Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entendendo melhor o formato AVI/DV.


Posts recomendados

Cristiano, interprete um pouco melhor o que escrevemos aqui, amigo, antes de discordar!! Olha o que eu afirmei: "simplesmente a sua FONTE não importa com que codec foi criado" E isso é VERDADE, não importa!! Já foi CRIADO é FONTE... que pode ser boa ou ruim, isso é outro assunto... mas É FONTE, não tem jeito!!! Lembre-se que o que estava sendo discutido era o método pelo qual seria COMPRIMIDO essa FONTE, aí sim, é IMPORTANTE a escolha do Codec para que se obtenha o resultado diferente!!!

Me explique, se você não concorda com a minha afirmação "simplesmente a sua FONTE não importa com que codec foi criado" como você julga alterar uma FONTE?... Veja o assunto não é criar uma FONTE e sim, criar um vídeo OBJETO, comprimido!!

Esse tipo de confusão aparece devido a quantidade de questionamentos postados, antes de se esgotar um assunto anterior, aí tudo acaba ficando confuso e vocês mesmo tendo dificuldade com explicações básicas e atrapalhando o aprendizado! Vamos tentar melhorar o fluxo de questionamento para que possamos ter mais facilidade de uma explicação didática, sem margem para dúvidas... Vamos tentar? contem comigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por somaniaco@26 de janeiro de 2006, 16:51

Olha o que eu afirmei:  "simplesmente a sua FONTE não importa com que codec foi criado" E isso é VERDADE, não importa!! Já foi CRIADO é FONTE... que pode ser boa ou ruim, isso é outro assunto... mas É FONTE, não tem jeito!!! Lembre-se que o que estava sendo discutido era o método pelo qual seria COMPRIMIDO essa FONTE, aí sim, é IMPORTANTE a escolha do Codec para que se obtenha o resultado diferente!!!

Me desculpe somaniaco, entendi totalmente ao contrario a sua afirmação, agora entendo perfeitamente aquilo que você quis dizer, depois que já foi criado a minha fonte(arquivo original da captura), não tem mais volta! criou ta criado! depois de convertido o arquivo, o q ira valer é o NOVO arquivo com as configurações q defini na hora de exportar!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li novamente os posts e entendi perfeitamente as diferenças entre formatos. ótimo! :-BEER

Agora tenho uma nova duvida :P

Foi comentado que usando um conversor A/D ou miniDV poderia ser capturado direto em MPEG2. Sabemos que o conversor faz a sua compactação AVI/DV por hardware.

Na hora em que o video (reproduzido por um conversor) chega ao computador ele é compactado(mpeg2) por software certo? Sendo assim a compactação mpeg2 ira depender somente do processamento do computador não é mesmo? Pela minha placa de captura embutida, quando capturo direto em mpeg2, o video sera compactado por software fazendo perder varios e varios frames.

então, como o processamento de ambos os casos serao por software(processador do computador), eu não irei perder a mesma quantidade de frames em ambas situações?

Entendem a comparaçao que estou fazendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cristiano,

Correta sua conclusão. Mas agora faltam alguns elementos que só quem bota a mão na massa poderia saber:

Com uma placa de captura, o processador tem que tratar das interrupções da placa, fazer a leitura dos dados de vídeo (sem compactação), mandar esses dados para o processo que faz a compactação em MPEG, receber de volta o MPEG e gravar em disco.

Pelo conversor, o processador recebe em AVI/DV, manda para o processo de compactação MPEG, recebe de volta o MPEG e grava em disco.

Pode parecer o mesmo processo mas o fato dos dados já estarem em AVI/DV livra o processador de um volume de dados razoável. Para você ter uma ideia, sem querer eu já fiz uma captura em AVI/DV gravando os dados via rede. Isso seria impensável em AVI Sem Compressão.

Outro detalhe é que o programa que "captura" em MPEG tem a opção de "bufferizar" o AVI. Eu fiz uma captura de 2 horas e o programa ficou 20 minutos a mais que o término do filme, provavelmente tratando do buffer.

Ficou claro?

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou muito claro! com isso afirmo ainda mais que o avi/dv sem duvida é muito mais leve que um avi sem compressao, sem duvida nenhuma!! :palmas:

Postado Originalmente por RedBeard@28 de janeiro de 2006, 13:52

Outro detalhe é que o programa que "captura" em MPEG tem a opção de "bufferizar" o AVI. Eu fiz uma captura de 2 horas e o programa ficou 20 minutos a mais que o término do filme, provavelmente tratando do buffer.

Só a unica coisa que não entendi, foi a parte de bufferizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pense assim, para o computador, o gargalo é a conversão em MPEG, então se você ligar o bufer o PC lê em AVI/DV e vai colocando nesse bufer; outro processo em paralelo pega desse bufer e faz a conversão em MPEG.

Então, o que aconteceu comigo foi que o computador completou o recebimento do filme (colocando no bufer) mas levou 20 minutos a mais para esvaziar o bufer e converter em MPEG.

É como se fosse uma fila. Entra por um lado e sai pelo outro. (termos técnicos).

Abraços!

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já estou convencido que um conversor seria a melhor saida para meus videos em AVI/DV :-BEER , sendo que já to estudando como irei comprar um!!(em trocentas prestações é claro!!!)

Bem ainda falta uma coisa, meu computador não tem placa firewire, qual seria a mais recomendada, faz diferença entre uma e outra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cristiano,

O Buffer funciona como uma fila com 300 lugares, por exemplo. Cada vez que chega um byte pela entrada firewire o computador tem um programa que coloca esse byte no fim da fila e outro programa que (ao mesmo tempo) tira um byte do começo da fila para converter pra MPEG.

Como o programa de conversão é mais lento que a velocidade com que os bytes chegam pela firewire, a fila vai começar a crescer, certo?

Isso é um buffer. Um lugar onde é armazenado temporariamente um conjunto de dados onde a entrada é mais rápida que a saída.

Quanto ao Conversor, antes de bater o martelo, veja também os pontos negativos. O fato dele não aceitar PAL-M é o mais conhecido e chato para nós brasileiros.

Também tem a opção de comprar uma filmadora MiniDV pra isso. Além do conversor você teria uma filmadora. São 3 equipamentos (filmadora, player de fitas MiniDV e conversora).

Ok?

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, mas se é armazenado deste jeito um mpeg2 pela firewire preciso muiita memoria ram, para dar conta, porque se não pode ocorrer frames perdidos não é?

você esta certo Red, mas uma filmadora hoje seria impossivel para mim, esta na media aí dos 2conto certo?

Qual é o modelo da sua filmadora?

e qt ao transcoder, com o tempo compraria um, pois sendo que agora todas as filmagens q tenho em casa sao em ntsc, tranquilo :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cristiano,

O buffer é em fomato DV, antes da conversão/renderização para o formato MPEG-2.

Meu Slave é um Sempron K8 2800+ com 512 de ram e conseguiu fazer o buffer tranquilo, rodando a captura no Premiere que é pesadão. Tive 3 ou 7 frames perdidos (não lembro agora) num filme de 2 horas.

Minha filmadora é JVC (alguma coisa) 4000. Mas se não estou enganado, dá pra achar uma MiniDV na faixa de mil e uns...

Se você conseguir achar (é raridade pois estou procurando há mais de um ano), pode tentar comprar uma filmadora que esteja com o CCD queimado. Ela não serve para filmar mas deve funcionar os outros controles, e se você encontrar deve estar a preço de banana. O problema é achar... já liguei em milhares de assistências e nunca encontrei. Fica a dica.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Red,

Pesquisei tanto que já estou com calos nos dedos! :P . vejo que na situação em que estou hoje a minha melhor opção seria um conversor A/D mesmo. Estou muiito interessado na Canoppus ADVC-110, você já ouviu, leu comentarios sobre ela?

Conversamos tanto sobre o assunto, que agora eu gostaria de um favor :D

Eu NUNCA VI um video capturado direto em AVI/DV, só vi avi dvs das minhas conversoes mesmo...tem como você ou um amigo do forum, postar um frame de um video AVI/DV?(só para matar a curiosidade!!hehehehe)

Obrigado!! :-BEER

post-28237-13884904899777_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cristiano,

Vou tentar postar amanhã um frame (estou em casa agora e não tenho nenhum), mas já adianto que você não vai poder tirar muitas conclusões.

Acho que sua intenção é comparar com um frame capturado por outra fonte, correto?

O problema é o seguinte: qualquer fonte necessita de ajustes.

Dessa forma, eu posso postar um mesmo frame capturado pela PlayTV ultra, pela AIW 7500 e via a filmadora como PassThrough. O lance é que como eu uso pouco as placas de captura, não tenho prática nem olho clínico para fazer o melhor ajuste.

Usando a filmadora como conversor não há ajuste a ser feito: ela faz sozinha.

Entendeu? No meu ponto de vista um convesor A/D oferece a melhor qualidade sem a necessidade de ajustes manuais. É claro que há exceções, mas são exceções e não a regra geral.

Deixa eu pensar melhor e vamos ver amanhã o que vai ser possível fazer, ok?

Abraços,

RedBeard

P.S. quanto ao conversor externo, nosso moderador Marcio possui um (não sei o modelo nem a marca). Vamos ver se ele conhece esse que você falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RedBeard+07 de fevereiro de 2006, 00:41-->
Acho que sua intenção é comparar com um frame capturado por outra fonte, correto?

Isso, gostaria de fazer uma comparação! Assim em um ambiente externo, como um lugar onde tivesse sol, grama....alguma coisa parecida. Ou se não ter, outro ambiente também sera ótimo.

RedBeard@07 de fevereiro de 2006, 00:41

P.S. quanto ao conversor externo, nosso moderador Marcio possui um (não sei o modelo nem a marca). Vamos ver se ele conhece esse que você falou.

Tomara que conheça! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Red,

Vou comparar aqui o mesmo video capturado por duas placas de captura sendo que as duas foram capturadas em Avi sem compressao, em 720x480, no power director.(virtual dub deu problema de resolucção com a pixel view)

A primeira imagem é a partir de uma captura realizada por uma placa de captura embutida com a de video (Geforce 4 TI 4200 VIVO)

A segunda imagem é a partir de uma captura realizada por uma placa de captura pra pega sinal de tv radio e tal (BT878P, pixel view se não me engano)

Prestando atenção na roupa do garoto(cor amarela)da para ver que a segunda imagem esta com as cores um pouco (pouca coisa, quase a mesmo mer*****)melhor.

Bem, a partir destas comparações vemos claramente que com um hardware melhor as cores começam a ficar melhores e mais vivas. O meu problema hoje esta sendo na parte da iluminação, da pra ver na comparação que a placa de captura pixelview no seu padrão de cores(sem alterações de ajustes) já é melhor do que a placa de captura embutida, com o seu padrão de cores(sem alterações de ajustes).

Com um conversor A/D eu queria saber se em partes deste tipo de iluminação a cor ficaria em um tom mais branco(como nos meus testes), OU se ela salvaria a cor original ficando assim no caso do amarelo, o amarelo fosse AMARELO E não BRANCO :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para nós podermos fazer um teste de cores/qualidade é só nós fazer da seguinte maneira!

Gravo aqui no meu computador a vinheta de uma novela (a abertura da novela das 8 por ex), como ela tem algumas iluminações/cores e tal, acredito que o problema ira acontecer aqui na minha placa de captura(BRANCO). Como é uma abertura que todos temos acesso, podemos então fazer a comparação com a minha PLACA DE CAPTURA com a sua MiniDV (passthru) ou um CONVERSOR A/D(caso alguem também queira testar!). Gravando todos com a mesma configuração de sem compressao e por 720x480.

Entende?

post-28237-13884905256283_thumb.jpg

post-28237-13884905256649_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É um teste parecido que eu pensei...

Eu pensei em definirmos um filme qualquer e pegarmos um mesmo frame. Tipo o 1.o frame da cena da escadaria do titanic....

Mas não sei se vai dar certo pois mesmo pode haver diferenças significativas na "luminosidade" do DVD player.

Capturar o sinal da TV vai ocorrer o mesmo problema seja ele via antena ou via algum decodificador.

Outro problema é o número de configurações possíveis nas placas de captura. Dê uma olhada na página do Cabece que ele faz uma comparação muito boa entre as placas de 8 bits e de 10 bits, inclusive com exemplos.

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RedBeard@12 de fevereiro de 2006, 17:30

Outro problema é o número de configurações possíveis nas placas de captura.

Quanto a isso não tem problema, para testar eu pensei só em capturar em 720x480 e avi sem compressao e as configurações de cores da placa todas padrão. A partir do resultado em configurações padrão, que nos vamos ver se a placa é boa por "natureza" entende?

hoje a noite vou gravar alguma coisa da tv e postar um frame, a partir daí você vai entender melhor aquilo que quero comparar!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Red,

Veja isto:

Placa de Captura

Imagem capturada no computador pela minha placa de captura embutida, repare no escesso de branco nas partes "iluminadas". O branco devia ser azul.

Foto da TV

Foto tirada da televisao da mesma imagem, repare que as cores sao COLORIDAS.

O que quero com isto é, ver se capturando por um conversor ou uma miniDV, estes problemas irao acontecer(conforme a primeira imagem) ou se as imagens serao coloridas conforme vemos na tv(segunda imagem), ou seja, PERGUNTO EU se na hora em que o video entra no computador atraves do conversor ele ira perder cores.

Entende?

se pudesse postar um frame do mesmo programa seria ótimo!

post-28237-13884905326924_thumb.jpg

post-28237-13884905327202_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hoje já perdi a hora do programa.... vou tentar amanhã.

Mas, salvo engano de minha parte, são esses tipos de ajustes que são necessários em capturas via placa analógica.

A grande vantagem do Conversor A/D é que estes ajustes são realizados de forma automática e, na maioria das vezes, resultam num excelente resultado. Nesse quesito também entra a "captura" via um gravador de DVD de mesa que também faz a maioria dos ajustes de forma automática.

É importante lembrar também que alguns dos equipamentos mais caros em edição de vídeo ainda são algumas placas de captura e a qualidade destas não pode ser comparada sequer aos melhores gravadores de DVD de mesa.

Uma placa de captura, bem ajustada, pode ter qualidade superior aos Gravadores de Mesa e aos Conversores A/D.

A diferença básica é a relação Qualidade X Esforço.

Ok? mesmo assim, amanhã vou me esforçar pra lembrar de gravar um pedaço desse programa. (Que hora ele passa?)

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cristiano,

Vou cobrar caro por isso... não por fazer as imagens, mas por ficar quase 2 horas assistindo TV e essa coisa não começava... :D:D:D

Bem, liguei a antena no VCR Panasonic NV-VH60, a saída de áudio foi direto pra câmera e a saída de vídeo foi para um transcoder Tecnovídeo BR 8000 (tão velho quanto guaraná de rolha), e do transcoder para a câmera.

A câmera ligada ao PC via FireWire.

Devemos computar que provavelmente há uma perda na qualidade do sinal por estar passando pelo Transcoder (que além de velho deve ser dos mais fraquinhos).

Capturei uns 3 minutos em AVI/DV e selecionei duas cenas onde aparecem os balcões. Não me preocupei em desentrelaçar pois me parece que você está interessado nas cores, certo? Salvei em BMP pelo Premiere e converti em JPG pelo Photoshop.

Aproveitei q estava tudo ligado e fiz mais uma captura agora usando o MainConcept. O resto foi igual ao anterior.

Pra falar a verdade eu nem sequer olhei... vou ver agora quando apertar o visualizar. Veja se há mais algum teste... Se for o caso, pense em alguma imagem NTSC que não precise do transcoder.

Abraços,

RedBeard

post-35433-13884905352825_thumb.jpg

post-35433-13884905353231_thumb.jpg

post-35433-13884905353529_thumb.jpg

post-35433-1388490535384_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cristiano,

Realmente, imagem por imagem, me parece que a captura via filmadora deu um banho, mas como eu falei, ainda não estou 100% convencido que seja o melhor teste comparativo.

Vamos ver se alguém que faz captura por placa, de forma mais profissional, pode nos ajudar colocando uma imagem da captura considerando os ajustes corretos.

Seria interessante também alguém que tenha um gravador de DVD de mesa.

Alguém se habilita a nos ajudar?

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...