Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Secante

Overclock num 3200+

Recommended Posts

Meu sistema é o seguinte:

ASUS A8N-SLI Premium

Athlon 64 3200+ (2000 Mhz)

Zalman CNPS7000Cu (48C em FULL LOAD por 15 min)

Corsair CMX512-3200C2 x 2 (1GB RAM DDR400 em DUAL CHANNEL)

To começando a mexer com over e tentei um só para ver como ficava. Aí coloquei o FSB em 214.0Mhz (antes 200) e só mexi nisso. O resto ficou no padrão, como vocês podem ver na figura.

Como eu falei, esse foi o primeiro over que eu fiz então eu não sei muita coisa, mas já vi por aí gente fazendo over de até 30% ou mais e queria saber como eu poderia tentar algo parecido. Se coloco 215.0Mhz no FSB o Windows carrega mas os programas começam a dar muito erro (fecham sozinhos ou dá despejo de memória) e se coloco mais que 215.0 Mhz o Windows sequer carrega e dá um aviso dizendo que não conseguiu carregar os arquivos pro Kernel.

Já li muitos tutoriais inclusive aqui mas como to iniciando tem coisa que não entendo.

Eu acho que dá para puxar mais um pouco desse PC. O cooler é bom e aguenta bem o tranco. Rodando o prime 2004 por quase 15 minutos a temperatura do CPU chegou e ficou em 48C (só no final) e a da placa mãe em 43C.

CPU: 2140MHz FSB: 214MHz [214MHz x 10.0 est.]

16/1/2006 01:34 Beginning a continuous self-test to check your computer.

Press Stop to end this test.

Test 1, 800000 Lucas-Lehmer iterations of M172031 using 8K FFT length.

Test 2, 800000 Lucas-Lehmer iterations of M163839 using 8K FFT length.

Test 3, 800000 Lucas-Lehmer iterations of M159745 using 8K FFT length.

Test 4, 800000 Lucas-Lehmer iterations of M157695 using 8K FFT length.

Torture Test ran 14 minutes 35 seconds - 0 errors, 0 warnings.

Execution halted.

Mas não consigo sair dos 2140 Mhz do CPU. Alguém pode me dar uma noção do que fazer?

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i16.photobucket.com/albums/b28/Zunga/everest.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa placa-mãe no inicio é tudo complicado... eu não entendi muita coisa pro over não... + já peguei a manha

va nas configuraçoes da memoria e bote elas pra 266Mhz( elas não vai ficar 266mhz isso é um multiplicador acho q é 15...)

e bote o comand rate pra 2T

isso fara com q a freqüência do processador q você chegar sera dividido por 15.... q sera a freqüência das memorias... ex:

220 X 10 = 2200mhz

2200mhz / 15= 146mhz das memorias(DDR292)

ai depois você tira o CoolNquiet

ai você vai pode fazer o overclock normalemente

e baixe o divisor do HyperTransport.. bote 3 se você botar O HTT + de 250...ou 4 se for menos de 250...

aumente o HTT

veja ate onde vai...

se preciso aumente o Vcore... ate uns 1.55 é o aceitavel....

aqui em casa eu botei:

240X10= 2400mhz... Vcore 1.4

memoria a DDR400 2 3 3 5 a 1T

com o CoolNquiet ativado....

deixei 10horas no prime 95 e ficol beleza...

tente ai qual quer duvida fale :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, vou tentar ver no que dá e posto aqui :-BEER

Aproveitando, qual cooler você usa no CPU?

Ainda, você sabe ne dizer quantas FANS dá pra monitorar com essa placa? Eu liguei fans em todos os conectores da placa mãe (chassis fan 1, chassis fan 2, power fan, cpu fan e chipset fan) mas todo programa que eu uso consegue encontrar e monitorar só 3 fans (a do CPU, uma do chassis e uma do chipset). Não tem como monitorar todas? Eu pensei que como todas eram ligadas na placa mãe e não direto na fonte, teria como monitorar tudo...

Compartilhar este post

Link para o post

Coloquei o Hyper Transport Frequency ( é isso que chama HT?) em 4X e o CPU FSB (é isso que chama HTT?) em 220. Aí ficou 220Mhz x 10X (multiplicador da CPU) = 2200Mhz de clock, com as memórias em 146.7Mhz de BUS. O DRAM:Porporção FSB ficou em CPU/15.

Só pra eu entender: as memórias que antes funcionavam em 200Mhz x 2 = 400Mhz agora estão em 146.7Mhz x 2 = 293.4Mhz? Esses mais de 100Mhz que ficou de diferença no clock da memória não vai deixar mais lento? Foi só isso que não entendi, essa proporção das memórias...

E outra: quando eu sei que preciso aumentar o vcore?

Valeu mesmo, tá adiantando pra caramba a ajuda. :)

Compartilhar este post

Link para o post

a freqüência do processador não importa muito agora não... você tem q ver quanto seu processador aguenta no maximo...

aumente o vecore ate 1.55 e aumente o HTT( o q você botou em 220mhz)

o multiplicador do Hypertransport se chama LDT (eu acho)

bote 240X10

e bote as memorias em 333 ou 266

e veja o q q da ai... :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por JPSTELLA@16 de janeiro de 2006, 22:12

a freqüência do processador não importa muito agora não... você tem q ver quanto seu processador aguenta no maximo...

aumente o vecore ate 1.55 e aumente o HTT( o q você botou em 220mhz)

o multiplicador do Hypertransport se chama LDT (eu acho)

bote 240X10

e bote as memorias em 333 ou 266

e veja o q q da ai... :bandeira:

Calma aí, Deixe o autor do tópico ir aumentando o HTT com vcore defaut por enquanto, quando ocorrer instabilidades dai ele aumenta mais um pouco de vcore, coisa de 0.025 de vcore...

Tem processadores aí batendo 2.7ghz com vcore defaut, Não deve se precipitar e ir já aumentando o vcore desse jeito..

Secante

Coloque 250x10 e o LDT para 3X e deixe o vcore como esta...

A memória deixe por enquanto com essa freqüência baixa, depois que nós acertarmos o overclock do processador, daí nós passamos a aumentar a freqüência da memória.

Só uma dúvida, qual fonte você esta utulizando? e qual a temperatura nesse momento aí no seu pc?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, pelo que eu me lembro essa placa mãe tem ajuste automático do vcore e foi isso que eu deixei selecionado nas opções da BIOS mesmo. Mas aí agora estou medindo no everest e ele deu conforme na figura (aproveito e respondo a pergunta da temperatura, sendo que já estava com o PC ligado há 40 minutos rodando o prime 2004 com o teste "blend - stress CPU and RAM" por 20 minutos e o "Small FFTs - stress CPU" no restante do tempo). A propósito, com os ajustes que eu tinha feito até o ultimo post pro clock de 2.2Ghz eu tinha mudado as memórias de DDR266 pra DDR333)

A minha fonte é uma Enermax EG465P-VE, com 460W reais.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i16.photobucket.com/albums/b28/Zunga/everest2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de alguns ajustes fazendo o que vocês me disseram, em 250 x 10 o PC entra no windows mas trava com pouco tempo de uso. Aí baixei pra 240 x 10, 4X no Hyper Transport, 333 na memória e vcore em auto.

Tá certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu recomendo.... você deixa o overclock com o vcore padrão e o HTT no maximo q der.... porque depois q você descobrir o maximo você já vai configurar as memorias com penti fino...

+ o bom é você testar o maximo q seu processador aguenta com o vecore 1.55

porque você já descobre o limite.....

e fazer varios testes...

já vi em forums por ai... de pessoas q botam 2400mhz com vcore padrão... e se ele aumentar 1mhz fica instavel..... ai ele aumenta so um pouquinho o vecore e passa a chegar estavel a 2600mhz.... com horas no prime....

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra eu ter noção, qual o padrão do vcore? É que na bios ta ajustado pra "auto".

E a que temperatura eu posso chegar com segurança pra não danificar o cpu?

Valeu pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post

o padrão e 1.4

segurança pro CPU é maximo 50... se passar disso é d+

estranhei q suas temps estão acima do normal... por seu cooler ser bom..

o meu é box e fica de 35 a 44 full

+ eu ainda não testei bem testado não

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o seu cooler de CPU?

E outra coisa, eu vi que na bios tem a opção de ajustar as voltagens do chipset e das memórias. Nas memórias, por exemplo, eu preciso aumentar a tensão pra poder voltar a usar DDR400? Tá 333 agora por causa do over...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais