Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
leocosta10

Linha de Comando do DOS...

Recommended Posts

Olá amigos...

Preciso executar uma tarefa: mudar as configurações de vídeo, mas específicamente a resolução da tela (no Windows XP) por linha de comando no DOS.

Será que alguem conhece a linha ou as linhas de comando para fazer isso??

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tb tava precisando de algo semelhante... o meu caso é que eu preciso arrumar um pc que estava ligado em um monitor de 17' em 1024x768, mas o meu monitor onde eu os arrumo é de 14' e só aguenta até 800x600... se tivesse uma linha de comando ia facilidar muito.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu tb tava precisando de algo semelhante... o meu caso é que eu preciso arrumar um pc que estava ligado em um monitor de 17' em 1024x768, mas o meu monitor onde eu os arrumo é de 14' e só aguenta até 800x600... se tivesse uma linha de comando ia facilidar muito.

Valeu.

Pra você é bem fácil. Eu passava muito por isso. Basta pressionar F8 durante o boot, e ao abrir o menu de boot avançado, escolha: Iniciar em Modo VGA. Acho que é a 4ª ou 5ª opção.

O Windows XP vai iniciar em 640x480, e não vai usar o driver de vídeo instalado. Em vez disso, vai usar um driver de emergência, feito pra quem conserta, chamado vgasave.

Para os outros casos, eu não sei a finalidade, pra indicar um meio de se modificar o modo de vídeo.

Compartilhar este post

Link para o post
Olá amigos...

Preciso executar uma tarefa: mudar as configurações de vídeo, mas específicamente a resolução da tela (no Windows XP) por linha de comando no DOS.

Será que alguem conhece a linha ou as linhas de comando para fazer isso??

Valeu

Leo,

Existem sim, maneiras de se modificar a resolução da tela, pela linha de comando do DOS. Os comandos são o SET e o MODE CON (de console).

Mas se você me disser exatamente o que pretende, eu poderia escrever um script em Basic, ou VBasic, que processaria a sua modificação.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou enfrentando o mesmo problema

- Crei ISOs em formato ISZ do programa UltraIso

- editei um arquivo BAT que emula a ISO criada na unidade D: através do comando cmdiso do ultraiso e depois ativa um atalho do executável da jogo para funcionar

- Quando fecho o jogo a unidade virtual D: é desfeita

: porém uso um monitor CRT de 17" (LG 710E) na resolução padrão de 1024x768x32x85

: Assim preciso adicionar no BAT um comando em modo DOS ou Windows

que mude a resolução de video para 800x600x16x85 antes de se executar o jogo

: e que ao fechar o jogo a resolução volte a ser de 1024x768x32x85

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Instale o MultiRes, um pequeno programa para mudar a resolução do micro com suporte a linha de comando. Ele vai criar um ícone ao lado do relógio pra mudar a resolução, mas nem precisa usá-lo.

Depois adicione no seu .BAT o seguinte:

c:\"arquivos de programas"\multires\multires.exe /1:800,600,16,85

Isto vai mudar sua resolução para 800x600x16x85. Continue com a execução do jogo e use a seguinte linha para restaurar:

c:\"arquivos de programas"\multires\multires.exe /restore

Fácil, não? :P

Abraço!

Leo,

Existem sim, maneiras de se modificar a resolução da tela, pela linha de comando do DOS. Os comandos são o SET e o MODE CON (de console).

Mas se você me disser exatamente o que pretende, eu poderia escrever um script em Basic, ou VBasic, que processaria a sua modificação.

Amigo, MODE CON vai alterar no máximo o tamanho da janela do prompt (em linhas e colunas). Não serve pra 32-bits, infelizmente.

Quanto ao script, nem em VBS acho que dá porque não se pode chamar uma API em VBS. Já em VB dá, mas aí não é script. O ideal seria criar um aplicativo Win32 pra console no .NET mas pra quê programar o que já foi programado né? :lol:

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente Informação

Justamente o que eu precisa saber para portabilizar DVD de jogos

Obrigado Fernando Pinheiro pela dica

Compartilhar este post

Link para o post

acabei de usar isso em um windows 7 32bits que assim que terminava de carregar o windows mudava a resolucao pra 800x600 e funcionou perfeitamente

valeu cara !

Instale o MultiRes, um pequeno programa para mudar a resolução do micro com suporte a linha de comando. Ele vai criar um ícone ao lado do relógio pra mudar a resolução, mas nem precisa usá-lo.

Depois adicione no seu .BAT o seguinte:

c:\"arquivos de programas"\multires\multires.exe /1:800,600,16,85

Isto vai mudar sua resolução para 800x600x16x85. Continue com a execução do jogo e use a seguinte linha para restaurar:

c:\"arquivos de programas"\multires\multires.exe /restore

Fácil, não? :P

Abraço!

Amigo, MODE CON vai alterar no máximo o tamanho da janela do prompt (em linhas e colunas). Não serve pra 32-bits, infelizmente.

Quanto ao script, nem em VBS acho que dá porque não se pode chamar uma API em VBS. Já em VB dá, mas aí não é script. O ideal seria criar um aplicativo Win32 pra console no .NET mas pra quê programar o que já foi programado né? :lol:

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais