Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MELHOR ENCODER AVI PARA DVD


Posts recomendados

Postado Originalmente por paulohvs+01 de fevereiro de 2006, 15:07-->

aí Paulo já saiu o ConvertXtoDVD?

Já testou? É melhor que o DivxtoDVD?

Olha a VSO ta me surpreendendo com seus ótimos produtos, último que adquiri foi o CopytoDVD deles. Até então só usava o Intervideo DVDCopy4 para gravar meus DVDs, mas gostei muito do “Burner” deles, recomendo para todos” Desde criação de CD/DVD de dados, cópia de DVD, etc, etc, CopytoDVD na cabeça! Morte ao Nero! hehehe

paulohvs@01 de fevereiro de 2006, 15:07

...plugin AC3 do TMPGEnc é essa limitação de não gerar áudio em 5.1, apesar de que esse não é um processo nada simples. De qualquer modo, ele deveria gerar pelo menos o 2.1, que só diz respeito a separar um canal para os sons "graves". Já no caso de fazer o sorround, teria que ser um algorítimo muito miraculoso para poder fazer isso, afinal de contas, não é qualquer tipo de som que deve ser colocado nos dois canais sorround. Não adianta nada o som ser 5.1 se ele não reproduz o efeito de "envolver a pessoa dentro do vídeo". Quando pego arquivos AVIs com áudio 5.1, eu apenas mantenho esse áudio. Já no caso de arquivos Stereo 2.0, eu gosto de transcodificá-los com o plugin AC3 do TMPGEnc porque, na minha também humilde opinião, ele mantém uma grande fidelidade ao arquivo original....”

De pleno acordo amigo!

Por isso que há muitos 5.1 por aí fajutos, os caras bastam repetir os 2 canais frontais para os surrounds. É só isso e colocam a tarja de “5.1” neles.

É isso aí além de ter que ser envolvente como citou, tem que ter alguns efeitos particulares e inexistentes nos canais frontais, como p. ex uma transição da frontal direita para esquerda de uma sirene, uma explosão no surround esquerdo ou estilhaços no surround direitos, isso é 5.1!

Então se existam programas que convertam para 5.1 direto, de fato que não há algorítimo capaz que faz isso, pois com certeza estará repetindo os canais frontais para o surround no mínimo,e a central nada mais será que a fusão dos canais forntais stereo para mono.

Não tem jeito, o 5.1 é feito de modo artesanal, você, quem, manualmente coloca os efeitos, o programa só serve para encodar o 5.1 final! Não é o software que cria o 5.1 REAL.

Postado Originalmente por paulohvs+01 de fevereiro de 2006, 15:07-->
você mensionou em passar pelo Besweet o arquivo de 192Kbps gerado pelo DivxToDVD para transformá-lo em um de 128kbps para economizar espaço. Acho isso uma enorme perda de qualidade. Eu já não fiquei satisfeito com o arquivo gerado pelo DivxToDVD pois percebi diferença comparando com o arquivo original, imagine então pegar esse arquivo e, novamente, transforma-lo de modo a perder mais qualidade ainda.  Se for pra converter pra 128kbps, então é melhor converter diretamente a partir do arquivo vídeo original....

Ohh não, não! Realmente isso foi só um exemplo tosco! Hehe a qualidade principalmente se for um musical fica muito ruim mesmo em 128kbps.

Mas vamos supor que você tenha baixado um avi com áudio de 128kbps.

Não há nada do mundo que faça melhorar o áudio dele aumentando a taxa de rate para por exemplo a 192kbps! Pois os frames da música todos já foram “perdidos”, “descartados” quando foi feito seu primeiro encode para 128kbps, reduzindo o tamanho do arquivo. Os frames perdidos jamais poderão ser recuperados, é a mesma regra que impera também em relação aos encodes de vídeos!

Mas quando o áudio não importar muito como num caso aqui que to fazendo de um documentário, e quiser baixar o tamanho do áudio original para que possa ter mais espaço na mídia, aí sim é bom reencodar para uma taxa de rate menor para economizar MBs!

paulohvs@01 de fevereiro de 2006, 15:07

...Pra finalizar, eu realmente estou buscando substituir o GoldWave pelo Sound Forge 8 devido a limitações do primeiro com relação a trabalhar com áudios de vários canais (Leia-se AC3 e DTS). Espero que esta última versão do Soud Forge seja capaz de abrir e editar diretamente arquivos 5.1 prontos....

Ó amigo o melhor caminho, inicialmente, para se fazer um 5.1 de ótima qualidade comece usando o Adobe Premiere Pro 7 ou o 1.5.

O SoundForge 8, infelizmente não é multipista ainda, não suporta AC3 2.0 quem dirá em 5.1 e muito menos DTS.

Mas ele é muito bom, excelente, você pode criar as 6 waves em mono nele e depois importar cada uma delas no Premiere e encodar o 5.1 utilizando o Surcode DolbyDigital.

Ou com as 6 waves em mono, você pode fazer um arquivo “.mux” utilizando o bloco de notas e importar diretamente no Besweet que ele encoda para AC3 em 5.1, usando a seguinte seqüência:

C:\Frontal-Esq.wav

C:\Central.wav

C:\Frontal-Dir.wav

C:\Surround-Esq.wav

C:\Surround-Dir.wav

C:\LFE.wav

Mas é melhor depois você postar suas dúvidas no post aqui do fórum do 5.1, pois já ta ficando off topic isso daqui hehehe!

http://forum.clubedohardware.com.br/index....c=273472&st=780

Aí já que terminei aquele do DavidGilmour, vou deixar um exemplo aqui do DTS 5.1 que fiz e um DolbyDigial 5.1, os programas que utilizei foi o Nuendo para o AC35.1 e o SurcodeDVDDTS para o DTS. Mas veja que quando um AC3 bem feito "briga" legal, na qualidade com o DTS!

AC3 - DTS

Dá pra escutar no computador usando o PowerDVD6 com o Pack de DolbyDigital e de DTS, ou se vocês quiserem ouvir no HomeTheater de vocês, é bom utilizar o Audio DVD Creator da Goland gravando no DVD e escutar no player de vocês!

Mas tem que ser ouvido em 6 caixas decodificando os 6 canais de forma real senão não dá pra sentir o efeito "envolvente" da demo. Paulo, nestas demos foram utilizados nos surrounds o efeito de reverb utilizando o modo cavernous space do SundForge8, onde fez o áudio ficar bem envolvente, parecendo que você está no meio do show acústico.

Bom vortando ao assunto, Paulo vou ler ainda o critério que você estabeleceu sobre os encoders, e vou insistir mais um pouco então no CCE e no WinAvi, pois acho que eles são de ponta e não estou sabendo configurar eles direito! Falando nisso garimpei um ótimo tutorial do Vitor Seagull utilizando o Winavi onde tem umas manhas na configuração dele:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=331230

valeu!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pat Garrett+07 de fevereiro de 2006, 12:55-->
Aí tem um tuto bem legal feito pelo xxHyOgAbRzxx, ensina direitinho como embutir legendas utilizando o VirtualDub sem compicações!

http://forum.clubedohardware.com.br/index....449&hl=legendas

Brigadão, amigo. Darei uma olhada

Postado Originalmente por Pat Garrett@07 de fevereiro de 2006, 12:55

Mas concordo como Paulo que se você deseja fazer um DVD é melhor deixar a legenda selecionável, não fixas, utilizando o DVDMaestro ou DVDLabPro!

Na verdade, a fixação da legenda é apenas porque tenho a intenção de inserí-las em video clipes e, também, pela limitação de hardware que enfrento, no momento. Encodes com o Diko, por exemplo, são extremamente lentos em minha máquina.

Pat Garrett@07 de fevereiro de 2006, 12:55

você já testou o AviXDVD?

Ainda não pude testá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já fiz alguns testes com o VSO ConverXtoDVD.

Pelo que vi, realmente o programa melhorou:

1º Ele se tornou mais rápido para encodar;

2º Mesmo configurado para a pior qualidade, ele mantém uma fidelidade incrível com o vídeo de origem (igual a versão DivxToDVD) e, ainda por cima, gera arquivos menores do que os da versão anterior do programa;

3º Ele possui mais opções para quem já quiser autorar um DVD por ele (não é o meu caso).

Resumindo= peguem a versão nova pois, de fato, ela só tem melhorias, apesar de que acho que vai ter gente que não vai gostar do novo modo de configuração de qualidade, que só tem 3 opções. Mesmo assim, façam um teste encodando na pior qualidade. vocês vão perceber que ela fica praticamente idêntica ao vídeo de origem.

Obs: Pat Garrett, eu vou começar a me aventurar pelo Nuendo para editar os áudios 5.1 (não tenho ainda a intenção de criar áudios 5.1, apenas quero editar os existentes). eu também gostaria de saber qual padrão de áudio possui maior qualidade, o AC3 ou o DTS? também quero saber qual é o tamanho dos arquivos gerados nos dois padrões, ou seja, qual possuí os menores arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por paulohvs@07 de fevereiro de 2006, 23:09

....gostaria de saber qual padrão de áudio possui maior qualidade, o AC3 ou o DTS? também quero saber qual é o tamanho dos arquivos gerados nos dois padrões, ou seja, qual possuí os menores arquivos.

aí, INDISCUTIVELMENTE para mim o DTS é o MELHOR áudio para DVD-Vídeo que existe!!!!!

Não tem comparação, se você escutar no seu HomeTheater e tocar um DVD com este dois tipos de áudio o Dolby Digital 5.1 e depois mudar para DTS 5.1, nossa é da água para o vinho!!! O DTS (digital theather systems) para alguns é um mero som mais "forte" que contem mais graves... mas não, ele é um som mais puro, seus agudos, médios e graves são todos mais reforçados e mais dinâmicos, é um espetáculo de áudio! seja em 2.0 ou em 5.1 melhor ainda!!!!

Mas aí que tá! Mais qualidade = maior tamanho do arquivo. o DTS também é um tipo de áudio menos compactado do que o AC3 daí ele é quase o dobro senão quase até três vezes maior que o AC3, dependendo do bitrate do DTS-DVD (48,000hz), possui bitrates, em 768kb/s, 1.411 mb/s ou em 1.536 mb/s, aí já viu né neste último caso arquivo do DTS fica grande mesmo mas a qualidade é surpreendente superior. Tive casos que o áudio já chegou a 1GB e pouco, mas vale a pena. Aí nestes casos é bom graver em DVD-9 pra não se preocupar com o tamanho dos arquivos, só com a qualidade!

você baixou as demos que disponibilizei? Lá tá um ótimo exemplo, a música só tem uns quatro minutos e foi gerado um AC3 de uns 16mb e o DTS tem uns 28mb de tamanho, ou seja quase o dobro, isso porque o DTS foi gerado à 768kb/s, imagine se fossem em 1536mb/s seria quase o triplo do tamanho do AC3...

Amigo vai sim tentar trilhar o multicanal, você não vai se arrepender!

Agora vou então testar o ConverXtoDVD, Grande Descoberta! olha acho que vai ser um ótimo canditado para o melhor encoder, eu na minha opinião ainda continuo deixar em primeiro lugar o DivxtoDVD pela rapidez e qualidade, mas na qualidade mesmo e opções continuo com o TMPGENC apesar dele ser uma tartaruga! hehe e o MAINCONCEPT também, só que ele é mais rápido que o tsunami.

Depois vou colocar a ordem da preferência, mas ainda pessoal confirmou um dos boatos que sempre ouvi de que o WinDVD Creator2 também é um ótimo e rápido encoder! Quero testar também o UleadDVDMovieFactory 4, mas creio também que deva ser lerdo como ele também sempre foi, mas a qualidade é boa. Mas um que não quero nunca testar é o NeroVision! arrrghh! hehe me desculpem os seguidores do Nero!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pat Garrett

Eu não baixei os demos porque eu não possuo (ainda) um sistema real de home theater (só o que tenho é um som antigo da sony que, no modo Prologic II, simula o 5.1, não importando qual é a entrada 2.0 ; 2.1 ou 5.1).

Finalmente uma resposta clara de qual áudio é melhor, então quer dizer que o DTS é melhor hum (no cinema a minha sensação era de que o Dolby era melhor, mas pode ter sido por causa do filme, pois nunca comparei dois áudios iguais compactados em ambos os padrões). Sendo assim, quando sobrar espaço no DVD, então darei preferência para o DTS.

No site http://www.doom9.org/ tem um outro encoder chamado HC <alguma coisa, me esqueci>. Ainda não testei mas, se você quiser testar, tá aí um que eu nunca ouvi falar antes.

Sem mais, até a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por balao@09 de fevereiro de 2006, 10:01

Olá amigos kando uso o vso pra converter o volume fica baixo como faço pra ajustar ?

gsotaria da ajuda d vocês

falou

ixi... amigo, isso é somente um dos poucos probleminhas que o programa tem, em não dar muita opção, em especial também na configuração da saída do áudio!

o que aconteceu contigo não é muito normal não, em todas minhas conversões o áudio ficou, pelo menos no volume, igual ao original!

Mas se você quiser aumentar o volume do áudio depois de encodado, você vai ter que separar o áudio do vídeo e trabalhar ele, em um programa de edição de áudio como o SoundForge8 p.ex para dar um 'Gain' nele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já que o título do tópico é

"MELHOR ENCODER AVI PARA DVD, qual o mehor?"

afinal de contas:

1) Qual apresenta melhor qualidade de vídeo?

2) Qual é mais rápido, não importando a qualidade?

3) Qual apresenta as duas características?

Só pra dar uma conclusão, afinal não é todo mundo que tem tempo pra ler 2 pág de posts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... ....caro diego gr...

Se você tivesse lido os outros posts, você teria visto que já existe essa resposta....

E nem é preciso ler as duas páginas, a resposta está na última página mesmo....

Mas, já que você não tem tempo, então volta pro quarto post desta página pra ver as respostas que você procura.

PS: Esse é um ranking que eu montei fundamentado nas experiências que já tive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo, tá certo....

Aí Diego, é para isso que estamos aqui pra tentar chegar a um consenso, para ver qual o melhor encoder AVI ---> DVD, observado o binômio Velocidade/Qualidade.

é que isso não é tão simples assim, existem vários encoders e se a gente quiser fazer um teste decente com um ´mínimo de credibilidade para ajudar nossos amigos do fórum, precisa um certo tempo e dedicação, tentar usar um mesmo padrão de configuração e o mesmo vídeo para ser testado nos diversos encoders citados, para aí se chegar a uma conclusão satisfatória.

Cada dia mais a galera dá um toque e experiências que passaram e isso só ajuda mais ainda na discussão sobre o assunto.

O amigo Paulo já deu o parecer dele, conforme sua experiência nos encoders que ele utilizou.

Por enquanto o DivxtoDVD é o mais rápido e de ótima qualidade seus encodes, porém nos da poucas opções de configuração.

Por outro lado, apesar de ser muito mais lento, a qualidade dos encodes do TMPGEnc é muito boa, e nos oferece também muito mais opções para o encode doque o DivxtoDVD.

Deixo também (por enquanto) empatado ao lado do TMPGEnc, o MAINCONCEPT, e também o CCE, onde também existe muita qualidade nos encodes e várias opções de configuração, sendo por outro lado mais rápidos que o TMGEnc, porém menos veloz no encode do que o DivxtoDVD.

Mas eu quero desempatar isso! confesso que tô meio sem tempo, mas vou me aprofundar mais e vou utilizar um mesmo vídeo de uns 22minutos em cada encoder citado neste post, utilizando uma mesma configuração na qualidade (quando isso for possível no programa), aí sim na minha concepção vou colocar a ordem de preferência do melhor encoder de avi para DVD.

Portanto dúvidas ainda existem... e se o pessoal que tiver mais experiência puder ajudar vai ser melhor ainda pra tirar essas dúvidas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí Pat Garrett

Não é de uma hora pra outra que se pode chegar em público e dizer que o encoder X é melhor do que os encoders Y e Z. Tudo isso leva tempo e exige muitos testes.

Atualmente estou fazendo os meus testes com um vídeo de ~42min. Estou testando o DivxToDVD, o ConvertXtoDVD. o HC Encoder e também testarei o CCE (e observe que ainda existem muitos outros encoders). Agora mesmo estou utilizando o HCenc 0.17.

Desses testes, por enquanto, só posso concluir a respeito do ConvertXtoDVD e do DivxToDVD:

1º O ConvertXtoDVD é bem mais rápido que o DivxToDVD, levando cerca de 1 hora a menos para o mesmo processo.

2º Utilizando a configuração recomendada nos dois encoders, o ConvertXtoDVD gerou um arquivo de 741MB e o DivxToDVD gerou um arquivo de 817MB (só o stream de vídeo). Entretanto achei a qualidade do ConvertXtoDVD levemente superior.

3º Não recomendo a melhor qualidade no ConvertXtoDVD. Não reparei melhorias com relação a qualidade padrão, só que o tamanho do vídeo ficou com 1,8GB (o bitrate médio fica acima de 6000).

Pois é, eu já estou 95% convencido de que o ConvertXtoDVD não perde em nada para o DivxToDVD, excetuando nas opções de configuração de qualidade. Enquanto é possível configurar o bitrate máximo e mínimo no DivxToDVD, no ConvertXtoDVD existe apenas três opções pré-configuradas: Low quality, Medium quality e High quality.

Com certeza isso desagrada a quem gosta de fazer uma configuração específica para cada vídeo. No entanto, eu realmente gostei muito do resultado obtido em Medium quality, que foi o que descrevi na minha 2ª conclusão sobre esses dois programas da VSO.

Sem mais, mais tarde quando eu terminar os testes com o HCenc e o CCE eu posto os results.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que deveria ter iniciado o tópico como enquete, mas antes desconhecia ate´mesmo os nomes de encoders para poder fazer uma, mas com a ajuda dos colegas pude agora relacionar uma lista, qual pretendo testar (haja tempo e saco hehehe :P) cada um deles e postar suas qualidades, talvez não todos mas vários deles.

Se algum amigo se lembrar de outro encoder que não esteja listado abaixo dá um toque! (se alguém souber também como mudar este tópico para o forma de enquete também me dá um toque que não sei, se não acho melhor abrir uma :bravo: pra também resolver este assunto!!!)

AVI --->DVD (M2V-MPV)

Os mais conhecidos:

DivxtoDVD

ConVertXtoDVD

TMPGEnc

CCE

FreeEnc

Mainconcept

WinAVI

----------

Outros talvez um pouco menos conhecidos pelo povo, mas quem sabe serão tão melhores ou mais rápidos quanto os mais conhecidos:

ImToo MPEG Encoder

Xilisoft Video Converter

Canopus ProCoder

QuEnc

HC017

AutoQMatEnc

The FilmMachine

Honestech MPEG Encoder

Cyberlink PowerEncoder AVC

-------

Avi2Dvd

AVS VideoConverter

bbMPEG (AVI2MPG2)

Cucusoft AVI to VCD/DVD

-----------

MkvMagic

XtreamMPEG

Programas All-in-one, que também tem seus próprios encoders de Avi para DVD:

Ulead DVDMovie Factory 4

Roxio EasyMedia Creator

WinDVD Creator2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal...

Hoje eu resolvi dar uma boa lida neste Tópico, meus parabéns... Muito boa toda essa discussão. Nem poderia opinar aqui, pois destes programas, só utilizei 2, o WinAVI e o VSO DivxToDVD.

Como não gosto de menus, gosto que eles sejam salvos já em VOBS para queima direta, mas pelo menos, vi que estou num bom caminho, pois tanto o Paulo, como o Pat gostaram do mesmo programa que eu...

Acabei de fazer conversão de um mesmo filme nos dois programas, como teste pra eu ver qual eu usaria como padrão.

Já tinha usado algumas vezes, mas com certeza, absoluta, fico com o VSO. Agora, vou pegar o embalo da dica do Paulo e testar a nova versão. Devo preferir a mais nova, já pelos estudos dele, que acho de grande valia...

O WinAVi é sem dúvida o mais rápido, mas mesmo eu que não sou exigente de qualidade, percebo a diferença entre os programas. Então, pela pouco diferença de tempo, prefiri o VSO mesmo.

Outro item que gostaria de mencionar... Tenho pra mim que o WinAvi é um programa um pouco mais instável. Quando faço as conversões, não sinto muita firmeza, já teve algumas vezes que ele engasgou, mas confesso que não cheguei a testar com firmeza, pois o resultado final já não tinha sido muito satisfatório. Acho que como ele se propõe a fazer tudo de tudo, acaba não se aperfeiçoando muito. Mas também não deixa de ser um programa prático.

O VSO já sinto nele mais firmeza. Não engasgou em nada. Ele é um programa bem pratico, objetivo, consistente... Cumpre muito bem o papel dele, foi o que achei...

Relação VelocidadexQualidade== Fico com o VSO.

Postado Originalmente por paulohvs+01 de fevereiro de 2006, 15:07-->
Obs: Sofro bastante com relação a velocidade, pois minha máquina é um Duron 700MHZ com 256MB de RAM a 100MHZ.

Paulo, não acredito que sua máquina é um Duron 700MHZ... Como você faz tudo que faz com ela???? Você não tá confundido, não? :ahh:

Postado Originalmente por paulohvs@01 de fevereiro de 2006, 15:07

Até a próxima pois já falei d+

Paulo... acho que já li essa frase antes... :D Mas no seu caso, pode ter certeza que tudo que você fala é só coisa boa, muita informação e esclarecimento... Se eu usasse chapeu, tiraria ele pra você...

Pat Garrett@11 de fevereiro de 2006, 15:16

Sei que deveria ter iniciado o tópico como enquete, mas antes desconhecia ate´mesmo os nomes de encoders para poder fazer uma, mas com a ajuda dos colegas pude agora relacionar uma lista, qual pretendo testar (haja tempo e saco hehehe  :P) cada um deles e postar suas qualidades, talvez não todos mas vários deles.

(se alguém souber também como mudar este tópico para o forma de enquete também me dá um toque que não sei, se não acho melhor abrir uma  :bravo: pra também resolver este assunto!!!)

AVI --->DVD (M2V-MPV)

Pat, muito boa a sua iniciativa e muito "Alto nivel" as discussões aqui dentro, mesmo nos OFFs de Audio, muito esclarecedor... Vale a pena...

Acho que se pedir, talvez os moderadores possam fazer essa alteração para enquete. Sei que do contrario eles fazem, quando alguem coloca enquete e depois é mudado para tópico normal, por causa de engano na postagem...

Mas se pudesse, não fazer como você escreveu AVI --> DVD (M2V-MPV), poderia ser simplesmente AVI --> DVD. Uma vez, que como o Paulo disse, e eu mesma já fiz uma vez,um testezinho... é muito fácil aplicar o VOBEDIT e separar os arquivos... Assim acho que limitaria menos os programas... (Bem é só opinião, ok?)

Postado Originalmente por Pat Garrett@11 de fevereiro de 2006, 15:16

Outros talvez um pouco menos conhecidos pelo povo, mas quem sabe serão tão melhores ou mais rápidos quanto os mais conhecidos:

XMPEG

FlaskMPEG

Curioso a menção desses programas, nesses 4 meses de forum, nunca tinha ouvido (lido) alguém mencionar neles. Não sei se eles fazem essa conversão, pois eu os usava há uns 6 meses atrás, antes de comprar meu gravador de DVD, para fazer meus VCDs, usava eles pra fazer a conversão de DVD (ripado pelo Decrypter) e transformar em AVI... Para este caminho, o XMPEG era um pouco mais lento, mas a qualidade era melhor. O Flask era mais rápido, e qualidade um pouco, mas bem pouco pior. Bem, sendo visto que ainda seriam transformados em VCD, não dava diferença essa qualidade inicial. A diferença era a facilidade de uso, o Flask era mais fácil.

Acho que ainda tenho o executável deles aqui. Vou abrir só de curiosidade e ver se fazem o caminho de volta. Qualquer coisa, posto aqui...

Bem,

Pra quem nem poderia opinar muito aqui, até que falei bastante, né? :rolleyes:

(Não é Paulo?? :P )

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só perguntei quais eram os melhores pois pensei que já tinham averiguado os resultados, mas me enganei.

Peço desculpas se incomodei-os de alguma forma, mas pensei que perguntar não faria mal a ninguém e que ajudaria a quem quisesse visualizar rapidamente qual o melhor/mais rápido encoder.

Não pensei que uma simples pergunta fosse incomodar tanto.

Também agradeço pelos testes que fazem, pois acabam ajudando a todos, inclusive pessoas que não são desse fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma Diego,

Fique tranquilo que você não incomodou... É que tudo aqui no Forum, são palavras escritas, que podem ser interpretadas conforme o "tom" de cada pessoa que lê. Hoje eu li atentamente este tópico, e não senti, de forma alguma, que o Paulo ou o Pat estivessem incomodados, mas apenas que o fato de você ter postado a pergunta, de uma forma que já tinha sido Explicitamente respondida pelo colega Paulo, soou "redundante", mas não senti, pelo meu "tom" de leitura, que você os tenha incomodado... Fique tranquilo...

Além de que, por tudo que li aqui, assim como por vários tópicos que já li por aí afora, quando se trata da famosa pergunta: "Qual é a melhor forma... ou Qual é o melhor programa... Qual o melhor hardware... etc..." Já vi que tudo isso é muito subjetivo, pois tudo se baseia em opiniões e gostos pessoais, prioridades que cada um tem. Fica difícil se afirmar categoricamente que este ou aquele é melhor, por isso, pra todo efeito de estudo, é sempre interessante se ler as entrelinhas, ler as postagens ajuda a gente a tirar as conclusões do que é melhor pra gente, pra nós, individualmente, como pessoas diferentes e computadores diferentes que possuimos.

Não fez mal algum, assim como também, não faz mal algum ler sobre materias que nos interessam.

Mudando de assunto...

Pat...

instalei os dois programas, o XMPEG e o FLASKMPEG, realmente os dois não transformam AVI em DVD. Eles só fazem o caminho inverso, transformam DVD em AVI. Pode retirá-los de sua lista, pois eles não cumprem o que você pretende.

Falando nisso, nem um pouco de saudade daquele tempo... Ripar um DVD, passar no Flask (aprox.tempo do filme de encode), e depois passar no TMPGEnc para fazer o VCD (mais outro tempo aprox do filme de encode)... pra gerar um filme de qualidade baixa e perdendo um grande tempo. Nada como a comodidade de um gravador de DVDs :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por memibibi+11 de fevereiro de 2006, 21:15-->
Calma Diego,

...

Caro Diego!

Aí meu amigo, fica frio, que você não incomodou ninguém não, a mim pelo menos nunca!

Estamos aí na luta (sem grandes pretensões, é claro!) para ver qual o melhor encoder pra todos nós! e se quiser opinar... demorô! aqui é pra ser discutido isso aí mesmo!

memibibi@11 de fevereiro de 2006, 21:15

Mudando de assunto...

Pat...

instalei os dois programas, o XMPEG e o FLASKMPEG, realmente os dois não transformam AVI em DVD. Eles só fazem o caminho inverso, transformam DVD em AVI. Pode retirá-los de sua lista, pois eles não cumprem o que você pretende.

Falando nisso, nem um pouco de saudade daquele tempo... Ripar um DVD, passar no Flask (aprox.tempo do filme de encode), e depois passar no TMPGEnc para fazer o VCD (mais outro tempo aprox do filme de encode)... pra gerar um filme de qualidade baixa e perdendo um grande tempo. Nada como a comodidade de um gravador de DVDs   :D

Oi gatinha!

Bem vinda ao tópico!

E muito obrigado também pelos toques!

Realmente foi um erro ter incluído o XMPEG e o Flaskmpeg, foi mal aí!

Também faz tempo que não os utilizava mais, e achei que fariam o trabalho discutido neste tópico! 'brigado também por ter ainda perdido seu tempo instalando eles e ter tirado a limpo a dúvida!!!! Já retirei-os da lista!!!

Não há mais programas estranhos ao assunto, mas se porventura algum mais escapar please me dêem um toque também!

De fato, também era um veterano do VCD, nunca mais fiz também, era um tralbalho lascado para ficar com uma qualidade horrível! Viva os DVDs e os Avis de agora! Hail! Hail! Hail! :)

é acho que faz quase um ano que não faço mais VCDs, mas olha um KVCD ou SVCD ainda vêm acalhar pois dá pra "socar" maiores bitrates neles, e a imagem fica MUITO boa!!!!! ao contrário dos hilários 1150kbps do VCD.

Olha um encoder que não canso de elogiar: MAINCONCEPT!

Muito bom! Vai ser um pelega das boas!

Tinha a versão 1.3 e agora de estalo me deu vontade de pegar a última versão dele já que estou fazendo testes...

Grande surpresa! Encodei um mesmo filme na versão 1.3 e outro na última 1.5.

O bicho tá mais veloz!

Houve uma diferença de 27 minutos de uma versão para a outra! Houveram algumas mudanças entre as versões, mas o visual continua o mesmo. Um filme de umas duas horas foi encodado em menos de uma hora.

Ele como sempre ressaltei tem boas opções para configuração, mas a única coisa que não gosto é que ele gera um "MPV" ao invés do "M2V".

ok, ok... são streams de DVD e não tem problema! , mas é que eu prefiro em "M2V"

Outra coisa que pega um pouco é no áudio, pode ser em layer1 e 2, ou em PCM. Pô LPCM (linear Pulse code modulation) é uma wave de 48.000hz à 16bits padrão para DVD. Mas o mainconcept coloca a extensão ".pcm" ao invés de wave!!! :bravo:

todo bem, eu sei, eu sei, é a mesma coisa!

Mas é que aí a gente vai ter que usar outro programa para mudar para wave. trancodificando o ".pcm" para .wav" (pois nem trocando a extensão funciona!)

Outra coisa, é que em programas para autorar DVD como DVDMaestro não aceita a extensão ".pcm" só wave de verdade mesmo... :bravo:

Bom isso é só uma crítica boba para o MAINCONCEPT, porque de resto ele é EXCELENTE tanto na qualidade do MPV como também na velocidade do encode!

vamos testar mais!

:stupid:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom topico.

Para o meu uso dou importãncia também para o tamanho dos arquivos de DVD, isto porque coloco de 2 a 3 videos de 1:40h em cada DVD, a qualidade cai um pouco, mas ainda fica bom para assistir na TV.

Para isso prefiro usar o CCE q tem boa qualidade e tem muitos modos de qualidade e de tempo(passos) para encodar, aliado ao AviSynth ainda acrescenta inumeras correções ao video, tais como: Brilho, Sharpen, Ruído(tirar), Crop, Trim, Bordas, etc, etc..

Para montar o DVD múltiplo uso o DVD Lab.

Já usei outros encoders citados acima, são bons também, mas os arquivos finais ficaram muito grandes para o meu uso. Geralmente quanto melhor a qualidade maior o tamanho do vídeo.

obs: AVIXDVD não é encoder, é um programa q usa como base os encoders QuEnc ou o CCE.

[]s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

memibibi

Seja muito bem vinda em nossa +- nova discussão que, na minha opinião, é uma das mais importantes no que diz respeito a produção de um DVD. Um outro que seria de grande valia é uma discussão sobre os "compactadores full de DVD", como o DVD Shrink, DVD2One, DVDRebuilder (nunca testei, mas minhas pesquisas podem concluir que ele seja o melhor), ratDVD e outros.

Não se espante, a minha máquina é um Duron 700MHZ mesmo, não tem erro. É complicado trabalhar com ela, mas eu até já me acostumei e também aprendi a tirar o máximo do potencial dela. Graças a Deus e ao fórum (rsrsrsrs) descobri novos encoders que são muito mais rápidos do que o TMPGEnc (tempos nebulosos os meus com o TMPGEnc).

No momento estou fazendo uma viagem (e que viagem) para descobrir vários aspectos sobre o encodamento para DVD. De ante-mão eu aviso: se tudo der certo, diga adeus aos programas "automatizados" e passe a fazer tudo na "mão" (digo isto principalmente por causa de scripts Avisynth). Estou descobrindo sobre um tal de BDVD (dizem ser o sucessor do KDVD) que, pelo que dizem, promete de 6h a 10h de vídeo em uma mídia DVD5 e com excelente qualidade. Em qualidade mais baixa (resolução, bitrate e etc), dizem que se pode chegar a 15h. Outra coisa interessante é que parece que esta técnica pode ser aplicada junto ao DVDRebuilder, o que, sem dúvida nenhuma, o tornaria excepcional (nunca mexi com ele, ainda vou aprender). Isso é de animar qualquer um que esteja pesquisando nessa área. Pra mais informações sobre BDVD, recomendo uma visita ao fórum do criador do DIKO.

Pra finalizar, acho que não precisamos nos preocupar se estamos falando muito ou pouco :P , desde que seja tudo informação relevante e importante. É muito pior quando a pessoa não diz coisas importantes e leva os outros a fazerem mais perguntas sobre algo que já poderia ter sido respondido.

diego gr

É como a memi disse, tudo depende de quem lê. Pessoalmente, não acho incomodo nenhum responder a dúvidas de ninguém e, portanto, você de forma alguma incomodou. Só achei... digamos... imprudente o modo como você perguntou. Isto porque me pareceu que você estava "exigindo" uma resposta porque "não tinha tempo" de ler o restante do tópico. Por causa disso, de fato, a sua pergunta se tornou redundante. Aqui no Clube do Hardware o pessoal é bem tranqüilo, mas existem fóruns por aí em que as pessoas são bem intolerantes com relação a isso. De qualquer modo, pelo seu outro post, ficou bem claro pra mim de que essa não era a sua intenção. Portanto, pode ficar sucegado e continue postando aqui as suas dúvidas e opiniões, ajudando, assim, para que todos cheguemos a uma conclusão plausível.

Pat Garrett

Eu nunca testei o MAINCONCEPT e acho que não terei tempo de testá-lo. Portanto, peço para você fazer os testes com ele e dizer os resultados. Atualmente estou testando o CCE 2.7. Ao contrário de você, estou gostando muito do programa. Ele é bem rápido e, quando eu aprender a fazer os BDVDs, é um dos "compatíveis" com isso. Estou encodando e comparando a qualidade com o vídeo original. Pra isso, estou abrindo vários VirtualDubMod e colocando ambos os fídeos no mesmo tempo, ou seja, na mesma imagem. Depois de encodar de todas as formas, irei progurar colocar as imagems para que vocês tirem as próprias conclusões.

Obs importante: Estou usando o Avisynth junto ao CCE para encodar o vídeo. O Avisynth é que está alterando o framerate para 29.97 e também é ele que está fazendo o recize para 740x480.

Pra finalizar, o CCE também salva em mpv. No entanto, eu mexi nas configurações dele e ele está salvando como m2v. Quanto ao áudio, não estou fazendo testes com o ele, só com o vídeo pois, uma coisa já é certa pra mim: para ter áudio com máxima qualidade, tem que tratar em programas específicos. Se o áudio é stereo, gosto muito do GoldWav aliado ao plugin AC3 do TMPGEnc (a fidelidade, na minha opinião, é incrível).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Tecofm@12 de fevereiro de 2006, 10:08

Muito bom topico.

Para o meu uso dou importãncia também para o tamanho dos arquivos de DVD, isto porque coloco de 2 a 3 videos de 1:40h em cada DVD, a qualidade cai um pouco, mas ainda fica bom para assistir na TV.

Para isso prefiro usar o CCE q tem boa qualidade e tem muitos modos de qualidade e de tempo(passos) para encodar, aliado ao AviSynth ainda acrescenta inumeras correções ao video, tais como: Brilho, Sharpen, Ruído(tirar), Crop, Trim, Bordas, etc, etc..

Para montar o DVD múltiplo uso o DVD Lab.

Já usei outros encoders citados acima, são bons também, mas os arquivos finais ficaram muito grandes para o meu uso. Geralmente quanto melhor a qualidade maior o tamanho do vídeo.

obs: AVIXDVD não é encoder, é um programa q usa como base os encoders QuEnc ou o CCE.

[]s.

Yep... sim... o CCE SP, Cinema Craft Encoder, nome bonito hein? hehe

Esse também vou ter que testar! O RustySpear, lembro-me, já tinha me avisado sobre ele, qual eu tinha esquecido... Mas aí fiz somente um encode com ele, na sua última versão 2.70, e creio por falta de configuração não ficou legal o resultado.

Teve vários problemas na formação do campo de imagem do vídeo, tinha que confiugurar direito se era interlaced, progressive ou aí se em top field first ou bottom field first. aí a imagem saiu meio distorcida!

Não posso afirmar ainda pois eu não testei... não sei se o Cinema Craft Encoder, quando a gente importa um vídeo, configura, detecta, automaticamente, o field order do vídeo a ser gerado!

Aí que tá, por isso que ainda não abandonei o TMPGEnc (Tsunami Mpeg Encoder - nome bonitinho também hehehe) porque quando importamos um vídeo nele em sua configuração "Mpeg Settings" na aba "Advanced" ele autamaticamente decta o tipo do vídeo de origem, bem como o field order dele e o aspect ratio também.

No Mainconcept. IDEM. ele também detecta isso através do botão "details" na secção "Detailed Settings", pô aí nos faz poupar um belo de um tempo não? Espero que o CCE tenha isso também!!!

Mas sobre scripts e o Avisynth arrrrrrghh, eu tenho que ser bem sincero que sou um extremo analfabeta sobre isso :muro: Não manjo nada sobre scripts :help:

Mas eu sei que eles são indispensáveis para se ter qualidade! e como o Paulo falou, para fazer seu encode personalíssimo, nada de automatização do programa!

Também concordo contigo que o áudio indiscutivelmente tem que ser tratado "por fora", mas não pelo Goldwave e plugin do Tsunami? não!!!! hehehe :) , a gente já conversou! tem que ser o Adobe Premiere ou principalmente Nuendo na cabeça hehe!

Tecofm, grande amigo! valeu pelo toque! Não conhecia o AViXdvd, acreditava que ele era um encoder, se eu vou usar o CCE ou QuEnc, não vou então utilizá-lo! já o exterminei da lista!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pat Garrett@12 de fevereiro de 2006, 03:00

Olha um encoder que não canso de elogiar: MAINCONCEPT!

Muito bom! Vai ser um pelega das boas!

Tinha a versão 1.3 e agora de estalo me deu vontade de pegar a última versão dele já que estou fazendo testes...

Grande surpresa! Encodei um mesmo filme na versão 1.3 e outro na última 1.5.

O bicho tá mais veloz!

Houve uma diferença de 27 minutos de uma versão para a outra! Houveram algumas mudanças entre as versões, mas o visual continua o mesmo. Um filme de umas duas horas foi encodado em menos de uma hora.

Ele como sempre ressaltei tem boas opções para configuração, mas a única coisa que não gosto é que ele gera um "MPV" ao invés do "M2V".

ok, ok... são streams de DVD e não tem problema! , mas é que eu prefiro em "M2V"

Outra coisa que pega um pouco é no áudio, pode ser em layer1 e 2, ou em PCM. Pô LPCM (linear Pulse code modulation) é uma wave de 48.000hz à 16bits padrão para DVD. Mas o mainconcept coloca a extensão ".pcm" ao invés de wave!!!  :bravo:

todo bem, eu sei, eu sei, é a mesma coisa!

Mas é que aí a gente vai ter que usar outro programa para mudar para wave. trancodificando o ".pcm" para .wav" (pois nem trocando a extensão funciona!)

Outra coisa, é que em programas para autorar DVD como DVDMaestro não aceita a extensão ".pcm" só wave de verdade mesmo... :bravo:

Bom isso é só uma crítica boba para o MAINCONCEPT, porque de resto ele é EXCELENTE tanto na qualidade do MPV como também na velocidade do encode!

vamos testar mais!

:stupid:

Pat,

Como grande curiosa e "testadeira" que sou, não resisti fazer uns testes, mesmo não sabendo exatamente pra que e qual a diferença, mesmo não sendo eu grande exigente de video ou audio, mas curiosa, fiz uns testes...

Bem, eu tenho aqui o Mainconcept Encoder 1.4.2, tinha feito logo cedo, um teste salvando ele com stream: PROGRAM VIDEO+AUDIO, que gerou arquivo em MPG.

Agora a pouco, depois de ler o Post do Paulo, resolvi verificar esse negócio do mpv, m2v, mesmo não sabendo exatamente a diferença... mas, descobri que dá pra configurar sim.

No output format, deixei em DVD

no stream: ELEM. VIDEO AND AUDIO

video mode: NTSC

audio mode: Abri a aba e tinha o WAVE selecionável... selecionei ***

*** Aqui cabe uma observação... esse WAVE não aparece selecionável se estiver em stream PROGRAM, ele aparece quando em ELEM. VIDEO AND AUDIO...

-> Depois, pra salvar em m2v, entrei em Options -> File Extensions e procurei onde estava a extensão do video stream (estava como mpv, e alterei digitando pra m2v) -- Iniciei a conversão e obtive os 2 arquivos: m2v e wav que funcionaram normalmente...

Não sei se isso esclarece ou resolve as suas questões, ou se o que fiz foi muita "gambiarra"... Mas, aparentemente deu certo...

Se falei ou fiz bobeira, me avise...

Abraços

post-43359-13884905256912_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pat

Postamos quase juntos...

Esqueci de mencionar que achei o mainconcept excelente também, muito rápido. Na minha máquina, estou com um Athlon 3.0 64 bits e placa mãe asus que nunca lembro o nome 8x alguma coisa... 1 giga de Ram... ele levou pouco mais de metade do tempo do videoclipe pra encodar. Quase o mesmo tempo que o WinAVI.

Fiz o teste com o ConvertX, e ele teve o mesmo tempo que o Mainconcept.

No meu resumo:

Velocidade:

1- WinAVI

2- Mainconcept e ConvertX

Qualidade:

1- Mainconcept

2- ConvertX

3- WinAVI

Vantagens e desvantagens... Ao meu ponto de vista, pois como já disse, isso depende do uso e finalidade, preferencias de cada um.

Pretendo usar o ConvertX para gerar meus DVDs já prontos, os quais eu não tenha grande pretensões com eles. O ConvertX inclusive até gera um menu "tosco"... BBEEEMMMM Tosco... mas muito pratico e fácil de usar, depois é só queimar e assistir no player. Não gera os arquivos m2v ou mpv, nem separa o audio...

Pretendo usar o Mainconcept pra gerar DVDs mais elaborados, caso eu precise de um programa pra tal finalidade, pois achei que ele atende muito bem, apesar, também, que como já disse, não tenho experiência em criação de menus, etc... Ainda está na minha pauta de estudos futuros... Não usarei o Mainconcept pra gerar os DVDs imediatos, porque ele não cria as pastas de DVD-Filme (AUDIO_TS e VIDEO_TS), senão, eu o usaria também pra essa finalidade...

Outra ressalva:

- Não sou grande observadora de detalhes, muito menos perfeccionista. Minha percepção de qualidade não é lá essas coisas, por isso, posso ter "enxergado" com olhos errados os resultados. Cabe a cada um ler todas as postagens e fazer os testes que achar necessários pra si... Só quis passar meu ponto de vista...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Deus garota!

estava ainda por aqui e vi seu post!

Que ótima contribuição pra gente!!!

Tá vendo não dá só pra fazer uns testes superficiais e pronto!

tem que fuçar e testar mesmo como você fez Parabéns aí pela sua iniciativa!

Não adianta a gente usar um programa uma vez e dar sue parecer sobre ele!

Tem que que analisar e reanalisar e encodar várias vezes pra só depois descer a lenha no coitado, e eu chingando o Mainconcept coitado hehehe!

é tô vendo que vai muito além do horizonte este tópico, tem que ter muita paciência e tempo pra testar cada um encoder destes!

Vou testar o toque que você passou pra gente! (bom depois de almoçar que já tô ficando azul de fome :naonao: hehehe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...