Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
fcbilmachado

Led piscante

Recommended Posts

Postado Originalmente por fcbilmachado@11 de janeiro de 2006, 12:57

Como posso fazer um led ficar piscando seguidamente, simulando um alarme?

Eu montei um projeto para colocar no meu carro e deu certo. manda oseu email que eu mando o projeto.

Fuiiii!!!!! :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Taí o projeto e funciona!

Após o circuito ser alimentado, inicialmente o capacitor C2 está descarregado, isto faz com que o comparador de tensão interno "pino 2" do circuito integrado ative a saída em nível alto (pino 3 = 12V), acendendo o LED.

A corrente circulando via R1 + R2 gradativamente eleva a tensão no capacitor C2 até atingir o limiar de 2/3 da VCC (para 12V = 8V) então, o comparador interno "pino 6" inverte a saída a nível baixo (pino 3 = negativo), apagando assim o LED.

Neste mesmo momento o "pino 7" é levado ao negativo por um transistor interno ao integrado (open colector), via R2 o capacitor C2 é gradativamente descarregado. Quando o capacitor C2 atingir 1/3 da VCC (para 12V = 4V) a saída é levada a nível alto e o transistor do "pino 7" entra em corte (aberto) permitindo que o ciclo recomece.

O resistor R3 tem como função limitar a corrente que flui pelo LED em 10mA.

O capacitor C1 filtra o "nó" interno dos compadores contra possíveis ruídos espúrios de alimentação (caso o circuito seja alimentado por fonte).

post-24834-13884903724164_thumb.gif

post-24834-13884903748968_thumb.gif

post-24834-13884903749207_thumb.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais