Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
clapinto

Qual das 2 opçoes Intel oferece melhor performace?

Recommended Posts

Estou entre 2 opções e gostaria de saber a que ofereceria maior performace.

Na primeira opção, mais barata e com soquete antigo, eu teria:

- placa Intel D865PERL + firewire

- P4 2.8 HT

- 2 pentes de 512 Mb DDR-400

- Placa de video MSI FX5200 TD128

Na segunda opção, mais atualizada, eu teria

- placa Intel D945GNTLR que vem com firewire e placa de video onboard

- P4 3.0 630

- 2 pentes de 512 Mb DDR2-533

A principio, a segunda opção parece oferecer maior performace.

No entanto, a placa de video onboard ira tomar parte da memoria e ainda compartilhar o processador, enquanto na primeira opção o processador não perde tempo com instruções de video, nem o video me consome memoria. Por outro lado, na segunda opção o processador é mais potente.

Quanto as memorias, aparentemente eu ganharia em performace por se tratar de memorias de 553 contra memorias de 400. porém, como o processador p4 3.0 630 trabalha com FSB 800, elas funcionarao como memorias de 400, ficando 153 Mhz inutilizados. Ou seja, eu perderia em termos de capacidade (pois a placa de video comeria parte dela) e não ganharia em performace. Me corrijam se eu falei bobagem.

Ha ainda uma ultima questao que é o uso já consagrado da D865PERL por editores de video digital (proposito da maquina em questao) que so tem elogios a estabilidade e performace dessa placa-mãe, enquanto as novas placas da Intel ainda sao uma incognita por ser uma novidade no mercado.

Tambem não posso ignorar que a segunda opção, embora mais cara, deixaria minha maquina atualizada para futuros upgrades com soquete novo, DDR2, SATA II, etc.

Feita essa breve analise dos pros e contras das 2 opções, gostaria de saber de vocês qual a que ofereceria melhor performace: A mais atualizada com processador mais potente, mas cuja placa de video on-board consome recursos da maquina ou a opção mais conservadora, onde a placa de video libera processador e memoria para se dedicarem integralmente aos programas.

Obs:

1. Se optar pela segunda opção não pretendo comprar uma placa de video PCI.

2. Não preciso me preocupar com compatibilidade com placas de capturas, porque não uso. Eu capturo apenas sinal digital via conexao firewire.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

Com certeza a primeira opção.

É bem melhor fazer uma configuração com uma placa offboard, não só pela memória que deixará de ser usada como também pela velocidade dos gráficos, que apesar dessa fx 5200 ser fraquinha, ela ainda é capaz de fazer estragos perante uma placa de vídeo onboard, agora se sua missão não é jogar e nem mexer nada relacionado a design e vídeo, então sua missão é pegar a onboard com ddr2 e socket mais atual.

Se quiser mais ajuda msn-me: uag_ozzy@hot

Abraços,

Espero ter ajudado.

U.a.G_OzzY

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola amigo.

O enfoque do PC é trabalhar com edicao de video, e isso implica em trabalhar com efeitos de videos, em video com resolucao de TV, etc.

Inicialmente, eu me entusiasmei com a ideia de fazer o upgrade e pegar um processador mais potente: 3.0 ou 3.2. Mas, depois, pensando melhor, fiquei na duvida se a performance deste processador mais potente ficaria comprometida e ate inferiorizada ao meu atual 2.8 HT, pelo fato do video ser onboard.

Pelo que o irmão falou, realmente faz sentido minha preocupacao. Parece que a melhor solucao é mesmo pegar o já consagrado D865PERL com soquete antigo.

Obrigado pela atencao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como vai fazer edição de vídeom fuja da onboard. Pegue até uma melhor que a FX5200 se a grana permitir . . .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso.

Edição de vídeo realmente é melhor pegar placas offboards e até superiores a esse, uma 6600, ou uma 9600 pro já melhorava bastante. Apesar de que eu que você tem que tentar achar a Geforce 4 Ti 4200, ela é muito boa.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas.

Na verdade, eu não estou comprando um PC novo. é que minha placa-mãe ASUS P4C800E deluxe pifou, não tinha garantia e vou ter que comprar uma nova. Tinha pensado em aproveitar para fazer um upgrade, vendendo meus atuais:

- Pentium 4 2.8 HT com cooler (FSB 800)

- 2 pentes de 512 Mb DDR-400 kingston

- MSI FX5200 TD128

para comprar uma placa-mãe com soquete novo, memoria DDR2 e suporte a SATA 300, alem de pegar um processador mais potente.

Mas considerando essas limitacoes do video onboard e o fato de que ainda não encontrei interessados em pagar 950 reais pelo kit, talvez não seja o momento de fazer o upgrade. Devo mesmo optar em comprar a D865PERL que muito elogiada na area de edicao de video, em que pese usar um chipset inferior ao que eu tinha (865, enquanto a minha "falecida" ASUS tinha um 875). So espero que isso não diminua muito a performace, pois eu já levava umas 5 a 6 horas para renderizar o video editado.

Quanto a minha placa de video da MSI, ela tem me agradado. Foi a que apresentou a melhor relação de custo-beneficio quando a comprei.

Obrigado e um grande abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×