Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
napadark

Ventoinha da fonte com desempenho baixo!

Recommended Posts

Possuo um fonte onde o local da ventoinha era muito estreito e acabou desgastando a ventoinha. A base de algumas marteladas alarguei o local mas, acho, que a situação ocorrida deixou seqüelas na ventoinha. Do nada as rotações dela caem muito, conseqüentemente, diminuindo a ventilação do meu pc e aumentando a temperatura do mesmo (chegando a aumentar a temperatura à 10ºC em menos de dez minutos). As vezes eu tenho que dar um “empurrãozinho” na hora que liga o Pc para que a ventoinha funcione.

Devo trocar a ventoinha? Ou a fonte inteira?

Alguém passou por uma situação parecida?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

- Deslige a fonte da tomada, aguarde 1 minutinho pra descarregar os capacitores e esfriar um pouco...

- Depois abra a fonte, desparafuse o cooler.

- Em um dos lados das hélices, no centro, existe uma etiqueta, que ao remover, deixa à mostra um orificio com um eixo central.

- Com óleo de máquina ou SuperLub/WD (lubrificante spray), aplique algo como 2 ou 3 gotas no local e gire a hélice para lubrificar.

- Limpe bem ao redor do plástico para que a etiqueta cole novamente. Esse orificio não deve ficar aberto, se a etiqueta perder a cola, tape com outra etiqueta qualquer, aquelas de rotulos de disquete/CD/caderno já servem.

Há quem use vaselina, mas eu não recomendo.

Se o cooler for de 80mm ou 120mm (o que é provavel), talvez valha a pena comprar um de rolamente (ball bearing), que é bem mais duravel. Mas o procedimento de lubrificação aqui descrito também serve para qualquer cooler, e deve ser feito sempre que você perceber uma queda/oscilação na rotação.

É isso.

Compartilhar este post

Link para o post

tenta trocar a fan, se não resolver troca a fonte...

falo isto que mesmo que não funcionar, o prejuizo vai ser muito pequeno (cerca de R$10). Então vale a pena arriscar

Compartilhar este post

Link para o post

Utilizei sua dica freakcode de colocar algumas gotas de lubrificante dentro do cooler da fonte e já liguei duas vezes meu pc e o cooler esta funcionando na sua potencia máxima, valeu pela dica amigo!

Agradeço também o auxilio do Fernando!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por napadark@18 de janeiro de 2006, 01:06

Utilizei sua dica freakcode de colocar algumas gotas de lubrificante dentro do cooler da fonte e já liguei duas vezes meu pc e o cooler esta funcionando na sua potencia máxima, valeu pela dica amigo!

Agradeço também o auxilio do Fernando!

Se passou uma semana e o problema foi para o espaço :P

valeu pela ajudas de todos e salvaram minha pátria :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais