Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Tyellbee

M2 será lançado no segundo trimestre deste ano...

Recommended Posts

AMD irá lançar M2 com X2 5000+ e Fx-62 CPUs

Patrick Schmid

13 janeiro 2006 00:37

Westlake Village (CA) - Enquanto a Intel esta ocupada trazendo sua geração seguinte de processadors, baseada no núcleo de Merom , rapidamente, AMD está dando os toques finais a seu novo socket M2  baseado em DDR2, ficou sabendo o TG Daily. AMD está preparando 12 processadores M2 para serem lançados junto no segundo trimestre deste ano, contando com Athlon 64, Athlon 64 X2, FX e os Sempron. Entre os processadores lançados estão o Athlon 64 X2 5000+ e o Fx-62.

Olhando o roadmap de processadores para os 12 meses seguintes, tivemos uma ideia do que nós podemos esperar da Intel por um bom tempo. Em relação a AMD é uma história diferente, entretanto, uma vez que eles não vêem a necessidade de revelar muito sobre o futuro contanto que consigam manter os processadores da Intel a uma distância segura, ao menos em relação a performance e calor gerado pelo processador.

Há pouco que se saiba sobre a o socket M2 que está por vir, que marca o inicio ao suporte a memória DDR2 pela AMD. Nossas fontes nos informam que não só a Intel está preparando vários processadores novos, mas também a AMD estará lançando junto com a plataforma M2 uma dúzia de processadores - incluindo Athlon 64 FX, Athlon 64 e Sempron - disponíveis no lançamento que ocorrerá ao longo do segundo trimestre deste ano.

Todos os processadores do socket M2 serão baseados em um controlador de memória DDR2 comum a todos que trabalhará com operação de 333mhz (Ddr2-667), variando somente o tamanho do cache e os clocks dos diferentes processadores.. Haverá 2 x 1MB ou 2 x 512Kb L2 Cache para os Dual Core, 512kb L2 Cache para os Athlon 64 single core e 256kb de L2 Cache para a série Sempron. Enquanto as especificações do chipset de Intel suportam oficialmente latência CAS 4 nas memórias Ddr2-667, há algum espaço pra AMD otimizar a latência da memória para CAS 3. Esta circunstância poderia tornar-se significativa, já que a diferença de performance entre os processadores atuais 939 e os processadores M2 que estão por vir será pequena, segundo fontes.

O lançamento do socket M2 virá com pelo menos 4 Athlon 64 X2, que são baseados no núcleo de 90nm Windsor. Estes processadores estarão funcionando as velocidades de clock que estamos acustumados a ver atualmente. Entretanto, a AMD introduzirá um Athlon 64 X2 5000+ a 2.6Ghz e equipados com 2x 1mb L2 cache. . Os leitores freqüentes do TG Dialy e Tom's Hardware Guide podem agora notar que estas são exatamente as especificações do Athlon 64 Fx-60 que foi lançado recentemente . Este processador Fx-60 será substituído por um de 2,8Ghz, o Fx-62 no lançamento do M2.

A família de Athlon 64 Single-Core será diminuída para apensa três modelos que integram o núcleo de 90nm Orleans. O Athlon 64 4000+ estará funcionando em 2,6Ghz, mas virá com 512kb L2 Cache somente (os 4000+ de hoje vem com 1mb MB). Os  3800+ a 2,4ghz; os 3500+ serão os processadores de entrada do socket M2 a 2,2Ghz. Ambos Athlon 64 e Athlon 64 X2 suportarão a tecnologia de virtualização da AMD conhecida como "Pacifica."

Por ultimo, mas não menos importante, a família Sempron consistirá em 4 membros no lançamento do M2. Todos os processadores de Sempron são baseados no núcleo de 90nm Manila e carregam somente 256 KB L2, mas vêm com Dual Channel Ddr2-667. Isto pode fazer dos Sempron a melhor escolha quando comparado aos Intel Celeron. O Sempron terá os modelos 3500+, 3400+, 3200+ e 3000+ que funcionarão a 2,2Ghz, 2,0Ghz, 1,8Ghz e 1,6Ghz, respectivamente. Os modelos 3600+ e 3800+ a 2,4Ghz e 2,6Ghz estão aparentemente ká disponíveis e poderão ser adicionados aos Sempron disponíveis, assim que Intel aumentar o clock da família Celeron.

Fonte: TG Daily Tradução: Tyellbee

Parece que haverão processadores para todos so bolsos, pena os A64 serem todos 512kb cache e não ter sempron dual core.... Acho que vou ter que esperar mesmo pra migrar pro M2 que quando for migrar terei que pegar um X2, já que não pegaria um single core, muito menos com 512kb de cache...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempron dual core? Considerando que dual core quase duplica o preço do processador acho que não fica bem para os Low End, Os A64 só ganharão mais cache se o clock aumentar, mas parece que a AMD não quer mais saber de A64 single core, vamos ver o que da.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por EduardoS@16 de janeiro de 2006, 07:45

Sempron dual core? Considerando que dual core quase duplica o preço do processador acho que não fica bem para os Low End, Os A64 só ganharão mais cache se o clock aumentar, mas parece que a AMD não quer mais saber de A64 single core, vamos ver o que da.

Cheguei a ver num Roadmap da AMD Sempron Dual-Core (claro que como não era um Roadmap oficial, podia ser falso)... Por isto achei que podia ser uma opção... Mas terá que chegar uma hora que terão processadores Dual-Core Low-End pois a medida que mais e mais programas tenham suporte aos Dual-Core os Single-Core vão começar a ser abandonados (como aparece já estar começando a acontecer com os A64)...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×