Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Neobius

Estranho, mas é normal?

Recommended Posts

Nem sei como descrevo isso, mas em vários jogos, quando eu vejo, por exemplo um barril, de longe, ele parece de uma forma. Quando vou chegando perto, subitamente a silhueta do objeto muda, depois quando eu chego bem mais perto, muda mais ainda, as vezes até muda de direção ou formato, as texturas e a forma do objeto dão uma guinada dependendo da distância que eu estou até ele. No Far Cry isso chega a ser absurto, o cenário inteiro se altera a medida que eu vou chegando perto ou longe dos coqueiros, encostas, etc... isso é normal? Por gentileza só respondam se tiverem certeza, para evitar falso alarde... isso ocorre com todos os drivers de vídeo, PC da assinatura.

Obrigado, abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

estranho... nunca notei nada do tipo... pode ser normal... tenho uma GF7800GT e uma Radeon X300SE... joguei FarCry em ambas me parecia normal... vou dar uma boa olhada para ter certeza!

Compartilhar este post

Link para o post

isso é o dinamic loading do jogo, é assim mesmo quando se esta longe ele utiliza um modelo com poucos poligonos e texturas de baixa resolução, quando chega perto ele aumenta esses fatores, mas se esta assim tão visivel no seu pc deve ser por causa do hd, talvez ele esteja acesando os arquivos meio devagar, tente desfragmentar, ou até formatar o hd em que o far cry ta instalado.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Fabio Luiz@11 de janeiro de 2006, 19:13

isso é o dinamic loading do jogo, é assim mesmo quando se esta longe ele utiliza um modelo com poucos poligonos e texturas de baixa resolução, quando chega perto ele aumenta esses fatores, mas se esta assim tão visivel no seu pc deve ser por causa do hd, talvez ele esteja acesando os arquivos meio devagar, tente desfragmentar, ou até formatar o hd em que o far cry ta instalado.

Cara obrigado pela resposta, eu realmente pensei que fosse algo relacionado a otimização pois se fossem usados polígonos demais naquelas paisagens medonhas do Far Cry, acho que não seria viável jogar esse game no mercado...

Mas acho que não tem a ver com desfragmentação ou HD não, porque, por exemplo, eu estou a distância X de um barril, eu chego um pouquinho mais perto, a aparência dele muda instantaneamente, se eu der "ré" com o personagem, a aparência do barril volta a ser como era antes também instantaneamente... se eu chegar no ponto limite entre as duas aparências e ficar alternando frente-trás, o objeto também fica alterando rapidinho a sua aparência, saca?

Compartilhar este post

Link para o post

Sei sim, isso acontece com todos os jogos que usam esse tipo de loading(já aconteceu até com o nfsmw aqui), quanto mais memoria menos chances de isso acontecer, mas acho que você já jogou gta:sa, naquele jogo o dinamic loading é extremamente bugado, as vezes apenas de olhar para tras já aperece essas distorções da imagem, o jeito é ignorar isso mesmo(memoria você já tem uma boa quantidade, é claro se colocar mais ajuda :) ), com o tempo você se acostuma a ver isso(tem vezes que é gritante, mas outra você quase nem vê)

se far cry utilizasse texturas de alta resolução e um alto numero de poligonos sendo renderizados ao mesmo tempo, mesmo sem você ver, todo o mapa ao mesmo tempo :lol: , nem se quer um a64 x2 com uma 7800gtx iria manter os fps altos :(

Compartilhar este post

Link para o post

É isso aí Fábio, estou ignorando mesmo, pois em todos os jogos isso aparece e na verdade não chega a ser um desconforto. Na fase aquática de Far Cry chega a embolar a vista, e olha que não sou muito fresco para gráficos. Em ambientes indoor (fechados) quase não se percebe. Em Half Life 2 isso é bem visto, mas de forma mais discreta, claro. Nem de longe Far Cry é bem programado como Half Life 2 tanto em desempenho quanto em estabilidade de imagem, mas é espetacular aquele cenário externo, bonito de se ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Resolvi o problema.

Resposta: a partir de determinada distância, o engine do game faz a vegetação 3D se transformar em sprites (objetos 2D) para melhorar o desempenho. Eu abri o editor manual e aumentei a distância de 1.00000000 para 5.00000000, ou seja, 5 vezes maior. Na prática, 5 vezes mais é praticamente um horizonte invisível, de tão longe, portanto a selva virtualmente fica toda poligonal durante todo o tempo, mesmo as mais distantes vegetações. Alguns devem estar pensando neste exato momento que eu sou maluco e que o jogo deve estar igual a uma apresentação no Powerpoint. Lêdo engano, o desempenho não caiu quase nada, mesmo habilitando o HDR em nível 7. O efeito visual é tão bom que com HDR e tudo sempre poligonal e renderização em cold, o game roda muito bonito sem filtro algum, com anisotrópico em mínimo. Piorando o anisotrópico reduz muito o Moirè e melhora em vez de piorar a qualidade gráfica. Uso a resolução de 1024x768.

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais