esquentamais... deixa assim como ta.... e procura ventiladores mais potentes, um Arconcionado pro quarto =D ( meu sonho)

mas é complicado...

nada mais.. ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas de qualquer forma adianta, por por mais que o ar que as "ventoinhas" jogue pra dentro esteja "quente"...com certeza vai estar mais frio que o processador,que a fonte :D

Mas sei lá...com certeza a melhor solução pra resfriar é botar um ar condicionado(vou olhar o preço aqui em algum site pra falar )

pronto...voltei...er...bom...tem lá os daqui d brasília por uns 300 conto..mas seja onde for que você more com certeza é mais barato do que aqui :bravo:

hehe...

Então,é melhor gastar essa grana com o ar condicionado do que comprar mais 91308013289320389023821321 FANS ^^'

(aí com certeza diminuiii a temperatura, MAS...acho que sobe a conta de luz junto :tantan: )

auheiuaehauiehuieheuhe

ai ai ai...

mas como eu disse em outro tópico...

O PS3 foi anunciado pra sair por uns 900 rais aqui no brasil :D

intom esperaaa ele chegar,aposenta o pc:D

ahieuhieuahe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A impressão que dá e que tem tanto ventiladores instalados que devem estar atrapalhando o fluxo de ar dentro do gabinete, causando a recirculação de ar quente.

Você já tentou tirar os dois exaustores e deixar a tampa destes slots abertas. O exaustor da PV pode estar atrapalhando o fluxo de ar e causando o travamento descrito.

Os cabos do seu gabinete também devem estar organizados.

Qual a razão de usar um AKASA Fan Control? Pois como você está descrevendo tudo deveria estar no máximo.

Os fans que você está usando tem um CFM alto?

Do jeito que está o seu gabinete, creio que o melhor seria usar dois Vantec Tornado um na frente e um na saída, ligados no Akasa fan Control, deixar o Vcom 21b (utilizando uma boa pasta térmica, tipo AS5) e retirar todos os outros fans. Una-se a isto uma boa organizada nos cabos. Fica aí a sugestão.

Marcos

Q.J.A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi mal não ter falado nada antes, estava prestando vestibular <_<

Bom, eu uso o Fan Control ali mais é pra aferir as temperaturas do que silenciar a criatura em dias mais frios...se bem que no inverno vai ser mais útil, não vou precisar usar nem metade da velocidades deles...

Cabos internos são todos do tipo Round da Akasa, com exceção do floppy, mesmo assim é muito fio que tem lá dentro, a atmosfera interna fica hyper poluída, já amarrei como pude, mas fazê-los sumir não tem como, e olha que esse gabinete não é tão pequeno assim...não é grande, mas também não é pequeno.

Quanto aos CFM, não tenho como dizer exatamente...aquele grupo em 3 ali são reaproveitados de fontes queimadas, não sei com exatidão qual a velocidade de cada.

Mas eu já tenho planos, comprar um gabinete mais alto e de preferência com a mesma largura, ou até mais largo, fazer alguns furos com serra-copo de 76mm e instalar FAN de 12V no teto e na lateral, mas umas com mais CFM que as da Akasa que eu tenho instalada na entrada e na saída...nem rola compra serra-copo de 113mm, eu só poderia usá-lo 1 única vez, e custa muito caro...

Quando eu fizer todas as modificações, eu posto os resultados neste mesmo tópico...espero que até junho tenho mudado tudo. To levando em consideração, que talvez esse seja o limite de refrigeração, já que o ambiente é extremamente quente e não tenho AC aqui em casa.

Até

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Chucrutzzz@07 de janeiro de 2006, 15:20

Eu com certeza tenho a solução  B)

Eu uso esporádicamente o sistema de ventilação By ARNO TURBO FAN...

YEAHHHH!!!Tãoo pensando que é pouca  #####?haiuehiueheuihe...>

Vejam...

bom...eu garanto pelo menos no meu a queda de uns 5 graus em uns 2 minutos...hauiheiuaheuiheuiee,....

Então,essa é a dica!compra um ventilador e aposenta a lateral do case ^^'

aiueuheuiheiueh

(zoa...eu não uso sempre,só quando ta MUUUUITO quente por aqui e pc começa a esquentar d+ junto,é,o quarto vira um forno,eu sei)

PS:Não siga meus conselhos

PS2:´Já pensou em ar condicionado ?:D

(ps3:nunca ví tanto ventilador num PC só  :huh:  ...  :blink:  ...bem louco :D )

fui

Espero não ter atrapalhado muito  :D

Só cuida pra interferência gerado pelo motor não destruí teu monitor...eu já destruí um monitor assim. = Até os FAN's elétricos que eu to usando to estudando pra sabe se não vão causar danos no CPU...senão tenho que tirar eles dali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Shura@14 de janeiro de 2006, 14:31

Foi mal não ter falado nada antes, estava prestando vestibular  <_<

Bom, eu uso o Fan Control ali mais é pra aferir as temperaturas do que silenciar a criatura em dias mais frios...se bem que no inverno vai ser mais útil, não vou precisar usar nem metade da velocidades deles...

Cabos internos são todos do tipo Round da Akasa, com exceção do floppy, mesmo assim é muito fio que tem lá dentro, a atmosfera interna fica hyper poluída, já amarrei como pude, mas fazê-los sumir não tem como, e olha que esse gabinete não é tão pequeno assim...não é grande, mas também não é pequeno.

Quanto aos CFM, não tenho como dizer exatamente...aquele grupo em 3 ali são reaproveitados de fontes queimadas, não sei com exatidão qual a velocidade de cada.

Mas eu já tenho planos, comprar um gabinete mais alto e de preferência com a mesma largura, ou até mais largo, fazer alguns furos com serra-copo de 76mm e instalar FAN de 12V no teto e na lateral, mas umas com mais CFM que as da Akasa que eu tenho instalada na entrada e na saída...nem rola compra serra-copo de 113mm, eu só poderia usá-lo 1 única vez, e custa muito caro...

Quando eu fizer todas as modificações, eu posto os resultados neste mesmo tópico...espero que até junho tenho mudado tudo. To levando em consideração, que talvez esse seja o limite de refrigeração, já que o ambiente é extremamente quente e não tenho AC aqui em casa.

Até

Cara o que é cera copo, e onde tem pra vender, e mostra alguma foto. :natal:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sangsuga@14 de janeiro de 2006, 18:59

Cara o que é cera copo, e onde tem pra vender, e mostra alguma foto.  :natal:

Serra copo: ferramenta que, adaptada em uma máquina como por excemplo, uma furadeira portátil, é capaz de realizar cortes precisos e circulares, com um bom acabamento. É composto por uma serra em tamanho variado de formato cilíndrico e uma broca guia no centro, para manter o corte sempre no mesmo ponto.

No caso de casemod, se usa muito os serra-copos de +- 76mm, de aço rápido, para executar cortes precisos na parte metálica do gabinete, como no teto e laterais para FAN's de 80x80 mm. Existe de tamanhos variados, mas esse é o que normalmente se usa mais.

Serra copo:

Broca guia:

A broca guia é montada no centro do serra copo. Mas é preciso ter um pouco de informação, pois existe vários tipos de serra copos. Esse é o pra aço rápido, mas existe também para madeira e alvenaria...

Até

post-4731-13884903839083_thumb.jpg

post-4731-1388490383926_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Shura@15 de janeiro de 2006, 02:54

Serra copo: ferramenta que, adaptada em uma máquina como por excemplo, uma furadeira portátil, é capaz de realizar cortes precisos e circulares, com um bom acabamento. É composto por uma serra em tamanho variado de formato cilíndrico e uma broca guia no centro, para manter o corte sempre no mesmo ponto.

No caso de casemod, se usa muito os serra-copos de +- 76mm, de aço rápido, para executar cortes precisos na parte metálica do gabinete, como no teto e laterais para FAN's de 80x80 mm. Existe de tamanhos variados, mas esse é o que normalmente se usa mais.

Serra copo:

Broca guia:

A broca guia é montada no centro do serra copo. Mas é preciso ter um pouco de informação, pois existe vários tipos de serra copos. Esse é o pra aço rápido, mas existe também para madeira e alvenaria...

Até

Onde eu posso ajar pra vender ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sangsuga@15 de janeiro de 2006, 10:10

Onde eu posso ajar pra vender ?

Em grandes ferragens...de preferência onde já se venda brocas e acessórios para furadeiras. Aqui em PoA eu encontro na Ferramentas Gerais, que é uma loja que trabalha com tudo quanto é tipo de máquina desde pequenas até industriais, e na Severo Roth, onde tem de tudo em eletro, eletrônica, hidráulica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este esquema tem o intuito de ajudar você a montar seu casemod para uma boa refrigeração. Este projeto está sendo aplicado em minha máquina e foi efetuado testes com ajuda do Auto Cad..estou elaborando um manual e breve vou disponibilizar com a animação.

1º A fonte aquece e a Fan envia o ar quente (da fonte) para fora.

2º O Processador aquece e joga o ar quente gerado para fora, atigindo a VGA, Fonte e Memoria.

3º O Drive de CD-Rom está numa posição ruim, não gera calor e também não disssipa.

4º Os HDS geram um aquecimento muito alto, aquecendo todo o ambiente na parte de baixo da CPU não dissipando qualquer calor, apenas gerando.

5º AS Vga´s atuais geram muito calor, aluns cooler´s+dissipadores, não são capazes de dissipar o calor e acaba entrando em loop, ar quente sai ar quente entra.

6º As memórias por sua vez recebe o calor do Processador, Fonte e seu próprio calor.

by continued.....

post-26576-13884903894105_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesta segunda parte mostra como deve ser alocado as FAN´s na CPU, todas colocadas estratégicamente para ter um fluxo de ar....uma corrente de ar, passando pela CPU. Breve vou estar mostrando alguns esquemas que precisam ser levados em consideração quando vocês quiserem melhorar o fluxo de ar (refrigeração) e que não adianta sair colocando FAN para tudo que é lado.

Neste esquema foi adicionado 4 FANS

1º O CD Rom foi colocado nas duas últimas baias da CPU e a FAN foi colocada nas duas primeiras. Isso faz com que a FAN gere uma corrente de ar em direção as memórias, pegando a parte frontal da fonte.

2º Esta fan colocado na CPU fecha é reponsavel por tirar o ar quente gerado pelo processador e memória. Esta FAN junto com 1º fencham o fluxo de ar da CPU fazendo uma corrente e dimuinto a temperatura do calor gerado pelos componentes.

3º A Fonte recebe uma quantidade do ar novo gerado pela 1º fan fazendo com que o gerado não fique tão alto.

4º Esta FAN é responsável por esfriar o calor gerado pelo HD, fazendo com que o AR não fique num LOOP, ele espalha o calor gerado pegando carona com o fluxo de ar.

5º Esta faz é reponsavel pelo esfriamentdo da VGA fazendo com que o calor gerado fique bem menos quente e se espalhe..pegando uma carona no fluxo de ar feito.

6º AS memorias por sua vez é beneficiada pelo fluxo de ar que passa justamente por ela.

Espero que ajude vários CASER´s a resolverem esse problema para que não tenha erros.

Obrigado

Douglas Alexandre

post-26576-13884903894681_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...