Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte 12Volts 120A


dudummelo

Posts recomendados

Postado Originalmente por dudummelo@19 de janeiro de 2006, 11:27

Gostaria de saber quais equipamentos devo comprar para fazer uma fonte que forneça energia constante de 12V 120A, para ligar na bateria do carro...

Obrigado e aguardo respostas.

Olá!

Nâo faz sentido ligar uma fonte de 12v/120A na bateria de um carro.

Sua intenção é carregar a bateria?

Se sim, você deve usar uma fonte que seja capaz de fornecer até 14v, pois, quando a bateria do carro está próxima de sua carga máxima, a tensão em seus terminais atinge 14v.

Também, deve-se evitar que a corrente de carga ultrapasse 10% da capacidade da bateria.

Por exemplo, para uma bateria de 55Ah, a corrente não deve ultrapassar 5,5A.

Se você está interessado em carregar a bateria o mais rápido possível, você deve usar uma fonte de corrente constante e igual a 10% da capacidade da bateria, até que a tensão nos terminais da bateria atinja 14v. Neste momento, você deve trocar por uma fonte de tensão constante e igual a 13,4v para completar a carga da bateria.

Se não tiver pressa, pode uar a fonte de tensão de 13,4v desde o começo.

Existem carregadores que controlam automaticamente a carga da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se percebi tyem um sistema de som que trabalha a partir de 12V

agora a questao é a seguinte para consumir 120 A deve ter uma potencia razoavel

será que esse sistema não tem um conversor de 12V para outro valor de tensão ?

se for assim pode ser mais fácil fazer algo de diferente isto é gerar uma fomte para o seu amplificador sem ser preciso partir de 12V

ponha aqui como é constituido o seu sistema ou marca modelo etc

para que se possa ver a melhor solucao

espero ter-me feito entender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu conheço esses modulos BANDA... diga-se de passagem, são muito bons!!

então, não tem como você mudar a tensão dele... ele tem até uma proteção de tensão, que quando a tensão fica menor q 10V e maior q 16V , ela desarma sozinha... quem tem esse modulo sabe....

você vai precisar de uma fonte de 120A mesmo viw.. .

só pra te avisar, eu fui ver pra comprar uma fonte de 40A pra vender, estava 320 reais!! ... =P

bom, montando uma fonte deve ser umpouco mais barato que comprado em loja... mas eu acho que vale a pena você comprar 1 bateria de SPL (que tá 250 reais) , e um mega-capacitor ( 110 reais) , e um carregador de bateria de tomada...

o problema é que você vai escutar o som umas 2 horas ai acabar a bateria e vai ter q carregar (pra carregar leva 1 hr e meia) ..

bom, aí você ve certinhoo !!

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

segundo percebi esta a querer uma fonte para alimentar esse circuito Banda VX-ICE 1500wrms

se alhar sera mais fácil montar um amplificador completo alimentado a partir de 220 ou 110

vor dar mais uma dica que se calhar pode resultar :

usar fontes de computador em paralelo embora tenha de se estudar bem isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dudummelo@25 de janeiro de 2006, 10:42

mas fica pesado mesmo... só não quero que fique muito grande...

o que é tarfo?? seria a fonte feita já?

Trafos = transformadores

Seja o for que pense implementar veja bem o que vai construir e o custo , para alem das dificuldades de construçao.

pense na hipotese de fontes de pc pois sao baratas leves etc

isto para alem das outras hipoteses postas no topico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só pra avisar, a BANDA lançou um equipamento para ligar seus proprios amplificadores na rede eletrica...

não me lembro o nome... mas era algo com "banda Energy" , é uma fonte pra ligar os amplificadores ... se não me engano tem 150A ...

mas é meio carinho, não lembro quanto, mas era carinho.. + de 700 reais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para complementar a discussão:

A potência envolvida na construção de uma fonte de 12V x 120A é de 1440W! Compensa mais comprar uma fonte industrializada, com garantia do que montar um circuito desses. Para montar fica pesado, caro, dá uma série de problemas e as vezes só consegue preocupação e prejuizo (monetário e mental).

Dê preferência a solução que o fabricante recomenda para não se arrepender no futuro. As vezes o barato sai muito caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sou a favor de comprar uma pronta, a corrente envolvida é muito alta e demanda experiência na montagem. rreimao, lembra quando você postou uma dúvida igual a esta e chegamos a comentar sobre o retificador ligado diretamente na rede elétrica? Acho que é isso que eles fazem viu, só implementam as proteções.

PS: Se tivessemos montado uma assim iriamos ganhar uns din dins...hehe.

t+++

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

POis é, n o meu ccaso a corrente é baixa, 10 vezes menor q essa ai, apenas 15 amperes...

então eu pguei uma fonte de pc, montei aquele esquema lá, e estou usando... tá show de bola.... o unico problema é o barulho q a fonte faz.... mas não da nda =P tá funcionando muito bem^^

unico problema é a reclamação da minha mamis em relação ao som alto, mas isso não vem ao caso.. =)

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rreimao@27 de janeiro de 2006, 13:22

POis é, n o meu ccaso a corrente é baixa, 10 vezes menor q essa ai, apenas 15 amperes...

então eu pguei uma fonte de pc, montei aquele esquema lá, e estou usando... tá show de bola.... o unico problema é o barulho q a fonte faz.... mas não da nda =P tá funcionando muito bem^^

unico problema é a reclamação da minha mamis em relação ao som alto, mas isso não vem ao caso.. =)

abraços!

barulho da fonte ?

referesse a ruido da ventoinha ?

se for isso pode sempre verificar se não necessita deser lubrificada

se for ruido atraves da alimentaçao pode sempre incluir filtragem adicional ou separar as alimentaçoes dos andares de preamplificaçao da parte de potencia e filtrar bem essaaimentaçao

um bom sistema de terra tambem pode ser necessario

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem Galera, sou de Brasilia e aficionado por som automotivo e posso dizer que tenho experiencia nesse tipo de fonte e digo que:

Aqui em Brasilia um trafo de 12v 90ah custa em torno de R$230,00 levando em conta que você mesmo pode fazer o resto usando um bom capacitor e alguns diodos de alternador de carros..

Tudo que disse acima eu mesmo já fiz e hoje uso em meu carro uma fonte de 50ah e aguenta meu som facinho.... tipo tenho 2 piramides e 1 punch de 360watts rms..

Como vou abrir minha fonte para trocar a ventoinha posso enviar aqui p/ quem quiser uma foto dela montada e aberta.

abrs.

Se tiverem alguma duvida podem me enviar e-mails.

[email protected]

abrs.

Helton Lídio :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!