Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
OVIDIA

S.O.S. - PROBLEMAS COM FUNÇÃO SE e E

Recommended Posts

:muro:

Gente, estou com o seguinte problema na minha planilha que estou desenvolvendo. Se alguém puder me ajudar ....

Estou desenvolvendo uma planilha de controle de estoque de selos e em uma determinada hipótese dá erro.

Vou explicar um pouco sobre o mecanismo da planilha que estou enviando

No Campo Estoque Inicial eu lanço a sequência do número de selos que tenho em estoque no início do dia tipo Selo UGF 0001 a UGF 0152

No Campo Entradas, eu lanço selos novos que entraram no estoque. Não é todo dia que entra, mas tenho que ter este campo.

No Campo Saída eu lanço os selos que foram utilizados durante o dia . Ex: UGF 0001 a UGF 0025

No Campo Estoque Final de Selos, que é o TCHAN da planilha, ele tem que dar automaticamente todos os selos que tenho em estoque no final do dia. Assim, Se teve uma entrada de Selos KJL 0523 a KJL 0856, com estoque Inicial UGF 0001 a UGF 0152 e tendo utilizado (saída) os Selos UGF 0001 a UGF 0025. No estoque final deve ficar UGF 0026 a UGF 0152 e KJL 0523 a KJL 0856.

Ocorre que agora estou com o seguinte problema com as fórmulas que criei: Se sair do estoque 2 selos, a planilha vai calcular certo o estoque final, mas se sair apenas um selo, o resultado dá errado, pois ao invés de me dar o selo seguinte = selo usado +1, ela lança apenas o número 1, pois a minha fórmula está feita considerando que será lançado pelo menos 2 selos, e agora que eu gostaria de incluir outra condição dá mensagem de erro.

Por ex: em planilha D52 = Se (D10="";""; Se (D10=D41; F41+1; Se(D10<>D41; D10)))

O que eu que eu quis dizer nesta fórmula é:

Se não foi lançado nada no estoque inicial = nada --> Se(D10="";"";

Se teve saída de selo, que tem que ser sequencialmente, por isso considerei Se (D10=D41, = último selo que saiu +1, para me dar o selo seguinte --> Se(D10=D41; F41+1;

Mas quando chega nesta hipótese está dando erro, pois se sair dois selos será lançado em D41 e F41, aí tudo bem pois o selo seguinte será F41+1. Porém, Se só sair um selo, só será lançado em D41, e aí dá o erro pois aparece em D52 o número 1, pois ele está calculando 0+1=1.

Eu tentei incluir neste ponto da fórmula uma função "E", mas não deu certo, eu pensei em algo do tipo : Se(D10=D41 ( E ( F41=""; D41+1; F41+1);

Se foi lançado selo no estoque inicial e não houve saída = estoque inicial --> Se (D10 <> D41; D10)

Se alguém puder me ajudar, por favor responda este tópico.

Até mais,

Ovidia

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, poste uma foto da tua planilha, pois eu li e reli, e sinceramente, esta meio confusa a sua explicação, poste algumas fotos, para resolvermos o problema.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo bem, mas como faço para posta uma foto da minha planilha?

Se você quiser eu posso enviar por e-mail

Obrigado por querer me ajudar

Ovidia

Compartilhar este post

Link para o post

Obs.: para sua lógica de fórmula [se(D10=D41 ( E ( F41=""; D41+1; F41+1)] , a sintaxe correta seria: SE(E(D10=D41;F41="");D41+1;F41+1)

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela ajuda, você nem imagina o quanto isso vai me ajudar...

Só queria te fazer mais uma pergunta: Onde posso aprender a monstar lógica de fórmula, comprei dois livros específicos de Excel Avançado, sendo um "Fórmulas e Funções com Microsoft Excel", e nenhum deles ensina a lógica...

Valeu.

Beijos

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, na verdade em nunca vi material que ensine o que você mencionou em lugar nenhum, eu por exemplo o que faço é da pratica mesmo, ou seja é o resultado do que aprendi sobre as funções do excel (principalmente do help), e depois à medida que me surgiam questões era por tentativa e dedução mesmo, procurando usar as funções combinadas e tirando a lógica do raciocínio.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais