Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MELHOR ENCODER AVI PARA DVD


Posts recomendados

aí galera, gostaria de saber de vocês qual seria o melhor encoder de AVI (divx ou xvid) para DVD?

DVD me refiro a sua stream antes de ser transformada em VOB, ou seja que encode o AVI em M2V ou mpv por exemplo, para utilizar depois em programas de autoração como o Maestro ou DVDLab.

O TMPGEnc PLUS é o que mais utilizo porém vocês sabem é muito mais demorado! Por outro lado acho a qualidade dos encodes muito boas.

O Mainconcept sem dúvda acho mais rápido, mas em minha convicção acho o TMPGEnc com qualidade final melhor e ainda este mesmo programa tem mais opções e interface mais fácil que o Mainconcept.

Também utilizo o MPEG Encoder da ImToo, pra mim o mais rápido e um dos melhores encoders porém, não sei se é minha versão, ele tem um bug quanto ao framerate em modificar para NTSC ou PAL, ele deixa com o framerate original do AVI, aí não dá para importar no Maestro ou Lab! :bravo:

O DivxtoDVD da VSO também é super rápido, porém a intenção final dele é criar já os VOBs, não tendo opção para encodar para M2v, p.ex tão apenas....

E o TMPGEnc DVD Source Creator não cheguei a utilizá-lo pois achei que é um clone do wizard doTMPGEnc PLUS, alguém já utilizou? é mais rápido realmente que o TMPGEnc PLUS?

Então queria a ajuda de vocês para indicarem outros encoders de AVI para DVD, observando o necessário binomio rapidez/qualidade! :)

qualquer dica será úttil!!!

valeu!!

PAt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O DivxtoDVD da VSO também é super rápido, porém a intenção final dele é criar já os VOBs, não tendo opção para encodar para M2v, p.ex tão apenas...

De todos o que você citou esse é o mais veloz...

Se você usar o DVD Lab basta em Assets selecionar o primeiro Vob do video criado pelo VSO e o programa abre uma janela onde aparece a opção Join and Demultiplex....ou seja, ele junta os vobs e faz o demux em m2v + audio.........

Muito rápido e atualmente é como faço minhas conversões, ainda que perca em qualidade, pouca coisa, as vezes nem perde o ganho de tempo e economia de energia compensa...

Qualidade total mesmo só com Backup do original....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:-BEER :palmas:

Valeu pessoal!!!! Essas informações foram muito preciosas!!!!

É isso aí galera tem que perguntar que o pessoal deste Fórum sempre nos ajudam!!!

Eu achava realmente o DivxtoDVD um dos melhores e mais rápidos porém encoda já direto no formato de DVD! (Vobs, Bups e Ifos) mas grande sacada do Vitor em depois fazer o demux pelo DVDLab ou maravilhosa outra saída a da alternativa dada pelo PauloVHS bem fazer o demux pelo VobEdit!!

Brilhante saída de vocês! Muito obrigado mesmo!

Agora só vou usar o DivxtoDVD da VSO na cabeça, creio ser o mehor encoder então para essa necessidade!

Já fiz uns encodes e que rapidez e ótima qualidade!

Tá certo que ele não dá muita opção pra gente configurar ele gosta de fazer tudo sozinho hehe...

pelo menos tem uma opção do encodamento de bitrate mínimo e máximo, e também opção para NTSC/PAl ou 4:3 ou 16:9! tá ótimo, o resto ele faz tudo sozinho, redimenciona para 720x480( NTSC) e tal.

meu avi era com audio mp3 e tinha 1h e meia, fez todo o trabalho em uma hora e pouco ao contrário do tsunami que levou quase 3 horas.

como ele pode encodar o avi para dvd e trancodificar o áudio mp3 para ac3 tão rápido não?

Uma coisa que foi uma pena não ter encontrado uma configuração para áudio, existe alguma configuração para a saída do áudio tipo se quero em PCM ou AC3 ou melhor ainda configurar a taxa de rate do áudio para o kbps que a gente queira?, pois as duas vezes que encodei ele sempre deixou o audio em AC3 e 192kbps, tem alguma configuração nesse sentido no DivxtoDVD?

Outra coisa interessante é que o M2V encodado pelo TMPGEnc tinha o bitrate na média de 6000kbps ficou com o tamanho de 3.7 GB, e o gerado pelo DivXtoDVD (configurando o bitrate mínimo para 2000 e o máximo para 8000kpbs) ficou no tamanho de 2.7 GB, e a qualidade ficou praticamente a mesma entre os dois M2V, mesmo com o tamanhos diferentes.

Beleza valeu de novo todos que me ajudaram!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Rusty, não sei mas não gostei do CCE, o bom é que ele tem muitas opções, mas creio que tenha que ter mais experiência em saber mexer nele não sei, pois o resultado do meu encode em 1pass VBR entre 2000 e 6100kbps não ficou legal ficou péssimo!

Outra coisa foi que foram montados os frames incorretos dá pra perceper quando da imagem fica mais movimentada ou mudanças bruscas da câmera, e fica dando aqueles tracejados efeitos de "combing", ou seja não acertei se o frames seriam em interlace, progressive ou ainda se eles tinha que começar por cima (Top Field First) ou por baixo (Botton Field First).

Mas talvez seja alguma configuração que não saiba usar, e já que você que tem experiência no ramo e falou que é bom, vou tentar fazer de novo...

você pode me passar uma configuração boa para o CCE encodar o AVI para mpv?

o vídeo tem em torno de 1h e meia e o bitrate seria em VBR mesmo entre 2000 e 6000kbps, e em NTSC.

Assim ainda estou preferindo o DivxtoDVD pois pelo menos não deu tais problemas na contrução do campo de imagem dos frames ao transformar para DVD.

Outra coisa queria saber do pessoal que quando a gente encoda AVI para DVD toda aquela nitidez da imagem do AVI vai embora mesmo vejam nas amostras abaixo:

AVI:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img474.imageshack.us/img474/7968/avitest19ek.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

DVD:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img474.imageshack.us/img474/8395/dvdtest11aj.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

AVI:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img371.imageshack.us/img371/3637/avitest27xb.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

DVD:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img371.imageshack.us/img371/7514/dvdtest26hk.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

obs.: 1) O Avi teve as seguintes características: duração: 01:31:08 - 544 x 296 - 935kbps - 25fps - XviD

2) imagem do DVD é um M2V gerado pelo tmpgenc (high quality - automaticVBR: 2000 a 61000kbps - 10bits - 720X480 - bottom field first - Interlace - pulldown3:2 - NTSC - 720X480)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara beleza??

você ker um tutorial bom??

vou ti passa

a base é o CCE mesmo

CCE é o melhor encoder q tem

http://www.jeffba.xpg.com.br/avixdvd.htm

ou c você kizer autorar o DVD

http://www.jeffba.xpg.com.br/tutodvdlab.htm

flwww

OBS

CCE é o melhor encoder q existe cara

é q você esta fzd VBR

VBR é uma ######

coleke pelo menos 2 passadas

flwwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pat Garrett

Muito bom gosto o seu. eu já ripei esse DVD do David Gilmour e o show é de primeira. Eu também já reparei essa diferença e não sei exatamente o porque disso.

Teve um show que, depois de transformado pelo VSO, ficou com a mesma nitidez do arquivo AVI. Contudo, depois de compilar, ficou normal, ou seja, perdeu um pouco da nitidez. Não sei se tem alguma coisa haver com a opção NTSC Safe Color do DVD-lab, ou qual seja o motivo. Pra mim, ainda é um mistério.

Com relação ao som, realmente seria muito bom se o programa oferecesse essas opções, espero que em uma futura versão ele permita isso.

De qualquer modo, prefiro tratar do som com outros programas especializados. Faço isso para poder regular, principalmente, o volume do som. Isso é excelente em DVDs de video clipes. Eu utilizo o GoldWave para qualquer alteração em áudio. O único problema desse programa é que ainda não descobri como fazer para ele salvar arquivos no formato AC3 (se alguém descobrir, por favor, postem). Por causa disso, gero arquivos WAV com ele e depois transformo em AC3 com o plugin AC3 do TMPGEnc (qualidade extrema).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ScuLy

Muito Obrigado pelas dicas também, você só enriqueceu mais ainda nossa discussão!

já arquivei os tutos! Não conhecia o AVIXDVD.

Mas quanto a encodar em CBR, eu tenho que discordar, pois em BitRate Variável (VBR) é muito melhor pois o prgrama estuda melhor em quais partes do filme se precisa mais frames, deixando o produto final do encode em tamanho menor que do encodado em CBR, onde neste caso o filme inteiro fica somente com uma taxa de rate, constante, tendo muitos frames onde não necessitaria ter, aumentado assim o tamanho o vídeo.

Paulohvs

:) é hehe ops o Gilmour escapou aí! mas é só para fazer uns testes de qualidade nos encoders!

Mas esse Show realmente literalmente é o SHOW, muito bom mesmo! Então bom gosto temos os dois! :-BEER

Pra mim, fazendo uma mera comparação, o show do Gilmour é MUITO melhor que o do Roger Waters: In the Flesh Live (2000), mas melhor ainda seria o grupo voltar como eles fizeram recentemente no Live8, cuja compilação já fiz aqui deste show que também foi EXCELENTE!

Quanto ao AC3, amigo se você quiser fazer com qualidade mesmo, usa o Adobe PRemiere ele é o jeito mais fácil de criar DolbyDigital e melhor ainda em 5.1!

Esse (me desculpe) encoder AC3 do TMPGEnc pra mim é uma comédia, ele só encoda em 2.0 e olha lá! Mas isso é somente minha mera opinião!

Outra solução é poder utilizar o Besweet que ele faz um bom trabalho, tipos se a gente quiser pegar aquele AC3 de 192kbps gerado pelo DivxtoDVD, e trancodificar para 128kbps para economizar alguns MBs para o DVD, o Besweet faz um trabalho excelente!

Outra forma também é abrir o Avi no VirtualDubMod trancodificá-lo o seu áudio para Wave 16bits - 48 Hz, e normalizá-lo depois através do SoundForge que é de ponta, ao invés de utilizar o GoldWave, e depois encodá-lo para AC3 utilizando o BeSweet (Wave to AC3) ou melhor ainda importar cada canal da wave para o Premiere gerando também o AC3.

Ou também usar o Sonar ou Nuendo importando o áudio em AC3 fazer suas edições/transições nele e exportar de novo em AC3 sem precisar ficar perdendo o passo de transformar em Wave antes, nossa tem tanta saídas hehe.... mas é legal esses processos!

amigo valeu de novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, com sua licença eu vou transcrever sua opinião de outro tópico para este, pois tem a ver com a discussão aqui, e que também nunca utilizei o WinAvi e também quero testá-lo para comparações:

Postado Originalmente por paulohvs@29 de janeiro de 2006, 14:47

...A minha última sugestão, e a que eu recomendo, é você tentar utilizar o VSO DivxToDVD ao invés do WinAVI. Ele é rápido e a qualidade fica melhor do que a melhor do WinAVI (já fiz teste). Com relação ao tamanho, basta configurar o programa para DVD5 que ele vai ficar com o tamanho adequado

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=359169

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pat Garrett@29 de janeiro de 2006, 18:19

Paulo, com sua licença eu vou transcrever sua opinião de outro tópico para este, pois tem a ver com a discussão aqui, e que também nunca utilizei o WinAvi e também quero testá-lo para comparações:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=359169

também utilizo o WinAvi para minhas conversões de AVI para DVD. Com a configuração limitada do meu PC, ele é, de longe, o mais rápido transconder que utilizei até aqui.

Para comparação de vocês: num Duron 1,2 GB, com 384 RAM, um filme com até 2 horas de duração leva não mais de 1:30 horas de conversão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

frankdux

Amigo, você já testou o DivxtoDVD ou o CCE?

O Winavi superou na velocidade e qualidade eles?

é que para alguns colegas aqueles citados são os melhores!

Por enquanto o DivxtoDVD pra mim é o melhor pois ainda não consegui configurar legal o CCE e agora vou testar o Winavi e o AvixDVD.

E outra coisa também pra mim ficou certa, de que o Tmpgenc não vou utilizá-lo mais !

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pat Garrett@31 de janeiro de 2006, 01:00

frankdux

Amigo, você já testou o DivxtoDVD ou o CCE?

O Winavi superou na velocidade e qualidade eles?

é que para alguns colegas aqueles citados são os melhores!

Por enquanto o DivxtoDVD pra mim é o melhor pois ainda não consegui configurar legal o CCE e agora vou testar o Winavi e o AvixDVD.

E outra coisa também pra mim ficou certa, de que o Tmpgenc não vou utilizá-lo mais !

valeu!

Amigo, eu tentei utilizar tanto o DivxtoDVD quanto o DIKO em sua versão free. Conforme você pode constatar na minha atual configuração, a sua limitação torna o transconder extremamente lento. Para você ter uma ideia, a última vez que tentei usar o DivxtoDVD, a previsão de término era de 5 horas. Desisti!!!! Quanto ao DIKO, ele provavelmente ultrapassou esse tempo ...

No caso do WinAvi, a única coisa que ainda não consegui, embora já tenha lido vários posts à respeito, é fazê-lo inserir as legendas nos filmes. Muitos usuários disseram que bastaria você ter na máquina instalado o VobSub, que por conseguinte, ao ser instalado, pede que você direcione para a pasta onde encontra-se também instalado o Virtualdub. Só que o mesmo é um executável, correto?! Sendo assim, quando indico o caminho ele trava e preciso finalizá-lo. Não sei aonde estou errando, pois já cansei de tentar!!!

Estou procurando um bom software que faça essa conversão inserindo a legenda ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Frank, bom então o CCE é o melhor para você, pois é o mais que se adapta ao seu PC, tá certo! é uma boa dica então pra quem tem uma configuração parecida com a sua!

em relação às legendas, creio que não tem como escapar mesmo do virtualdub, pra mim ele é o melhor "legendador" de avis que conheço! Tenta trocar de versões tanto do VobSub como o VirtualDub, talvez outra versão se adpte melhor à configuração da sua máquina...

Outro modo de legendar que utilizo é colocar a legenda no avi através do virtualdub e depois utilizá-lo como Frame Server para o TMPGEnc. Faça seu arquivo ".vdr" e depois abra ele no Tsunami e encode para o formato de DVD, esse também é outro método, mas não sei se o tsunami irá demorar muito em sua máquina....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pat Garrett@01 de fevereiro de 2006, 01:21

Frank, bom então o CCE é o melhor para você, pois é o mais que se adapta ao seu PC, tá certo! é uma boa dica então pra quem tem uma configuração parecida com a sua!

em relação às legendas, creio que não tem como escapar mesmo do virtualdub, pra mim ele é o melhor "legendador" de avis que conheço! Tenta trocar de versões tanto do VobSub como o VirtualDub, talvez outra versão se adpte melhor à configuração da sua máquina...

Outro modo de legendar que utilizo é colocar a legenda no avi através do virtualdub e depois utilizá-lo como Frame Server para o TMPGEnc. Faça seu arquivo ".vdr" e depois abra ele no Tsunami e encode para o formato de DVD, esse também é outro método, mas não sei se o tsunami irá demorar muito em sua máquina....

Bom ... quanto a utilizar o VirtualDub, confesso que até hoje não sei lidar com ele direito. Na verdade, não consegui encontrar um tutorial de fácil entendimento para a inserção de legendas pelo mesmo.

Vou tentar experimentar o AvixDVD e ver como ele se comporta.

Valeu pelas dicas ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu penso o seguinte.

Se estamos criando um DVD, pra que embutir a legenda nele?

É muito melhor deixar todas as trilhas separadas. Nos meus DVDs, sempre faço o DVD-lab PRO gerar a trilha de legenda a partir de um arquivo de legenda existente no PC. Eu estou utilizando letras na cor branca, fonte Tahoma tamanho 22 normal (sem negrito e sem itálico) e com o efeito Fat Outline. Pra mim, a legenda está perfeita, visível em qualquer fundo por causa do Fat Outline.

Voltando ao assunto principal.

Em termos de velocidade, até hoje não vi nenhum programa que superasse o WinAVI. Mas, pela qualidade do vídeo, fico com o VSO DivxToDVD, que não é muito mais lento do que o WinAVI.

Obs: Sofro bastante com relação a velocidade, pois minha máquina é um Duron 700MHZ com 256MB de RAM a 100MHZ.

Estou ansioso pra ver como vai ser a nova versão do DivxToDVD. Atualmente estou utilizando a versão 1.99.23.66, mas já vi no site que está pra ser lançada a versão 2.0 que, pelo que li, irá se chamar ConvertXtoDVD. Segundo informações no site, a engine de encoder foi alterada e se tornou mais rápida. Para maiore informações a página do desenvolvedor é

http://www.vso-software.fr/press_release/C...ess_release.php

Pat Garrett, pelo que percebi, você tem um bom entendimento sobre a parte de som. Eu só estou começando a me aventurar com mais profundamente nesta parte agora. Realmente a grande infelicidade do plugin AC3 do TMPGEnc é essa limitação de não gerar áudio em 5.1, apesar de que esse não é um processo nada simples. De qualquer modo, ele deveria gerar pelo menos o 2.1, que só diz respeito a separar um canal para os sons "graves". Já no caso de fazer o sorround, teria que ser um algorítimo muito miraculoso para poder fazer isso, afinal de contas, não é qualquer tipo de som que deve ser colocado nos dois canais sorround. Não adianta nada o som ser 5.1 se ele não reproduz o efeito de "envolver a pessoa dentro do vídeo". Quando pego arquivos AVIs com áudio 5.1, eu apenas mantenho esse áudio. Já no caso de arquivos Stereo 2.0, eu gosto de transcodificá-los com o plugin AC3 do TMPGEnc porque, na minha também humilde opinião, ele mantém uma grande fidelidade ao arquivo original.

você mensionou em passar pelo Besweet o arquivo de 192Kbps gerado pelo DivxToDVD para transformá-lo em um de 128kbps para economizar espaço. Acho isso uma enorme perda de qualidade. Eu já não fiquei satisfeito com o arquivo gerado pelo DivxToDVD pois percebi diferença comparando com o arquivo original, imagine então pegar esse arquivo e, novamente, transforma-lo de modo a perder mais qualidade ainda. Se for pra converter pra 128kbps, então é melhor converter diretamente a partir do arquivo vídeo original.

Pra finalizar, eu realmente estou buscando substituir o GoldWave pelo Sound Forge 8 devido a limitações do primeiro com relação a trabalhar com áudios de vários canais (Leia-se AC3 e DTS). Espero que esta última versão do Soud Forge seja capaz de abrir e editar diretamente arquivos 5.1 prontos.

Até a próxima pois já falei d+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Realmente tenho que concordar que o TMPGEnc deixa muito a desejar no quesito velocidade.

Já utilizei vários encoders e ultimamente tenho preferido o CCE e o FreeEnc, mas tem situações que não há como não dar preferência ao velho TMPGEnc.

Por exemplo quando o AVI foi criado com proporção errada da altura X largura da imagem, deixando-a esticada ou alongada. O único encoder que eu consigo corrigir essa deformação é o TMPGEnc. Ou para remover os efeitos do entrelaçamento... Tá certo que eu não manjo muito de scripts do Avisynth e lá parece ter solução para tudo...

O WinAvi é inquestionavelmente o mais veloz mas me deixa muito "amarrado", parece que ele nunca faz o que eu preciso. Nunca passei para mídia um produto gerado por ele.

Tenho utilizado bastante aquele recurso de encodar filmes 25 FPS com configuração Pal-M (25 fps) mas resolução NTSC, passando depois pelo DGPULLDOWN para mudar o timecode para 29,97 FPS, podendo assim usar o áudio (AC3, mp2, etc) original, mantendo assim a duração e o tom do filme original.

Me corrijam se falei alguma besteira.

:-BEER

Até +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rpz o melhor encoder sao os da Intervideo, velocidade e qualidade (você pode encodar no WinDVD Creator 2). O Diko também é muito bom.

Consegui imagens cristalinas e sem quadriculados no WinDVDCreator.

O TMPGE pra encodar com pequenos birtrates é uma ###### mesmo você aumentando o tempo de encode. Uma bost.a esse programa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que podemos criar vários tipos de "Top programas" para eleger o melhor programa. Vou fazer alguns exemplos com os programas que já testei:

Top Velocidade.

1º WinAVI

2º VSO ConvertXtoDVD

3º VSO DivxToDVD

4º ImTOO

5º TMPGEnc

Top simplicidade de uso

1º VSO ConvertXtoDVD

2º VSO DivxToDVD

3º WinAVI

4º TMPGEnc

5º ImTOO

Top opções de configurações

1º TMPGEnc

2º ImTOO

3º WinAVI

4º VSO ConverXtoDVD

5º VSO DivxToDVD

Top qualidade de vídeo

1º TMPGEnc

2º VSO ConverXtoDVD

3º VSO DivxToDVD

4º ImTOO

5º WinAVI

Top custo/benefício (velocidade/qualidade)

1º VSO ConvertXtoDVD

2º VSO DivxToDVD

3º ImTOO

4º WinAVI

5º TMPGEnc

Essa é uma lista apenas com os principais encoders que eu já testei, ainda existem diversos outros que eu não mexi. Ao escolher o melhor encoder, deve-se analisar a necessidade de cada um. Esses Tops que eu coloquei procuram ilustrar justamente o que cada um procura em cada encoder. Desses Tops, o que eu acho principal é o último. Pra eleger o melhor encoder, acho que a melhor maneira é atribuir uma pontuação para cada categoria e, o programa que somar mais pontos será o melhor.

Por exemplo, coloquemos notas de 0-10 para cada programa em ca um desses Tops. Para cada Top atribuimos um peso que irá multiplicar os pontos Ex: Considero a qualidade de vídeo mais importante do que velocidade, sendo que eu atribuiria um peso 4 para qualidade e um peso 3 para velocidade.

É isso, acho que vai dar uma trabalheira mas, acredito ser a melhor forma de avaliar. Sendo que a escolha entre um ou outro também pode ser feita seguindo ca um dos Tops. Ex: A pessoa só quer velocidade, não se importa com mais nada. então a escolha pra ela certamente seria o WinAVI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por frankdux@01 de fevereiro de 2006, 07:52

Bom ... quanto a utilizar o VirtualDub, confesso que até hoje não sei lidar com ele direito. Na verdade, não consegui encontrar um tutorial de fácil entendimento para a inserção de legendas pelo mesmo.

Vou tentar experimentar o AvixDVD e ver como ele se comporta.

Valeu pelas dicas ...

Aí tem um tuto bem legal feito pelo xxHyOgAbRzxx, ensina direitinho como embutir legendas utilizando o VirtualDub sem compicações!

http://forum.clubedohardware.com.br/index....449&hl=legendas

Mas concordo como Paulo que se você deseja fazer um DVD é melhor deixar a legenda selecionável, não fixas, utilizando o DVDMaestro ou DVDLabPro!

você já testou o AviXDVD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...