Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MELHOR ENCODER AVI PARA DVD


Posts recomendados

Ops,

De novo juntos... Estava editando e você escrevendo...

Mas é isso mesmo... Desde que comecei a estudar os programas de edição, descobri que a chave do negócio e testar, testar e testar. Como minha intenção é mais videoclipes curtos de maquina fotografica digital, então, tenho bastante material "pequeno" de vários formatos, MPG, AVI, MOV, que uso pros testes... Assim consigo testar varias coisas, sem perder muito tempo...

Tempo anda curto... Mas a curiosidade muitas vezes é maior e mais forte...

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, agora ficou tudo na boa.

Mas uma coisa que me incomoda é que quando eu converto os filmes e os assisto no computador, a imagem parece feia, pixelada etc. E quando boto o mesmo arquivo na TV, fica ótimo. Às vezes isso atrapalha também, pois pode confundir um pouco quanto à qualidade do programa.

Três vivas pros DVD+RW!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão, caro amigo diego gr, é que a resolução dos monitores de computador é muito maior do que a da grande maioria das TVs. Se for pensando somente pra utilizar nas TVs atuais, até que o WinAVI (uma das piores imagens na minha opinião) se sai bem.

Entretanto eu já estou pensando no futuro, nas TVs de alta resolução (HDTV). Nessas com certeza irá fazer uma grande diferença.

Cada qual tem um conceito diferente de qualidade. Pra mim, o encoder que tem a maior qualidade é aquele que chega o mais perto possível da imgem gerada pelo arquivo de origem. Um coisa que percebi é que a maioria dele "clareiam" a imagem.

Dos meus testes, até agora, pude concluir que o CCE e o HCenc foram os que mais se aproximaram do arquivo original. Mas, ainda assim, reparei diferenças. MAINCONCEPT... parece ótimo, mas talvez eu pule esse e passe direto para o AutoQmatEnc. Em um outro fórum que comecei a frequêntar, dizem que é melhor do que o CCE. Vou testar e ver com os meus próprios olhos.

Pra finalizar, eu gostaria de pedir para alguém dizponibilizar pra todos um vídeo curto de +-10min para fazermos os testes com um mesmo arquivo. Esse vídeo deverá ser no formato AVI e também deverá possuir cenas com bastante ação e algumas cenas mais "paradas". Desta forma será mais fácil chegarmos a uma conclusão "global"

Pat Garret

Eu também ainda não entendo praticamente nada sobre scripts Avisynth. Tudo que sei é como indicar o caminho de um arquivo, como alterar o frame rate e como fazer um resize. Só sei isto porque foi necessário para utilizar o HCenc, mas aproveitei e utilizei com o CCE. No momento, é a vez do AutoQmatEnc.

Deixo um recado aqui para todos: é bom começarmos a aprender sobre o avisynth pois, pelo que estou vendo por aí, é possível produzir vídeos com maior qualidade e um tamanho menor utilizando os filtros deste programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por memibibi@12 de fevereiro de 2006, 13:41

Pat,

Como grande curiosa e "testadeira" que sou, não resisti fazer uns testes, mesmo não sabendo exatamente pra que e qual a diferença, mesmo não sendo eu grande exigente de video ou audio, mas curiosa, fiz uns testes...

Bem, eu tenho aqui o Mainconcept Encoder 1.4.2, tinha feito logo cedo, um teste salvando ele com stream: PROGRAM VIDEO+AUDIO, que gerou arquivo em MPG.

Agora a pouco, depois de ler o Post do Paulo, resolvi verificar esse negócio do mpv, m2v, mesmo não sabendo exatamente a diferença... mas, descobri que dá pra configurar sim.

No output format, deixei em DVD

no stream: ELEM. VIDEO AND AUDIO

video mode: NTSC

audio mode: Abri a aba e tinha o WAVE selecionável... selecionei ***

      *** Aqui cabe uma observação... esse WAVE não aparece selecionável se estiver em stream PROGRAM, ele aparece quando em ELEM. VIDEO AND AUDIO...

-> Depois, pra salvar em m2v, entrei em Options -> File Extensions e procurei onde estava a extensão do video stream (estava como mpv, e alterei digitando pra m2v) -- Iniciei a conversão e obtive os 2 arquivos: m2v e wav que funcionaram normalmente...

Não sei se isso esclarece ou resolve as suas questões, ou se o que fiz foi muita "gambiarra"... Mas, aparentemente deu certo...

Se falei ou fiz bobeira, me avise...

Abraços

Aí memi!

Não sei como não vi a wave no mainconcept, devo ter colocado em mpge2 para encodar ao invés de selecionar a opção DVD, pois pensei que criaria a estrutura final dele (Vobs... etc). quanto em trocar a extensão, creio que não há problemas também. Estou terminando um encode no Mainconcept e depois vou tentar importar o m2v no DVDLab e no DVDMaestro pra ver se eles reclamam!

Taí resolvido a configuração no mainconcept, inédito aqui esclarecido pela Memibibi!

Ainda vou insistir mais no mainconcept e no ConvertxtoDVD (que achei ele o máximo também!) o próximo vai ser o CCE.

Paulo vamos ver sim se a gente disponibiliza o vídeo, acho melhor colocar no megaupload ou Rapdishare, e to pensando no ResidentEvil2 ou Kill Bill 1 que tem umas cenas de lutas agitadas misturadas com aquelas cenas paradas que os artistas dão na sequencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que não colocam um clipe de 3-4 minutos? Poupa espaço.

Acho que o BYOB do System é uma boa porque tem umas partes com fumaça e no escuro, acho q dá pra ver bem os resultados (será??).

Ou vocês querem um vídeo ripado direto do DVD (não-comprimido)?

E dependendo do tamanho do arquivo, é melhor botar num RAR em partes de 10MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pat Garrett@29 de janeiro de 2006, 14:22

Opa Rusty, não sei mas não gostei do CCE, o bom é que ele tem muitas opções, mas creio que tenha que ter mais experiência em saber mexer nele não sei, pois o resultado do meu encode em 1pass VBR entre 2000 e 6100kbps não ficou legal ficou péssimo!

Outra coisa foi que foram montados os frames incorretos dá pra perceper quando da imagem fica mais movimentada ou mudanças bruscas da câmera, e fica dando aqueles tracejados efeitos de "combing", ou seja não acertei se o frames seriam em interlace, progressive ou ainda se eles tinha que começar por cima (Top Field First) ou por baixo (Botton Field First).

Mas talvez seja alguma configuração que não saiba usar, e já que você que tem experiência no ramo e falou que é bom, vou tentar fazer de novo...

você pode me passar uma configuração boa para o CCE encodar o AVI para mpv?

o vídeo tem em torno de 1h e meia e o bitrate seria em VBR mesmo entre 2000 e 6000kbps, e em NTSC.

Assim ainda estou preferindo o DivxtoDVD pois pelo menos não deu tais problemas na contrução do campo de imagem dos frames ao transformar para DVD.

Outra coisa queria saber do pessoal que quando a gente encoda AVI para DVD toda aquela nitidez da imagem do AVI vai embora mesmo vejam nas amostras abaixo:

AVI:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img474.imageshack.us/img474/7968/avitest19ek.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

DVD:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img474.imageshack.us/img474/8395/dvdtest11aj.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

AVI:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img371.imageshack.us/img371/3637/avitest27xb.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

DVD:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img371.imageshack.us/img371/7514/dvdtest26hk.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

obs.: 1) O Avi teve as seguintes características: duração: 01:31:08 - 544 x 296 - 935kbps - 25fps - XviD

2) imagem do DVD é um M2V gerado pelo tmpgenc (high quality - automaticVBR: 2000 a 61000kbps - 10bits - 720X480 - bottom field first - Interlace - pulldown3:2 - NTSC - 720X480)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal

Belo debate....

Lendo ontem esse tópico e que tomei ciência da existência do VSO ConvertxtoDvd, fui testar e achei fantástico.....

Nocauteou o Winavi pela qualidade aliada a velocidade.

Resta ao WinAvi a vantagem da conversão de RMVB.....

Sou daqueles que considera o Dvix material descartável, exceto alguns poucos videos inéditos onde não se tem como encontrar um DVD.....

E mesmo assim não sou tão exigente com vídeos que normalmente ficam na estante depois de visto uma ou duas vezes..

Portanto, respeito a galera, mas estou com VSO ConvertxtoDvd e não abro!

Por enquanto....

O video usado foi a participação do Pink Floyd no Live 8...... Demais!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou novato na area de conversao de video e usava os tutoriais q achava na net com avixdvd com o CCE usava 3 passos mas o resultado eu não achava satisfatorio a qualidade fica baixa, aí lendo esse topico usei o vso avitodvd e achei ótimo so q queria saber c da pra autorar os arquivos mpeg no dvd-lab???

acho mais pratico do q usar arquivos mpv e ac3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu já usei FreeEnc, QuEnc, Nero, TMPGEnc, mas o CCE é realmente o que produz a melhor imagem em bitrates baixos (2500 kbps ou menor), isso sem dúvida! Claro, em bitrates mais altos, a diferença reduz bastante. Ele só é complicado de configurar....

No quesito praticidade, fico com o TMPGEnc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando com a questão do vídeo...

#Só pra mensionar, hoje eu consegui corrigir o problema com o megaupload. Só foi preciso alterar o DNS nas configurações do meu "discador" de ADSL.

Eu estou dando preferência a vídeos um pouco maiores (~10min) devido a eles oferecerem um resultado mais apurado.

Como assim?

Vou explicar o meu primeiro teste com o ConvertXtoDVD.

O vídeo utilizado deveria ter um tamanho de uns 5min e 30s. os resultdos foram os seguintes:

DivxToDVD = ~89MB (configuração padrão)

ConvertXtoDVD = ~82MB (Low) ~ 104MB (Medium) ~ 120MB (High)

Percebam que na qualidade média, com esta amostra, o tamanho do arquivo gerado pelo ConvertXtoDVD (podemos apilidar ele de X2D) na qualidade média foi maior do que o arquivo gerado pelo ConvertXtoDVD.

Entretanto, nos testes que estou fazengo agora com um vídeo de ~42min os resultados foram opostos, sendo que o X2D gerou o maior arquivo. Veja a lista abaixo:

DivxToDVD = 817MB (configuração padrão)

X2D = 741MB (configuração média)

Podem perceber que é uma diferença bem significativa, sendo que a qualidade do vídeo, na minha opinião, é melhor com o X2D.

É devido a isso que acho melhor utilizar uma amostra de tamanho intermediário. Contudo, é claro, nada impede de termos mais de uma amostra. Na realidade, é até melhor termos mais do que uma amostra.

#Nos meus estudos sobre o BDVD, já consegui pegar os templates e montar um BDVD "standard" com o CCE. Só pra citar, utilizando esta técnica, o mesmo vídeo convertido com o X2D (o de 741MB) ficou com o tamanha de 469MB, sendo que achei, no mínimo, a qualidade igual.

#Além disso, eu ainda não fiz nenhum teste aplicando scripts Avisynth que contenham filtros. Pelo que li, só o fato de se utilizar o script certo, é possível gerar arquivos ainda menores e com excelente qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não estou tendo problemas em configurar o CCE. Mas se alguém tiver dúvidas de configurações básicas só pra gente fazer os testes, então poste aqui.

Relembro também de que estou utilizando um script Avisynth para rodar o vídeo no CCE. É um bem simples, serve somente para:

1º Indicar o caminho do vídeo;

2º Fazer um resize;

3º Alterar o frame rate.

Para utilizar scripts Avisynth é bem simples. Depois de instalar o programa (atualmente está na versão 2.5.x), basta abrir o bloco de notas, digitar o script e depois salvar normalmente. O único detalhe é que, depois de salvar, deve-se trocar a extensão .txt para .avs. Desta forma ele automaticamente irá virar o script Avisynth.

Para utilizá-lo por outros programas (compatíveis), basta abrir o arquivo .avs no lugar do arquivo de vídeo.

VirtualDub, VirtualDubMod, HCenc e CCE são alguns exemplos de programas compatíveis.

Por fim, irei mostrar o exemplo do script simples que estou utilizando. Se quiserem utilizar, é só copiar da linha abaixo em diante, somente alteranto o caminho do arquivo de vídeo.

AviSource ("C:\Meus Documentos\teste.avi",false) #só alterem o que está entre as aspas

BicubicResize (720, 480)

ChangeFPS (29.97)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por diego gr+13 de fevereiro de 2006, 08:53-->
Por que não colocam um clipe de 3-4 minutos? Poupa espaço.

Acho que o BYOB do System é uma boa porque tem umas partes com fumaça e no escuro, acho q dá pra ver bem os resultados (será??).

Ou vocês querem um vídeo ripado direto do DVD (não-comprimido)?

E dependendo do tamanho do arquivo, é melhor botar num RAR em partes de 10MB.

Postado Originalmente por paulohvs@13 de fevereiro de 2006, 15:17

Muito boas as sugestões do Kill Bill e do BYOB so System of a Down.

Eu quero fontes de excepcional qualidade e no formato compactado em AVI.

Deêm preferência ao RapidShare, pois o megaupload não abre na minha casa nem com resa braba.

ô loco meu! Não tinha uma música mais levinha não? hehe

Não conhecia esse System of Down, só de nome. O clipe até que é bom só que eu achei um pouco escuro.

Pena que só consegui em .asf e até agora não em em avi, qual responderia nossos propósitos! Se eu achar ponho pra baixar no RapidShare então!

Pô ainda vou chegar no 3.0 mas será que tô ficando velho? hehe mas o som é bom!

Bem também já escutei cada pauleira também da época do Napalm Death, Slayer, Helloween, vários estilos, várias doideras! :hehehe:

Hoje já escuto de tudo! Continuo com o pesado, mas agora abrange desde um reggaezinho até claro um pinkfloyd!

Postado Originalmente por Vitor Seagull@13 de fevereiro de 2006, 12:52

Olá pessoal

Belo debate....

O video usado foi a participação do  Pink Floyd no Live 8......  Demais!

Abraço

Aí Vitor eu também fiz uma compilação do Live8 do Pink! Que show, hã?

Pena que só foi uns 20 minutos e poucos! Mas matou a saudade dos dois líderes juntos de novo!

Pra não ficar só no pink floyd e detonar uma mídia, coloquei o Paul MacCartney e o U2 também do Live8 no mesmo DVD!

A gente poderia usar esse exemplo para a demo para os encodes, mas pena que o que eu baixei já era em mpeg-2 - PAL, e não em AVI!, tsss mas ainda também já descartei do pc!

Postado Originalmente por Tommy.Vercetti@13 de fevereiro de 2006, 10:54

Tente utilizar as opções 2Pass com Minimun bitrate em 4000 Average em 6000 e Maximun em 8000 no TMPGEnc e note a diferença.

Oi amigo, com certeza deve melhorar e também vou aceitar sua sugestão para testes!

Mas aí que tá! foi bom falar nisso, pois para o pessoal que vai fazer os testes do encode, deixar um PADRÃO de encodamento onde além de ser o mesmo vídeo, seria bom também testar a qualidade da imagem gerada pelo programa através de somente 1 PASS, já que também estamos testando a VELOCIDADE dos encoders!

valeu pela dica!

RustySpear@13 de fevereiro de 2006, 14:33

Eu procuro fazer backups do meus avis para DVD principalmente porque sou fanático pelo  cinema de terror japonês, coreano e de Hong Kong e estes são difíceis de se encontrar. Assim quando preciso, uso o CCE sem moderação.

Vou usar o VSO e ver o resultado.

Até mais.

Rusty.

Um Trilher de hongKong ou coreano? Yep yep yep deve ser de arrepiar!! Hehehe

Aquele “O Grito”, direção japonêsa, se enquadra neles? Desse eu gostei!

Rusty, peço a gentileza quando tiver tempo, de nos dar um toque de como configurar bem o CCE pra se ter um bom resultado, pois até agora estou quebrando a cabeça, sem muito sucesso!!! :muro: Pois então não somente eu, como o amigo Zumbi opinou, achou também o CCE complicado de configurar!

Paulo depois vou analisar suas considerações sobre os tamanhos dos avis para os testes, sobre a configuração do Avisynth e CCE, e do BDVD (este daqui é totalmente inédito pra mim!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pat,

Eu sei que esse não é o assunto do tópico mas acho que é interessante comentar que o filmes japoneses e sul-coreanos são excelentes. Normalmente o que é mostrado são os remakes americanos de filmes de terror japones e coreano como: O chamado, o grito, agua negra, etc.

Eu recomendo estes:

Ringu (1998), Ju-on (2000), Gin gwai (2002), Shutter (2004/2), A trilogia da vingançade Chan-wook Park [boksuneun naui geot (2002), Oldboy (2003), Chinjeolhan geumjassi (2005), Marebito (2004), Battle Royale (2000), Suicide Club (2002), A Tale of Two Sisters (2003), A Bittersweet Life (2005).

Apesar de adorar este tipo de filme, o que considero #1 é DONNIE DARKO.

Até mais e desculpe poluir o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, faço agora uma pergunta àqueles que já utilizaram o VSO DivxToDVD. Ontem tentei utilizá-lo com um AVI e sua legenda SRT. Ao iniciar o processo, apesar do mesmo informar o nome da mesma, ao assistir ao trecho do filme, ela simplesmente não aparece no player nem tampouco a opção de selecioná-la encontra-se ativa. Não estou sabendo usá-lo!!!

Sinceramente não denotei uma qualidade superior ao WinAvi, como a maioria dos amigos relatou. Apesar das limitações do mesmo, considerando a relação limitação de equipamento x tempo, ainda assim prefiro utilizá-lo. Efetuei a referida conversão e o resultado foi muito satisfatório mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Vou deixar agora vocês se divertindo aqui, porque a coisa ficou "preta" pra mim...

Avisynth, script do CCE, BYOB, HCenc... Já deu nó aqui... Nem de AC3 eu entendo!!!... Dos últmos posts, só entendi o Pink Floyd, U2, Paul MacCartiney... De Grito, tô fora... meu negócio é mais light... hehehe... Brincadeirinha turma... Mas vocês são todos gente fina... Legal ter encontrado vocês por aqui...

Meu negócio é tecla daqui, tecla dali... ABC...

Mas vou dar as minhas sapeadas aqui, e acompanhar o progresso de vocês,

Meus Parabéns pelo conhecimento e eterna busca de aprendizado e troca de experiências...

Abraços a todos,

MemiBibi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por paulohvs@14 de fevereiro de 2006, 12:56

frankdux

Isso é verdade. Se rodar no PC realmente não vi a legenda e nem como selecioná-la.

você já testou gravar e reproduzir no player de mesa?

Acredito que no DVD de mesa será possível selecionar por meio do botão Subtitle.

Teste aí.

O grande problema, Paulo, é o tempo de "encode". Quando inicio o processo ele me dá uma previsão de 7, 8 horas. Ou seja, é muito tempo para um DVD. Só que nesse caso, o principal problema é a limitação do meu PC. Enquanto não puder dar um "up" no mesmo, ficarei com o limitado, porém rápido, WinAvi.

Contudo, assim como a Memibibi comentou, acompanho o debate de vocês, embora esteja "viajando" nesse negócio de scripts. Não entendo absolutamente nada!!!! :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

frankdux

Não esquenta a cabeça com o tempo de encode não.... O DivxToDVD e o ConvertXToDVD (X2D) são assim mesmo. Deixa o vídeo encodando por um tempo que você vai ver que o tempo irá diminuir bastante.

Ex: O vídeo que estou utilizando pra fazer o teste, logo de cara, é indicado que vai demorar 11h (DivxToDVD) e 8h (ConvertXToDVD), sendo que, na verdade, no DivxToDVD demora umas 3h e 40min e no ConvertXtoDVD demorou 2h e 40min.

Acredito que o ConvertXToDVD já esteja muito próximo do WinAVI no quesito velocidade (testemunhos do nosso grande amigo Gaivota), só não testei porque, desde a minha época do DivxToDVD, eu já havia removido o WinAVI porque já estava insatisfeito com a qualidade dos vídeos por ele encodados (além dos bugs).

RECADO GERAL

Pessoal, não se assustem com os scripts, isto não é nehum bicho de 7, 9 ou "n" cabeças. Pra quem vai "escrever" o script, esse sim precisa de um conhecimento técnico bastante apurado. No entanto, esses "desenvolvedores" sempre disponibilizam os scripts já prontos, sendo que, pra gente utiliza-los, basta alterar uma ou duas coisas. Basicamente, só precisamos alerar o caminho do vídeo (isso é mais do que lógico). Em segundo lugar, os scripts costumam ser prontos para quem deseja inserir legendas "fixas" no vídeo. Como, na maioria dos nossos casos não inserimos legendas fixas, basta colocar o símbolo "#" (jogo da velha) antes da linha onde há o comando para a legenda.

Obs: "#" em script Avisynth significa "comentário", sendo que tudo o que está depois de # é desconciderado pelo programa.

Além disso, os "desenvolvedores" de scripts costumam colocar muitos comentários explicando o funcionamento de cada linha do script.

De qualquer modo, sempre podemos postar as nossas dúvidas no fórum. Portanto, não tenham medo dos scripts, pois este é um nov o horizonte para gente e que parece ser muito promissor. Sinceramente só temos o que ganhar.

Só mais uma coisa. Na página oficial do Avisynth existe manual em português brasileiro do Avisynth, sendo que o manual original foi traduzido para o português brasileiro por um membro do fórum da página www.vmesquita.com.

Sem mais, até a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por paulohvs@13 de fevereiro de 2006, 23:29

Tem como sim....

Mas dá uma olhada no fórum do DVD-lab PRO que já existe muita explicação sobre isso...

Eu mesmo já falei sobre os modos de se utilizar VOB diretamente.

Portanto, qualquer informação sobre o DVD-lab PRO, pesquise lá.

Vls vou procurar!!!!

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal....

Daqui a algum tempo irei reformular a minha lista....

Segundo o que o nosso amigo Tecofm me lembrou, um outro fator muito importante é o tamanho dos arquivos finais...

Portanto, o melhor encoder deve aliar:

Velocidade / Qualidade / Compressão

Realmente estou gostando muito da dupla Avisynth e CCE v2.7....

Utilizo o Avisynth para indicar o caminho do vídeo, fazer o resize para 720x480 e também alterar o fps "ChangeFPS(29.97).

Faço isso com o Avisynth porque no CCE, quando faço estas configurações, o vídeo fica meio "louco". Fazendo no Avisynth sai tudo perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

###### cara, vou ser rápido e objetivo...

para copiar um dvd, uso o decrypter (joga p/ hd), depois o shrink(comprime)... e depois gravo tanto pelo decrypter como pelo nero...

e quando baixo um avi da net com legenda separada, uso o VSO DivxtoDVD(q pra mim é o melhor)... nada contra os outros programas, mas ele é muito mais fácil de usar... configurar legendas e tal... e já sai todo pronto p/ gravação.

o único ponto negativo é q o menu é estático, com o nome do arquivo q você transformou em dvd.

Falando nisso, estou procurando um programa q só modifique o menu de alguma estrutura de DVD, alguém conhece algum????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...