Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

6800GS, overclock via BIOS pelo NiBiTor


Phoenyx

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá pessoal, adquiri recentemente uma eVGA 6800GS PCI-E, e seu poder de overclock é impressionante. Já cheguei em 500MHz no core e 1250MHz nas memórias, rodando liso, dá pra subir mais.

Pois bem, por este motivo gostaria de editar o seu BIOS e deixar por default 500/1200MHz, utilizando o utilitário NiBiTor 2.6. Alguém já executou este processo na série GS?

Curiosidade: Varrendo o BIOS original da minha placa percebi que o nome de engenharia inicial para este modelo seria 6800GTS, até no GPU esta denominação vem gravada.

Bom, é isso, aguardo comentários.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Respondendo a minha própria pergunta: Sim, o NiBiTor 2.6 funciona corretamente. Editei os valores do BIOS aqui, tudo perfeito. Inclusive, baixei o engine clock 2D para 300MHz, e deixei a rotação do fan em 70%(original 53%) no modo 3D, ficando em 100% após atingir o limite permitido pelo driver.

Bom, é isso aí, quem já realizou este processo em outras placas também poderá fazê-lo perfeitamente na série GS. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A minha está chegando hoje (daqui a pouco), também da EVGA, mas já fiquei feliz em saber o potencial de overclock dela.

Em outro site li que chegaram a 525MHz no core sem problemas, mas o cara ficou com medo de ir além porque já achava 100MHz um aumento considerável em relação ao padrão.

Nos diversos testes pela internet o overclock dessa placa faz boa diferença em jogos pesados como o F.E.A.R.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Phoenyx@15 de janeiro de 2006, 22:47

Ainda não fiz testes para competição, rodei apenas o 2k1, mas em máx qualidade. Depois eu faço uma seção e posto detalhes.

Faz um teste no 3DMark05 com este overclock e com seu overclock máximo para podermos dar uma olhada (se possível posta um link do teste)... Já li muito sobre esta placa e elas são mesmas ótimas pra overclock, alé do que mais eficientes clock per clock que as antigas 6800... Parabéns pela nova placa...

Edit: A propósito, a que temperaturas ela está trabalhando com este overclock, idle e full? Uma outra vantagem deste novo núcleo pelo que li é que eles rodam com menor temperatura que as antigas 6800...

Edit:estava olhando sua assinatura e você está com uma ótima configuração, com estas memórias deve poder fazer um bom overclock no seu Venice que elas não vão te segurar, ta rodando ele a quanto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha, nem tudo são flores. Rodei FarCry e Doom3 sem problemas aqui, mas no NFSU2(quem diria) ouve alguns pequenos artefatos(uns 3, jogando por mais de 30min). Aumentei a rotação do fan mas não ajudou, acabei baixando o clock 3D para 490(mesmo clock da eVGA 6800GS versão OC Edition). As memórias permaneceram em 1.2GHz.

Vou baixar o Aquamark 3, 3DMark 2k3 e 2k5 para realizar testes.

A temperatura pouco aumentou com este overclock. Com o calor infernal que fez em Sampa neste final de semana, em idle ela ficou em torno dos 45ºC e em full não passou dos 70ºC.

Tanto as memórias quanto a VGA eu adquiri nesta semana, tenho que afinar o conjunto ainda. Mas o equip está bom sim, rodo o CPU cotidianamente em 2.5GHz, isto porque ainda estou utilizando o cooler box, mas já passei de 2.6GHz estáveis sem aumento de vcore.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Este calor está horrível mesmo, estou em SC e aqui o calor também está insuportavel.... A minha placa de vídeo (que adquiri a pouco tempo, a cerca de 1 mes e meio atras) está ficando em torno de 48ºC em idle e 69ºC em full, mas acabei baixando o overclock dela só por precaução... Estou esperando a chegada de mais 3 coolers pro meu gabinete para melhorar a circulação de ar nele... Mas este calor não combina nada mesmo com overclock...:muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Testes preliminares com o equip:

Venice 3200+ @ 2.5GHz, HTT 250MHz;

2x 1GB G.Skill Samsung UCCC @ 250MHz, 3-4-3-6 1T;

eVGA GeForce 6800GS PCI-E @ 490/1200MHz.

3DMark 2k1: http://service.futuremark.com/compare?2k1=8863895

3DMark 2k3: http://service.futuremark.com/compare?2k3=4556486

3DMark 2k5: http://service.futuremark.com/compare?3dm05=1710935

Final de semana que vem vou dar uma limpada no Windows, atualizar drivers, ajustar melhor os timings de memória, rodar apenas os benchmarks, etc, aí poderemos comparar melhor.

Obs: Testes realizados sem um artefato presente!

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Conseguiu 1.000 pontos a mais que eu no 2005, mas isso é porque eu executei o teste com as opções de texturas com qualidade máxima no painel de controle.

Quanto ao que você falou mais acima, sobre o nome da placa originalmente ser chamada de 6800 GTS, acho que a nVidia mudou de ideia para não confundir os consumidores, que poderiam pensar tratar-se de uma versão melhorada da 6800 GT.

Cara essa placa é uma verdadeira mostrinha no tamanho, grande demais, também a achei muito pesada, tive a sensação de estar carregando um peso de meio quilograma quando a peguei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx@16 de janeiro de 2006, 21:56

Testes preliminares com o equip:

Venice 3200+ @ 2.5GHz, HTT 250MHz;

2x 1GB G.Skill Samsung UCCC @ 250MHz, 3-4-3-6 1T;

eVGA GeForce 6800GS PCI-E @ 490/1200MHz.

3DMark 2k1: http://service.futuremark.com/compare?2k1=8863895

3DMark 2k3: http://service.futuremark.com/compare?2k3=4556486

3DMark 2k5: http://service.futuremark.com/compare?3dm05=1710935

Final de semana que vem vou dar uma limpada no Windows, atualizar drivers, ajustar melhor os timings de memória, rodar apenas os benchmarks, etc, aí poderemos comparar melhor.

Obs: Testes realizados sem um artefato presente!

Abraços,

Não consegui visualizar. Vai para a tela de login.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@16 de janeiro de 2006, 23:32

Conseguiu 1.000 pontos a mais que eu no 2005, mas isso é porque eu executei o teste com as opções de texturas com qualidade máxima no painel de controle.

Quanto ao que você falou mais acima, sobre o nome da placa originalmente ser chamada de 6800 GTS, acho que a nVidia mudou de ideia para não confundir os consumidores, que poderiam pensar tratar-se de uma versão melhorada da 6800 GT.

Cara essa placa é uma verdadeira mostrinha no tamanho, grande demais, também a achei muito pesada, tive a sensação de estar carregando um peso de meio quilograma quando a peguei.

cara,

So pra constar... essa placa é grande assim porque usa o pcb da 7800 ( não lembro onde li isso )... e esse é também um dos fatores q contribuem para torna-la essa beleza pra over q ela é....

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem problemas aqui pra ver... Como já mencionado crie uma conta...

Bons scores... Fez 900 pontos a mais que meu melhor score no 3DMark03 e 3600 pontos a mais no 3DMark01 (este ultimo ainda tenho que refazer o teste pois os ultimos catalyst diminuem significativamente o score neste teste, se bem que eu estou bastante limitado pelo meu processador...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por RIDDICK.@17 de janeiro de 2006, 16:00

Eu não manjo muito de vgas não, mas teria como tranformar ela em uma ultra?

Não, a fabricação do GPU é diferente, realizada em 0.11nm, core NV41, contém apenas 12 pipelines, ou seja, não dá para habilitar os outros 4, presentes na GT e Ultra.

Isto só não acontece na 6800GS AGP, a qual ainda possui o antigo GPU de 0.13nm, core NV40, onde é possível habilitar os pipes restantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teste rápido:

Venice 3200+ @ 2.5GHz, HTT 250MHz;

2x 512Mb Kingston Value (chip Micron -5B d) @ 208MHz, 2,5-3-3-7 - 1T;

eVGA GeForce 6800GS PCI-E @ 425/1000MHz:

http://service.futuremark.com/compare?3dm05=1718705

Rodei com todos os programas abertos no tray.

Mudei apenas os parâmetros para "Alto desempenho" e deixei os filtros desativados no forceware... Acho que está dentro, não?

Outra coisa, usando tanto o driver 81,xx quanto o 82,xx do guru 3D, aqui fica dando umas loucuras de imagem, pois ele escurece a tela bastante e depois fica nisso... Já chegou a acontecer isso com vocês?

Acho que esses forcewares implementaram algo que mexe com as definições de brilho e contraste do monitor (LG F700P), pois aparece isso na aba dos ajustes...

Chato demais isso... <_<

Sabem desativar essa coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O resultado foi bom sim Rodrigo. Quanto ao problema do vídeo, aqui acontece o mesmo(mesmo monitor inclusive), e a imagem só volta ao normal se eu mudar alguma config relativa a resolução(de 1280x1024 para um valor abaixo) mas não aplicando-a, ou seja, voltando aos valores anteriores logo em seguida.

Meio chatinho isso aí, e só de uns tempos para cá vem ocorrendo... é algo relativo ao ForceWare mesmo, pois ocorria também com a minha antiga 6600GT nos últimos drivers que instalei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Phoenyx@19 de janeiro de 2006, 08:10

O resultado foi bom sim Rodrigo. Quanto ao problema do vídeo, aqui acontece o mesmo(mesmo monitor inclusive), e a imagem só volta ao normal se eu mudar alguma config relativa a resolução(de 1280x1024 para um valor abaixo) mas não aplicando-a, ou seja, voltando aos valores anteriores logo em seguida.

Meio chatinho isso aí, e só de uns tempos para cá vem ocorrendo... é algo relativo ao ForceWare mesmo, pois ocorria também com a minha antiga 6600GT nos últimos drivers que instalei.

Pois é...

Doideira esse recurso, por sinal chama-se "Nvidia Direct Access":

Ontem consegui remover isso e agora ficou bem melhor.

Desinstalei o forceware normalmente, desativando apenas a restauração do sistema, bem como o monitor (deixei como plug and play).

Entrei em modo de segurança, fiz uma faxina com o Driver Cleaner. Voltei no sistema pelo modo normal, instalei o driver oficial (81,xx) e quando reiniciei o PC, já era essa aba do monitor :D

Edit: Esquece, porque a porcaria do Direc Access voltou a aparecer...

Hoje quando estava fazendo uns testezinhos, vi que a aba estava novamente presente, pois foi só entrar nas propriedades, para o monitor ficar mais escuro novamente... :angry:

post-3246-1388490399954_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hoje fiz meus primeiros testes de overclock!!!

Realmente é impressionante quando você manda detectar automaticamente as frequências otimizadas.

O forceware me mostrou 530/1220Mhz!!! :blink:

Como eu estava querendo experimentar um valor para manter diário, setei a esmo 460/1200Mhz e fiz um teste com o rthdribl, deixando rodar por quase 1h20min (ver na screen abaixo o processo sendo executado pelo Gerenciador de Tarefas, com o tempo de operação):

A temperatura máxima neste clock obtida aqui foi de 75º C.

Como está fazendo muito calor, não sei se seria saudável manter um clock maior na GPU. Mesmo porque tenho um fan de 120mm na cara da PV, mas deixei o danado ligado nos 5v, para rodar em velocidade menor e fazer menos barulho (ele faz 110 CFM em 12v).

Acho que vou precisar novamente de um regulador de fans. :)

Vamos as perguntas ao Paulo e aos amigos que possuem essa placa:

Vocês desmontaram o cooler, trocando a pasta térmica?

Se sim, digam como veio a original e se as memórias também possuem algum produto de contato com a base.

Sobre o NiBiToR, chegaram a fazer mesmo as implementações de edição da bios original?

E sobre o flashbios? Qual estão usando?

Vamos que vamos... :joia:

post-3246-1388490403076_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então rodrigo, sim, a pasta térmica original é branca comum, e está em contato em todos os chips de memória.

Sim, fiz as implementações pelo NiBiTor, tanto que afirmei isto no início do tópico. Utilizei a última versão, 2.6, a qual dá suporte as 6800GS. Já sobre o nVFlash, utilizei também a última versão, 5.25.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...