Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

gravação de eprom 27C512


RED ICE

Posts recomendados

comprei um destes gravadores da internet (willem), e estou tentando gravar chips PLC Atmel "AT27C512R", mas só consigo lê-los, quando vou gravar dá uns erros...agora eu pergunto este tipo de chip pode ser regravado?

também estou tentando gravar em umas eproms daquelas com janelinha AMD27C512, e está dando o mesmo erro... agora eu pergunto: estas eproms de janelinha devem ser apagadas pelo processo de raios ultravioleta antes de serem regravadas ou posso simplesmente gravar por cima?

Grato a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RED ICE@15 de janeiro de 2006, 13:34

comprei um destes gravadores da internet (willem), e estou tentando gravar chips PLC Atmel "AT27C512R", mas só consigo lê-los, quando vou gravar dá uns erros...agora eu pergunto este tipo de chip pode ser regravado?

também estou tentando gravar em umas eproms daquelas com janelinha AMD27C512, e está dando o mesmo erro... agora eu pergunto: estas eproms de janelinha devem ser apagadas pelo processo de raios ultravioleta antes de serem regravadas ou posso simplesmente gravar por cima?

Se tiverem janela, ambas precisam ser apagadas por UV. Pelo que vi o AT29C512R é OTP ( se não tiver janela - gravou uma vez acabou, só dá para resetar bit ).

Não dá para gravar por cima, só se você for resetar bit em algum lugar, só. O único jeito de apagar totalmente é com apagador UV.

Dante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RED ICE@15 de janeiro de 2006, 20:35

Oi, o que é resetar bit? o que acontece ao fazer isso?

se for OPT então é como se fosse um cdr? só grava uma vez?

O AT29C512R, que eu tenho é daqueles quadradinhos pequenos tipo bios de computador, e não tem janela.

nico tem razão, eu confundi na hora, AT29C512R é um Flash, não é EPROM OTP como pensei quando bati o olho no código.

Sim, ela é regravável. Que placa você o viu? Normalmente memórias de 64kB como no caso só se vê em gravadores de cd antigos e algumas placas de vídeo.

Eu tenho um AT29C256 que uso em eletrônica para coisa velha, junto com meu gravador de EPROM willem.

Dante

Postado Originalmente por RED ICE@15 de janeiro de 2006, 13:34

comprei um destes gravadores da internet (willem), e estou tentando gravar chips PLC Atmel "AT27C512R", mas só consigo lê-los, quando vou gravar dá uns erros...agora eu pergunto este tipo de chip pode ser regravado?

também estou tentando gravar em umas eproms daquelas com janelinha AMD27C512, e está dando o mesmo erro... agora eu pergunto: estas eproms de janelinha devem ser apagadas pelo processo de raios ultravioleta antes de serem regravadas ou posso simplesmente gravar por cima?

Grato a todos.

Troquei tudo, deve ter sido o sono, vamos lá...

você está tentando programar um AT27C512R, que é um OTP...eu escrevi AT29C...que :P é flash, que só tem o tamanho de memória em comum.

Não dá para reprogramar esse CI, a única coisa que *talvez* você possa fazer é "resetar" algum bit no meio, para brincar um pouco com o Willem, mas não tenho certeza se isso é possível, nunca tentei. É assim, quando você abre o Willem Programmer, no buffer, uma EPROM/PROM "em branco" tá tudo setado em FF, o que o programador faz? Ele converte os bit '1' em bit '0'. FF é em hexadecimal, seu equivalente em binário é 11111111. Por exemplo, F0 é 11110000 em binário. 0F é 00001111, E0 é 11100000. E assim por diante. O que você pode fazer? Bom a título de curiosidade você pode converter qualquer bit entre os '1' para '0'. Mas não tem como converter de '0' para '1', isso só com apagador de EPROM, das que tem 'janela'.

Por quê existem esses CIs? porque custam mais barato de produzir, não tem a janela de quartzo que tem nas EPROMs ( não é de vidro! ).

Agora o AMD27C512 você pode apagar, se você não tiver um apagador de EPROM, construa um tabajara. Vá até uma loja que venda lâmpadas especiais e peça pela lâmpada germicida ( pode ser pequena ), vai precisar de um reator e (urgh!) starter se você comprar um reator barato. Hehehe. Tenho um desses, saiu cerca de R$25,00. Claro tome o devido cuidado com seu uso, você não pode olhá-lo com ele ligado. Vai ter que usar em algum tipo de caixa. Pessoalmente uso uma caixa de sapatos, raramente apago eprom mesmo. Se você for comprar um comercial ou no mercadocaro (!) vai custar R$100 ou mais até. São bem acabados os caros, mas nada que seja preciso ter, só se você tiver grana sobrando... :P

Bom, por hoje chega...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nico e danten

vocês semprem tem umas dicas interessantes.

agora só por curiosidade já que estou començando .

eu tenho um arquivo binario que funciona bem em uma eprom 27c040 ,gostaria de usar no lugar desta uma flash 29f040 ,quais são os criterios que devo adotar?

vocês podem me dizer se vai funcionar ?

eu tentei gravar o mesmo arquivo em uma flash e gravou normal mas quando eu coloquei pra funcionar não deu certo,a maquina não leu os binarios onde eu errei?

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso tem a ver com as caracteristicas dos circuitos integrados

timmings - os tempos de leitura podem ser diferemtes

tensoes de trabalho

sinais de controlo

modos de leitura

só comparando pelos datasheets se pode ver a compatibilidade, ou ver se o fafricante tem uma indicalço de como migrar de um circuito para outro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pe4las explicações... aquele chip realmente eu tirei de uma unidade de cd-rom...

A gostaria que me indicassem modelos de chips Flash-Rom, que possam ser apagados regravados, como é o caso das bios atuais de computador...

e gostaria se alguém souber, é que eu também preciso de um modelo de chip flash que tenha 40 pinos, é que preciso substituir um bios de placa antiga de computador, que usa um chip deste tamanho, mas acontece que o chip original já era...e não pode ser regravado... ou se alguém souber um modo de usar um chip de 32 pinos no lugar de um de 40 eu agradeço...

Grato a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 anos depois...

A quem possa se interessar em informar-me, sobre equipamento para gravação de EPROM. Qual seria o equipamento dentre tantos que se apresentam, ideal para a realização de serviços nesta finalidade. Evidente, que sempre o mais caro é o mais completo, mas um que fosse pleno para um trabalho em serviços no dia a dia e tivessse um custo médio.

Também gostaria que indicasse um curso via DVD, ou apostilhas, a onde apresentaria a diversificação para o uso deste aparelho, dando-me o conhecimento necessário para efetuar serviços no dia a dia.

Agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...