Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste de CI - RS485


Digão AMD

Posts recomendados

Salve galera!!

Meus caros amigos, não sou de criar tópicos sabendo que a probabilidade de ficar sem respostas é Grande, mas, como estou precisando muito, gostaria primeiramente de saber se existe um circuito eletrônico capaz de "TESTAR" o CI RS485 (8 pinos) que vários fabricantes produzem atualmente e que servem para fazer a "conversão/amplificação" do sinal proveniente de uma saída serial de PC via (RS232). :joia:

Pergunto isso pois onde trabalho usamos este tipo de protocolo 232/485 e diariamente é preciso TESTAR esses pequenos CIs de 8 pinos, sendo assim, como existem vários "circuitos testadores de CIs", como de OPAMPS (741), osciladores (555), Cristais, etc...enfim...gostaria de confeccionar pra uso próprio um pequeno circuito onde eu possa ter apenas o "soquete" para o CI e ao encaixá-lo, poder ter certeza que o referido CI em teste encontra-se em bom estado ou já não esta mais utilizável, nem que seja com um pequeno Led piscando, e por aí vai. :goff:

Se algum dos meus caros amigos puderem me dar esse "Help", ficarei muito grato e estarás fazendo um enorme favor pra mim.

Desde já agradeço aos amigos que puderem ao menos dar atenção a este Post! :palmas:

É isso aí.

Grande Abraço a todos. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazer um sistema de teste para todos os ics , sabe quanto isso custa ?

agora indo ao possivel .

1 - manualmente

usar a porta paralela , alias há aqu no site , para ligar ao circuito pode no entanto ter de fazer alteraçoes para por exemplo vcc e ground.

assim pode controlar cada pino do ic e verificar a sua resposta .

pode ainda criar o software que faça o teste automatico , isto é ter um ficheiro que manda os sinais para as entradas automaticamente e recebe as saidas.

desta forma se o resultado for diferente o programa deve dar erro

2 automatico

criar o hardware , pode usar a pora paralela pois , é mais simples , que lança sobre o ic un conjubto de patterns e verifica a saida .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera!!

Meu caro amigo nico, obrigado pela Luz! :-BEER

Agora, o problema é criar o software e projetar o hardware.

Sou um aprendiz ainda...por isso não me considero ainda com conhecimento suficiente pra poder colocar em prática sua maravilhosa dica! :joia:

Continua o meu problema.

De qualquer forma, meu muito obrigado.

Grande Abraço. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí digam beleza?

E o filhote? frmz?

Cara a um tempo atrás eu estava fazendo umas plaquinhas que serviam p/ comunicaçoa rs485, era usada nesses terminais procomp antigos de supermecados que tem um teclado alfanumerico e uma tela de lcd retangular quase do tamanho do aparelho.

Bem, talvez de p/ fazer placas dessas e testar usando 2 micros, com uma conexão via porta serial, mas não tenho certeza se funciona dessa forma... se você quiser, eu ainda tenho o diagrama esquematico desse conversor rs232/rs485, se for do seu agrado eu posto ele aqui no forum.

:-BEER

F.l.w aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera!!!

Meu caro amigo XRBR, tudo BEM?! :D

Poxa meu amigo, pra ser Bem sincero, nem acreditei quando vi que este meu tópico tinha tido mais uma resposta!!!

Aí quando vi que era do Antigo :D Amigo XRBR, só alegria!! rss

Agora, sem mais "Lero-Lero" rss, eu ficaria muitíssimo Grato a você por essa Ajuda incomensurável!!! :palmas:

Com certeza pelo circuito que você comentou, eu teria CONDIÇÕES de afirmar se o pequeno CI485 (DIP 8 PINOS) está em bom estado ou avariado....Isso me ajuda tanto que você nem faz ideia! Não se preocupe, não quero NADA para fins comerciais/ou que gerem LUCRO, desejo apenas conseguir "Facilitar" minha vida, minha rotina diária, que há um BOM tempo já vez me "sacrificando" com TANTOS CIs485 que preciso fazer testes aleatórios para poder identificar o "Joio do Trigo"...rss

Mas é isso aí, Te agradeço muito mesmo a iniciativa, de Coração, e é bom saber que quando afirmo que aqui no Clube só FIZ e Faço AMIGOS diariamente, estou falando a verdade mais uma vez!! :D

Ficarei no seu aguardo e se porventura algum amigo do Clube também queira dar "um apoio", sintam-se à vontade!

Sucesso meu caro XRBR! :-BEER

P.S.: Meu filhão completou dia 08/01 seus primeiros 6 meses!!! :D Está cada dia mais LINDO e Esperto, fora Manhoso! rss. Apesar dessa virada de ano não ter sido muito boa para minha vida pessoa e familiar (rompeu-se meu matrimônio) :cry: , Graças a Deus tudo agora está Bem! Sou um Pai "Bobão" MESMO!! :D:joia: Obrigado por perguntar do meu filhão meu caro amigo XRBR!

Grande Abraço. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por digam AMD@08 de janeiro de 2006, 05:16

Salve galera!!

Meu caro amigo nico, obrigado pela Luz! :-BEER

Agora, o problema é criar o software e projetar o hardware.

Sou um aprendiz ainda...por isso não me considero ainda com conhecimento suficiente pra poder colocar em prática sua maravilhosa dica! :joia:

Continua o meu problema.

De qualquer forma, meu muito obrigado.

Grande Abraço. :bandeira:

--------------------------------------------

para a dica 1

não sei se já reparou mas existe aqui no site um projecto de controlo pela porta paralela , já com o software feito , logo nada tem que fazer a nivel de software a não ser utilizar o que esta feito.

quanto ao difícil hardware bastam resistencias de protecçao entre as saidas da porta paralela e os ics que pretende testar. pode ate fazer adaptadores para cada ic.

acha que é difícil ?

ver aqui

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1147

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera!!

Meu caro amigo nico, agora conseguir "pescar" sua dica de maneira mais fácil! :-BEER

Com certeza não é tão complicado fazer-se o Hardware com este esquema que está contido no link para comunicacao com a Porta Paralela do PC, realmente apenas precisando de resistores de polarização para o CI (no caso RS485 DIP-8PINOS) e ter o "estado" de cada pino e/ou próprio CI com a indicação feita por Leds (que eu imaginei ser mais prática, justamente pelo uso de resistores, que em determinado nível de tensão sao polarizados e consequentemente alimentam o diodos Leds!).

Obrigado pela melhor explicação meu caro. :-BEER

Desejo Sucesso!

P.S.: O Amigo que desejar postar mais informações ou qualquer material sobre, sintam-se à vontade, como o meu caro amigo XRBR!

Grande Abraço. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí, no PDF tem o site do cara!

http://freeweb.supereva.com/vincenzov.free...tti/rs485sw.htm

Quando abrir a pag. procura na listinha por "Convertitore RS232-RS485 "

Tem mais uma cacetada de circuitinho no site, mas não me dediquei ainda a ver o que é.

Tu parla Italiano? :P

Da p/ entender na boa!

O diagrama e a placa esta no final da pag no icone do arquivo ZIP.

Boa sorte aí meu amigo!

Rodrigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera!!

Meu amigo XRBR, beleza?! :-BEER

Respondi sua MP e quanto ao circuito do link que você postou aí acima, apesar de eu não falar e nem pensar em italiano, rssss, pode deixar que vou me dedicar!!

Ainda não analisei e nem abri o arquivo...mas vou ver com certeza!!

Te agradeço mais uma vez a Ajuda e principalmente sua Boa Vontade meu amigo!

Sucesso pra ti. :-BEER

Grande Abraço. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...