Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criação de SlideShows Profissionais


Posts recomendados

Guia Imaginate 2.0 em Português

Disponibilizado e traduzido pelo amigo Paulo-NatalRN

Olá, Amigos!! Conforme prometido, estou trazendo ao conhecimento de vocês um Belo programa que para mim é o que há de melhor para Criação de SlideShow: Canopu Imaginate 2.0 . O Imaginate 2.0 pode ser trabalhado como software independente ou, em sua melhor forma, como Plugin do Premiere Pro ou outros software de Edição de Vídeo.

Iremos tratar aqui do Canopus em sua Versão Full e trabalhando como Plugin do Premiere Pro para que possamos ter o mais alto nível de Criação de Slide Show.

Logo ao instalarmos o Imaginate e Executá-lo, ele irá começar pelo Wizard Project, que é uma maneira rápida de seguir algumas Templates já pré-definidas no Programa e que na maioria das vezes irá atender sua necessidade, mas o que não te impedirá de fazer alterações em todo o Projeto durante sua Montagem!!

<div class='bbimg'>Wizard1.jpg</div>

Ele irá apresentar 2 caminhos:

1 – Para você usar umas das Templates pré-definidas pelo programa

2 – Para você criar um Projeto Padronizado respondendo algumas perguntas simples:

Para facilitar seguiremos o Passo 1, de Template pré-definida, em outra oportunidade poderemos refazer o Projeto seguindo o Passo 2.

Seguindo, então, escolhendo o Botão 1, vamos Clicar em NEXT

<div class='bbimg'>Wizard2.jpg</div>

Será aberta a janela acima, once você irá escolher em seu HD as fotos que farão parte de seu SlideShow. Clic em Add, para adicionar as fotos.

<div class='bbimg'>Wizard3.jpg</div>

Ao selecionar suas fotos em seu HD, aparecerá a janela semelhante a Janela acima, com a relação de suas fotos. Clic em NEXT

<div class='bbimg'>Wizard4.jpg</div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora aparecerá a Janela acima, que será onde iremos escolher a Template, a forma, de como será apresentado o Slide Show. Você terá 6 opções, e estas opções estão relacionadas aos Motions, movimentos e duração de cada foto, assim como as transições entre elas. Escolha uma. Aqui optamos por “A Day ti Remember” – Um dia para relembrar!! Note que no quadro abaixo, o programa faz uma pequena explicação dos efeitos dessa Template, assim como diz qual será a música de fundo do Projeto. Esta música poderá ser alterada, assim como todos os efeitos desta Template.

Clic em FINISH para aparecer a janela de Edição e a Timeline (StoryBoard)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i9.photobucket.com/albums/a55/somaniaco/Editor1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Veja na Foto acima a aparência da Janela de Edição do Imaginate.

Na parte superior esquerda Temos os vários temas das Transições, caso quiséssemos alterar as transições que já estão selecionadas em nossa Template escolhida.

Na faixa inferior podemos ver o StoryBoard, ou Timeline do Nosso projeto. E no lado direito vemos a Janela de Prevew. É bom neste momento Clicarmos em PLAY para executarmos o Projeto e já vermos um pequeno resultado do nosso Slide Show!!!

Lindo, né?!!! E isso é só o início!!!

Se quisermos alterar os Movimentos de qualquer foto, basta da 2 Clics sobre essa foto para ser aberta a janela de Edição de foto, conforme figura abaixo!!

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i9.photobucket.com/albums/a55/somaniaco/Editorfoto1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Aqui é que vemos uma ferramenta poderosa do Imaginate, pois é tudo baseado em Keyframe e te permite a fazer movimentos, filmagem, o que for definido!!! Veja que o quadrante que aparece marcado sobre a foto é na realidade o formato 4:3 da tela da TV, e é o que aparece no Diplay de Prevew ao Lado. Pois bem, essa foto deverá ser “Filmada” com movimentos variáveis, de forma que você passa a ter uma câmera virtua nas mãos e a cena será á sua foto!!

Os movimentos possíveis são: Posição, Escala, Câmera, Ponto Ancora e filtros (Blur). Com estes movimentos você terá como a única limitação a sua própria imaginação!!

Utilizando os Keyframes , dentro da Timeline do tempo de reprodução da foto, com um único Clic você informa onde que que a a parência e/ou movimento seja alterado!!

Vou partir do pressuposto que TODOS já sabem como s utiliza os Keyframes, pois é o mesmo processo utilizado no Premiere e no After Effects, e mesmo se houver dúvidas, passaremos a discuti-las isoladamente!

Para retornar a janela de Edição, simplesmente clic na Tecla Backspace, ou vá em View -> Edit Mode.

Caso quisermos alterar algumas informações do Projeto, devemos ir em FILE-> Projetc Setting e será aberta a janela abaixo:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i9.photobucket.com/albums/a55/somaniaco/ProjectSetting.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Poderá ser alterada a Duração de exposição das fotos em Duration.

Poderá ser alterado o Aspect Ration de 4:3 ou 16:9 ou outro formato.

Poderá ser alterado o Áudio, inclusive com configuraçãoes Avançadas. Clic em ADVANCED para configurar o áudio a seu gosto. Este ponto para mim, é um ponto negativo do Programa, pois ele admite apenas uma música e isto pode ser muito ruim para um slide Show com muitas fotos. Esse é um motivo pelo qual eu não uso o resurso de áudio de fundo, fazzendo diretamente no Premiere Pro. Faço no Imaginate apenas o trabalho de Vídeo.

Para exportar o seu Vídeo do seu SlideShow, vá em FILE ->Render Vídeo

Aparecerá a janela abaixo:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i9.photobucket.com/albums/a55/somaniaco/Rendervideo.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Coloque o nome do seu slideShow. Em Salvar Como você verá que o programa lhe oferecerá apenas o formato DV e DirectShow DV como saída. Em Format, você poderá escolher os formatos DV oferecidos clicando em Config. E Clic em Salvar para seu vídeo, no formato DV ser gerado!!

Pronto, você acabou de Fazer seu SlideShow gerando um vídeo DV de saída!!! E utilizou o Imaginate 2.0 Canopus como um Programa Isolado, ALONE, como falamos em Edição!!

Porém isto não agrada a grande maioria que trabalha com DVD, já que o programa não te oferece uma saída em MPEG2.

Então é exatamente agora que usaremos o Imaginate 2.0 Canopus como Plugin do Premiere Pro!!

Então, você com o Imaginate 2.0 aberto, mesmo sem ter gerado um vídeo de saída em Render Vídeo, depois de todo o seu Projeto Pronto, vá em FILE -> Save Project As... nomei seu Projeto e salve!!! NÃO FAÇA MAIS NADA NO IMAGINATE... Mas se quiser poderá mantê-lo aberto para futuras alterações!! Agora ABRA O PREMIRE PRO!! Crie um Novo Projeto com os mesmos Pressets do seu Projeto de SlideSHow (quanto a Aspect Ratio 4:3 ou 16:9).... Agora, importe o Projeto do Imaginate 2.0 que você gravou. Sim, o arquivo com Extensão .IVP, o Premiere irá importar seu StoryBoard do Imaginate e colocará na Timeline. Neste ponto, se você estiver com o Imaginate ainda aberto e com seu projeto ainda aberto, TODAS as alterações que você fizer no Projeto so IMAGINATE será alterado automaticamente na Timeline do Premiere!!!

Agora ficou fácil, principalmente para que já conhece o Premiere Pro isso é um verdadeiro Presente!!

Agora vocês entederam porque eu não utilizo o recurso de Áudio no IMAGINATE, pois simplesmente eu Crio o Áudio diretamente no Premiere Pro e faço em Trilha 5.1 Dolby Digital.

Para exportar no Formato DVD aconselho usar o MainConcept Pro e o Plugin do SurCode Dolby Digital 5.1.

Não tratarei aqui do Premiere Pro, pois partirei do pressuposto que seja de conhecimento de Todos, mas poderemos discutir separadamente o Assunto!!

Com isso temos uma ferramenta INSUPERÁVEL para a criação de SlideShow Profissional, utilizada nas ghrandes Produtoras de Vídeo e de TV da atualidade!!

Espero ter ajudado

SOMANÍACO

Dinho

Jan/06

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dinho,

Repetindo uma mensagem que você mesmo postou há algum tempo: MANDOU BEM!!!!

Quando todos esperavam um tuto de um programa semi-desconhecido, o Mestre Dinho vem de CANOPUS. Há alguma coisa a falar?

Parabéns e vamos aprender mais um. Agora chega de férias e se prepare pois qualquer dúvida será postada, heim!

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Red...se prepare!! Esse programa é FANTÁSTICO e já uso há algum tempo!! Ele em Conjunto com o Premiere Pro se torna realmente imbatível!!! Principalmete se exportar .M2V e .AC3 para uma Autoração no Maestro, Scenarist, DVD Lab... A velocidade é impressionante e a qualidade indiscutível!!!

Dentro do uso dos Keyframes é onde você "filmará" as suas fotos, que serão sempre tratadas no formato Original, quanto mais definição melhor! De preferências fotos de 5mgp para cima!! Você poderá "Filmar" as suas fotos criando cenas impressionantes!! Foi isso que comentei com você lá no TEC e que você me pediu melhores informações... Agora está aí!!! Vamos nos aprofundar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Dinho!!!

Que bela surpresa, heim?

Você não quer me dar folga mesmo!!! :P

Eu já tinha resolvido meu programa, agora você me vem com esta novidade!!!

Estou desde ontem de tardezinha tentando entrar aqui no Forum e não estava conseguindo, hoje também não estava conseguindo, e eu com vontade de lhe responder aqui... Cheguei agora em casa e aqui estou eu...

Vou providenciar uma demo deste programa e fazer meus testes... Ele não trabalha com videoclipe, né? Somente com fotos, pelo que entendi... mas parece ter uma qualidade de trabalho muito eficiente... Fiquei curiosa...

Bem, não tenho o premiere, e acho que minha máquina não aguenta ele, mas pelo que você escreveu, ele também funciona independente... por isso, vou aos testes...

Parabéns!!!

:( Agora vou ter que "trabalhar" mais... :cry:

Mas acho que vale a pena!!! Vou arrumar um tempinho pra isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, Memibibi...eu havia prometido essa SURPRESA, desde que vocês começaram a falar no ProShow (que foi meu primeiro programa para slideshow).. Resolvi mostrar todo o PODER do Imaginate 2.0 Canopus, tanto como um programa isolado ou como Plugin do nosso Maravilhoso Premiere Pro!! Esse é o Programa usado pelas Grandes Produtoras para fazer aquilo que você vê na TV!!! Unido ao Premiere ele se torna imbatível!!!

Ele é muito leve, pois não redimensiona as fotos e trabalha com elas no formato original..e quanto maior for o formato da foto, melhor ele trabalhará...

Estarei por aqui para quaisquer ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por somaniaco@21 de janeiro de 2006, 18:56

ProShow (que foi meu primeiro programa para slideshow)

AHA...

Ele já usou o ProShow... Seu passado te condena, Mestre Dinho... :D:D:D

Mas agora, a única coisa que tenho pra falar: FANTÁSTICO!!! :palmas: :palmas: :palmas:

Instalei, joguei fotos, modifiquei manualmente alguns movimentos e mandei pra timeline do Premiere. Joguei um filme de fundo e tudo ficou maravilhosamente sincronizado. Tudo que for fundo no Imaginate vira transparente na timeline do Premiere, o que era impossível com o ProShow.

Vamos brincar....

Dinho, você sabe se tem alguma forma de inserir transições aleatórias?

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Dinho,

Este tutorial está ótimo, eu uso o PSG, mas estarei testando este do Tuto.

Lembra uma vez que reclamei que um Tutorial estava faltando imagens?

Não é o caso deste, está completo.

Abraços.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.magiagifs.hpg.ig.com.br/emoticons/BF8C1499CB.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí,

Parabens Dinho,

Peguei somente a versão trial até o momento, com todas as restriçoes, mas mesmo assim, já deu pra perceber como ele é FATASDIGO...

Vou esperar eles me entregarem a versão completa pra eu poder fazer mais coisas com ele.

Memibi

Pode instalar o premiere sem medo, ele funciona tranquilo, minha maquina é parecida com a sua, e aqui ele funciona. Claro que não é uma BRASTEMP, mas dá pra brincar sossegado(a).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A aha ahahahaha !!! EU SABIA!!! É só alegria!!!! Ontem fui dar uma relaxada: Fui assistir "CÓCEGAS" com minha esposa!! Sabe, me decepcionei, esperava rir mais...Mas tudo bem..é sempre bom dar uma espairecida!!!

Eu te falei RED, o Imaginate usado como Plugin do Premiere faz aquilo que o Premiere deveria fazer sozinho e não faz!!! É ipossível você trabalhar no Premiere com fotos de alta resolução de uma só vez...vai chegar num momento que ele simplesmente TRAVA, independente da quantidade de sua RAM... Mas o Imaginate NÃO!!!..E como eu havia te falado, caso você queira aquele filme de fundo, é só acrescentá-lo na segunda pista de vídeo, normalmente!!

O importante também é manter sempre os DOIS programas abertos tanto o Premiere como o Imaginate, pois caso algo não te agrade, você altera só no Imaginate que já estará automaticamente alterado na Timeline do Premiere!!

Quanto as transições, te confesso que não sou fã de várias transições, muito menos randômicas, uma vez que há uma quantidade enorme de transições disponíveis!! Mas vou dar uma olhada nisso já que te parece importante!!!

JR Pescador!!! Foram vocês que me instigaram a fazer TUTORIAIS assim ilustrados!! (você me cobrou isso logo nos primeiros posts do MAESTRO!!! Agora eu procuro dar uma caprichada e espero que vocês gostem e APRENDAM!!!) O Lauro Brito foi mais longe ainda me ensinou a diagramá-los em PDF (coisa chic)!!!

O Tutorial está resumido aqui, pois estou meio sem tempo e queria logo cumprir minha PROMESSA!! (cumprida!!!) Mas em breve vocês saberão onde encontrar uma versão completa desse TUTORIAL: Será uma outra surpresa?!!! Será?

Mas é isso aí, Galera, uma vez utilizado o Imgaginate 2.0 Canopus vocês dificilmente usarão um outro processo para criação de Slide Show, seja com o programa ALONE seja como Plugin do Premiere!!

Agora é só se divertir!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! Ia esquecendo: O Imaginate trata apenas fotos, porém ao jogar o Projeto para a Timeline do Premiere, você terá a sua disposição todos os recursos de vídeo e efeitos já conhecidos do grande Premiere!! Você poderá ir tratando também o Clip do SlideShow com TODOS os recursos e Plugins do Premiere...Como eu disse: A Imaginação é o limite!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:cry: <div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.magiagifs.hpg.ig.com.br/emoticons/F32169C6.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Dinho!!! Judia de mim!!!

Antes de lançar aquele Topico sobre programas, onde o Red me ensinou o ProShow, já estava de olho no Premiere, mas estava em dúvida se ele roda no meu micro... A respeito do programa, pelo menos pelo video-propaganda dele no Site, tinha me parecido fantástico... Mas... Ao mesmo tempo parece que vai dar um nó na minha cabeça... Esse negócio de plugins, trabalhar aliado a outros programas... <div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.magiagifs.hpg.ig.com.br/smiles/CARETA%20RINDO3.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div><div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.magiagifs.hpg.ig.com.br/smiles/smile8.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Bem, conseguindo pelo menos trabalhar um básico com ele, já me satisfaria...

Acho que vou dar uma "encarada" nele e qualquer coisa, eu grito um HELP!!!...

Qual versão você me recomenda? Tem alguma que você acha mais leve um pouco?

Ex... O Studio, tinha lido em vários posts que a versão 9 era mais leve, que a 10 precisava de muita máquina...

Hoje, eu to com um Athlon 3000 64bits "comum"... sem aquele lance dos pinos... Placa mãe da Asus K8U-X, 1Giga de RAM e placa RADEON 9600 Pro 128bits... Foi o que meus parcos recursos me permitiram de Up-Grade... É saber se dá pra encarar o Premiere com ela, e qual versão?

Pessoal,

Quem tem maquina parecida com a minha, e trabalha com Premiere, de seus conselhos... Bocolo, já registrei a sua opinião, e qual Premiere você usa?... Quer dizer, tem esse lance de versão, ou to falando bobeira?

A todos, agradeço desde já as orientações...

Bem,

Agora deixa eu ir <div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.magiagifs.hpg.ig.com.br/emoticons/62080.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Que amanhã e a semana que começou vai estar brava de serviço... Felizmente, né?

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.magiagifs.hpg.ig.com.br/emoticons01/159AA6811C.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Memibibi, sua máquina é suficiente para o Premiere..Desencana!!! Vai que é mole!!! E saiba: quando você der os primeiros passos no Premiere com certeza não largará mais!!! Se tiver dúvidas, pergunte..nem que seja um milhão de vezes!!!!

O imaginate tem que ser a versão 2.0

É bem simples, é só baixar o programa instalr normalmente e usar!!! Pronto!!! Ele já passará a ser Plugin do Premiere automaticamente!!! Chamo ele de Plugin, pois o Premiere é capaz de abrir os PROJETOS gerados por ele, os arquivos IVP.... Você verá que não terá nenhum problema!!!

Caso queira trabalhar com ele isolado, sem renderizar no Premiere, os arquivos ve vídeos gerados serão em AVI.DV (arquivos muito grande). Mas poderão depois ser convertidos para DVD em qualquer programa!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está aí uma boa pergunta, Marcio!!! Lembra que eu sempre disse que o redimensionamento das fotos para o formato 720x480 jamais dará certo? Tente fazer um redimensionamento assim, 720x480 no Photoshop e veja se a foto vai sair certo!! Não sai, haverá uma deformação. Na realidade o formato 720x480 não é proporcional ao formato original que as Câmeras fotográficas geram!!! Haverá sempre uma perda!!! Uma vez escolhido o seu formato de saída: 16x9 ou 4x3, a saftyArea (que na realidade funciona como um cursor) vai te permitir "passaear", "filmar" sua foto original... mas se você quiser mostrar toda a foto, é só abrir o canto, aumentando a áre (na janela de prevew já mostrará!! É como se você estivesse dando um Zoom Out...aí é que você verá qual a área que será eliminada de sua foto, que estará fora do redimensionamento para 720x480!!!

Gostou do programa?....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Dinho...

O Márcio é esperto... Quando você mencionou da surpresa lá no TEC, ele logo postou "tipo perguntando": "Será que é o Canopus?"...

Matou direitinho a charada...

Valeu!!!

Abraços aos dois... <div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.magiagifs.hpg.ig.com.br/emoticons/E279256.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que na realidade eu já havia mostrado esse programa para o Marcio!! Ele foi o primeiro que falei do Imaginate já há alguns meses atrás!! E claro que ficou fã!!!!...MAs antes eu estava sem tempo de fazer um Tutorial, mas quando vi vocês a procura de um bom programa para SlideShow, aí não tive opção....tive que conseguir um tempinho para passar a vocês essa ferramenta poderosa que é o Imaginate Canopus!!!...É preciso fazer penas um pequeno projeto de exemplo, com as Templates sugeridas pelo programa, para que você veja quão maravilhoso é esse programa!!! E se optar por se aprofundar nele...aí não tem jeito...é só ir pra galera!!! Só alegria e simplicidade, mas se aliar ao Premiere....sai de baixo: HUMILHANTE!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...