Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Registro de domínio .br e hospedágem gratuita


billgattos

Posts recomendados

Caros amigos,

Há algum tempo atrás postei uma mensagem onde eu pedia informações sobre como criar um domínio do tipo ". br", utilizando como um hospedeiro para minha página um provedor gratuito.

Muitos responderam indicando locais, também gratuitos, em que eu

poderia hospedar minha página, e criar um domínio, e o endereço www, apontando para essa página. Mas essa solução não me satisfazia porque eu precisava de um endereço do tipo www.dominio.com.br, e esses locais só me permitiam criar outros tipos de endereço, mas nunca terminados em ".br".

Como descobri a maneira de fazer o que queria, vou deixar que o caminho das pedras.

Seguinte:

Suponha que você queira criar uma página, que tenha o endereço: www.zezinho.com.br. Existem variações para o trecho final (".org.br", ".eng.br", ".bio.br" , etc). Basta verificar as informações no site "registro.br".

É nesse site, o registro.br, onde fazemos o registro do domínio que desejamos (no caso acima, seria "zezinho"). Lá você tem informações bem detalhadas de como proceder. Em resumo, você primeiro pesquisa se o domínio que você quer registrar já existe. Eles te dão uma ferramenta para fazer isso. Depois, você se cadastra diretamente no site, e solicita o registro do domínio (tem um menu pra isso). Em seguida você deve preencher informações de DNS ( servidores de nome) composto do endereço do servidor ( no mínimo dois: primário e secundário) e seus respectivos IPs ( endereços IP ).

Aqui é preciso explicar melhor, coisa que o FAQ deles não explica bem, muito menos as pessoas que a respondem os emails no registro.br.

Eu pensava que o registro.br, além de registrar os domínios no Brasil, também tivesse servidores para fornecer o endereço físico (IP) final do endereço em forma de palavras que estamos acostumados a usar (tipo www...). Quero dizer, todo endereço na Internet, que não está na forma de endereço IP, deve ser traduzido para um endereço físico IP por um servidor DNS. E eu imaginava que o órgão brasileiro responsável por registrar domínios no Brasil tivesse servidores para responder qual o endereço físico IP corresponderia a determinado endereço que fosse terminado em .br .

Mas não.

O que eles indicam é o endereço de quais servidores de nomes (DNS) respondem

por aquele determinado domínio registrado. Ou seja, quando você registra um domínio, você precisa fornecer o endereço de no mínimo dois servidores DNS onde estará a associação dos seu endereço tipo www ao endereço físico IP final. Deu para entender?

Eles passam para a frente a tarefa de traduzir o endereço. Eles apenas mantém o registro do domínio, e a indicação dos servidores que efetivamente farão a tradução final para endereço físico IP. Esses servidores podem estar em qualquer parte do mundo.

Assim, além de registrar o domínio (o que garante que você seja o dono daquele nome na Internet), o registro.br apenas sabe informar em quais servidores estão a associação final de endereço tipo www para endereço tipo IP ( físico).

Você então tem basicamente duas opções:

1. Hospedar sua página em um servidor pago, que têm seus próprios servidores DNS, onde ficará a

associação final do endereço www para endereço tipo IP, e esses servidores DNS são informados para preencher as informações requeridas pelo registro.br. Inclusive esses serviços costumam fazer, por você, o registro do domínio no registro.br.

2. Se você não quer a 1a opção, que te dá tudo pronto (mas cobra por isso), ganhando o direito de usar os servidores DNS deles, você deve utilizar os serviços de um "provedor de servidores DNS" gratuito. O que eu encontrei foi o www.zoneedit.com .

Mas porque isso? Porque o registro.br pede 2 servidores DNS válidos ! Se você não os tem (não tem infra estrutura própria), ou pague pelo uso deles (opção 1), ou pegue um "gratuito" :).

O registro.br apenas registra oficialmente, no Brasil, o nome do domínio que você deseja ter como seu. Além disso, eles informam ao restante da estrutura de DNSs onde deve-se ir (os 2 DNS informados) para descobrir o IP afinal correspondente `a aquele endereço.

Esse serviço permite que você registre em seus servidores até 5 zonas. Uma zona é o pedaço da árvore

de nomes que engloba o seu endereço.

Por exemplo, "meu-domínio.com.br" é a zona que engloba, por exemplo,

"www.meu-domínio.com.br", "ftp.meu-domínio.com.br", "pop3.meu-domínio.com.br", etc...

Esse serviço (e não deve ser o único por aí), é gratuito desde de que você não ultrapasse uma determinada taxa de acessos ao servidor de nomes por ano. É um valor alto segundo eles, principalmente se levarmos em conta que uma vez traduzida, a informação permanece no cache dos servidores DNS que participaram da pesquisa, incluindo aí o servidor DNS de seu provedor e o cache do seu próprio micro. Dessa forma, novos acessos ao zoneedit serão evitados.

Resumindo:

1. Quero que meu site tenha o endereço www.zezinho.com.br

2. Abra no "www.zoneedit.com", uma conta, e registre uma zona

chamada "zezinho.com.br". Quando você faz isso, eles te informam os endereços

de 2 servidores DNS (deles) e pedem para você informá-los junto ao órgão

de registro de domínios ( registro.br no Brasil ). Eles são necessários !!

Suponha que sua página esteja criada em "www.abracadabra.nada.ru/~abcde". Endereçinho difícil esse, né? você quer mantê-la nesse local, mas quer que todo mundo a acesse por "www.zezinho.com.br".

Dentro do zoneedit você tem a opção de amarrar "www.zezinho.com.br" a

"www.abracadabra.nada.ru/~abcde".

Ou então você, caso tenha um servidor WEB rodando em sua máquina, em casa,

pode amarrar "www.zezinho.com.br" ao endereço IP da máquina. Existem

programas que descobrem que o IP de sua máquina mudou ( provedores tem

endereços dinamicos), e vão lá no zoneedit mudar a informação de IP

automaticamente. O programa em http://www.dsl-speed.org/webhosting.htm

faz exatamente isso. De grátis :)

3. Finalmente, você vai no "registro.br", registra o nome "zezinho", dizendo que ele

ficará embaixo de ".com.br" . Nessa hora, você deve preencher as informações

de ao menos 2 servidores DNS ( aqueles que o zoneedit te forneceu ). Aguarde o

processamento das informações ( eles controlam cada etapa enviando emails. Portanto durante o cadastramento informe um email valido).

Uma última informação: o registro de domínio custa 30,00 paus anuais. Não acho muito.

Outra coisa, as informações de DNS devem ser "publicadas" e "propagadas" a todos pois servidores principais. Assim, uma pequena demora ( coisa de horas) deve ser esperada como normal. Após criar a zona no zoneedit, dê um tempinho (umas 2 horas pra garantir) antes de informar os 2 DNS no registro.br. , só pra garantir que seus dados já estejam

válidos.

Espero que tenha ajudado :)

Um grande abraço

Bill

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...