Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Light Arrow

Comprei uma M748

Recommended Posts

GAlera, eu comprei essa placa

Ela é uma M748 (num sei qual versão, bios da AMI) por R$78 no Mercado Livre.

Pelo que eu saiba, tem uma M748 que só tem 1 PCI e 1 ISA, mesmo assim não dá pra usar os dois juntos pois são compartilhados.

E essa placa que eu comprei só aceita slot1 (não tem socket 370)

O que mais muda dessa pra M748 "normal"???

post-17711-13884903865016_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

UP!

Amanhã eu vou cedinho buscar a placa, vai sair R$85 incluindo as passagens de trem/metrô

Procurei no site da PcChips mas eles não fornecem mais informações sobre MBs de slot1.

Se alguem puder me ajudar...

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, peguei a placa, ela é uma M748MR versão 1.3 e espetei um P2 233mhz (em breve P3 450)

coloquei 128MB PC133 (rodando @ PC66 por causa do processador) e um HD MAxtor de 15GB! MAs instalei o WIndows XP SP2 e o desempenho dele está uma lástima! Eu tinha um P2 300 numa M715 com 64MB EDO (veja bem, EDO) e funcionava mais rápido do que hoje.

Fui ver e o HD está em modo PIO, e não em DMA. Mas como eu não tenho os drivers... estou procurando aqui no Clube do Hardware mesmo um jeito de fazer funcionar em DMA, mas pelo o que eu vi na pesquisa, aqui só tem tópico falando da M748LMRT, que não é a minha.

Outra coisa: o cabo IDE de 40 vias e de 80vias ambos podem habilitar o DMA? ou só o de 80?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Light Arrow@17 de janeiro de 2006, 00:41

Outra coisa: o cabo IDE de 40 vias e de 80vias ambos podem habilitar o DMA? ou só o de 80?

Cabo de 40 vias maximo UDMA2 = 33 mb/s, o de 80 vias vai ate UDMA6 = 133 mb/s.

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Outro UP! (pra aproveitar esse mesmo tópico, se tiver como algum moderador mudar o nome do tópico para "Problemas com UDMA na M748" ficarei grato)

Tipo, instalei o driver Ide Sis 2.04, aí ele habilita o modo UDMA, até no setup eu já ativei.

Reiniciou o pc beleza, usei o pc por uma meia hora e depois deliguei. quando eu fui ligar de novo, o windows xp só fica carregando o barrinha e nunca mais entra! esperei 10 minutos! Depois o pc dá uma "travadinha de morcego" e reinicia!

No modo de segurança o Windows inicia normal, não sei o que pode estar acontecendo.

AJUDA! :bye:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Light Arrow@18 de janeiro de 2006, 00:29

Outro UP! (pra aproveitar esse mesmo tópico, se tiver como algum moderador mudar o nome do tópico para "Problemas com UDMA na M748" ficarei grato)

Tipo, instalei o driver Ide Sis 2.04, aí ele habilita o modo UDMA, até no setup eu já ativei.

Reiniciou o pc beleza, usei o pc por uma meia hora e depois deliguei. quando eu fui ligar de novo, o windows xp só fica carregando o barrinha e nunca mais entra! esperei 10 minutos! Depois o pc dá uma "travadinha de morcego" e reinicia!

No modo de segurança o Windows inicia normal, não sei o que pode estar acontecendo.

AJUDA! :bye:

Cara,

Essa placa-mãe é o maior lixo que existe!

Comprar PcChips pra que?! Pra ter dor de cabeça!

Eu tenho M748LMRT! com um Celeron 566... desempenho... menor que o mínimo!

Quanto a drivers... não é preciso usar apenas drivers dos fabricantes das placas-mãe... pode-se utilizar dos fabricantes dos chips também!

Tem drivers pra ela no http://www.pcchipsusa.com/index.asp !

Mas veja bem! 128MB de ram não é o mínimo necessário para rodar o WinXP satisfatoriamente! ( Leia-se: Sem utilizar a memória virtual para coisas básicas, como word, internet... música... )

Problemas de desempenho...

O Ultra DMA deve estar ativado no CMOS - algumas placas-mãe tem duas incidencias de configuração do UDMA no CMOS... - Deve-se estar utilizando um cabo Flat 80 VIAS, O driver mais atualizado do controlador de disco ( drivers do Chipset ponte sul! ) e o mesmo ativado no Windows.

A diga do Prefther... nunca funcionou comigo... mas muita gente garante que funciona:

Procure no registro por "EnablePrefetcher" e mude seu valor de 3 para 1!

Algos recomandam deletar o conteúdo da pasta Prefetch que fica em %windir%

E por fim, utilizar apenas o serviços realmente necessários... e limpar sempre no registro os programas que se iniciam desnecessariamente!

Felicidades!

:bandeira:

(Obs.: Sugestão! Venda a placa-mãe o mais rápido possível! ECS, FOXCON e AsRock tem uma relação custo benefício muito melhor! )

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, valeu pelas dicas ferjor, mas eu tenho q ficar com essa placa mesmo.

Tipo, ninguém sabe porque que a placa não reinicializa mais? só em modo de segurança...

Ajuda aí turma!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo esta configuração é muito ruim . Não se pode nem de longe imaginar que rodaria windows xp . No máximo poderia instalar um windows 98se más sem pensar em jogos ou programas que usa muitos gráficos pesados . Quer uma dica . Arruma um disco de boot do windows 98 , inicia a máquina com este disco , exclui partição e cria outra no padrão fat32 . Formata o hd e instala o windows 98se .

Quanto aos drivers estão todos no site www.pcchipsusa.com

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho mesmo esse problema da placa mãe, tanto que já tive uma dessas com 128MB ram PC133 com um PentiumII 300 só que uma Voodoo4 e rodava muito bem pra usar normalmente com o Windows XP.

O mesmo agora com uma M748LMRT com um PentiumIII 500, Windows XP roda muito bem.

Esse problema da barrinha eu já tive também, parece que nunca inicia, mas o meu problema era quando eu ativava o Mouse PS/2 e Serial juntos na BIOS, quando desativava a COM1 e Ativava o Mouse PS/2 e vice versa, ele iniciava normalmente.

T+

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo o Pentium lll 500mhz tem fsb se não me engano de 100mhz o mesmo fsb do pentium ll 400mhz . Ambos processadores aliados a uma boa placa mãe e uma boa placa de vídeo contanto com o trabalho de um hd de 7200rpm , estas máquinas rodam windows xp sem problemas . Já o pentium ll 233 mhz tem fsb de 66mhz e não tem também a memória cache L2 do processador já que esta memória nos dois processadores antes descritos é de 512k . Abraço .

Compartilhar este post

Link para o post

opa! UP!

Peguei um P3 450mhz agora, não quero instalar o Windows XP sem o driver IDE, porém ele não inicia quando está instalado... Vou ter que instalar o Windows Millenium mesmo... ( q b0sta.)

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por ney-e4@22 de janeiro de 2006, 17:33

Amigo o Pentium lll 500mhz tem fsb se não me engano de 100mhz o mesmo fsb do pentium ll 400mhz . Ambos processadores aliados a uma boa placa mãe e uma boa placa de vídeo contanto com o trabalho de um hd de 7200rpm , estas máquinas rodam windows xp sem problemas . Já o pentium ll 233 mhz tem fsb de 66mhz e não tem também a memória cache L2 do processador já que esta memória nos dois processadores antes descritos é de 512k . Abraço .

Usei um bom tempo um Pentium III 550Mhz com M748LMRT e 192Mb PC100 e WinXP PRO. Dá pra usar normalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, rodar roda até com 64MB, q como eu falei lá em cima, eu instalaei o WinXP Home num P2 300mhz com 64MB EDO e ficou mais rápido do que está agora

Aí quando eu instalei o driver IDE, na primeira reinicialização ele funcionou normal, um pouco mais rápido do que quando o HD funcionava em modo PIO, mas a partir da segunda vez, o pc não entra no windows, só em modo de segurança!

Queria tentar instalar o windows XP Home pra ver se funciona o driver IDE, mas eu já ativei ele na net 5 vezes, e não dá mais pra fazer isso. Eu vi que tem um arquivinho de poucos kb que a gente cola na pasta do windows e ele nunca mais pede pra ativar pela internet. (se alguém tiver, me manda MP)

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Light Arrow@28 de janeiro de 2006, 16:40

Bom, rodar roda até com 64MB, q como eu falei lá em cima, eu instalaei o WinXP Home num P2 300mhz com 64MB EDO e ficou mais rápido do que está agora

Aí quando eu instalei o driver IDE, na primeira reinicialização ele funcionou normal, um pouco mais rápido do que quando o HD funcionava em modo PIO, mas a partir da segunda vez, o pc não entra no windows, só em modo de segurança!

Queria tentar instalar o windows XP Home pra ver se funciona o driver IDE, mas eu já ativei ele na net 5 vezes, e não dá mais pra fazer isso. Eu vi que tem um arquivinho de poucos kb que a gente cola na pasta do windows e ele nunca mais pede pra ativar pela internet. (se alguém tiver, me manda MP)

Rapaz...

Deixa disso! Pirataria não é aceita no fórum!

Felicidades

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Não é pirataria não!

Eu lembro que o Windows XP cria esse arquivo depois que você registra ele na net. Aí depois é só copiar esse arquivo prum disquete e colar ele quando pedir pra registrar na net de novo (próxima instalação)

Não é pirataria, eu só quero esse arquivo porque eu não tenho tempo de ficar conectando na net e esperar ele fazer o registro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais