Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD K6II 550 256MB - RODA?


chikosanchez

Posts recomendados

Bom dia galera!!! beleza?

Gente, me ajudem por favor, dicas, palpites, tudo é válido =P

Tenho uma rede com 3 pc's sendo 2 com XP e 1 com 98, mesmo porque eu só uso ele de servidor, não é uma máquina pra produção...

O que eu quero mesmo é migrar meu "servidor" 98, que hoje serve arquivos, banco de dados MySql + Php com o Apache, e roteia internet para os outros 2 pc, para uma Distro Linux... mas qual??? qual seria leve???

Falam do Puppy, Coyote, DSL... mas qual vocês indicam??

Lembrem: preciso que ele,

- Roteie internet p/ os outros 2 pcs

- Sirva arquivos de trabalho...

- Sirva Bd Mysql + Php + Apache

Tudo isso com essa configuração de "fóssil" *rs (AMD K6II 550 256MB)

Desde já agradeço a todos!!

Chiko

:bandeira: Viva a liberdade, viva o Linux!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse computador você consegue usar um ambiente de trabalho para internet (Firefox, Gaim, skype) com uma suite office (OpenOffice) e até quem sabe uns joguinhos leves. :blink:

Pra você simplesmente fazer o que você quer, até um Pentium 486 (133 recomendado) dá conta.

Olha, qual o seu grau de conhecimento com linux? Conheço amigos que fazem isso com a distribuição Debian, outros com Slackware, etc.

Eu te aconselho o Debian para fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[modo sacana] Usa o Gentoo, é bem facilzinho de instalar e configurar... [/modo sacana]

não, agora falando serio... sem problemas... ainda mais se você tem banda larga, é facim facim... eu mesmo, na epoca q eu era power iniciante (hoje em dia eu sou da rara especie noobius minoriun...) mas empaquei porque eu tive a excelente idia de instalar com apenas 1 CD (só vem o sistema básico) e com internet discada (eu não sabia nem os comandos do Bash naquela epoca, imagina recompilar o kernel e adicionar um modulo de softmodem...). agora, como você ta, vai tranquilo tranquilo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por chikosanchez@16 de janeiro de 2006, 12:52

Certo brother, mas eu preciso além de rotear web, servir BD Mysql+Apache e também servir arquivos... o BrasilFW faz isso também??? =D

Preciso encontrar uma solução linux pra isso... tenho fé q vou encontrar!  :palmas:

Grande abraço e obrigado pela força.

Chiko.

FTP ele até tem -só instalar o add-on-, só que não sei se funciona externamente, nunca tive a curiosidade de testar.

Porém o BD e o serviço http ele não tem, para isso você precisara de um linux mais "robusto" eu recomendaria no caso o Slackware ou Fedora.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UIA rapaz... agora q eu vi, eu me expressei super mal...

quando eu falei do Gentoo, você deve ter percebido o [modo sacana] [/modosacana], né? e se você ler dois outros tópicos meus, vai ver q eu estou apanhando como um cavalo...

no entanto, o q eu falei depois disso era relacionado ao Debian, só q eu esqueci de mencionar isso... então ficou parecendo q era sobre o Gentoo... foi malz...

aquilo q eu falei la em cima, bota Debian antes... ele é estremamente tranquilo de arrumar, se você analisar o Slack mais profundamente, vai ver q é a mesma coisa q o Gentoo...

quanto ao Debian, eu não me canso de falar isso, ele possui um excelente recurso chamado apt, q conta com, creio eu, 17 mil pacotes... isso significa q quase qualquer programa q você quiser, é só digitar apt-get nome do programa e pronto. sem falar q o Debian é uma distro voltada para servidores, e possui uma politica de segurança e estabilização de pacotes q não é brincadeira, ou seja, vai ser muito difícil você achar uma distro mais robusta q ela pra fazer um servidor em casa... (bem, você comprar um servidor da IBM, mas acho q esta fora das usas previsões de orçamento...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se for assim, o lance é baixar a 10.2 mesmo né?? senão vai ser 2 trampos, o de instalar a 8.1 e outro de fazer a atualização... achei que o ideal era a 8.1 pelo peso... mas pela sua dica, vou atrás da 10.2

A iso básica é 1 cd só? ou tenho q baixar mais do que isso??

Abraço!

Chiko

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Supermouse@16 de janeiro de 2006, 15:08

UIA rapaz... agora q eu vi, eu me expressei super mal...

quando eu falei do Gentoo, você deve ter percebido o [modo sacana] [/modosacana], né? e se você ler dois outros tópicos meus, vai ver q eu estou apanhando como um cavalo...

no entanto, o q eu falei depois disso era relacionado ao Debian, só q eu esqueci de mencionar isso... então ficou parecendo q era sobre o Gentoo... foi malz...

aquilo q eu falei la em cima, bota Debian antes... ele é estremamente tranquilo de arrumar, se você analisar o Slack mais profundamente, vai ver q é a mesma coisa q o Gentoo...

quanto ao Debian, eu não me canso de falar isso, ele possui um excelente recurso chamado apt, q conta com, creio eu, 17 mil pacotes... isso significa q quase qualquer programa q você quiser, é só digitar apt-get nome do programa e pronto. sem falar q o Debian é uma distro voltada para servidores, e possui uma politica de segurança e estabilização de pacotes q não é brincadeira, ou seja, vai ser muito difícil você achar uma distro mais robusta q ela pra fazer um servidor em casa... (bem, você comprar um servidor da IBM, mas acho q esta fora das usas previsões de orçamento...)

Ai caraca, me desculpa a newbice hehehe saquei a parada agora... bom, se for analisar os fatos friamente, eu preciso mesmo é de um pouco mais de facilidade "mesmo tratando-se de linux" *rsrs então nesse caso, para novato como eu - Debian X Slackware qual seria hein??? hehehe

Valeu à todos que estão me dando um help.

Chiko

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara...qualquer linux vai funcionar, porque por ser servidor você ira usar muito pouco o modo gráfico -acredito eu-.

Pode ser o Slackware,Debian,Red Hat,Fedora e por aí afora, realmente isso se torna um quesito de gosto -claro, isso é minha opinião-.

Mais eu sei como é isso...sempre ficamos na duvida entre qual escolher, o que eu posso dizer é para pesquisar e ler.

Assim ira descobrir qual se enquadra melhor.

Por exemplo

As vezes você que uma distro que seja fácil de instalar e configurar e nesse caso eu acho que o slackware já ficaria meio no muro...

mais nada que o google ou o forum aqui não resolvam

=D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, como eu vou dizer... ambas sao distros bem robustas, e sao muito boas...

parafraseando o Mr. Burns, "Slackware e Debian sao como caminhões desmontados, mas o Debian pelo menos vem com um 'guia de montagem rapida usando Atp-Get'".

existe também um apt para Slack, mas ele não é oficial, e, se você achou q Gentoo não é para iniciante, de uma olhada no meu tópico de Gentoo e Slackware, no qual eu estava em duvida sobre qual dos dois botar... não preciso nem falar nada né...

enfim, você obviamente nem vai querer rodar modo grafico, então, o q importa é a distro ser robusta e eficiente, então qualquer uma das duas serve. ambas podem ser instaladas num modo simples, para servidor, com apenas 1 CD, creio eu, mas em questao de facilidade eu acho q é mais o Debian...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Named@16 de janeiro de 2006, 15:45

Então cara...qualquer linux vai funcionar, porque por ser servidor você ira usar muito pouco o modo gráfico -acredito eu-.

Pode ser o Slackware,Debian,Red Hat,Fedora e por aí afora, realmente isso se torna um quesito de gosto -claro, isso é minha opinião-.

Mais eu sei como é isso...sempre ficamos na duvida entre qual escolher, o que eu posso dizer é para pesquisar e ler.

Assim ira descobrir qual se enquadra melhor.

Por exemplo

As vezes você que uma distro que seja fácil de instalar e configurar e nesse caso eu acho que o slackware já ficaria meio no muro...

mais nada que o google ou o forum aqui não resolvam

=D

Heheh pod crer Named, bom, pra o que eu quero, de fato não me interessa o modo grafico não... acredito que só enfrentarei problemas nas configurações iniciais, após isso, pela robustez e estabilidade do linux ficarei mais sossegado... sossego esse que óbviamente não estou tendo usando o "Windows 98" pra essa função... de fato é precário.

Abraço brow! e brigadu + uma vez!

Chiko :bored:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"use linux e tenha uma existência livre de vírus e spyware..."

no entanto, deixa eu procurar meu livro novo, nele tem uma passagem bem interessante, só pra não acharmos q o linux é um super homem...

não achei a passagem, mas em termos gerais, avisa pra você não descuidar da segurança, uma vez q o pensamento "tenho linux agora to seguro" minimiza ou anula totalmente as vantagens em robustez e segurança do linux.

portanto, já q ele vai ser servidor de arquivos e roteador, pode ser interessante você botar um firewall (iptables rula), e talvez até um antivirus (lembre-se, quaisquer eventuais virus q você va pegar serao inócuos no servidor linux, mas podem detonar as maquinas windows...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai caramba, pior é q eu não sou exatamente o cara certo pra responder...

Firewall = iptables. o ipchains é um firewall obsoleto, q era usado no kernel 2.2

Compartilhamento = Samba. até onde eu sei, é o melhor pra compartilhar arquivos com windows...

Squid é tipo um proxy de alta performance, ele guarda as paginas num cache, e torna mais rápido acessa-las novamente. se seu servidor vai compartilhar a internet, pode ser uma boa usar...

router = se for da maneira q eu estou pensando, você não precisa de nenhum programa especial, o linux já tem o ip_forwarding no kernel.

você tem uma conexao banda larga, um modem q não tem suporte a router e um micro com duas placas de rede, certo? nesse caso, o q você deve cuidar é na hora da compilação do kernel, pra ativar os modulos necessarios para o roteamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahaha :P Supermouse está sendo massacrado de perguntas hahahaha :P

Bom, uma coisa que falo é seguinte: quer saber qual distro pode te agradar com essa configuração? Bom, baixe algumas como Suse, Ubuntu, Fedora e outras e experimente pra ver como fica. Recomendo ler o tópico Qual a melhor distro pra mim. Tem muita coisa legal. Agora por tem 256Mb de ram, acho que dá pra rodar algumas distros novas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por chikosanchez@16 de janeiro de 2006, 20:27

Isso, tenho uma conexão speedy light 250... mas pra 2 pcs tá boa a velocidade *rs

Bom, entendí a sequencia que devo ter atenção:

Firewall = iptables

Compartilhamento = Samba

router = ip_forwarding

beleza? valeu!!!!! vou ler sobre isso já!!!! =D

Chiko

Firewal pode ser por regras iptables, acho que é o melhor mesmo, recomendo a leitura do livro "Dominando Linux Firewall Iptables" do Urubatan Neto, é um livro pequeno porém com muito conteúdo.

Com relação ao compatilhamento, o samba serve para compartilhar fazer com que redes linux converse com redes windows, só isso.

E sobre o squid eu acho que ele vai ficar pesadão e não aconselho para seu caso,afinal o squid é beemmm mais profissional e existe alternativas bem mais vantajosas para seu caso!

Eu estou querendo fazer aqui em casa +/- o que você esta montando ai.

Atualmente eu tenho um servidor router/firewall com o BrazilFW já vai fazer um ano que o tenho (é um 133 usado) e ta aguenta firme e forte.

Boa sorte aí

=D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...