Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
nunez

Problema para detectar HD

Recommended Posts

Tenho um HD de 10GB instalado numa máquina com Celeron 766 e placa-mãe PCChips 755. De uns meses pra cá a máquina começou a apresentar problemas na incialização. Isso ocorre quando o computador fica muitas horas desligado, ao ligar pela primeira vez. Na primeira tela que aparece após ligar o computador (aquela em que aparece a data da BIOS , ocorre o reconhecimento da memória RAM e dos drives, etc,etc - ver imagem de exemplo), a inicialização pára quando a máquina tenta detectar o HD. Fica um tempão com a mensagem "Waiting" piscando até que não consegue detectar e aparece o aviso de erro e um outro ("Press F1 to resume").

exemplo da tela citada:

Frisando mais uma vez que esse problema ocorre apenas na primeira tentativa de ligar o computador. Se desligar a máquina pelo botão POWER e religar de novo, a detecção do HD ocorre normalmente. Por outro lado, se tentar apenas apertar o botão RESET o problema persiste.

Obs:

-Já troquei a bateria da placa-mãe, mas o problema continuou.

-Já passei o drive de CD-ROM pra MASTER e o HD pra SLAVE. O CD-ROM passou a seri reconhecido perfeitamente, mas a inicialização parou quando foi detectar o HD, agora como SLAVE.

Alguém tem uma ideia do que pode ser?

O que pode ter sido afetado no HD? Tirando esse problema da primeira tentativa de ligar ele aparentemente está normal.

grato

post-58978-13884903630676_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloque os dispositivos IDE em "Autodetect" no Setup da BIOS e habilite o SMART e veja se aparece alguma mensagem de erro ou aviso.

Acho bom você ir providenciando um backup dos seus arquivos, pois isso não é um bom sinal.

Até Mais B)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu segui suas instruções: coloquei os IDE em modo "Auto" e ativei o Smart. Com o Smart a máquina conseguiu detectar que havia um HD naquela IDE. Depois do Smart iniciou-se aquela outra detecção "default" onde o HD não era detectado e a incialização parava. E isso aconteceu novamente.

Os resultados estão apontando, até agora, para um problema no HD mesmo. Há algum reparo que possa ser feito nesse HD? Ou só resta comprar outro?

grato

Compartilhar este post

Link para o post

Se for um defeito físico não dá pra fazer quase nada. O melhor é você ir providenciando um HD novo pra deixar de reserva ai. você não especificou o fabricante do seu HD e nem o modelo, mas experimente baixar o programa de diagnóstico do fabricante do seu HD e veja o que ele pode fazer.

Até Mais B)

Compartilhar este post

Link para o post

O HD é Samsung modelo SV1021H. Mas estive no site da Samsung e não encontrei esse modelo. No site da Samsung de Portugal havia informações sobre o HD mas não tinha mais nada, nem driver...

você tem ideia de onde eu possa encontrar esse programa de diagnóstico de HD?

Grato mais uma vez

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu achei vários programas de diagnóstico de HD de terceiros. Todos eles indicaram o HD como em excelente estado, com desempenho 100% estado 100%, o que aumentou a dúvida...

grato

Compartilhar este post

Link para o post

No caso o programa de diagnóstico dos HDs Samsung se chama Hutil. você pode baixar de outro modelo da Samsung que eu acho que não tem problema.

Até Mais B)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais