Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sempron BX 3000+ e K8N


lamon

Posts recomendados

Postado Originalmente por lamon@13 de fevereiro de 2006, 11:14

eu acho melhor você tentar subir mais o clock base tipo agora para uns 250 mhz.

faz isso antes de mexer nas latencias.

cara se você chegar a 2,4 ghz já ta bom de mais vai ficar muito satisfeito.

quanto as latencias você vai ter que testar mesmo, as minhas em automatico sao 3 3 3 8 para ddr400 mas com 2,7 volts nelas, elas estão segurando latencias de 3 3 3 5 a ddr443.

mas fica difícil eu te dar conselhos, cada sistema é unico para overclocks, cada sistema tem seu limite.

lembre-se de sempre testar a estabilidade do sistema com o prime, sp2004, occt e superpi 32mega.

Bom Lamon no meu 1post como eu disse que sou um leigo em pc , desculpe a minha ignorância em lhe perguntar de novo :blink: há real é o seguinte com essa configuração abaixo que vou citar até quanto eu posso mexer na over , nas latencias no core no geral na bios inteira com essa configuração abaixo ou o que você recomenda há fazer no geral ou mesmo para tudo deixa do jeito que era antes, é como disse antes eu não quero forçar nada no pc e sim só mais um pouco de desempenho nele somente coisa pouca mesmo nada assim gritanate sabe. :D

Processador Sempron 3000 BX

Memória 2x 512 400MHZ Marca Nanya

MB Asus K8n

Gabinete ATX Com fonte inclusa

Video GeForce fx 128 mb 64bits

Com um exsaustor encaixado nas baias onde se localiza os encaixe de placas do tipo modem e som e rede. e mais um cooler de ventilação entra que coloquei pra sugar o ar quente da MB pra fora.

Agora sobre sobre esses DDr443 é a velo delas que você Altero? no caso pra fazer over nelas as mesmas tem que ser de boa marca certo? e outra esses sp2004, occt e superpi 32mega, são programas pra testar há estabilidade do pc ?

Desculpe si as minhas perguntas estão confusas cara mais eu estou confuso mais ainda há quantidade de informação é tanta aqui que eu não tive tempo de digerir tudo rss, mais uma vez agradeço sua paciencia em me responder essas questões beleza,abraços :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ShadowMoz@13 de fevereiro de 2006, 23:30

Bom Lamon no meu 1post como eu disse que  sou um leigo em pc , desculpe a minha ignorância em lhe perguntar de novo  :blink: há real é o seguinte com essa configuração abaixo que vou citar até quanto eu posso mexer na over , nas latencias no core no geral na bios inteira com essa configuração abaixo ou o que você recomenda há fazer no geral ou mesmo para tudo deixa do jeito que era antes, é como disse antes eu não quero forçar nada no pc e sim só mais um pouco de desempenho nele somente coisa pouca mesmo nada assim gritanate sabe. :D

Processador Sempron 3000 BX

Memória 2x 512 400MHZ Marca Nanya

MB Asus K8n

Gabinete ATX Com fonte inclusa

Video GeForce fx 128 mb 64bits

beleza amigo, vou te adiantando umas coisinhas já. legal de sua parte se interessar por over, eu também sou bem leigo no assunto, mas acho que posso te ajudar de certa forma e te dar uns toques. De cara agente não pode te dizer o quanto seu sistema vai overclocar, isso tudo depende de muitoooos ajustes "aqui e ali", mas na boa, mesmo com essas memórias (que parecem ser genéricas) você chega em uns 2.2ghz sem muito stress amigo.

Postado Originalmente por ShadowMoz@13 de fevereiro de 2006, 23:30

Com um exsaustor encaixado nas baias onde se localiza os encaixe de placas do tipo modem e som e rede. e mais um cooler de ventilação entra que coloquei pra sugar o ar quente da MB pra fora.

não é por nada não amigo, mas o ciclo de ar no seu gabinete está errado, pelo que você nos informou, você tem 1 exaustor num slot pci, e mais uma fan trabalhando como exaustora na parte traseira do gabinete. desse jeito você está tendo um desequilibrio de "ar" dentro do seu gabinete, tornando-o com muito pouco "ar fresco". o certo é você colocar pelo menos uma fan na parte fronta puxando ar pra dentro, o ideal seriam duas, isso se o seu gabinete suportar (creio que suporte).

Postado Originalmente por ShadowMoz+13 de fevereiro de 2006, 23:30-->
Agora sobre sobre esses DDr443 é a velo delas que você Altero? no caso pra fazer over nelas as mesmas tem que ser de boa marca certo? e outra esses sp2004, occt e superpi 32mega, são programas pra testar há estabilidade do pc ?

isso que ele te passou seriam latencias pra você ajustar nas suas memórias, você seta isso na placa mãe. esses programas são sim para medir o equilibrio/estabilidade do sistema ;)

ShadowMoz@13 de fevereiro de 2006, 23:30

Desculpe si as minhas perguntas estão confusas cara mais eu estou confuso mais ainda há quantidade de informação é tanta aqui que eu não tive tempo de digerir tudo rss, mais uma vez agradeço sua paciencia em me responder essas questões beleza,abraços  :bandeira:

sem problemas amigo, todos estamos aqui pra perguntar e aprender, espero ter ajudado, grande abraço e vá devagar com o over pra não prejudicar seu equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pEdReRo@14 de fevereiro de 2006, 01:28

sem problemas amigo, todos estamos aqui pra perguntar e aprender, espero ter ajudado, grande abraço e vá devagar com o over pra não prejudicar seu equipamento.

beleza pEdReRo agradeço suas dicas pode ter certeza que vou levar cada letra sua postada aqui em consideração. Agora lá vou eu com as minhas perguntas confusas.

Agora sobre o esaustor ele não é encaixado no slot pc1 ele só ocupa espaço da baia onde você quebra aquela chapinha fina pra encaixar um modem ou uma placa de video esse exaustor ele é bem fino, e ele é ligado no plug da fonte atx.

E o cooler que você menciono de puxar o ar de frente não tem como ela não tem como adapitar pela frente do gabinete apesar de ser de 4 baia e me custo 120 pilas, mas tem na laterial os furos pra colocar e atras logo um pouco abaixo da fonte atx tem outra e foi nesse lugar que coloquei esse cooler mas me parece que não está servindo de nada por que o pc fica 6 horas direto ligado ea temperatura do ar fica sempre a mesma fria nem morno fica acho que ele não está conseguindo puxar o ar de dentro pra fora e sim só faz vento pra jogar a toa, pra te falar a verdade esse cooler eu peguei de outro processador que está aqui parado de um athom xp 1.9 ele faz um vento e tanto viu, e como ele estava parado coloquei ele pra fazer esse tranpo no gabinete.

O certo não seria esse cooler pegar esse ar de fora pra dentro pra ter ventilação?

puxa é cada uma que pergunto aqui, mas sei que vocês são gente boa e uma baita paciência em ajudar um leigo total como eu mas eu só aprender um pouquinho dos seus conhecimentos e fururamente tentar ajudar alguem que esteja com duvidas a respeito de pc como eu me encontro agora.

E sobre os programas fico bem claro agora vou procurar ele na net e deixar aqui pra realizar estes teste que você eo Lamon disse.

Mais uma vez agradeço sua paciencia comigo Amigo e desculpe as perguntas confusas que fiz há você ou alguem que queira responde las, como estou carente de informação acho é um pouco natural pergunta umas coisas que você não tem nehuma noção do que pergunta mas isso tudo é vontade e ansiedade de apredender algo beleza, agradeço a gentileza pEdReRo e Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigo minha placa-mãe não tem monitoramento da temperatura do chipset, algumas mais sofisticadas como as DFI e abit têm. A minha vejo pois meu gabinete tem um sensor de temperatura que coloco aonde quiser e coloquei no chipset para monitorar o mesmo.

Cuidado com esse zalman ele é muito grande e você pode ter problemas para instalar o mesmo, tipo interferencia com outros componentes. Posta o resultado depois.

quanto a memoria ai é de cada um vale a pena sim o investimento mas para overs mais agressivos, por exemplo tenho certeza que meu Sempron sobe mais mas minhas memorias me limitam. de qualquer forma estou satisfeito assim. tipo coloquei ate mais de 2500 mhz mas as memorias ficaram lentas então não valeu a pena.

cada processador é unico é difícil saber se você consegue mais ou menos clock em stock ai é sorte e você tentar.

Postado Originalmente por pEdReRo@13 de fevereiro de 2006, 20:40

Só uma pequena pergunta, que programa vocês usam pra ver a temperatura do chipset? Essa semana chega meu Zalman NB47J e pasta térmica Akasa AK-450. Vou subistituir o que veio com a minha Abit NF8-V.

No assunto sobre over aqui tô em 2.0ghz mesmo, só de leve pra ter um pequeno ganho, não quero que essa memo acabe morrendo, pois vou colocar um kit da Corsair, to vendo a possibilidade de um kit 2x512 Corsair XMS PLT. Mas depende do tanto de over que vou colocar aqui é bem capaz de eu ficar com o mesmo kit, porém Corsair Value. Ainda estou em dúvidas, se alguém puder me dar uma ajuda. Quero tirar o máximo de desempenho, porém com voltagens todas em stock. No processador consigo uns 2.3ghz com vcore stock, não? Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha agora que você falou que esta usando a fonte que veio no gabinete, provavelmente generica, eu se fosse você deixava o overclock como esta e não tentava ir mais longe, fonte genérica não é legal para fazer overclock, você corre o risco de mandar todo seu equipamento para o espaço. o over que você fez é leve da ate pra segurar as pontas assim se as tensoes estiverem ok. mas recomendo que você troque a fonte quando possivel por uma enermax, seventeam ou similar

o slotcooler é bom mas eu prefiro um fan na traseira do gabinete, tenho um de 120 mm da enermax.

quanto as minhas memorias elas sao genericas DDR400 mas como fiz overclock então elas estão em DDR443. estão setadas na bios em 333 mas como o sistema todo esta em overclock as memorias sobem junto. Da uma lida nessa pagina aqui ou então de preferência em todo o artigo do FBW, muito bom. http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=108428&page=4#02

sim os programas citados sao para verificar o desempenho e estabilidade da maquina. este topico do eduardo goncalves tem alguns programas.

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=362181

falou colega

Postado Originalmente por ShadowMoz@13 de fevereiro de 2006, 23:30

Bom Lamon no meu 1post como eu disse que  sou um leigo em pc , desculpe a minha ignorância em lhe perguntar de novo  :blink: há real é o seguinte com essa configuração abaixo que vou citar até quanto eu posso mexer na over , nas latencias no core no geral na bios inteira com essa configuração abaixo ou o que você recomenda há fazer no geral ou mesmo para tudo deixa do jeito que era antes, é como disse antes eu não quero forçar nada no pc e sim só mais um pouco de desempenho nele somente coisa pouca mesmo nada assim gritanate sabe. :D

Processador Sempron 3000 BX

Memória 2x 512 400MHZ Marca Nanya

MB Asus K8n

Gabinete ATX Com fonte inclusa

Video GeForce fx 128 mb 64bits

Com um exsaustor encaixado nas baias onde se localiza os encaixe de placas do tipo modem e som e rede. e mais um cooler de ventilação entra que coloquei pra sugar o ar quente da MB pra fora.

Agora sobre sobre esses DDr443 é a velo delas que você Altero? no caso pra fazer over nelas as mesmas tem que ser de boa marca certo? e outra esses sp2004, occt e superpi 32mega, são programas pra testar há estabilidade do pc ?

Desculpe si as minhas perguntas estão confusas cara mais eu estou confuso mais ainda há quantidade de informação é tanta aqui que eu não tive tempo de digerir tudo rss, mais uma vez agradeço sua paciencia em me responder essas questões beleza,abraços  :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lamon@14 de fevereiro de 2006, 10:39

ola amigo minha placa-mãe não tem monitoramento da temperatura do chipset, algumas mais sofisticadas como as DFI e abit têm. A minha vejo pois meu gabinete tem um sensor de temperatura que coloco aonde quiser e coloquei no chipset para monitorar o mesmo.

Cuidado com esse zalman ele é muito grande e você pode ter problemas para instalar o mesmo, tipo interferencia com outros componentes. Posta o resultado depois.

quanto a memoria ai é de cada um vale a pena sim o investimento mas para overs mais agressivos, por exemplo tenho certeza que meu Sempron sobe mais mas minhas memorias me limitam. de qualquer forma estou satisfeito assim. tipo coloquei ate mais de 2500 mhz mas as memorias ficaram lentas então não valeu a pena.

cada processador é unico é difícil saber se você consegue mais ou menos clock em stock ai é sorte e você tentar.

Beleza amigo, vou tentar ver algum modo pra medir a temperatura do NB. Eu sei que esse dissipador é bem "ogro", mas eu medi aqui e vai ficar perfeito com minha vga (que no caso fica do lado). Com esse cooler stock da vga pode até ser que ele interfira, mas como vou colocar um Zalman na vga também ele ocupa menos espaço levando em questão o espaço VGA-NB. As memórias eu ainda estou em dúvidas, tenho que ver aqui ainda, mas acho que vou ficar com as Value, pois é quase o mesmo preço que uma Samsung e creio eu que consiga mais over que uma ou fique no mesmo patamar. As XMS são uma tentação, mas vai depender de uma grana entrar pra mim, se der certo pode ser que eu fique com elas mesmo. Valeu pela ajuda amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lamon@14 de fevereiro de 2006, 10:51

olha agora que você falou que esta usando a fonte que veio no gabinete, provavelmente generica, eu se fosse você deixava o overclock como esta e não tentava ir mais longe, fonte genérica não é legal para fazer overclock, você corre o risco de mandar todo seu equipamento para o espaço. o over que você fez é leve da ate pra segurar as pontas assim se as tensoes estiverem ok. mas recomendo que você troque a fonte quando possivel por uma enermax, seventeam ou similar

o slotcooler é bom mas eu prefiro um fan na traseira do gabinete, tenho um de 120 mm da enermax.

quanto as minhas memorias elas sao genericas DDR400 mas como fiz overclock então elas estão em DDR443. estão setadas na bios em 333 mas como o sistema todo esta em overclock as memorias sobem junto. Da uma lida nessa pagina aqui ou então de preferência em todo o artigo do FBW, muito bom. http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=108428&page=4#02

sim os programas citados sao para verificar o desempenho e estabilidade da maquina. este topico do eduardo goncalves tem alguns programas.

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=362181

falou colega

beleza lamon vou seguir sua dica cara ao menos por enquanto não vou mexer com over nesse pc até quando eu for comprar uma fonte decente pra isso , por enquanto vou deixar do jeito que está que por sinal ele é bem rápido pra usar programas nele e agradeço os tópicos que você disponibilizo pra eu saber mais a respeito desse assunto, cara agradeço sua ajuda que você me presto até agora aqui valeu mesmo, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por paro@19 de janeiro de 2006, 11:22

po galera será que ninguém vai pegar mais que 2400mhz ? pelo jeito que ninguém ta conseguindu então não vale a pena pegar o 3000+ pois o 2800+ ou 2600+ pega 2300mhz 2400mhz em media, mesma coisa por um preço bem menor  :D , agora com o cooler ta outra coisa ehhee, agora pode socar OC  :devil:

O meu 2800+ não passa de 2 ghz, e olha que é revisão E6 :(

Uso memos Elixir e tal, queria saber como diminuo o Hyper transport, alguem sabe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá, vá em

MENU ADVANCED / CPU CONFIGURATION -

Procure também o valor 'HT RATIO' . Ele vai estar em 4; altere para 3.

falou

Postado Originalmente por IgorCarvalho@16 de fevereiro de 2006, 00:44

O meu 2800+ não passa de 2 ghz, e olha que é revisão E6  :(

Uso memos Elixir e tal, queria saber como diminuo o Hyper transport, alguem sabe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ola pessoal tudo bem? Olha alguem de vocês já instalou o programa nvidia system utility que vem no cd de instalação da placa mãe k8n? Pois é: instalei esse programa aqui e ela esta mostrando que minha MB é k8n-e o que sera que esta acontecendo? estou enviando esta mensagem porque não consigo atualizar a bios de minha MB já coloquei um´post aqui mesmo a respeito, sera que ha algo de errado com minha MB porque baixei a bios da k8n direto da asus mas não quer atualizar sera que tem algo a ver? quero atualizar para ver se melhoro meu OC. Deem uma olhada e digam alguma coisa a respeito OK. Abraços

PS: Esse over foi feito em um athom64 2800+ núcleo clawhammer soq. 754

Uma screen para vocês verem como o programa identifica a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

falou. veja se mantem proximo de 800 mhz, mais que isso não tras ganho para o sistema so possiveis instabilidades.

Postado Originalmente por Aladdin Lee@17 de fevereiro de 2006, 00:32

ou, valeu aí, também to precisando baixar o da minha maquina, q tá em 1GHz, além disso é perigoso pacas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nunca usei não amigo, mas para você se certificar, use o everest. a unica diferença da k8n para a k8n-e é a rede gigabit ethernet e o firewall via hardware, sua placa-mãe tem?

quanto a bios, tenha certeza absoluta antes de tentar atualizar com o arquivo errado.

falou.

Postado Originalmente por ribeirocross@17 de fevereiro de 2006, 18:13

Ola pessoal tudo bem? Olha alguem de vocês já instalou o programa nvidia system utility que vem no cd de instalação da placa mãe k8n? Pois é: instalei esse programa aqui e ela esta mostrando que minha MB é k8n-e o que sera que esta acontecendo? estou enviando esta mensagem porque não consigo atualizar a bios de minha MB já coloquei um´post aqui mesmo a respeito, sera que ha algo de errado com minha MB porque baixei a bios da k8n direto da asus mas não quer atualizar sera que tem algo a ver? quero atualizar para ver se melhoro meu OC. Deem uma olhada e digam alguma coisa a respeito OK. Abraços

PS: Esse over foi feito em um athom64 2800+ núcleo  clawhammer soq. 754

Uma screen para vocês verem como o programa identifica a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Aqui foi a 300x9, em um Sempron 3000+ E6... Pra mim chegar nos 300 de htt tive que baixar o multi pra 2x e as memos pra 266.

Alguem ai sabe algum bios mod que tenha mais q 300 no htt? porque meu sempron ta com vcore stock e sinto que ele vai mais longe, mas não tenho ajuste na bios... E o clockgen aqui nunca funcionou, sempre trava até pra baixar o htt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem num tá passando de 270mhz aí, tem que diminuir o multiplicador do HT. Pois as placas costumam aguentar 800mhz no maximo. Tem que baixar pra 2,5x ou 2x.

Poe as memos pra 133mhz também se precisar.

Abraços!

Em um topico de K8N você falou baixar HT para 2,5? K8N não tem HT2,5 e as que eu conheço e montei não pegaram HT 2,,,,você deve esta falando de outra placa. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gusporti, como eu disse no meu tópico, também não me dei bem com o clockgen, e minha bios só vai ate 300mhz. Senti que ia bem mais longe, mas pelo clockgen so foi ate uns 310~315. Mas o clockgen não ta legal desconfio que pela bios ia mais longe.

Se achar outro programa ou solução poste aqui por favor.

Resident, realmente estou me baseando na minha k8n4-e se. Nela também não tem 2,5x mas tem 2x, que é o que estou usando pra chegar a 300mhz. Se a k8n não tem nem o 2X, como vocês fazem 300mhz nela? O máximo ht não é 800?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a k8n não possui multiplicador 2,5 para o htt somente as dfi's da vida que possuem este recurso.

falou

Pra quem num tá passando de 270mhz aí, tem que diminuir o multiplicador do HT. Pois as placas costumam aguentar 800mhz no maximo. Tem que baixar pra 2,5x ou 2x.

Poe as memos pra 133mhz também se precisar.

Abraços!

nesse topico mesmo tem um link para um bios mod da k8n da uma procurada... nunca usei não, mas....

falou

Aqui foi a 300x9, em um Sempron 3000+ E6... Pra mim chegar nos 300 de htt tive que baixar o multi pra 2x e as memos pra 266.

Alguem ai sabe algum bios mod que tenha mais q 300 no htt? porque meu sempron ta com vcore stock e sinto que ele vai mais longe, mas não tenho ajuste na bios... E o clockgen aqui nunca funcionou, sempre trava até pra baixar o htt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resident, realmente estou me baseando na minha k8n4-e se. Nela também não tem 2,5x mas tem 2x, que é o que estou usando pra chegar a 300mhz. Se a k8n não tem nem o 2X, como vocês fazem 300mhz nela? O máximo ht não é 800?

Abraços!

O máximo não é 800mhz!você pode usar na boa até 900mhz e tem gente que eu já vi chegar perto de 1ghz,,,mas eu não aconselho passar de 800 muito,,,aqui uso a 801 ou seja 267x3, mas já usei a 900 na boa,,,300x3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Que massa vou testar então quando chegar em casa pois na minha tá 2X 300mhz (=600). Se aumentar pra 3X vai ficar 900.

Será que esse aumento vai trazer melhora de performance? Se sim, vale a pena esse ganho pelo risco de perda de estabilidade?

Tem também a questão do chipset que já tem fama de esquentadinho né, será que vai esquentar muito mais?

HTT 1200 pra 1800 é uma bruta diferença heim hehe.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui pega 2x na k8n-e deluxe, o que é ruim é o limite de 300 no htt, acaba deixando minhas memorias a 193mhz... Seria interessante ai pelos 200~220mhz. Mais uns 20~30 no htt deveria resolver!

Ah e outra coisa, o chipset ferve mersmo, tive que trocar o dissipador dele e colocar um fan. E diferença de desempenho de 2x pra 3x não é muita, mas se seu chipset aguenta beleza deixa 3x senao bota 2 que não muda muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você so vai sentir muita diferença na freqüência de barramento do htt se tiver por exemplo com uma rede gigabit sendo utilizada 100% e jogando um jogo pesado com uma placa de video possante. isso é somente um exemplo. e o superpi não força tanto o barramento htt. força o barramento das memorias e o processador.

espero ter sido claro.

falou.

aí cheguei em casa e coloquei em 3X. Deu a mesma coisa no superpi, ou menos até. Tem certeza que existe algum ganho em deixar assim?

Aqui as memos ficam em 200mhz com HT300mhz e setado pra DDR133. Pelo cpu-z.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...