Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
andrefp0

Filmar em 3CCDs e capturar em 1CDD

Recommended Posts

E o seguinte pessoal, to com uma duvida e resolvi perguntar aqui no forum pra ver se alguem consegue me esclarecer.

Se eu filmar em uma filmadora de 3 CCDs (Panasonic AG-DVC60) e usar uma filmadora dessas compactas de 1CCD como player, só pra captura, teria alguma perda de qualidade na imagem?

É que ouvi que não se deve usar a camera pra rodar vídeo,pois degrada o cabeçote mais rapidamente, e como a AG-DVC60 é uma camera carinha pensei nessa ideia.

valeu pessoal espero respostas

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Andrefp0,

Não sou nenhum expert, mas no meu entender os CCDs influenciam apenas durante a filmagem. Se você utilizar outra filmadora (de 1 CCD) para passar os dados para o PC NÃO deve haver perda de qualidade. Acho a sua ideia bem interessante.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por andrefp0@11 de janeiro de 2006, 00:59

E o seguinte pessoal, to com uma duvida e resolvi perguntar aqui no forum pra ver se alguem consegue me esclarecer.

Se eu filmar em uma filmadora de 3 CCDs (Panasonic AG-DVC60) e usar uma filmadora dessas compactas de 1CCD como player, só pra captura, teria alguma perda de qualidade na imagem?

É que ouvi que não se deve usar a camera pra rodar vídeo,pois degrada o cabeçote mais rapidamente, e como a AG-DVC60 é uma camera carinha pensei nessa ideia.

valeu pessoal espero respostas

E ai andrefp0???

A sua pergunta é pertinente.

Observação 1: Filmar em 3CCDs -> Influencia apenas na obtenção da imagem. A qualidade é diretamente proporcional a 3 coisas:

1º. Lentes usadas na filmadora

2º. especificação do(s) CCD(s): Tamanho, qtde e tecnologia utilizada.

3º. Firmware utilizado para digitalizar os frames a serem gravados na filta.

Uma coisa importante que todos acham, mas vale aqui uma resalva: CCDs são analógicos e não digitais. O processo de digitalização é a ultima etapa. Quando cada quadro é gravado na mídia utilizada, no caso mini-dv.

Agora vem a resposta a sua pergunta:

Toda filmadora tambem é um reprodutor dv. O CCD não tem absolutamente nenhuma influencia na reprodução. Todo o filme gravado é exibido frame a frame, e isso já esta gravado, não podendo ser mais alterado.

Quando minha queimou o ccd, conseguia reproduzir normalmente, passando via fire-wire, etc, etc. E alem do mais, já reproduzi varias fitas mini-dv utilizadas em varias filmadoras dv e você nota a qualidade de cada filmagem devido as tecnologias adotadas por cada uma e não perdas por estar rodando o filme numa "mono-ccd", que é o meu caso.

Quanto a desgastar o cabeçote. Não tem lógica. O desgaste é a mesma que se fosse filmar. O que não deve ser feito é utilizar seguidamente a mesma fita. O ideal é utilizar uma, e somente uma, fita para gravar. Como você é um filmador profissional (suponho, pela camera que você mencionou), talvez utilize somente essa fita mesmo e depois passa pro cliente, não vai haver problema.

VALEUUUU.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais