Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalando o HD


Pollo

Posts recomendados

tu vai ter que abrir o micro,

verifique qntos cabos flat estão sendo usados (cabo chato). pode ser q tu tenha só um (cd room e hd), nesse caso tu tem q comprar outro e liga-lo na ide2

depois, verifica os jumpers... se for ligar em uma ide sem mais nada, deixa como master... se tiver outro drive, depende do 1o. se o 1o estiver como master, o novo tu tem q setar como slave

depois tem q parafusar o hd em uma baia... depois pluga o cabo ide (cabo chato) nele e o cabo de força. pronto, ta instalado!

se for SATA, terá q instalar os drivers

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Segue abaixo uns vídeos interativos em flash que ensinam a instalar um HD, explica tudo como configuração de jumper, cabo e etc. Lembranod que a configuração dos jumpers são para os HDs Maxtor, mas é só você procurar ver a configuração de acordo com o fabricante de seu HD. Mas esses videos são bem educativos.

HDs IDE ATA (PATA)

HDs Serial ATA (SATA)

Até Mais B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Como vejo se é IDE ou SATA ??? e qual a diferença...

não entendo desse negoço...infelizmente tem q ser explicadinho e com paciência!!

Se você viu os dois links que eu postei você vai perceber a diferença física nos dois HDs, começando pelo cabo de dados. Nos HDs IDE é usado um cabo Flat de 80 vias, enquanto que no SATA é um cabo bem fininho geralmente de cor vermelha (mas pode ser de outra cor dependendo do fabricante).

Até Mais B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal...sou eu de novo voltei com mais informaçoes...agora da pra vocês me darem uma explicaçao direta !!!

Bom...meu HD novo é IDE(cabo flat) e eu olhei aqui minha makina tem 3 desses cabos: 1 ligado o leitor de CD,1 ao leitor de diskete e outro a o meu antigo HD!

Pela logica,como so tem 3 fios vou ter q tirar meu HD antigo pra colocar o novo e não vai ter como ficar com os 2 não é isso ? :cry:

OK...pode ser assim mesmo...

Como eu faço pra colocar o novo HD???

valeu pela paciencia q estão tendo ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara...me desculpa por tantas perguntas,é porque não entendo disso !!!

Bom,vamos la...

os HDs so tem uam entrada dessas flat não é? então como vou ligar 1 ao outro e dps ligar 1 deles a placa-mãe ???

Acho melhor irmos pro msn...c não esse topico vai render mt...

huahuahuahua :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pollo,

Pelas dicas postadas, e pelos filmes em flash que há no site da Maxtor (atualmente comprada pela Seagate), você já tem material suficiente para instalar seu HD. Porém, como neófito que você é, é natural que encontre dificuldade.

Veja, você tem um drive de CD-ROM ou gravador de CD-R ou de DVD-R, que usa cabo de 40 vias. É improvável que use um cabo de 80 vias que no drives ópticos não deve fazer diferença, embora eu nunca tenha me detido nem em analisar, nem em pesquisar isso.

Assim, quanto ao drive de CD ou DVD, use um cabo de de 40 vias, com três conectores. Um em cada ponta e um além do meio. E ligue o conector da seção maior, no conector da placa-mãe, identificado como IDE2. Note que o cabo chamado de flat cable tem um fio vermelho. Esse fio sinaliza o pino 1 do cabo e deve ser ligado na posição indicativa de pino 1 no conector da placa-mãe. Na outra ponta, faça a mesma coisa, o fio vermelho vai ser posicionado com o conector no plug macho do drive de CD/DVD no pino 1. E esse, está posicionado ao lado do conector de alimentação ou de força - chamado de conector molex. Normalmente, mesmo que você tentasse ligar o pino 1 invertido, ou seja no pino 40, um resalto no conector do cabo deve impedir esse erro. Assim você fica com um conector sobrando no cabo que conectar o drive de CD-R/DVD para eventual necessidade.

Quanto aos HDs.

Verifique se seu cabo é de 80 vias. Você pode fazer isso visualmente pois os fios do cabo de 80 vias é sensivelmente mais fino que o de 40 vias. Mas o conector não tem 80 pinos, ele tem apenas 40. Os outros 40 são usados em aterramento.

Se você tiver dúvida o cabo de 80 vias tem um conector azul que vai ligado na placa-mãe, como você viu no filme da Maxtor. Tem um cinza além do meio do cabo, que é obrigatoriamente para conectar o HD Slave(escravo), e na ponta deve ter um conector de cor preta, onde vai o HD principal. Ele também tem um fio vermelho ou intercalado de vermelho, sinalizando o pino 1 do HD. Esse pino 1 é posicionado ao lado do conector de alimentação do disco. Não há como errar.

Assim, o HD de 80 GB vai na ponta do cabo no conector preto, e será o MASTER. O atual de 20 GB vai no conector cinza e será o SLAVE. Mas isso ainda vai exigir que você veja a posição dos jumpers de chaveamento ou sinalização dos HDs, de forma que seu HD de 20 GB seja visto como Slave. Há um painel de como ligar esse jumper na etiqueta que vem no HD. Em todo caso, é fácil achar esses dados procurando no Google como instalar um HD slave, se você tiver dificuldade em interpretar a leitura dos jumpers.

Depois disso, você vai precisar particionar o HD de 80 GB em algumas partições para poder instalar o sistema operacional, e só depois limpar a instalação do HD de 20 atual, e usá-lo como armazém de dados.

Sugiro que você peça ajuda a algum amigo mais esclarecido para fazer essas tarefas caso não consiga se sair dessa.

P.S. - Nunca aconselho alguém a usar HD conectado ao drive de CD. Isso faz do HD um periférico mais lento pois a controladora irá trabalhar pela velocidade de escrita e leitura do drive óptico que é o mais lento. Assim a regra é: sempre use os drives ópticos em cabo separado na controladora secundária.

Não esqueça de criar uma partição de uns 4.8 GB para servir de drive depósito para quando você for gravar dados em DVD. É mais fácil desfragmentar 5 GB que uma partição maior.

Existem outras regras de particionamento, mas o post vai ficar muito longo.

Boa sorte,

Jorge Oliveira

Postado Originalmente por Pollo+11 de janeiro de 2006, 00:09-->
alguem me ajuda plzzz... =S

Pollo@12 de janeiro de 2006, 19:01

fica 1 lagado no outro,é isso?? não precisam ta ligado na placa-mãe ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeeee....o processo da instalação eu entendi...o que o cara ali de cima falou de ligar os 2 e tal...

Agora so resta uma 2 pekenas duvidas:

Master o jumper tem q estar na eskerda e slave tem q estar sem?? ou isso depende?

E dps q eu instalar os HDs...meu PC vai iniciar direitinho?? o que vai acontecer?

pra eu ficar com o de 80 com o windows e o de 20 pra arquivos !!

^^

valeu pela paciencia !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Primeiro de tudo você vai fazer uma cópia dos arquivos que você quer guardar num CDROM ou em qualquer dispositivo/unidade de armazenamento seguro.

................................

Pelo que li, você já instalou o Hd novo como master e o antigo como Slave.

A partir de agora vou falar passo a passo o que você deve fazer!

1º Liga o Computador e fica apertando a tecla "delete" até que aparece uma tela com um programa chamado "Setup".

2º Então você vai entrar na opção "Standard CMOS Setup"(isso vai depender da Fabrincante da sua Bios).

3º Dentro dessa opção vai ter as controladoras IDE, evidentemente vai estar listado seu HD novo como master. Se não tiver você vai setar todas as opções como "auto", depois de feitas as alterações você salva antes de sair.

4º Se ela detectou corretamente seu HD novo, nas primeiras telas depois de ligar o micro, vai aparecer uma lista dos drivers e discos instalados, se tiver seu HD novo, HD velho e CDRom nesta lista é que deu certo!

5º Então você vai reiniciar de novo a máquina e vai entrar de novo no Setup. Você vai procurar a opção "BIOS Features Setup (Advanced CMOS Setup)". Depois de entrar nesta opção procure "boot sequence". Então vai aparecer uma tela com a sequencia que a maquina vai procurar um sistema operacional. Você deixa nesta ordem:

- Primeiro o CDrom

- Segundo o Disquete

- Terceiro o HD novo

- Quarto HD velho

Salve as configurações e saia do Setup.

6º Agora pegue o CD do Windows(que tenha boot), coloca no drive e reiniciar a micro. Quando a máquina terminar de fazer os testes nos barramentos e dispositivos(post) então ela vai procurar o sistema operacional naquela ordem que você configurou no setup, ou seja, pelo CDrom.

7º Agora é so você seguir a instalação, fazer uma partição e formata-la. Aproveita e formata seu HD antigo para não dar problemas com dois sistemas operacionais.

Qualquer dúvida posta ai! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...