Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mistérios do Vcore K8N,,Alguma solução?


Resident

Posts recomendados

Meus esforços para fazer um over decente nessa placa Asus K8N estão se acabando! as opções já acabaram faz tempo! :naonao:

Vcore dessa placa não passa de 1.44v de forma nenhuma! você pode setar 1.6v que ele não sobe dos 1.44v que mostra no Everest e nos outros programas como CPU-Z e CPUID. Se me falar que pode ser bug do marcador eu tenho certeza que não, pois mesmo setando 1.65v as temperaturas do processador param no limite de 1.44v que é 39c aqui e mesmo setando 1.65v ele da o mesmo travamento que acontece com 1.44v e 2500mhz.

Sera que existe alguma bios que libere essa limitação ou mesmo faça essa danada setar as voltagens da bios? :huh:

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Resident@23 de janeiro de 2006, 11:43

Meus esforços para fazer um over decente nessa placa Asus K8N estão se acabando! as opções já acabaram faz tempo! :naonao:

Vcore dessa placa não passa de 1.44v de forma nenhuma! você pode setar 1.6v que ele não sobe dos 1.44v que mostra no Everest e nos outros programas como CPU-Z e CPUID. Se me falar que pode ser bug do marcador eu tenho certeza que não, pois mesmo setando 1.65v as temperaturas do processador param no limite de 1.44v que é 39c aqui e mesmo setando 1.65v ele da o mesmo travamento que acontece com 1.44v e 2500mhz.

Sera que existe alguma bios que libere essa limitação ou mesmo faça essa danada setar as voltagens da bios? :huh:

:-BEER

tem jeito sim..

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=64122

http://www.amdhardware.com/phpBB2/viewtopic.php?t=4525

você tem que procurar um técnico em eletrônica bem qualificado para ele fazer isso pra você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha visto esses artigos Eduardo, mas o fato de ter na bios até 1.75v e não poder usar é de matar! Sera que um bios não consegue consertar esse problema? Coloquei a mais nova da Asus para ela a 1010 mas mesmo assim nada!

Tem uma bios mod lá no site, mas fiquei meio cabreiro de tentar colocar ela.

com essa tensão de 1.44v não vou alem de 2400 nem com reza brava!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Resident@23 de janeiro de 2006, 22:52

Eu já tinha visto esses artigos Eduardo, mas o fato de ter na bios até 1.75v e não poder usar é de matar! Sera que um bios não consegue consertar esse problema? Coloquei a mais nova da Asus para ela a 1010 mas mesmo assim nada!

Tem uma bios mod lá no site, mas fiquei meio cabreiro de tentar colocar ela.

com essa tensão de 1.44v não vou alem de 2400 nem com reza brava!

você sabe alguma coisa de Inglês?

http://www.ocworkbench.com/ocwbcgi/ultimat...4;t=000071;p=13

da uma olhada nesse tópico, eles estão falando de algo..

olha só a assinatura do cara.. isso com aquela modificação que passei..

AMD Sempron 2600+@2600mhz(325x8)-1.5v|Asus k8n-VModed|Arctic Cooling 64 Pro|512mb Cosrair VS (PR Series+BP)ddr400@ddr520(2.5-3-3-6-1t)2.8v|Sapphire ATi Radeon 9200SE(200/166@211/191)|maxtor 40gb/7200rpm|lg gsa 4163b}asus e616p2|no-name PSU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom forum mesmo Eduardo! Um pena que vcore nesse lixo de placa só com voltmod mesmo e eu não tenho coragem para esse tipo de modficação,rss. Mas essa Asus eu não sei não! Coloca tudo bonitinho na bios um montão de ajustes de vcore e quando você vai vai tentar usar a surpresa! Não funciona!

Fazer o que? Tenho que me contentar mesmo com 2400mhz. Me fala uma coisa Eduardo,,,,aqui eu até liga e faz superPI com 2500 e 1.44v mas da erro no prime com uns 30 min, será que da problemas usar assim mesmo? porque até agora ele roda jogos e quase tudo perfeito mesmo,,,até converti videos na boa com ele mesmo não tendo passando no prime.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Resident@24 de janeiro de 2006, 10:22

Muito bom forum mesmo Eduardo! Um pena que vcore nesse lixo de placa só com voltmod mesmo e eu não tenho coragem para esse tipo de modficação,rss. Mas essa Asus eu não sei não! Coloca tudo bonitinho na bios um montão de ajustes de vcore e quando você vai vai tentar usar a surpresa! Não funciona!

Fazer o que? Tenho que me contentar mesmo com 2400mhz. Me fala uma coisa Eduardo,,,,aqui eu até liga e faz superPI com 2500 e 1.44v mas da erro no prime com uns 30 min, será que da problemas usar assim mesmo? porque até agora ele roda jogos e quase tudo perfeito mesmo,,,até converti videos na boa com ele mesmo não tendo passando no prime.

Não tem erro você fazer essa modificação, é só saber em que mãos você vai colocar seu equipamento para fazer essa modificação..

Recomendo esse daí.. Muito conhecido pelo pessoal..

http://www.forumdohardware.com.br/viewtopic.php?t=94954

ou Tem tambem o Wander jarra que é usuario daqui do fórum e do forumpcs.

quanto a deixar assim sem passar o prime95 pode deixar sim, só testa bem em jogos, gravação de cd.. dvd.. e etc para ver se não vai dar nenhum problema..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felizmente a resposta para meu própio topico eu mesmo achei,,,,,,,,,,A CORAGEM! :D

Já tinha tentando vcore até 1.55v na bios e mesmo assim não passava de 1.44v nos programas tipo Everest e CPUz. Dai hoje amanheci com vontade de brincar com essa K8N e setai o vcore a 1.6v na bios e para minha surpresa ele subiu para 1.52~1.54v no Everest e assim eu consegui esse clock.

O problema do vcore dessa placa é que ele só começa a funcionar acima de 1.57v na bios e ele seta cerca de 0.05v a menos que na bios.

Infelizmente só consegui ligar com a memória setada a 266 ficando em 180Mhz, pois se colocar ela a 333 não deu nem boot com nenhuma latência. :naonao:

Nesse clock fiquei com temperatura em idlle de 41c e 52c em Full load. Mas como com essas memórias setadas tão baixo fiz o superPI em 38s o mesmo que faço com 2375Mhz e elas setadas em 216mhz então achei melhor voltar a usar nesse clock em Default.

Para uso dia a dia um clock de 2610mhz essas temperaturas e um vcore de 1.54v é perigoso e qual o limite dia a dia seguro? Alguem usa esse vcore dia a dia e a quanto tempo?

post-6075-13884904480796_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Resident@28 de janeiro de 2006, 22:26

Felizmente a resposta para meu própio topico eu mesmo achei,,,,,,,,,,A CORAGEM! :D

Já tinha tentando vcore até 1.55v na bios e mesmo assim não passava de 1.44v nos programas tipo Everest e CPUz. Dai hoje amanheci com vontade de brincar com essa K8N e setai o vcore a 1.6v na bios e para minha surpresa ele subiu para 1.52~1.54v no Everest e assim eu consegui esse clock.

O problema do vcore dessa placa é que ele só começa a funcionar acima de 1.57v na bios e ele seta cerca de 0.05v a menos que na bios.

Infelizmente só consegui ligar com a memória setada a 266 ficando em 180Mhz, pois se colocar ela a 333 não deu nem boot com nenhuma latência. :naonao:

Nesse clock fiquei com temperatura em idlle de 41c e 52c em Full load. Mas como com essas memórias setadas tão baixo fiz o superPI em 38s o mesmo que faço com 2375Mhz e elas setadas em 216mhz então achei melhor voltar a usar nesse clock em Default.

Para uso dia a dia um clock de 2610mhz essas temperaturas e um vcore de 1.54v é perigoso e qual o limite dia a dia seguro? Alguem usa esse vcore dia a dia e a quanto tempo?

Bom resultado, é o mesmo que eu estou tentando manter aqui no meu pc..

Esse vcore que você citou para usar no dia a dia, não tem problema, pode mandar ele, desde que a temperatura esteja boa..

Por exemplo, aqui no sempron setei 9x290mhz e estou utilizando 200mhz nas memórias( cravados).

1º mandei o prime com 2.8 de vdimm, deu erro, Depois mandei com 2.9 de vdimm, deu tela azul. Até que por final mandei 2.6 de vdimm, e pela minha surpresa já ta em 2H e 6 minutos de prime, Estou passando o prime95 e o sp2004 juntos, Vamos ver o que vai dar..

2º Eu estou utilizando 1.58 de vcore, se passar no prime vou utilizar isso no dia a dia, porque sei que a ventilação do meu pc da conta do recado.. Aqui geralmente fioa 1.52 1.55 no windows, minha placa mãe joga undervolt de 0.005V...

3º já trocasse as memórias de slot? Aumentasse as latencias? aqui eu passei raiva, mais parece que estou conseguindo manter a estabilidade, preciso de uma memória que atinge 1:1, dai o desempenho vai ficar legal..

É engraçado, porque aqui eu não consigo estabilidade com X.3.3.X, só com X.4.4.X.. Da uma verificada nisso que você deve conseguir manter estabilidade..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por exemplo, aqui no sempron setei 9x290mhz e estou utilizando 200mhz nas memórias( cravados).

A DFI tem mais divisores que essa K8N e assim você pode setar as mesmos em 200 com esse clock,,,aqui ou fica 180Mhz setado em 266 ou fica 465mhz setando em 333. :naonao:

2º Eu estou utilizando 1.58 de vcore, se passar no prime vou utilizar isso no dia a dia, porque sei que a ventilação do meu pc da conta do recado.. Aqui geralmente fioa 1.52 1.55 no windows, minha placa mãe joga undervolt de 0.005V...

Realmente estou meio com receio de deixar esse vcore, pois li que acima de 1.5v é muito para core de 90nn e nem sei se na verdade o que ferra o processador é temperatura somente, pois tem pessoas que dizem que somente a tensão causa problemas.

3º já trocasse as memórias de slot? Aumentasse as latencias? aqui eu passei raiva, mais parece que estou conseguindo manter a estabilidade, preciso de uma memória que atinge 1:1, dai o desempenho vai ficar legal..

Trocar de slot facilitou algo para você? aqui estou usando a minha no terceiro slot porque no primeiro fica muito perto da saida de ar do cooler e assim além de atrapalhar a circulação ela esquenta mais. Embora não sabia que mudar faça diferênça.

É engraçado, porque aqui eu não consigo estabilidade com X.3.3.X, só com X.4.4.X.. Da uma verificada nisso que você deve conseguir manter estabilidade..

Aqui eu tenho deixado as latências em Cas 2.5,3,3,6 1T até 216Mhz a 2.6v Já com elas em 180Mhz como nesse over que postei em simplesmente setei Cas 2 e deixei o resto igual.

Aqui as temperaturas ficaram em 41c Idle e 53c full. Já o chipset não subiu quase nada e ficou em 34c.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Resident+30 de janeiro de 2006, 13:34-->
A DFI tem mais divisores que essa K8N e assim você pode setar as mesmos em 200 com esse clock,,,aqui ou fica 180Mhz setado em 266 ou fica 465mhz setando em 333. :naonao:

Exatamente, Coloquei no divisor 140.

Postado Originalmente por Resident@30 de janeiro de 2006, 13:35

Realmente estou meio com receio de deixar esse vcore, pois li que acima de 1.5v é muito para core de 90nn e nem sei se na verdade o que ferra o processador é temperatura somente, pois tem pessoas que dizem que somente a tensão causa problemas.

Nunca ouvi falar nessa de alta tensão nos processadores de 90mm, Mais tambem se aguentar 1 ano, ou 6 meses já ta bom, Afinal esses processadores são baratinhos...

Resident@30 de janeiro de 2006, 13:36

Trocar de slot facilitou algo para você? aqui estou usando a minha no terceiro slot porque no primeiro fica muito perto da saida de ar do cooler e assim além de atrapalhar a circulação ela esquenta mais. Embora não sabia que mudar faça diferênça.:

Pra mim sim, Antes dava pau direto com as memórias no slot 1 e 2, Mudei para o 2 e 3 e caso resolvido..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

eu to sando a bios 1011 003 beta da asus e consegui apenas 5 de fsb a mais... estava a 265 * 8 com memos a 3 3 3 8 e agora ta em 270 * 8 com latencia de 2 3 2 5 ... td com vdimm e vcore stock.

mas stou loco para achar uma bios mod para esta k8n e nada de achar?

alguem tem uma minima informação sobre a existencia desta bios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opção na bios não funciona com 2600 ou 2800. Quanto ser melhor de previnir overvolt não acha legal....o bom mesmo é poder usar o vcore e chegar a 2400 que deveria ser em stock ou chega com pequeno incremento de 0.05v. você pretende usar seu sempron uns 20 anos? o meu uso com 1.52v e 2520mhz e se durar 3 "dura bem mais!"anos já vai fazer um bem grande,,,,ao proximo dono pois nem tõ com ele mais nesse tempo com mudanças estão vindo tão rápidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, é q realmente eu não sei quando vou ter dinheiro pra comprer meu pc mesmo... porque até hoje tivemos 3 aqui em casa

Esse meu, ganhei de natal

Um Sempron 2400+ de casa (comprado na mesma semanad o meu)

e até final do ano passado (e era o único desde 98), um Celeron 300MHz...

E meu pai disse que ele já tinha comprado esse aqui "bom" pra durar bastaaante, pelo menos o tanto do Celeron!

aí se até lá eu conseguir um trampo, quem sabe eu consigo comprar um pc melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por Aladdin Lee@23 de abril de 2006, 21:29

Não é normal essa temp, na verdade, acho que 50°C é o maximo aceitável em FULL. Já em Idle, não é bom passar de 40°C. Melhor verificar a refrigeração do seu gabinete...

O meu em idle ta a 39º, 40º, 41º agora htt em 230 e resto ta original, com isso meu pc fica a 2.070Ghz, o estranho é que eu coloquei hoje um cooler de 80mm na lateral puxando ar para dentro e o cano "duto" que faz com que o ar vá quase que em cima do processador, um de 120mm na parte de tras como exaustor e um de 80mm na frente puxando ar para dentro. Fora a fonte que troquei esses dias SuperFlower (TTGI) 350 Watts.

Meu processador em full fica a uns 60º jogando um jogo pesado, tipo Doom3 e Most Wanted.

Será que meu cooler box foi mal instalado?

Bom que já é um pretesto para eu lapidar ele. Se for ele o problema.

Valeu amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Aladdin Lee@23 de abril de 2006, 22:15

Esse na lateral é que deve estar acabando com o fluxo de ar aí dentro... Põe ele como exaustor...

Acho que não amigo, se eu colocar ele como exaustor ele vai concorrer com o cooler do processador. O do processador ventila o dissipador então ele puxa ar do outro lado, eu coloquei o cooler lateral para jogar ar em cima do cooler do processador, que puxa o ar vindo do cooler lateral e joga no processador, ainda to com a impressão de ser uma má instalação ou porque aqui em brasilia é meio quente.

Brother você ta on-line né, me add no msn aí pra gente trocar uma ideia.

[email protected]

T+

Abraço.

Acabei de deixar meu pc em stocom a 1800Mhz todo original o processador fica em idle a 40º somente baixando algo pelo emule, ta alto não está?

Qual seria a média da temp em idle do processador em stock?

Cada vez mais desconfio da instalação do meu cooler box.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...