Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
antonypeople

KDE 4

Recommended Posts

O novo KDE 4 (ainda en desenvolvimento) está indo bem... pelo menos é o que mostram as screenshots... uma viagem... :P...

http://vladoboss.softver.org.mk/mg2/index.php?list=5

No http://www.linuxdailylog.com/ o autor está compilando o próprio pacote por pacote... hê paciência de Jó...

Mas o resultado deve valer a pena...

T+

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

E como está o desempenho? Será que vai manter a fama das últimas versões do KDE que ficam mais leve a cada nova versão, ou o dragão vai ficar mais obeso?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem difícil... as últimas versões ficaram mais leves pois estavam dentro da mesma série e neste sentido algumas melhoras foram feitas dentro dela...

Mas no caso, é muito difícil você desenvolver mais recursos para seus programas/ferramentas e elas não exigirem mais do equipamento, acho até utópico... :P... como sair do Windows 98 para o Vista sem deixa-lo mais (bem mais) pesado? Mesmo sendo um ótimo programador é impossivel (isso vai para os que criticam o Windows por ficar muito pesado)... no KDE é a mesma coisa... e no Gnome também...

T+

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

São verdadeiros e no encontro dos desenvolvedores do KDE na Alemanha no ano passado esta foi a surpresa. Eu vi isso na Linux Magazine.

Compartilhar este post

Link para o post

Novas telas do KDE 4... e estão ficando cada vez melhores... uma viagem só... :P...

Quem se habilita a instalar ele?! Huahuahuahua...

http://www.planetdiaz.com/forums/index.php?showtopic=127

http://www.planetdiaz.com/forums/index.php?showtopic=141

T+

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa!! Que visual!! Gostei mais desse visual do KDE que o do Vista! Aliás, é tanto engodo visual que esse Vista deve trazer... 512MB para um sistema operacional, sendo que a metade deve ser só para a interface. Sou Windows User mas tenho que reconhecer que é muita maquiagem para um SO.

Compartilhar este post

Link para o post

No caso do KDE, ele é um programa especifico para ser WM, o sistema operacional existe independente dele. No caso do Windows é tudo integrado e a Microsoft, por vezes, se vale do marketing visual para promover o produto, mas como vemos acaba não trazendo muitas novidades (vejam o caso do IE7, vai trazer uma revolução e tanto: navegação por abas!).

T+

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por antonypeople@02 de fevereiro de 2006, 01:20

No caso do KDE, ele é um programa especifico para ser WM, o sistema operacional existe independente dele. No caso do Windows é tudo integrado e a Microsoft, por vezes, se vale do marketing visual para promover o produto, mas como vemos acaba não trazendo muitas novidades (vejam o caso do IE7, vai trazer uma revolução e tanto: navegação por abas!).

T+

Falando no IE, testei o Beta 2 Preview do IE7... novo visual e tal, mas não vi lá muitas mudanças. Mas enfim... vamos ver como será o produto final.

Agora algo que não gosto no KDE é a forma de disponibilização. Só tem versões compiladas para algumas poucas distribuições e nenhuma para o Debian puro. E para pegar o fonte e (tentar) compilar para mim não é jogo, pois se der algo errado fico perdido. E como só gosto das distros estilo Debian-like, tenho que usar Kurumin, Kalango ou Ubuntu para ter acesso a versões mais novas do KDE (e também do Gnome). E o Ubuntu parece sera distro que traz tanto o KDE quanto o Gnome nas versões mais novas dentre as "Debian-like", já que o Debian puro, pelo seu modo de implementação de updates (pelo que eu entendo de Unstable, Stable e Testing) só trará o KDE 4 por exemplo quando este já estiver na versão... digamos, 6.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Cassiano BH@03 de fevereiro de 2006, 09:31

Isso eu acho errado mesmo. Poderia ter assim KDE4.deb 105MB e depois disso manda bala. O debian e o kde tá devendo neste aspecto.

Com o Gnome também ocorre o mesmo, e com qualquer distro. Estou errado?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por mog@03 de fevereiro de 2006, 09:41

:huh:  mas tem no próprio site do debian:

http://packages.debian.org/stable/kde/

Ninguém aqui vai tentar usar o KDE4?

Mas como colocar essa instrução no sources.list?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Oh, quanto a pacotão de 100 e tantos megas, acho um falso bom. O que o Debian faz é criar um pacote chamado "metapackage". Por exemplo o Ubuntu, que é um Debian, tem um pacote chamado ubuntu-desktop. Mandando instalar ele, baixa o Gnome com todos pacotes necessários. Se mandar desinstalar o Gedit, por exemplo, mata o ubuntu-desktop. Se mandar instalar este, ele completa instalando o Gedit.

Se quiser instalar o KDE no Ubuntu, mande instalar o pacote KDE. Este pacote baixa automaticamente os outros pacotes que você quer.

Imagina a situação: Eu tenho o KDE todo instalado aqui. Só que não gosto do KPDF e quero usar apenas o Adobe Reader. Aí pra liberar espaço em disco eu mando deinstalar o KPDF. Mas como se o o KDE fosse um pacote só? Agora com o esquema do metapacote, eu desinstalo o KPDF e o sistema APT me fala: Oh, se você tirar essa bagaça eu arranco o pacote KDE. Aí eu fala: Putz! Vai remover o KDE todo? ERRADO! Só o metapacote KDE. O resto fica todo lá. Se eu quiser ter o KDE inteiro devolta, é só instalar o meta pacote KDE de novo que ele puxa o que falta.

Quando usei Debian era assim também. Eu digitava no nodo texto, apt-get install kde e ele puxava tudo do KDE. Eu ficava com preguiça e queria instalar o modo gráfico? Bacana! Abria o Synaptic, clicava em procurar, digitava kde e manda instalar o pacote KDE. O Synaptic perguntava se queria instalar o kde e todos os outros pacotes que ele depente. Eu dava sim e mandava aplicar. Depois de um tempo baixava tudo da net e instalava sozinho.

Isso acontece pois alguns ficam mal acostumados com aquela do Windows de pegar um mega arquivo executável e depois instalar com um duplo clique e uma série de cliques em avançar, avançar, avançar.... :ZZZ: Oh! Acabou! Finalizar. Nó! Mas eu não vou usar isso! Como tirar se é uma coisa só? Alguns programas atuais colocam opções de poder alterar a instalação e remover alguns componentes. Tipo o MS Office. Só que nem todo mundo faz isso. Já no gerenciamento de pacote isso acontece por padrão. É um pacote por componete. Repare quando instala o amaroK. Deve ser uns 4 a 7 pacotes. Um pra cada coisa. Pô! Porque não um só? Eu também pensava assim... Mas entendi depois que eu não usava algumas engines, como o Xine e queria tirar o suporte a elas pra liberar espaço. Foi só deinstalar o pacote delas. Depois eu comecei a usar o Xine e quis ele de volta no amaroK. Beleza! Só instalei o amarok-xine e pronto!

A princípio pode parece complicado, mas tente entender por esse lado que você vai compreender essa modularidade e vai até gostar.

Inté amigo :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais