Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MELHOR ENCODER AVI PARA DVD


Posts recomendados

Nossa pessoal, quanta informação!!! Todas muito úteis é claro!!!

Fiquei vesgo de tanto ler e no final, fiquei com a cabeça mais confusa ainda para optar por um encoder... São tantas opiniões...

De qualquer forma, é provável que eu nem chegue aos pés da maioria aqui quando se trata de conhecimentos de edição de vídeos, estou engatinhando ainda...

Então, humildemente vou expressar a minha opinião a respeito...

Deixando bem claro as questões, eu iniciei os testes de AVI para DVD esta semana. Resultado:

01 - Tentei usar o DIKO e tomei, hehehe... iniciante é fods... Enfim, não tive resultado nenhum com o tutorial que utilizei, os arquivos que deveriam aparecer, não apareceram, hehehe...

02 - Utilizei o DVD Santa...

a) No primeiro teste, o vídeo ficou bom, mas o som péssimo!

B) No segundo, o som ficou bom, coloquei o vídeo em widescreen e teria ficado perfeito se não começasse a dar pequenos "lags" nele... Percebi então que meu "Core" do Xvid simplesmente havia sumido do meu PC.

c) Com o codec instalado novamente, efetuei então o terceiro teste. Ajustei as configurações para melhorar o som e tela novamente em widescreen.

d) Para mim, o resultado não poderia ter ficado melhor!!! Ficou perfeito!!!

OBS: Como eu disse, sou novo no "ramo", mas o que mais prezo é a qualidade...

03 - Em busca de uma melhor qualidade ainda, apesar de não saber se vou conseguir, vou tentar utilizar agora o VSO e fazer a comparação.

Se puderem apenas me tirar uma dúvida que ainda permanece, é o seguinte:

Este vídeo encodado nos testes com o DVD Santa, tinha 700MB. Segundo o programa, ele ocupou 96% da mídia, no entanto, não temos essa informação na hora em que adiciona-se os vídeos a serem encodados, mas apenas no final, quando já iremos queimar a mídia.

Desta forma, fiquei sem saber quantos vídeos, ou quantos MB eu posso colocar por mídia de DVD de 4,7 GB.

Será que eu posso colocar quantos vídeos eu quiser, no entanto, quanto maior a quantidade, menos a qualidade?

Será que eu posso colocar apenas 700 MB por mídia?

Agradeço antecipadamente a ajuda de todos e parabenizo idem por tornar este tópico único!

Grato!

Shoyu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é uma questão muito relativa, caro Shoyu, principalmente porque se depende muito mais da duração do vídeo, e não do tamanho do arquivo de origem.

Só para te citar um exemplo, já coloquei 8 vídeos de 700MB com áudio AC3 5.1 em uma única mídia de DVD5. Cada um desses vídeos possui duração aproximada de 42min, ou seja, cerca de 5h e 30min de vídeo. Contudo, se eu tivesse convertido o áudio 5.1 para 2.0, conseguiria colocar ainda mais um vídeo desses pelo menos. Tudo isso com uma ótima qualidade.

Agora, imagine que, ao invés de 42min, cada um desses vídeos tivesse 5h e 30min de duração. Se isso fosse verdade, só conseguiria colocar um vídeo de 700MB. Acho que, com isso, ficou claro que, neste ramo, não se depende do tamanho do arquivo de origem, mas sim da duração do vídeo.

Esse é um exemplo, de certo modo, "grosseiro", pois também se depende do modo de encodamento utilizado. Se for utilizado o modo OPV, que se baseia em um fator de qualidade, não é possível prever com precisão qual vai ser o tamanho do arquivo de saída pois, neste caso, se depende do "conteúdo" do vídeo.

Pode-se ter dois vídeos diferentes com exatamente a mesma duração. Se um dos vídeos é mais "parado" enquanto que o outro é um vídeo cheio de ação, com cenas de explosões e etc, ao fazer um encode no modo OPV com o mesmo fator de qualidade, pode ter certeza que o arquivo de saída do filme que tem mais ação ficará maior do que o do outro vídeo.

O modo OPV é o meu modo de encode preferido, pois o considero um modo "inteligente", pois ele usa "qualidade" (tecnicamente é o bitrate) conforme for necessário para que o vídeo fique com uma "qualidade constante" baseada no fator de qualidade previamente configurado.

Outros modos como o CBR e o VBR geram arquivos de saída sempre com o mesmo tamanho dependendo do bitrate ou do bitrate médio respectivamente configurados. Por causa disso, é necessário se ficar testando qual o menor bitrate ou bitrate médio possível de se usar sem que a qualidade caia. O modo OPV faz isso automaticamente.

Por que é necessário verificar qual é o menor bitrate ou bitrate médio possível de se usar?

R: Para se poder colocar o maior tempo possível de vídeo sem prejudicar a qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulohvs:

Primeiramente, agradeço pelas explicações...

Através delas, consegui compreender a "quantidade de arquivos" que podem ser inseridos em um DVD5.

No entanto, já que estamos falando de duração e não de arquivos, posso "padronizar" de uma certa maneira então que um DVD5 comportaria 5:30h de vídeo, ou também não estaria certo?

Já em relação a explicação do OPV, acredito que tenha que estudar muuuito ainda para poder entender o que quis dizer. Como eu disse, sou novo no "ramo" e ainda estou engatinhando nesse aspecto.

Mas com certeza um dia eu chego lá!

Obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Definitivamente NÃO SE PODE PADRONIZAR.

Se lembre que dentro do meu último post eu mensionei que, se tivesse convertido o áudio de 5.1 para 2.0 seria possível colocar pelo menos mais um vídeo, totalizando mais de 6 horas de vídeo apenas com essa simples alteração. Ainda mais, se eu tivesse feito um encode sacrificando um pouco a imagem, caberia ainda mais tempo. Portanto, é errado padronizar dizendo que em uma mídia DVD5 cabe "x" horas, pois isso depende de muita coisa mesmo.

De modo simples, para se colocar mais horas de vídeo em um único DVD5 deve-se utilizar técnicas de encode que produzam arquivos com o menor tamanho possível. Quando eu utilizava o ConvertXtoDVD para fazer um determinado episódo somente a parte do vídeo ficava com 750MB. Utilizando outra técnica sem sacrificar a qualidade esse tamanho caiu para 525MB. Sacrificando um pouco foi possível chegar a 430MB. Perceba que eu estou utilizando o mesmo arquivo de origem e apenas estou aplicando técnicas e configurações diferentes.

Em uma mídia de DVD5 cabe, aproximadamente, 4450MB. No encode que eu fiz a média dos tamanhos de cada epísódio foi 435, ou seja, o espaço total ocupado só pelo vídeo foi de 3480MB. Já o áudio 5.1 de cada episódio ocupou 115MB, ou seja, 920MB no total. Com isso, áudio+vídeo totalizaram 4400MB. Entretanto, se eu tivesse convertido esse áudio para 2.0, cada um ficaria com aproximadamente 50MB para o mesmo nível de qualidade. Por causa dessa alteração, o total dos arquivos de áudio seria 400MB que, somados a parte de vídeo, geraria um DVD de 3880MB.

4450MB - 3880MB daria um espaço sobrando de 570MB. Como dada episódio ocupa 435 + 50 (no caso de áudio 2.0), eu teria espaço sobrando para colocar mais 42 minutos de vídeo.

Resolvi explicar mostrando os cálculos para tentar deixar "mais vísivel" do poque de essa questão ser tão relativa. E olhe que eu nem trabalhei com a hipótese de se sacrificar um pouco o vídeo para se economizar + espaço.

Por fim, recomendo você a ler o meu tutorial pois lá eu expliquei um pouco sobre os métodos de encode. Dessa forma, acredito eu que depois de ler você irá compreender melhor sobre o que é CBR, VBR e OPV, entendendo assim o que eu quis dizer.

Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu tentei utilizar tanto o DivxtoDVD quanto o DIKO em sua versão free. Conforme você pode constatar na minha atual configuração, a sua limitação torna o transconder extremamente lento. Para você ter uma ideia, a última vez que tentei usar o DivxtoDVD, a previsão de término era de 5 horas. Desisti!!!! Quanto ao DIKO, ele provavelmente ultrapassou esse tempo ...

No caso do WinAvi, a única coisa que ainda não consegui, embora já tenha lido vários posts à respeito, é fazê-lo inserir as legendas nos filmes. Muitos usuários disseram que bastaria você ter na máquina instalado o VobSub, que por conseguinte, ao ser instalado, pede que você direcione para a pasta onde encontra-se também instalado o Virtualdub. Só que o mesmo é um executável, correto?! Sendo assim, quando indico o caminho ele trava e preciso finalizá-lo. Não sei aonde estou errando, pois já cansei de tentar!!!

Estou procurando um bom software que faça essa conversão inserindo a legenda ...

em relação ao winavi eu utilizei algumas vezes, a qualidade não é boa, leva em torno de 45 mim,

respondendo a duvida anterior para por legenda bastar ter o vobsub e por a legenda na mesma pasta e com o mesmo nome do filme, assim o winavi coloca a legenda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...