Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
gamalazer

Cuidado com a ventoinha lateral !

Recommended Posts

Pessoal,

não fiz testes e nem pude ver ao vivo. Mas pelos desenhos nos sites de venda, percebi que as ventoinhas laterais de 80mm não realizam seu trabalho de forma eficiente caso o exaustor de 120mm traseiro esteja rodando. Como?

Muito simples. Imaginem uma pequena ventoinha soprando ar frio para dentro do gabinete e uma ventoinha de 120mm puxando ar quente (normalmente na mesma direção/altura da ventoinha lateral). Quem levara vantagem? A de 120mm ira puxar o ar frio antes que ele faça sua tarefa...este "corredor" de ar não estara contribuindo para uma melhor refrigeração do micro. Antes que vocês possam me chamar de maluco :tantan: , basta olhar alguns testes com o pentium prescott e analisar as temperaturas internas quando não se usa os dutos laterais. A função do duto é exatamente impedir que o exaustor traseiro puxe o ar frio antes que ele resfrie os componentes.

Esses gabinetes com ventoinhas laterais (sem duto) na altura/direção do exaustor traseiro não trabalham eficientemente para refrigerar o micro. Teremos duas ventoinhas "brigando" por nada. Devemos ter cuidado na hora de escolher o gabinete.

Minha opiniao: Um bom gabinete no sentido de refrigeração seria aquele com: Uma boa ventoinha (120mm) soprando ar frio no painel frontal + uma ventoinha lateral com duto na direção exata do CPU + exaustor traseiro de 120mm (ficando um pouco acima da ventoinha lateral) + exaustor superior (localizado bem ao centro do gabinete) + uma boa fonte eficiente com 2 ventoinhas.

OU

No caso de não ter o duto lateral: Frontal de 120mm + exaustor traseiro de 120mm + lateral inferior soprando ou lateral superior puxando (não ficando na mesma direção/altura da traseira) + exaustor no teto + boa fonte com 2 ventoinhas.

Gostaria muito de outras opinioes e ate mesmo relatos de quem usa ventoinhas laterais sem o duto. Lembro que isso é uma opiniao propria...não sei, se na pratica ira resultar em outra coisa...por isso peço a colaboração de vocês.

Valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Condordo com você gamalazer. Realmente a ventoinha lateral sem duto não serve pra nada se tivermos um exaustor na traseira. Acho que a melhor configuração seria mesmo um ventilador na frente, um lateral com duto, um exaustor traseiro + fonte boa ou exautor de teto.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Condordo com você gamalazer. Realmente a ventoinha lateral sem duto não serve pra nada se tivermos um exaustor na traseira. Acho que a melhor configuração seria mesmo um ventilador na frente, um lateral com duto, um exaustor traseiro + fonte boa ou exautor de teto.

Valeu! Vamos la pessoal, to sentindo que esse assunto pode dar muita, mas muita discussao!!!

Valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais