Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sempron BX 3000+ e K8N


lamon

Posts recomendados

Pôxa! cada Over fodástico...

O meu aqui tá

245x9 = 2205/11 = 200,45mhz (Sempron 3600+ Palermo Ex 2.2GHz 128K Socket 754 Q1'06)

200mhz@166mhz (divisor 11) 2.5-3-3-7

245x3LDT = 735mhz HTT

PCI-Lock 33.33mhz

PCI-E 100MHZ

Rock Solid

Vcore 1.4 Stock

Queria aumentar mais, deixar ao menos 2300mhz dia-a-dia

266x9 = 2394/11 = 217mhz

266x3LDT = 798mhz HTT

minhas memos não ficam estváveis

O pc nem boota.

Memorias

Samsung DDr 400 3.0-3-3-8

Mosel DDR 400 3.0-4-4-8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terry baixa suas memos pra 133 na bios. Estando 133 elas ficam a 200mhz quando colocar 300mhz no HT. Ou então aumenta a tensão delas até no máximo 2,8v pra ver se aguentam ir a 166 mesmo. Mas aí tem que ir testando as latências também.

Falando nisso, acabei de colocar minha Geil value a 280mhz com 2,8v. Ela tem dissipador de fábrica aquele azul. Ainda não fiz testes pesados, mas se tiver tudo ok posso deixar assim direto? Ou força muito?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara se estiver estavel e não estiver esquentando muito o chipset (coloque um cooler decente no chipset no caso da k8n) não vejo porque não deixar em 3x.

falou

Acho que não fez diferença no 3dmark2006 também, se fez foi muito pouca.

Mesmo assim você me aconselha deixar em 3X ou 2X (fsb300mhz)?

Abraços!

já tentou mexer nas latências? alterar o comand rate para 2t? minhas memos são genericas mas aguentam 222 mhz com latencias de 3 3 3 5 e command rate 1T. e elas são sem vergonhas as suas são samsung, deve ser questão de ajuste mesmo.

se for o caso passe as memos para 133, mas acho que não compensa... eu não consigo subir mais por causa das memos e acho que não compensa deixar elas em 133.

falou.

Pôxa! cada Over fodástico...

O meu aqui tá

245x9 = 2205/11 = 200,45mhz

200mhz@166mhz (divisor 11) 2.5-3-3-7

245x3LDT = 735mhz HTT

PCI-Lock 33.33mhz

PCI-E 100MHZ

Rock Solid

Vcore 1.4 Stock

Queria aumentar mais, deixar ao menos 2300mhz dia-a-dia

266x9 = 2394/11 = 217mhz

266x3LDT = 798mhz HTT

minhas memos não ficam estváveis

O pc nem boota.

Memorias

Samsung DDr 400 3.0-3-3-8

Mosel DDR 400 3.0-4-4-8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigos, eu fiz um OverClock básico aqui no meu PC e queria uma avaliação de vocês se está legal.

Como sou bastante leigo no assunto de OC, procurei várias orientações para dar inicio ao processo que já começou a ficar mais claro, mas ainda tenho muitas dúvidas, como por exemplo:

Até que temperaturas seria aceitaveis (considerada normal) num OC para a placa mãe, processador e CPU?

post-59716-13884917544535_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pelo que pude ver voce fez tudo certinho, abaixou para 3x o htt mult. e baixou as memos para 166 mhz.

agora aumenta mais um pouco e vcore o vdimm e sobre mais o clock base aos poucos e vá testando a estabilidade. se conseguir 2,4 ghz com 267 mhz de clock base já ta bom demais. meu limite aqui foi 2,44 ghz por causa das memorias porque senao com certeza subia mais.

falou

Amigos, eu fiz um OverClock básico aqui no meu PC e queria uma avaliação de vocês se está legal.

Como sou bastante leigo no assunto de OC, procurei várias orientações para dar inicio ao processo que já começou a ficar mais claro, mas ainda tenho muitas dúvidas, como por exemplo:

Até que temperaturas seria aceitaveis (considerada normal) num OC para a placa mãe, processador e CPU?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pelo que pude ver voce fez tudo certinho, abaixou para 3x o htt mult. e baixou as memos para 166 mhz.

agora aumenta mais um pouco e vcore o vdimm e sobre mais o clock base aos poucos e vá testando a estabilidade. se conseguir 2,4 ghz com 267 mhz de clock base já ta bom demais. meu limite aqui foi 2,44 ghz por causa das memorias porque senao com certeza subia mais.

falou

Lamon, eu fiz o overclock com base na sua valiosa orientação.

Talvez mais pra frente eu tente aumentar mais um pouco, mas por enquanto estou bastante satisfeito com o novo rendimento. Como sou bastante leigo no assunto, não quero correr o risco de fazer alguma coisa errada e danificar meu PC.

O NFSMW esta rodando lizinho agora com quase tudo ativado em 1024x768 e com FPS variando em média de 35 a 40. Para os demais jogos ficou beleza.

Eu fiz tudo conforme você orientou, exceto desabilitar a opção COOL N' QUIET CONFIGURATION, porém ainda tenho mais algumas dúvidas. vejamos:

O que quer dizer mesmo esta opção COOL N' QUIET CONFIGURATION?

Tenho mesmo que desabilitar esta opção?

Se eu deixar o OC como está, eu preciso mexer no vcore e o vdimm?

Até que temperatura seria considerada normal para o processador, placa mãe e GPU?

Desculpe aí tanta pergunta, mas você parece entender bastante do assunto e já ajudou bastante com este belo tópico que merece NOTA 10!!!

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, Vcore você só aumenta se realmente precisar, se você ver que o Processador não vai mais... Já o Vdimm é a mesma coisa pras memórias, se você sentir que elas não estão indo mais, põe um pouco mais de Vdimm pra ver se elas vão um pouquinho mais (Leia ali em cima o RAM DATABASE para mais informações sobre os chips de memória).

O Cool'n'quiet é uma função que visa economizar energia, baixando a frequência e o Vcore do processador quando ele não está em uso. Se você está num over pra fazer benchmarks, desabilite essa opção. Além do mais, não é muito legal o vcore variar não, mas não há a obrigação de se desligar o C'n'Q.

As temperaturas máximas para esses Semprons vão de 65°C a 70°C, mas o ideal é que não passem de 50°C em full-load. Na MB não é muito bom passar de 45°C, mas todas essas MBs de socket 754 são ruins mesmo pra dissipar calor, não estranhe muito se ela ficar um tanto quente. Já a GPU (VGA), depende muito, mas a dica é que o dissipador dela não fique quente a ponto de você não conseguir manter o dedo nela.

Espero ter ajudado

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com meu sempron 3000 a 2400 mhz usando 9x267 ate agora estavel.Minha memoria que é uma Samsung Tccc esta rodando a 218mhz.Só não testei elas com latencias mais apertadas.Atualmente com 3-4-4-9 e estou fazendo 3286 mb/s no teste de leitura no everest com com 2t.Vou ajustar para 1t e ver no que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A K8N é uma placa boa para uso em stock ou mesmo em over padrão de sempron 3000+ que é 2400mhz como você fez iky.

Aqui eu deixo a 2502mhz com 1.52v e memória a 228mhz cas 2,5.3.3.5 1T e 2.6v. Já o over de 2400mhz ele faz com vcore stock 1.4v. Mas o que eu queria mesmo era bater 2600mhz e não consigo acordo com vcore de 1.52v,,,ele só vai mesmo com 1.62v já que a placa não tem regulagens de vcore intermediarias entre 1.45v e 1.52 também entre 1.52 e 1.62v o que é uma pena esses vcores tão grandes o que me deixa um pouco com medo, pois as temps com 1.62v sobem para 40c em idle e 53c full load e as memórias TCCC minhas não seguram bem com 236mhz nem com cas 3 e 2T.

Nunca vi ninguém topar 2700mhz com um sempron 3000 nessa placa! alias não vejo nem 2600mhz com 1.45v ou mesmo 1.52v que são vcores seguros para mim. Isso me faz pensar que deve ser limitação mesmo da placa mãe subir mais os meus overs sem ter que fritar o processador :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que bom que esta satisfeito! mas pelo que nos falou parece que da pra subir mais sem forçar muito!! hehehe

olha eu deixo desabilitado esta função pois sempre escutei que ela atrapalha nos overclocks, mas uso um cool 'n quiet por fora e te recomendo também. Uso um programa chamado crystalCPUID e quando a CPU esta ociosa joga o vcore para 1,1 volts e o multiplicador para 4. eu neste exato momento estou a 1084 MHz.

Faço meu cool ´n quiet por conta propria assim que demanda processamento o programa modula o multiplicador e o vcore automaticamente.

certamente do jeito que esta voce não precisa mexer em nada, inclusive suas memos estão até um pouco abaixo de DDR 400 então tá tranquilo.

O meu aqui @ 1 ghz com os coolers todos desligados está a 33 graus no processador. em full @ 2,44 ghz vai a 47 graus com um dissipador Akasa e um Smart case fan @ 3200 RPM (ele vai até 4800 rpm mas limito ele).

a temp maxima que usaria no meu sistema seria até uns 50 graus mas aceitavel até uns 60 graus se não me engano.

da uma olhada no crystalCPUID muito bom mesmo.

falou.

Lamon, eu fiz o overclock com base na sua valiosa orientação.

Talvez mais pra frente eu tente aumentar mais um pouco, mas por enquanto estou bastante satisfeito com o novo rendimento. Como sou bastante leigo no assunto, não quero correr o risco de fazer alguma coisa errada e danificar meu PC.

O NFSMW esta rodando lizinho agora com quase tudo ativado em 1024x768 e com FPS variando em média de 35 a 40. Para os demais jogos ficou beleza.

Eu fiz tudo conforme você orientou, exceto desabilitar a opção COOL N' QUIET CONFIGURATION, porém ainda tenho mais algumas dúvidas. vejamos:

O que quer dizer mesmo esta opção COOL N' QUIET CONFIGURATION?

Tenho mesmo que desabilitar esta opção?

Se eu deixar o OC como está, eu preciso mexer no vcore e o vdimm?

Até que temperatura seria considerada normal para o processador, placa mãe e GPU?

Desculpe aí tanta pergunta, mas você parece entender bastante do assunto e já ajudou bastante com este belo tópico que merece NOTA 10!!!

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai Resident! Pena esse Bug da K8N! Mas é uma placa razoável!

Gostaria de subir um pouco mais, mas minhas memorias realmente não me deixam ir mais, mas no geral estou fatisfeito!

A K8N é uma placa boa para uso em stock ou mesmo em over padrão de sempron 3000+ que é 2400mhz como você fez iky.

Aqui eu deixo a 2502mhz com 1.52v e memória a 228mhz cas 2,5.3.3.5 1T e 2.6v. Já o over de 2400mhz ele faz com vcore stock 1.4v. Mas o que eu queria mesmo era bater 2600mhz e não consigo acordo com vcore de 1.52v,,,ele só vai mesmo com 1.62v já que a placa não tem regulagens de vcore intermediarias entre 1.45v e 1.52 também entre 1.52 e 1.62v o que é uma pena esses vcores tão grandes o que me deixa um pouco com medo, pois as temps com 1.62v sobem para 40c em idle e 53c full load e as memórias TCCC minhas não seguram bem com 236mhz nem com cas 3 e 2T.

Nunca vi ninguém topar 2700mhz com um sempron 3000 nessa placa! alias não vejo nem 2600mhz com 1.45v ou mesmo 1.52v que são vcores seguros para mim. Isso me faz pensar que deve ser limitação mesmo da placa mãe subir mais os meus overs sem ter que fritar o processador :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu aí galera! Vocês me ajudaram bastante.

Agora as coisas começaram a ficar mais claras e já me sinto mais confiante para aumentar um pouquinho mais o over. Mas isso vou deixar mais pra frente mesmo, por enquanto ficou legal.

Lamon, brigadão pelos esclarecimentos e pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica boa é você tirar uma tarde só pra ficar na frente do processador, achar uma combinação boa na base do tenta-tenta, e depois de bastante quebrar a cabeça, enfim chegar a um bom resultado e meter o prime até no outro dia de manhã...

Eu não consegui usar o prime95 aqui não, mas usei o SP2004 que me pareceu ser quase a mesma coisa. Me corrijam se estiver errado.

Já que vocês estão sendo muito legais comigo, tirando um bocado de dúvidas, aí vão mais algumas:

Pelo que pude perceber, se mexer só no clock do processador, automaticamente a frequência das memos também aumentam. Considerando esta afirmativa, pergunto:

Tem algum problema se não mexer nas latências?

Existe uma base padrão numérica para se auterá-las?

Existe risco de queimá-las facilmente se mexer errado?

Já li algumas matérias sobre elas, mas ainda não ficou muito claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danilo você conseguiu rodar o prime com essa configuração ? você conseguiu chegar a 2700mhz 301x9 com apenas 1.47v e eu que achava que as K8N,K8N-E não passavam de 300ht (a não ser que você esteja fazendo via clockgem)e que nem conseguiam vcore intermediarios entre 1.45v,1.52 e 1.62v.

Já vi que meu sempron é uma mula de ruim mesmo!!! não vai a 2600 com menos de 1.62v que é a opção que a bios me oferece. QUE ODIO!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

cara a K8N4-E Deluxe da ajuste de htt até 400 em vez de 300, e eu to rodando o prime até agora e nenhum erro ainda

setei o vcore em 1,5v e a placa fica variando entre 1,47 e 1,49v heheheeh

eu troquei esse sempron, meu 3000+ antigo não passava dos 2,49ghz, acima disso mesmo com overvolt ficava instavel

mas essa k8n4-e deluxe é mt boa de over, to adorando :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você trocou o seu antigo que não passava de 2490mhz por esse e deu muita sorte mesmo! :P

Esse você pegou novo na loja ou usado de alguem que já tinha testado em over? Tô pensando em vender o meu e arriscar outro 3000+ ou até mesmo um 3100+ com 256 de cache,,,,mas estou pensando se os novos não são pior que os antigos para over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu acabei vendendo o meu pelo preço de um novo aqui no rj hahaha, paguei 196 reais nesse meu, 3000+ novo BOX

esse da pra ver q é novo, porque até a parte interna da caixa é diferente, não é mais aquele verde de isopor, e branco de papelão agora por dentro hahahaha

foi comprado ontem e to adorando ele, valeu mt a pena

até agora esta totalmente estavel rodando a 2,7ghz :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Resident parece que o que temos e uma limitação por parte desta placa-mãe mesmo.Nada que faço permite passar de 2400mhz com estabilidade.E olha que as memos TCCC não sao estão ruins de over não.Ate dao pro gasto.Mas é esta maledita desta placa que não colabora.Estou pensando em trocar pra ver no que dá.Mas so a placa-mãe já que o resto que tenho ainda e muito bom.

você conseguiu atingir esses 2500 mhz com estabilidade?Totalmente primado? já que temos as mesmas memos usando -as em 1T e com o processador a 2400mhz que latencias você usa? Atualmente estou assim: 9x265=2385mhz e com a minha memo em 216mhz e latencias em 2.5-3-3-6. você ta usando algum cooler no chipset?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Resident parece que o que temos e uma limitação por parte desta placa-mãe mesmo.Nada que faço permite passar de 2400mhz com estabilidade.E olha que as memos TCCC não sao estão ruins de over não.Ate dao pro gasto.Mas é esta maledita desta placa que não colabora.Estou pensando em trocar pra ver no que dá.Mas so a placa-mãe já que o resto que tenho ainda e muito bom.

você conseguiu atingir esses 2500 mhz com estabilidade?Totalmente primado? já que temos as mesmas memos usando -as em 1T e com o processador a 2400mhz que latencias você usa? Atualmente estou assim: 9x265=2385mhz e com a minha memo em 216mhz e latencias em 2.5-3-3-6. você ta usando algum cooler no chipset?

Iky sera que é a placa mãe mesmo???? Mas tire como exemplo o colega Danilo que também não passava dos 2400 com o outro Sempron dele e agora vai chegar a 2800 pelo que vejo :P

Queria pegar um sempron de alguem testado e bom de over para ver se ele ia render aqui e pelo menos conseguisse 2700mhz que é o máximo que nossa placa pode chegar com o multiplicador 9. O danado que nossa placa só vai de Ht a 300 o que limita muito e dificulta, pois parece que a maioria das placas mães tem um bug de usar o Ht perto do seu máximo.

Aqui eu consigo primado 2502mhz com 1.52v e memórias a 227mhz Cas 2.5,3,3,6 1T primado por 8horas como vou postar a baixo,,se eu subir 1mhz no Ht ele já da erro com menos de 1h :tantan: . Quanto ao chipset eu uso um dissipador Zalmam nele e ele não passa dos 33c embora mesmo que o seu esteja com mais que isso não é impedimento para render o over.

IKY faça o teste com essa configuração que eu fiz ou mesmo 280x9=2520mhz, 1.57v(na bios, pois vai ficar com 1.52v na verdade) com certeza 1.52v não vai danificar em nada seu pc. O meu PC vive nessa configuração a mais de 6meses com temperatura de 36c idle e 49c full load.

O jeito é se você tiver mais facilidade que eu testar com outro sempron de algum amigo ou mesmo tirar o seu sempron e se tiver outro colega que tenha uma placa melhor para ver se ele rende mais....

O fato é que quero tira a duvida se a limitação é placa mãe ou processador, pois se for processador eu vendo o meu loguinho para tentar a sorte com outro,,,agora se for placa mãe mesmo ai vai ficar um pouco mais difícil,rss!!!!

post-6075-13884918123821_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...