Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DSL-502G NAT 2 comps. acesso simultâneo ERRO


Don Michel

Posts recomendados

Olá pessoal.

Estou com o seguinte problema que procurei em outros tópicos outro igual mas não vi correspondente.

Tenho um DSL-502G, II generation. Ele é diferente do 500G porque tem duas portas, uma USB e uma ethernet, ou seja, você não precisa de HUB/SWITCH pra ligar dois computadores. Os próprios poucos e vergonhosamente fracos documentos do 502G que obtive na net, muitas vezes somente uma folha ou duas de informações mais de marketing do que técnicas, informam que por esse modem você conecta dois computadores, ao mesmo tempo, com uma única conexão, sem acesso simultâneo/duplo.

Pesquisei muito em vários sites, consegui até um pdf do manual aparentemente de uma versão antiga, mas que explica muita coisa.

Sou usuário do Velox e possuo dois computadores em casa. Inicialmente, usava o modem como bridge e, por consequência, tinha que manter o outro computador ligado (o que partilhava a conexão), para que o segundo pudesse navegar. Não é preciso falar do consumo de energia e desgate natural do equipamento, sem considerar que moro em Fortaleza (CE), local quente por excelência (!).

Fazia bridge com um speedstream da própria Telemar em locação. Devolvi e comprei um DLINK DSL-502G II.

Olhei nos diversos sites, inclusive ABUSAR.ORG e configurei o modem pra router, ativando o NAT, para que pudesse utilizar minha conexão única sem ser cobrado a mais para isso em razão do acesso dos dois computadores de casa.

Como utilizo o e-mule, fiz nova pesquisa e terminei por liberar as portas respectivas, passando a contar com HighID. :joia:

Bem, a surpresa no final do mês é que meu provedor (Terra) me enviou fatura cobrando acesso simultâneo (!!!!). :ahh::ahh:

O NAT está ativado. Existem duas regras para as portas do a-mule. DHCP server ativado. De tudo que observei até o momento das dicas e recomendações de vários locais, notei uma diferença entre as dicas aqui desse Forum e do ABUSAR.ORG. No ABUSAR, pelos menos todas as orientações que eu vi, orientam que o IGPM seja DISABLE. e nas recomendações desse Forum, o IGPM é ENABLE.

Minha configuração é basicamente esta:

Home >>> Quick Configuration

Connection Type: PoPoE LLC

VPI: 0

VCI: 33

Bridge : Disable

IGPM : Disable <_<

Default Route: Enable

Security Protocol: CHAP

username : o numero do telefone com o código de área (ex:85xxxxxxxx se for do Ceará)

password: a mesma coisa do username

use DNS: Enable

Criei duas regras em Services/NAT/NAT Rule Entry:

NAT Rule Information

Rule ID: 2 Rule ID: 3

Rule Flavor: RDR Rule Flavor: RDR

IF Name: ALL IF Name: ALL

Protocol: TCP Protocol: UDP

Local Address From: 10.1.1.3 Local Address From: 10.1.1.3

Local Address To: 10.1.1.3 Local Address To: 10.1.1.3

Global Address From: 0.0.0.0 Global Address From: 0.0.0.0

Global Address To: 0.0.0.0 Global Address To: 0.0.0.0

Destination Port From: 4662 Destination Port From: 4672

Destination Port To: 4662 Destination Port To: 4672

Local Port: 4662 Local Port: 4672

É óbvio que algo está escapando pelo meu modem, como router, que está informando ao provedor que eu estou com acesso simultâneo. :blink:

Pergunta-se: :tantan:

A ) Seriam as regras do NAT na forma que estão abrindo as portas 4662 e 4672? Elas devem ser modificadas de alguma forma?

B ) Seria habilitar o IGPM? :huh:

C ) Existe alguma forma para eu checar se através do meu router, estariam aparecendo dois ip's distintos, o que justificaria a cobrança por acesso simultâneo por parte do Terra? :wacko:

Quero evitar ao máximo mexer nas configurações porque o DSL-502G II é extremamente sensível (rs) e tudo está funcionando, apesar do custo extra, que a princípio, entendo que não deveria existir...

OBS: Utilizo Linux Fedora Core 4, com KDE. Um computador usa a entrada ethernet e o outro a entrada USB. O computador da entrada USB roda windows XP.

Desde já, agradeço qualquer ajuda. B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso lhe dar uma dica? Vários provedores cobram acesso simultâneo. Sei que você quer impedir que o Terra tenha ciência do seu acesso simultâneo, mas isso é difícil. Sabe o que é fácil? Alguns provedores não cobram o acesso simultâneo. Não sei o nome de todos, faça uma pesquisa, mas sei que o OI NÃO COBRA.

UM ABRAÇO.

Domingos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Domingos,

Obrigado pela resposta e pela dica, sem dúvida.

Agora, me corrijam se eu estiver errado, o router não "esconde" a rede interna, usando um IP único? Minha curiosidade agora é técnica pois se existe algum meio de corrigir meu procedimento de forma que eu não seja cobrado por acesso simultâneo gostaria de saber.

Poderia ter ficado com o compartilhamento de rede, o que sei iria me assegurar o acesso único, mas como disse, se possuo forma técnica pra resolver de outro jeito o desgaste de equipamento e economia de energia...

Ainda, não acho que a presente manobra seja errada pois a questão é, devo ser cobrado por acesso simultâneo se de fato o utilizar, pois envolve a princípio, a utilização de um segundo IP, mas a partir do momento que mantenho o IP único, cabe a mim gerenciar as consequências do que faço, no caso, minha velocidade será partilhada pelos demais computadores da minha rede interna o que irá acarretar velocidade baixa (em tese), dentre outras coisas...

No presente caso, vou optar por uma solução mais difícil, porque a fácil já tenho duas: compartilhamento de rede por um comp e a mudança de provedor. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Para os que acessarem esse thread...

Parece que meu provedor voltou a reconhecer somente uma conexão já que esse mês a conta veio normal rsrs

Para os interessados:

1) Não liguei para o provedor;

2) Não mudei de provedor;

3) Não alterei minhas regras NAT;

4) A única alteração foi tornar enable a opção do IGPM...

Não sei se foi isso, mas tá ai...

Abraços e boa sorte a todos na solução dos problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...