Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tipo do Barramento


Bel

Posts recomendados

Quero aumentar a memoria do meu micro e não sei qual é o meu barramento. Já tenho 256 MB de memoria DIMM e gostaria de comprar mais 256 MB DDR. Como faço para saber qual é o barramento e se posso comprar memoria DDR? Aproveito para saber também se tenho ou não uma boa placa mãe.

Segue as descrições no meu micro:

Tipo de processador Intel Pentium 4

Alias da CPU Northwood, A80532

CPU Stepping C1

Nome da CPU Intel® Pentium® 4 CPU 2.40GHz

Velocidade da CPU

Velocidade de clock do processador 2399.8 MHz (original: [ TRIAL VERSION ] MHz)

Multiplicador da CPU 24.0x

CPU FSB 100.0 MHz (original: 100 MHz)

Bus de Memória 100.0 MHz

DRAM:Proporção FSB 1:1

Cachê da CPU

Dados de cache L1 [ TRIAL VERSION ]

Cache L2 512 KB (On-Die, ECC, ATC, Full-Speed)

Propriedades da Placa Mãe

Nome da Placa Mãe ECS P4VMM2 (2 PCI, 1 AGP, 1 CNR, 2 SDR DIMM, 2 DDR DIMM, Audio, Video)

Propriedades do chipset

Chipset da Placa Mãe VIA VT8751(A) ProSavageDDR P4M266(A)

Módulos de Memória SPD

DIMM1 256 MB PC133 SDRAM

Propriedades do processador gráfico

Adaptador gráfico S3 ProSavageDDR (86c420)

Número de código 86c420 (AGP 4x 5333 / 8D04, Rev 00)

Velocidade do clock 121 MHz

Propriedades do Bus principal

Tipo de Bus Intel NetBurst

Largura de bus 64 bits

Clock real 100 MHz (QDR)

Clock efetivo 400 MHz

Banda 3200 Mb/s

Propriedades da memória do Bus

Tipo de Bus SDR SDRAM

Largura de bus 64 bits

DRAM:Proporção FSB 1:1

Clock real 100 MHz

Clock efetivo 100 MHz

Banda [ TRIAL VERSION ] Mb/s

Propriedades do chipset do Bus

Tipo de Bus VIA V-Link

Largura de bus 8 bits

Clock real 67 MHz (QDR)

Clock efetivo 267 MHz

Banda 267 Mb/s

Informação física sobre a Placa Mãe

Sockets/slots de CPU 1

Slots de expansão [ TRIAL VERSION ]

Slots de RAM 2 SDR DIMM, 2 DDR DIMM

Abraços

Izabel

Dispositivos integrados Audio, Video

Forma Micro ATX

Chipset da Placa Mãe P4M266(A)

Recursos extras [ TRIAL VERSION ]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você está usando memórias SDR DIMM:

Módulos de Memória SPD

DIMM1 256 MB PC133 SDRAM

Pelo meu ver na informação postada, você tem uma placa mãe que suporta tanto DDR quanto SDR DIMM, você ou vai usar DDR ou SDR!

Os dois juntos não dá!

Relembrando: DDR tem 2 grupos de encaixes na placa mãe

SDR: Tem 3 grupos de encaixe na placa mãe

Deu pra entender?

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para simplesmente aumentar a memo é como já foi dito... Você tem é SDRAM e não dá para colocar DDR e SDRAM juntos...

Mas aqui, eu não sei se compensaria pensar em mais memória SDRAM se você realmente tem suporte a DDR em sua placa mãe.

Se sua placa tem os slots de 184 pinos para DDR, eu acho que seria mais interessante em termos de desempenho você comprar logo uns 512Mb de DDR e vender seus 256Mb de SDRAM depois.

A compra de SDRAM, além de terminar em um sistema menos eficiente, geralmente sai mais cara, pois esta memória já não é fabricada por grande parte dos fabricantes. "Saiu de linha!". Aí quem vende, vende mais caro pois é mais difícil de achar.

Mas mesmo DDR você deve olhar no manual de sua placa-mãe para ver qual velocidade é suportada... Você pode até por módulos mais rápidos tipo este exemplo: Eu tenho suporte a PC2100 (266Mhz) na minha placa-mãe e estou usando um módulo de PC2700 (333Mhz) abaixo de sua velocidade nominal e outro de PC2100. Tudo roda estável com 266Mhz, sem incompatibilidades. Mas isso não é garantido pois podem haver incompatibilidades. Então o melhor é conferir o que a placa-mãe suporta e comprar na especificação certa.

Só que tendo suporte a DDR, eu não pensaria duas vezes e migraria para DDR. Vale a pena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, então se eu não posso usar as duas memórias juntas. Para aproveitar toda capacidade que tenho devo usar somente uma dela? Ou DDR ou DIMM? Ok ....

Gostaria de confirmar agora o tipo de barramento que tenho. Meu inglês não é la essas coisas, mas pelo o que eu entendi, posso comprar um pente de memória DDR de 256MB 266 MHz ou DDR de 512MB 266MHz.

Por favor, me ajudem nesta questão. Segue as desc. do manual:

Ah.. para instalar é só encaixar nos slots e será reconhecida automaticamente ou tenho que entrar na BIOS?

Instalando o Módulo de Memória

This mainboard accommodates two 168-pin 3.3v unbuffered synchronous dynamic random access memory (SDRAM) and two 184-pin 2.5v unbuffered double data rate SDRAM (DDR SDRAM) dual inline memory (DIMM) sockets, supporting 133 MHz SDRAM / 266 MHz DDR SDRAM.

The SDRAM DIMMs and DDRs can synchronously work with 100 MHz or operates over a 266 MHz system bus.

SDRAM provides 800 MB/s or 1 GB/s data transfer rate depending on whwther the bus is 100 MHz or 266 MHz. DDR SDRAM doubles the rate to 1.0 GB/s and 2.1 GB/s by transferring data on both the rising and falling edges of the clock. DDR SDRAM uses additional power and ground lines and requires 184-pin 2.5v unbuffered DIMM module

Valeu!!!

Bel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas, o que quer dizer "266 MHz" que tenho descrito no meu manual? DDR400 quer dizer 400 MHz? Se for, a capacidade não terá limite de 266MHz? Caso compre uma maior isso não prejudicará o desempenho?Como instalo a memoria?

Por favor, detalhe mais isso pra mim!!

Abraços!!

Bel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prá chegar em 512Mb:

Ou você compra mais um módulo de PC133 SDRAM que funciona a 133Mhz, ou compra 2 módulos de 256Mb DDR PC2100 de 266Mhz ou 1 módulo 512Mb de DDR PC2100 de 266Mhz. Acho que a melhor opção é a última, pois sai mais em conta.

Mais em conta ainda sai comprar PC2700 que é a versão mais barata. Só que não é 1000% garantida a compatibilidade com sua placa-mãe. Aqui em casa funciona 100%, mas não tenho como garantir isso. O bom, é que além do preço mais baixo, você tem facilidade em rodar ela com times baixos. Tipo, a memória é PC2700 2.5-3-3-7. Então ela rodando como PC2100 vai sem problemas a 2-2-2-6, por exemplo. As memórias DDR são teoricamente retro-compatíveis entre si, pois são todas de mesmo padrão e com a mesma pinagem e tensão. Apenas as capacidades máximas são diferentes. Mas como computação não é uma ciência exata :devil: , tem placa-mãe que não aceita bem os módulos mais avançados e só funcionam com uma ou outra marca específica.

A memória é só por e ligar o PC. Certifique-se que está encaixada direito. Sugiro deitar o PC para realizar esta operação, tomar muito cuidado com eletricidade estática, e manter o ambiente iluminado para não cometer erros.

No setup você só entra para configurar detalhes de otimização. Os timings da memória que eu falei. A memória normalmente é reconhecida via SPD. Aí, ligando o PC ela é configurada automaticamente. Mas se você quiser abusar dela um pouquinho, dá para entrar na configuração manual de timings e freqüência, e deixar como você quer. Mas não mexa em freqüência não! Só em CAS, CAS to RAS, RAS to CAS e tal. Esses são os timings. Com timings, o máximo que pode acontecer é o PC não iniciar e você ter que resetar o setup com o jumper da bateria. Com freqüência sim é possível tostar alguma coisa.

Para as respostas que apareceram enquanto eu estava digitando.

Memória PC3200 ou DDR400 é uma boa opção. Mas pode dar incompatibilidade como eu falei. Se você vai comprar na mão de quem pode trocar caso isso ocorra, é mais jogo, pois essa memória ainda tem certo futuro.

Memória PC2700 é DDR333. DDR400 é 400Mhz. DDR333 é 333Mhz. O 2100, 2700 e 3200 se referem às taxas máximas teóricas de transferência de dados que a memória pode alcançar em bytes por segundo.

Eu sugeri a DDR333 por ser a mais barata do mercado no momento. Mas para rodar a 266Mhz vai ser tão rápida quanto a PC3200.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Postado Originalmente por Bel@09 de janeiro de 2006, 13:01

Ok pessoal, entendi. Mas, me digam uma coisa, tenho que prestar atenção na marca da memoria na hora da compra?

Vou comprar a DDR 256 ou 512MB(Dependendo do preço) 266 MHz, mas qual marca? vocês me indicam alguma?

Abraços

Bel

Não compre DDR266. Pegue DDR400 ou ficará com um mico nas mãos. :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o NASCARBR disse, funciona sim... E mais, pode comprar qualquer marca em princípio. Mas existem marcas melhores e piores. Alguns exemplos de marcas boas são Samsung, Speckteck, Infineon, VDATA. Outras como OCZ, Kingston e companhia são as chamadas memórias de primeira linha, mas são muito caras! E se não forem de alto desempenho, de boa, não compensa pagar mais caro por algo que não superará uma Speckteck.

Mas é necessário ver se há alguma restrição no manual de sua placa mãe ou no site do fabricante da placa-mãe, contra memórias DDR específicas. Tem placa-mãe que não boota com certas memórias, mesmo sendo teoricamente compatíveis. É disso que eu tô falando. Se não houver restrição em seu manual, tipo (não funciona com o módulo tal da marca X), então não é provável de haver problemas. Como eu disse, eu uso DDR 333 num PC que suporta até DDR266 e funciona perfeito. Mas garantido não é não! :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...