Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
vicmir

compartilhamento internet

Recommended Posts

pessoal sou um pouco leigo no assunto e preciso de uma ajuda.

Tenho um PC antigo com XP e que conecta a internet via VELOX (modem Speedstream). Como acabei de um comprar um PC mais atualizado e que inclusive futuramente estará rodando com o Windows Vista, pretendo que estes micros possam compartilhar a internet.

Informaram-me que será necessário adquirir um hub. Assim gostaria da seguinte ajuda:

1)qual o melhor hub considerando menor peço e boa qualidade?

2)alguma especificaçaõ de cabo?

3)como efetuar as interligações micros x modem x linha telefônica

SE puderem me responder com brevidade agradeço muito, pois tenho pouquíssimos dias de férias antes de voltar para o "batente".Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

<_< Opa, td bom ?

Postado Originalmente por vicmir@24 de janeiro de 2006, 13:25

pessoal sou um pouco leigo no assunto e preciso de uma ajuda.

Tenho um PC antigo com XP e que conecta a internet via VELOX (modem Speedstream). Como acabei de um comprar um PC mais atualizado e que inclusive futuramente estará rodando com o Windows Vista, pretendo que estes micros  possam compartilhar a internet.

Informaram-me que será necessário adquirir um hub. Assim gostaria da seguinte ajuda:

1)qual o melhor hub considerando menor peço e boa qualidade?

2)alguma especificaçaõ de cabo?

3)como efetuar as interligações micros x modem x linha telefônica

SE puderem me responder com brevidade agradeço muito, pois tenho pouquíssimos dias de férias antes de voltar para o "batente".Valeu.

Bem, existem duas maneiras de fazer isso:

1ª) você pode rotear o seu modem, assim você não irá precisar usar o seu micro como servidor e não será necessário ele estar ligado para o outro micro acessar a internet, já o que o seu próprio modem fará o compartilhamento. Para saber como fazer isso, clica no link ---> Roteando Modem Velox SpeedStream 4200

2ª) você terá que ter uma segunda placa de rede no micro que recebe a internet, e no windows, você terá 2 conexões ( Local e Local 2). Local 1 provavelmente será a que recebe a internet , então com o botão direito do mouse, clique em propriedades na Conexão Local . Na guia Avançado , ative o compartilhamento com a internet, no final desse processo, você irá notar que o windows atribuirá um IP para a sua Conexão Local 2 , que será por padrão 192.168.0.1. Pronto, sua conexão já está compartilhada no servidor.

HUB

Se você optar pelo primeiro caso, você irá precisar de um HUB que fará a conexão do modem com os 2 computadores.

você irá precisar de 1 hub de 8 portas ( existem com menos, mas com 8 é mais comum ). Te recomendo um da Encore, é um bom HUB e está na faixa de R$ 70,00 em SP.

Se você escolher o segundo caso, o HUB podeá ser dispensado, já que o servidor de conexão será o seu computador.

Cabos

No caso 1 você irá precisar de um cabo CROSS OVER para ligar o MODEM no HUB e outros 2 cabos PARALELO para ligar os 2 micros no HUB

No caso 2, você precisará apenas de mais um cabo CROSS OVER para ligar um micro ao outro ( ponto a ponto ).

ESTAÇÕES

Deixe o computador que irá acessar o a internet compartilhada, com o DHCP ativado, ou seja, aribuição automática de IP's.

Obs: No primeiro caso, você não precisa fazer o compartilhamento via windows, já que uma vez configuado o modem, ele fará o acesso pra você.

Bom, acho que é isso, qualquer dúvida posta aí di novo.

Té mais

:joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu muito o help dado. Bem detalhado e vai me ajudar muito.

Com relação à opção 1, achei muito complicada para mim.

A opção 2 obriga a sempre estar com os dois com´putadores ligados, o que não é muito legal.

Pensei numa opção 3 que seria aquela utilizando-se placas de rede s/fio e roteador sem fio(sei que é uma opção mais cara). Você(Alguém) teria o passo a passo para que eu adote esta opção? È mais fácil de configurar o micro nesta opção ou não?

Por favor ajudem com o máximo de detalhe já que não domino o assunto. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Vi uma tópico onde EduardoFerreira coloca o assunto com extrema simplicidade, sem considerar as configurações mencionada no site http://www.abusar.org/manuais/c_4200velox.html.

Será que é porque o modem 5200 não necessita de toda a configuração mencionado no manual do site acima???

SE alguém puder informar. Abaixo transcrevo a nota do Eduardo de 10/01/2005:

"Amigo, respondi uma dúvida parecida com a sua para outro usuário, por isso vou copia-la igualzinha para você ver, ok...

também tenho o Velox 512 aqui e casa e está desta forma....

MEU MODEM É O SPEEDSTREAM 5200 E NÃO MEXI EM NADA NELE, ESTÁ DO JEITO QUE VEM DA FÁBRICA (BRIDGE), NÃO É NECESSÁRIO MUDÁ-LO PARA ROUTER, OK.!!!!!

"bem amigo, demorei um pouquinho para ver a sua dúvida, mas vou tentar t ajudar da mesma forma...

A maneira que fez o seu compartilhamento não é o melhor, pois para que o PC de sua irmã acesse a internet, OBRIGATORIAMENTE o seu deve estar ligado também....

Isso é um verdadeiro desperdício, além do incômodo...

Aqui em casa fiz assim, é a forma que o instalafor tentou t explicar:

Comprei 2 placas de rede, 1 SWITCH e 2 cabos de rede convencionais.....

Liguei o modem da Telemar na entrada "UPLINK" do SWITCH, nas saídas do SWITCH conectei as 2 máquinas através do cabo convencional da placa de rede instalada em cada máquina. Na época (pois hoje também utilizo o XP em uma das máquinas e não é necessário o software da Telemar) instalei o programa que é fornecido pela Telemar em cada uma das máquinas. Utilizei o mesmo nome de usuário e senha na rede Velox em cada máquina.PRONTO!!! As duas máquinas conectam a internet....

SABE QUAL A VANTAGEM?????

As máquinas são INDEPENDENTES NO ACESSO A INTERNET!!!!

Não precisa que uma esteja ligada (como se fosse um servidor) para que a outra conecte...

também só pago uma mensalidade ao provedor, pois é possível até 4 conexões simultâneas com o mesmo login...

Se interessar, acho muito melhor que esse outro esquema que o pessoal lhe indicou e você já fez....

Qualquer coisa, é só voltar aqui, ok..."

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por vicmir@25 de janeiro de 2006, 12:23

Valeu muito o help dado. Bem detalhado e vai me ajudar muito.

Com relação à opção 1, achei muito complicada para mim.

A opção 2 obriga a sempre estar com os dois com´putadores ligados, o que não é muito legal.

Pensei numa opção 3 que seria aquela utilizando-se placas de rede s/fio e roteador sem fio(sei que é uma opção mais cara). Você(Alguém) teria o passo a passo para que eu adote esta opção? È mais fácil de configurar o micro nesta opção ou não?

Por favor ajudem com o máximo de detalhe já que não domino o assunto. Obrigado.

O processo será o mesmo. você terá de configurar o router sem fio e depois as estações. Como você mesmo sabe, essa é uma opção mais cara e no meu ponto de vista desnecessária, já que você possui o que precisa par fazer um rotemento via modem. Mas a escolha é sua. No caso de rotear seu modem, ou adquirir um router Wi-Fi, o resultado será o mesmo. Mas a rede sem fio, dá um trabalho a mais pra configurar, mas de resto funciona legal. Sobre a configuração do router sem fio, cada fabricante tem uma maneira de configura, você precisa especificar um modelo de roteador para que possamos te ajudar. Se você optar pela rede sem fio, eu te recomendo esse Router ---> Router Wi-Fi Trend Net 54 Mbts 802.11g e as placas de rede do mesmo fabricante ---> Placa de rede Trend Net Wi-Fi 802.11g, pois já montei 3 redes Wi-Fi usando esses equipamentos.

Bom, como eu disse, fica a seu critério qual rede usar, mas repito que no meu ponto de vista não seria necessário, já que a rede Wi-Fi é mais indicada para quem vai plugar um notebook nela e para desktops a utilização desse padrão não tem muita utilidade. Mas a prefência é sua !

Bom, espero ter ajudado, boa sorte !!

:joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela ajuda. Vou tentar primeiro o roteamento com fio. Caso dê algum problema parto para a opção mais cara(sem fio).

Como o roteamento terei algum custo adicional com o meu provedor (terra)??

ou o evetual custo adicional é só se o email estiver conectado nos dois micros?? poderiam me informar?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por vicmir@26 de janeiro de 2006, 12:48

Obrigado pela ajuda. Vou tentar primeiro o roteamento com fio. Caso dê algum problema parto para a opção mais cara(sem fio).

Como o roteamento terei algum custo adicional com o meu provedor (terra)??

ou o evetual custo adicional é só se o email estiver conectado nos dois micros?? poderiam me informar?

Não há custo algum pra você, pois você usará um rede interna com o mesmo IP externo do provedor ( terra ). Pode usar tranquilo. :D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais