Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Slackware ou Gentoo


Supermouse

Posts recomendados

ok, antes de mais nada: NO FLAMEWARS!!!

esse não é um tópico do estilo "qual é o melhor", o q eu quero é uma opinião imparcial sobre ambos. eu digo isso porque de acordo com o site do Gentoo, ela é a melhor distro do mundo, no entanto, quando eu fui instalar, me ferrei bastante por causa do sistema do portage (isso foi explicado num outro tópico meu...)

agora, amanhã eu estou de férias, e eu pretendia instalar uma distro dessas, ou Gentoo ou Slack. por isso eu queria uma opinião imparcial de pessoas que usaram um ou ambos sistemas. Isso tudo, é claro, sem fanatismo. o q eu quero saber é como o sistema funciona de forma basica, desde a instalação do proprio até a instalação de pacotes adicionais, configuração, e algumas outras coisas q eu possa não saber.

por exemplo: eu instalei o Gentoo. a instalação dele é em modo texto, totalmente do zero (no entanto, existe um excelente manual q eu posso acompanhar durante a instalação), e ele compila todos os pacotes a partir das fontes. isso, infelizmente, é muito demorado pra mim... ele vem sem absolutamente nada, eu tenho q instalar tudo depois, e os arquivos de configuração dele sao os padroes do linux. eu digo isso porque eu sei q algumas distros sao diferentes. ele usa o xorg como padrão, e o kernel 2.6.

tem mais alguma coisa pra acrescentarem ao gentoo, q eu possa não saber, e q possivelmente possa pesar na minha decisão?

e quanto ao slackware? eu dei uma lida no site, no FAQ e num livro online q passaram em outro tópico, mas, se é o caso, eu li tudo sobre gentoo q podia, e mesmo assim eu só vi suas qualidades e defeitos realmente quando instalei.

eu adoraria instalar os dois, mas eu só tenho uma semana livre, e eu queria deixar um dos dois funcioanndo afinadinho nesse tempo, e eu demorei uma semana pra deixar o gentoo básico funcionando, e só depois eu vi q era meio fora da minha realidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Supormouse eu usei o Slack 10.2 com o kernel 2.4 que é o padrão dele, até dá para instalar o 2.6 na hora da instalação mas como eu tinha uns problemas pra instalar meu modem eu preferi usar o 2.4.

No tempo que eu usei ele não tive problemas, todos os programas que eu instalei rodaram normal e sem nenhum erro.

O instalador dele é em modo texto e inglês, alias o kde também é em inglês, logo depois da instalação você tem q instalar os pacotes de traduçao, mas isso é fácil afinal já vem td no cd 02.

Uma coisa que eu achei meio estranho no começo mas q depois eu acostumei é q pra iniciar o X você tem q logar no terminal mesmo e dar o comando startx.

E ahhh não sei mais o que falar dele, afinal não usei ele tempo suficiente

O que eu posso dizer é q ele é uma excelente distribuição q nunca me deu um problema ( a não ser os q eu fazia ele dar, mas isso é outra historia hahahaha)

E quanto ao Gentoo eu nunca usei ele, e nem sei como é a cara dele então não vou falar nada hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Supermouse, você gastou tanto tempo com o gentoo, deve ter aprendido muito, acho melhor você tentar outra vez, desta vai ser bem mais rápido e você não vai cometer os mesmos erros :P seria bom se você ainda tivesse os programas compilados.

o q eu quero saber é como o sistema funciona de forma basica, desde a instalação do proprio até a instalação de pacotes adicionais, configuração, e algumas outras coisas q eu possa não saber.

O q posso escrever é q o slackware não ajuda em nada :P , não reconhece nada, mesmo o básico como placa de som, video, monitor... então você acaba tendo q configurar tudo na mão mesmo, para mudar o idioma padrão dos programas, por exemplo, você tem q editar o arquivo /etc/profiles/lang.sh (acho o nome é esse :D ) entre outras coisas...

Como você escreveu os seus "problemas familiares" no tópico do gentoo, realmente recomendo você tentar o gentoo novamente, pois o slackware pode ter um instalação rápida, mas você vai precisar de tempo para configurar cada dispositivo. Nunca usei o gentoo mas imagino q ele tenha algumas ferramentas de configuração.

Uma coisa que eu achei meio estranho no começo mas q depois eu acostumei é q pra iniciar o X você tem q logar no terminal mesmo e dar o comando startx.

Era só editar o arquivo /etc/inittab e mudar o "id:3:initdefault:" para "id:4:initdefault:", assim o sistema inicia em modo gráfico por padrão.

Obs: Desculpem se errei algum nome de arquivo, estou no trabalho agora e só posso usar o Win2000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uahauh... valeu mog, eu realmente estou tentando o Gentoo de novo, mas a questo dos meus problemas familiares não é o tempo q o micro fica ligado. é o tempo q ele fica ligado sozinho... enquanto eu estou ai fucando pra fazer funcionar os dispositivos (nota: eu tenho q fazer isso mo Gentoo também), ta tudo bem... o q não da é deixar o micro compilando coisas sozinho...

sabe, eu comprei um livro bastante interessante chamado Universidade Linux, q se eu tivesse comprado a uns seis meses atras ia ser uma maravilha... infelizmente, quando eu li o livro eu vi q quase tudo q diz la eu já tinha aprendido na marra... e eu já estou apanhando para coisas mais avancadas q não fala la...

como o livro fala sobre Slack, Debian, Fedora e SuSE, eu pensei em instalar o Slack, q é bastante parecido com o Gentoo, com excecao do portage... só q depois eu vio q ele é muito parecido mesmo, você tem q instalar dos fontes (eu achava q .tgz eram pacotes, mas sao fontes, tem q compilar igual), isso, somado ao fato q tinham 4 Cds do Slack pra baixar, me fizeram tentar o Gentoo de novo...

valeu pela forca, pelas respostas, e, se alguem souber a solucao do meu problema com mouse, por favor help me....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Supermouse@16 de janeiro de 2006, 10:38

como o livro fala sobre Slack, Debian, Fedora e SuSE, eu pensei em instalar o Slack, q é bastante parecido com o Gentoo, com excecao do portage... só q depois eu vio q ele é muito parecido mesmo, você tem q instalar dos fontes (eu achava q .tgz eram pacotes, mas sao fontes, tem q compilar igual), isso, somado ao fato q tinham 4 Cds do Slack pra baixar, me fizeram tentar o Gentoo de novo...

Opa! tenho q responder isso rápido, depois leio o resto...

os .tgz SÃO PACOTES, compilados para 486 em sua maioria, os .tgz q são fontes estão no 3º e 4º cds. você só precisa do 1º e 2º para instalar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Supermouse@16 de janeiro de 2006, 11:10

jura? eu achava q eram fontes...

então só me tira uma duvida, q eu acho q estou viajando: aquele processo de configure, make install e install se trata de uma compilacao?

É. Mas normalmente eu faço ./configure && make && make install-strip assim o arquivo fica menor :D mas você não precisa fazer isso para instalar o slack, eu faço a compilação porque gosto d usar todo o poder do meu pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só...

e você tem alguma dica pra deixar compilações menores no Gentoo? alguma variavel de USE? eu estou usando -kde -gnome, uma vez q eu vou usar Enlightenment, então eu vou remover suporte a esses outros gerenciadores... eu tinha pensado em usar -qt -gtk também, mas não sei se não vai dar pau na hora de instalar coisas como o The GIMP ou o Amarok...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Supermouse@16 de janeiro de 2006, 12:41

só...

e você tem alguma dica pra deixar compilações menores no Gentoo? alguma variavel de USE? eu estou usando -kde -gnome, uma vez q eu vou usar Enlightenment, então eu vou remover suporte a esses outros gerenciadores... eu tinha pensado em usar -qt -gtk também, mas não sei se não vai dar pau na hora de instalar coisas como o The GIMP ou o Amarok...

Acho q aquele comando funciona em qualquer distro, mas alguns programas como o mplayer, gtk1.2... não aceitam o make install-strip :( ... você gosta mesmo do Enlightenment? Já tentou o Xfce? Ele vem com um instalador q compila e instala pra você, o xfce usa gtk2 então eu gosto d usar ele junto com o OpenOffice, pois o assim OO também usa gtk2. Com o seu pc (AXP) ele deve compilar em pouco mais de 1 hora.

Falô!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...