Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

6800GS, overclock via BIOS pelo NiBiTor


Phoenyx

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Rostev+19 de janeiro de 2006, 13:08-->
Vamos as perguntas ao Paulo e aos amigos que possuem essa placa:

Vocês desmontaram o cooler, trocando a pasta térmica?

Na verdade eu ainda tenho um pouco da Artic Silver aqui, mas não desmontei porque em alguns reviews que li os autores disseram que a pasta usada no Core pela EVGA era de boa qualidade, segundo eles, as memórias também possuem uma espécie de pasta para contato com a base, apesar de não ser a mesma usada no GPU, e deve ser verdade porque pelo menos na minha eu posso ver sem tirar o dissipador.

Rostev@19 de janeiro de 2006, 13:08

Sobre o NiBiToR, chegaram a fazer mesmo as implementações de edição da bios original?

E sobre o flashbios? Qual estão usando?

Também não, mas a título de curiosidade na minha 6600GT da MSI eu usava o BIOS de uma ASUS, após alguns testes percebi que tinha uma performance melhor com ela, outra coisa que mudou foi o uso da memória de vídeo, que com o BIOS da MSI só chegava a 110MB, já com a versão da ASUS chegava a 120MB, mas tive um efeito colateral com isso, a saída de vídeo no modo vídeo composto não funciona com a versão da ASUS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Phoenyx@17 de janeiro de 2006, 18:05

Não, a fabricação do GPU é diferente, realizada em 0.11nm, core NV41, contém apenas 12 pipelines, ou seja, não dá para habilitar os outros 4, presentes na GT e Ultra.

Phoenyx, realmente não dá pra habilitar pipes nada no GPU da 6800GS, mas tem uma informação que o Everest informa errada e acho que você deve estar se baseando por ela. No caso é o nome código do GPU, ele não é chamado de NV41 e sim de NV42.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já peguei os programas citados pelo Phoenyx...

Vou fazer testes da placa em jogos também para me certificar da estabilidade e daí sim fazer alterações na bios para deixá-la com clocks maiores.

Eu não troquei a pasta porque estou sem alguma que preste aqui.. :P

Usar implastec é que não dá... Vou comprar um tubinho de AS5 ou Ceramic pra ver se faço essa implementação.

Sombra, lembro que vi certa vez em reviews que usavam nas memórias das 6800GT uma espécie de elastomero mais grosseiro... Nessa aqui pelo que o Paulo falou é pasta também, então devemos ter dissipador plano na PV...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Rostev@19 de janeiro de 2006, 15:59

Já peguei os programas citados pelo Phoenyx...

Vou fazer testes da placa em jogos também para me certificar da estabilidade e daí sim fazer alterações na bios para deixá-la com clocks maiores.

Eu não troquei a pasta porque estou sem alguma que preste aqui.. :P

Usar implastec é que não dá... Vou comprar um tubinho de AS5 ou Ceramic pra ver se faço essa implementação.

Sombra, lembro que vi certa vez em reviews que usavam nas memórias das 6800GT uma espécie de elastomero mais grosseiro... Nessa aqui pelo que o Paulo falou é pasta também, então devemos ter dissipador plano na PV...

Não, o dissipador não é plano. Lembra-se da MSI 6600GT? Pois então, a diferença é que aonde se localizam as memórias há um sobresalto, não sendo necessário o uso do elastômero para haver contato.

E Sombra, você está certo, o NV42 seria um NV41, só que produzido em 0.11nm, que é o caso da 6800GS PCI-E.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Phoenyx@19 de janeiro de 2006, 17:36

Não, o dissipador não é plano. Lembra-se da MSI 6600GT? Pois então, a diferença é que aonde se localizam as memórias há um sobresalto, não sendo necessário o uso do elastômero para haver contato.

Sim, sim... entendi...

De qualquer forma, vou precisar pegar uma pastinha térmica pra poder fazer a troca mais tarde...

Que clocks você deixou pelo Nibitor? 490/1200Mhz mesmo?

Parece que dá pra deixar a rotação do fan em % mais altas não é?

Deixou a sua em quanto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, ainda estou fazendo testes aqui. Por enquanto tá assim:

- Clock 2D em 300MHz

- Clock 3D em 485MHz(para dar uma margem, pois só em 490MHz não apresentou artefatos em todos os testes que realizei)

- Memórias em 1200MHz(pois sobem até 1250MHz sem artefatos, não testei acima disso ainda).

- Fan 2D em 50%

- Fan 3D em 100%(isto gera um certo ruído, mas ajuda a resfriar a placa, alguns minutos após voltar ao modo 2D ele retorna aos 50%)

Testei também algumas configurações de voltagens, baixei o core do núcleo para 1.2v(core em 300MHz) no modo 2D e o aumentei até 1.45v(core em 500MHz) no modo 3D, mas não surtiu efeito algum por aqui. Acho que o NiBitor ainda está imaturo com estas placas e não esteja realmente modificando algo a respeito, vou esperar até sua próxima versão, inclusive colaborei com o seu desenvolvedor enviando o meu BIOS original.

Ah, outra coisa, dá para configurar também o thermal throttle, ou seja, se a placa aquecer demais em determinado momento os clocks do core e memória poderão ser setados em um valor menor, e o fan poderá rodar em potência máx, tudo automaticamente. Não vi muito sentido nisso(pois o driver também controla isto) e portanto não configurei tais opções.

No mais é isso, neste final de semana irei jogar mais um pouquinho e afinar o sistema, para tão logo participar de alguns benchmarks. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poxa, um topico entre Phoenyx, Rostev e Sombra_XXI da até medo de postar algo errado, mas vamos lá: seguinte, to na esperança de compra uma 6800GS AGP da EVGA, e pelo q vi o núcleo dela é o NV42 de 130nm , e o da 6800GT é o NV40, sendo também 130nm!! Vi no site do Guru3D q eles tentaram ativar os pipelines a mais, mas foi sem sucesso!! será q num tem nenhum jeito de fazer ela virar uma 6800GT?!

desculpe a ignorância da minha pergunta, mas para um overclocker o "não" não é o limite!! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal.

Voltando o tópico a tona, eu vi o criminal colocar uma 6800gs da leadtek pra rodar a 540/1350 com cooler default! :-BEER

É claro que ele mora no Japão e está em pleno inverno, porém é um GRANDE resultado, ele conseguiu superar uma 6800ultra em resoluções iguais ou abaixo de 1280x1024, mesmo com os filtros ligados.

Eu já pedi a minha da evga, e vou colocá-la para rodar junto com um zalman vf-700cu, será que eu consigo algo semelhante ?

Eu sei que as leadtek vem com OC de fábrica, porém não sei se elas também vem com memórias mais rápidas. :bored:

Bom, assim que chegar eu vou testar a vga e posto os resultados pra vocês.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por toquinho@28 de janeiro de 2006, 03:23

poxa, um topico entre Phoenyx, Rostev e Sombra_XXI da até medo de postar algo errado, mas vamos lá: seguinte, to na esperança de compra uma 6800GS AGP da EVGA, e pelo q vi o núcleo dela é o NV42 de 130nm , e o da 6800GT é o NV40, sendo também 130nm!! Vi no site do Guru3D q eles tentaram ativar os pipelines a mais, mas foi sem sucesso!! será q num tem nenhum jeito de fazer ela virar uma 6800GT?!

desculpe a ignorância da minha pergunta, mas para um overclocker o "não" não é o limite!! :-BEER

No review não foi usada placa eVGA, todos os relatos de sucesso que li até agora do mod pra 6800gt foram com 6800gs agp eVGA.... Portanto, sim, ve tem chance de conseguir o mod...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Tyellbee@31 de janeiro de 2006, 21:32

No review não foi usada placa eVGA, todos os relatos de sucesso que li até agora do mod pra 6800gt foram com 6800gs agp eVGA.... Portanto, sim, ve tem chance de conseguir o mod...

poh cara...melhor noticia do dia!!! achei a EVGA 6800GS AGP no PY, e fim de fevereiro vou compra!! até lá terei mais noticias de mods!! se você tiver o link d algum forum, coloca aí..por favor!!! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por toquinho@01 de fevereiro de 2006, 00:36

poh cara...melhor noticia do dia!!! achei a EVGA 6800GS AGP no PY, e fim de fevereiro vou compra!! até lá terei mais noticias de mods!! se você tiver o link d algum forum, coloca aí..por favor!!!  :palmas:

Três relatos que eu achei:

Forum Anandtech

GTA Foruns

Neowin

Mas o modo de fazer o softmod é o mesmo das 6800, pelo rivatuner.... Muito fácil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um amigo que tem uma X800D3 da Gecube (12 Pipelines) núcleo r430

e queria saber se dá pra ativar os 4 pipes adormecidos?

Fiquei sabendo que é via bios, mais eu não tenho muita intimidade em mexer com bios eu gostaria que alguém me desse uma "receita de bolo" pra eu tentar fazer sem riscos.

Obs: A X800XL tem o core igual só a memória muda portanto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Krazy.com@17 de janeiro de 2006, 16:45

Creio q não...

porque a ultra usa o núcleo da 6800gt...

O da 6800gs é diferente...

E aí cara, beleza?

Como faço p/ ativar os outros 4 pipes da 6800GS AGP?

Estou querendo comprar uma e queria saber como faz...

valeu

Abraço

T+

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rafaelvanhalen@12 de fevereiro de 2006, 12:25

E aí cara, beleza?

Como faço p/ ativar os outros 4 pipes da 6800GS AGP?

Estou querendo comprar uma e queria saber como faz...

valeu

Abraço

T+

Rafael

cara,

Na pag 2 desse topico tem uns links de uma galera q fez isso...

Pelo proprio rivatuner da pra fazer...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ainda não fiz over pela bios, somente via rivaturner. Vi o Phoenyx conseguindo atualizar a bios com sucesso e estou curioso...vou tentar daqui a pouco!!! Eu fiz alguns testes com o todo o meu sistema em stock (exceto a pv) nos 3DMarks. Compare a GS originalmente com 12/5 e, após o mod, com 16/6 ativados. Confiram as diferenças:

3DMark01SE com 12/5 em 400/1100 MHz: 17241 pontos

- http://service.futuremark.com/compare?2k1=8899218

3DMark01SE com 16/6 em 400/1100 MHz: 17748 pontos - aumento de 2,94%

- http://service.futuremark.com/compare?2k1=8900134

3DMark03 com 12/5 em 400/1100 MHz: 10323 pontos

3DMark03 com 16/6 em 400/1100 MHz: 11495 pontos - aumento de 11,35%

- http://service.futuremark.com/compare?2k3=4626013

3DMark05 com 12/5 em 400/1100 MHz: 4741 pontos

3DMark05 com 16/6 em 400/1100 MHz: 5398 pontos - aumento de 13,85%

- http://service.futuremark.com/compare?3dm05=1810560

3DMark06 com 12/5 em 400/1100 MHz: 2188 pontos

3DMark06 com 16/6 em 400/1100 MHz: 2509 pontos - aumento de 14,67%

- http://service.futuremark.com/compare?3dm06=133226

Bom, os resultados falam por si. Um aumento significativo nos testes sintéticos. Agora preciso instalar benchmarks de testes "reais" pra ver a diferença concreta nos fps dos games. Aparentemente, os 4 pixels e 1 vertex pipes extras, ativados, dão uma boa melhora no desempenho. Provando, mais uma vez, que as 6800GS AGP's estão com excelente custo-benefício.

Infelizmente, todas as 6800GS PCI-E utilizam o núcleo NV42 que, nem ao menos se quer, é fabricado com 16/6. Sendo assim, impossível querer ativar o que não se tem... :P

A configuração do sistema que utilizei nestes testes foi a seguinte:

Athlon XP-MOBILE 2600+ @ 2000 MHz (200*10x)

2x512MB Samsung TCCC BrainPower DDR400 MHz @ 200 MHz

FSB/DIMM Ratio: 100% ou 1/1

Latências: 2,5-3-3-9

Vcore: 1.45V, Vdimm: 2.77V, Vnb: 1.8V, Vagp: 1.5V

eVGA GeForce 6800GS @ 400/1100 MHz

ForceWare versão 83.60 Beta:

- Obrigar mipmaps: nenhum

- Sincronização vertical: usar config do aplicativo

- Configurações da imagem: melhor desempenho

- Aceleração de hardware: apenas ativado Fixação de texturas condizente

OpenGL:

- Level of Detail: Low

- Mipmaps: Application control

- Optimizations: Disable All

- Textures: apenas Conformant Clamp ativado

- Vertical Sync: Default Off

DirectX:

- Level of Detail: Low

- Mipmaps: Application control

- Optimizations: Disable All

- Textures: apenas Conformant Clamp ativado

- Vertical Sync: Application control

Image Settings: High performance

Antialiasing settings: Application control

Anisotropic settings: Application control

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi lançado a versão NiBiTor 2.7 com total suporte as 6800GS PCI-E e AGP. Parece que a versão 2.6a tinha alguns bugs e andou matando algumas placas...

EDIT: Atualização de bios com sucesso!!! Default agora é 450/1100 MHz. Única coisa que está me preocupado é a temperatura de 58°C em idle...

Gostaria de saber como ativar os 16/6 via bios. Assim eu abandono o RivaTurner de vez!!! Ví que tem uma opção no nvflash chamada Strap (comando: -m <strap>), mas não sei o que colocar em "<strap>" para ativar os 16/6. Alguém pode ajudar?

post-15173-13884905860283_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PRCBA@03 de fevereiro de 2006, 19:06

Olá galera!

Chegou minha evga 6800gs pci-e e já tasquei overclock, ela chegou a 550/1250 aliado ao vf-700cu, esperava mais das memórias...  :ZZZ:

Porém agora ela está equiparada a ultra acredito eu.

Um abraço.

Rodei o 3dmark05 aqui com clocks em default e consegui 5080 ptos, com a vga em over para 530-1220(uso cotidiano) eu consegui 6200 ptos!!

Uma boa marca acredito eu.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...