Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
saci de patinete

Dúvidas: Capacitores + BJT's

Recommended Posts

1) Qual a forma mais simples de determinar a tensão de trabalho de um capacitor de filtro?, por exemplo eu já li em algum fórum, não sei se foi aqui neste, mas falaram que se a saída do transfomador for 12+12V, você poderia utilizar um capacitor de 12 (aí pegaria um de 16V no caso porque não existe de 12V) se o trafo fosse um 24+24V, um capacitor de 24V ou mais estaria bom.

Em uma fonte onde o sinal retificado fosse 17.3 VDC pulsante, qual seria a tensão necessária do capacitor?

2) A regra que muitos usam de 1000 micro Fared por Ampére em fontes é confiavel?

3) O que é a corrente de fuga em um capacitor? porque ela ocorre? capacitores de tântalo possuem menores ou maiores correntes de fuga?

4) Colocando-se 2 capacitores em série as tensões dois 2 se somam? por exemplo, se eu colocar 2 capacitores de 220uF X 35V em série, este 2 vão equivaler a um capacitor de 110uF X 70V?

5) Alguém sabe onde posso encontrar um artigo sobre o funcionamento de transistores FET? até agora só aprendi um pouco sobre transistores bipolares, e ano que vem vou aprender os FET's, mas falam que no começo é bem difícil de entender seu funcionamento, então gostaria de já ir dando uma olhada na matéria. De preferência um artigo que seja fácil de entender.

6) Olhando o datasheet de um transistor vi que dois tipos de hfe, tem o "DC Current Gain" e o "Small-Signal Current Gain", qual a diferença entre os dois?

7) Através de minhas esperiências com transitores, notei que a queda de tensão entre a base-emissor (VBE) aumenta sempre que a tensão entre coletor-emissor (VCE) aumenta e também quando a corrente de coletor aumenta (IC), existe alguma forma de se calcular VBE em função de IC e VCE?

Em vários Datasheets de transistores, como por exemplo o TIP142 mostra: "Base-Emitter On Voltage = 3Vdc (IC=10A, VCE=4vdc)",

leva a entender que VBE é 3volts quando IC=10A e VCE = 4volts, mas se IC fosse 6.5A e VDC = 12V por exemplo? Existe como calcular isto?

8) já vi pessoas falando que da pra converter VA (potencia aparente) em W (potencia util), como se faz? que eu saiba W = VA x Fator de Potência

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por saci de patinete@24 de janeiro de 2006, 00:56

1) Qual a forma mais simples de determinar a tensão de trabalho de um capacitor de filtro?, por exemplo eu já li em algum fórum, não sei se foi aqui neste, mas falaram que se a saída do transfomador for 12+12V, você poderia utilizar um capacitor de 12 (aí pegaria um de 16V no caso porque não existe de 12V) se o trafo fosse um 24+24V, um capacitor de 24V ou mais estaria bom.

Em uma fonte onde o sinal retificado fosse 17.3 VDC pulsante, qual seria a tensão necessária do capacitor?

A tensão de trabalho deve ser definida pelo valor medio e valor de pico a que o condensador deve ser colocado a trabalhar.

isto depende da funcao que esta a afectuar : por exemplo filtragem ou transmissao de pequenos sinais

no caso de filtragem outros parametros podem ser mais importantes que a tensão de trabalho , como por exemplo a maxima corrente de ripple (componente alternada que atravesssa o condensador

-----------------------------------

2) A regra que muitos usam de 1000 micro Fared por Ampére em fontes é confiavel?

isso depende da corente , freqüência , forma de onda etc

deve ser calculado não por regras

-------------------------------------------------------------------

3) O que é a corrente de fuga em um capacitor? porque ela ocorre? capacitores de tântalo possuem menores ou maiores correntes de fuga?

nenhum componente é perfeito.os condensadores tem um circuito dito equivalente que considera todos os psrametros do mesmo

isto estes podem ser determinantes conforme o circuito

o facto é que quando se aplica uma tensão a um condensador este não devia deixar passar a componente continua. na practica deixa e esse valor depende do tipo e caracteristicas do condensador .

o melhor é sempre consultar os dados do fabricante.

quanto ao facto de ser de tantalo ou outro tipo isso mais uma vez depende do tipo , valor e fabricante .logo nada como consultar os manuais.

vejao circuito equivaçente

-------------------------------------------------------------------

4) Colocando-se 2 capacitores em série as tensões dois 2 se somam? por exemplo, se eu colocar 2 capacitores de 220uF X 35V em série, este 2 vão equivaler a um capacitor de 110uF X 70V?

errado . como disse atras existem correntes de fuga que podem ser diferemtes e logo levar a que as tensoes nos condensadores em serie não sejam exactamente metade do valor aplicado.

-----------------------------------------------------

5) Alguém sabe onde posso encontrar um artigo sobre o funcionamento de transistores FET? até agora só aprendi um pouco sobre transistores bipolares, e ano que vem vou aprender os FET's, mas falam que no começo é bem difícil de entender seu funcionamento, então gostaria de já ir dando uma olhada na matéria. De preferência um artigo que seja fácil de entender.

baixe este artigo

www.prof2000.pt/users/lpa/Transistor de Efeito de Campo.doc

--------------------------------------

6) Olhando o datasheet de um transistor vi que dois tipos de hfe, tem o "DC Current Gain" e o "Small-Signal Current Gain", qual a diferença entre os dois?

hfe DC relaçao entre a corrente continua de entrada e corrente continua de saida do transistor

hfe "Small-Signal Current Gain" relasao entre a corrente variavel de entrada e corrente variavel de saida do transistor

note ainda que estes valores dependem do tipo de montagem.

---------------------------------------------------

7) Através de minhas esperiências com transitores, notei que a queda de tensão entre a base-emissor (VBE) aumenta sempre que a tensão entre coletor-emissor (VCE) aumenta e também quando a corrente de coletor aumenta (IC), existe alguma forma de se calcular VBE em função de IC e VCE?

Em vários Datasheets de transistores, como por exemplo o TIP142 mostra: "Base-Emitter On Voltage  = 3Vdc (IC=10A, VCE=4vdc)",

leva a entender que VBE é 3volts quando IC=10A e VCE = 4volts, mas se IC fosse 6.5A e VDC = 12V por exemplo? Existe como calcular isto?

nos datasheets dos fabricantes tem as curvas caracteristicas desses parametros

desta forma pode verificar nas mesmas como varia por exemplo Vbe com a corrente de base , etc

-----------------------------------------

8) já vi pessoas falando que da pra converter VA (potencia aparente) em W (potencia util), como se faz? que eu saiba W = VA x Fator de Potência

correcto , mas o factor de potencia depende das formas de onda etc

post-54268-13884904209041_thumb.gif

post-54268-13884904209151_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Estou em duvida e busco ajuda:

a) Como ocorre a filtragem capacitiva?

B) Qual a forma correta de se especificar um capacitor eletrolitico?

c) Quais os cuidados que se devem tomar ao se utilizar os capacitores eletroliticos?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais